Plantas - Prevenção E Precaução


André

Recommended Posts

Boas!

 

Tenho um aquário de 60l, e vou fazer uma compra das seguintes plantas:

-Vallisneria caulescens

-Ludwigia inclinata var. verticillata

-Rotala wallichii

-Cabomba caroliniana

-Hydrocotyle verticillata

-Hemianthus callitrichoides "Cuba"

 

Não pretendo um crescimento rápido, apenas quero que se adaptem bem ao aquário e que não morram por causa das algas!

 

A minha equipa de limpeza é um CAE e uma corydora albina, mas vai ser reforçada por 10 corys pigmeus(são tao fixs) e por camarões!

Tenho os nitritos e nitratos a 0, uso no filtro sera siporax, KH entre 4-5, GH entre 10 e 14, ph entre 6.8-7, iluminação de 1watt/litro, não uso CO2 e uso o fertilizante Sera Florena a 5ml por 40litros em duas semanas e não deito tudo duma vez, vou deitando aos bocadinhos dia-a-dia; um quarto da dose indicada no rotulo para controlar melhor as algas!

 

O meu problema são as algas! Neste momento tenho uma anúbia que tem nas bordas das folhas uma espécie de algas pretas... mas, pequenas! Tenho medo de por mais fertilizante por causa disso, e também reduzi as luzes do aquário para 18watts para os 60l... já esteve pior, mas parece que controlei o problema! mas agora vou receber a encomenda com essas novas plantas, e tenho medo de ao aumentar as luzes e o fertilizante de haver uma explosão de algas!

 

 

Como faço? ajudem-me!

 

Um abraço cheers ,

André

"Save me Jebus!!!" -by Homer Simpson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só tens um peixe que come algas e esse número de corydoras é exagerado para o tamanho do aqua. Nitratos a 0 num futuro plantado não convém, sem CO2 dificilmente conseguirás manter algumas plantas que mencionaste. Fertilização deve ser separada (N,P e K), de modo a controlares melhores os parâmetros. Para isso também precisas de alguns testes.

 

Algas pretas poderão ser devidas aos nitratos estarem a 0. E pronto, acho que é tudo! cabecadura

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só tens um peixe que come algas e esse número de corydoras é exagerado para o tamanho do aqua. Nitratos a 0 num futuro plantado não convém, sem CO2 dificilmente conseguirás manter algumas plantas que mencionaste. Fertilização deve ser separada (N,P e K), de modo a controlares melhores os parâmetros. Para isso também precisas de alguns testes.

 

Algas pretas poderão ser devidas aos nitratos estarem a 0. E pronto, acho que é tudo! cabecadura

 

Boas!

Obrigado por ter respondido ao meu pedido!

 

-vou ver se arranjo testes de nitratos, K, N e P e camarões para ajudar nas algas! Também vou arranjar um sistema de CO2 caseiro! Será que me pode recomendar um que tenha bons resultados?

-Como é que aumento os niveis de nitratos? deixo estar sera siporax no filtro?

-e como faço a fertilização do N(azoto), P(fosforo ou fosfato?), e K(potássio)? há a vender suplementos?

 

Um abraço,

André

"Save me Jebus!!!" -by Homer Simpson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos testes, só há mesmo os de nitratos e fosfatos. Potássio vais adicionando a olho e também consoante os consumos de nitratos e fosfatos. Na secção DIY tens a receita do CO2 caseiro. Sera siporax, se bem me lembro, é uma matéria filtrante e para aumentares os valores dos nitratos terás que fertilizar com nitrato de potássio, por exemplo.

 

Tens estes fertilizantes líquidos ou p/dissolver disponíveis num dos patrocinadores do fórum, a Horizonte Aquático. Já sabes, tens que passar algumas horas no fórum a pesquisar sobre este tema e mesmo com as dicas que poderás encontrar terás que ser tu mesmo a definir um plano de fertilização. Não é fácil de acertar à primeira mas com o tempo chega-se lá!

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

serao mesmo algas pretas? ho podem ser verdes muito escuras?

tenho o mesmo problema em algumas plantas e até mesmo nas pedras do aqua

pelo que andei a pesquisar e a comentar com colegas do hoby, poderá ser tambem pelo excesso de luz e tambem de fertelizantes

no teu acaso pode ser ainda mais uma coisa, a falta de co2

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O CO2 é essencial, até para controlar as algas! Se vais ulizar CO2 caseiro opta pelo sistema da Nutrafin em ziguezague que é o que melhor rendimento dá. Estamos a falar de caseiro! Em relação aos fertlizantes está tudo dito, caso a caso...! Não retires luz senão as plantas vão ressentir-se e aí é pior a emenda que o soneto, ou seja com as plantas fracas as algas proliferam. As algas atacam-se com as plantas superiores, uma fertilização adequada assim como a luz e finalmente o essencial CO2.

Força com isso!

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos testes, só há mesmo os de nitratos e fosfatos. Potássio vais adicionando a olho e também consoante os consumos de nitratos e fosfatos. Na secção DIY tens a receita do CO2 caseiro. Sera siporax, se bem me lembro, é uma matéria filtrante e para aumentares os valores dos nitratos terás que fertilizar com nitrato de potássio, por exemplo.

 

Tens estes fertilizantes líquidos ou p/dissolver disponíveis num dos patrocinadores do fórum, a Horizonte Aquático. Já sabes, tens que passar algumas horas no fórum a pesquisar sobre este tema e mesmo com as dicas que poderás encontrar terás que ser tu mesmo a definir um plano de fertilização. Não é fácil de acertar à primeira mas com o tempo chega-se lá!

 

Boas! Já estive a pesquisar no fórum e na net sobre este tema... e já me apercebi da dimensão que tem...

 

Assim, vou comprar os testes de nitratos e fosfatos, e os elementos nitrato de potássio e fosfatos! Com os testes consigo controlar os níveis de nitratos e fosfatos!

-Mas como faço para medir e controlar os níveis de potássio?

-Haverá algum risco de haver uma explosão dos níveis de alguns destes ingredientes, devido a uma reacção paralela, ou então de PH, GH, KH,...?

-Os peixes e os camarões não sofrerão com a adição destes elementos?

 

Um abraço :) ,

André

Editado por André

"Save me Jebus!!!" -by Homer Simpson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

No meu aquário plantado ouve uma explosão de algas e ficou tudo castanho ! ::D:

 

 

Abraços,

RS

Editado por sombra14

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais