ciclídeos pacíficos


Recommended Posts

oi pessoal! :)

então é o seguinte!

vou montar um aqua comunitário de 80cm mas gostava de ter alguns ciclídeos! nutro uma especial admiração pela espécie e gostava de saber quais é q eu posso inserir no meu aqua comunitário pacificamente :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os escalares são dos ciclídeos mais comuns em aquários comunitários. Mas convém saber que peixes é que já tens, pois as compatibilidades vão depender disso. Já agora, os parâmetros da água que tens também ajudam à escolha

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,que me lembre agora assim muito de repente,tens também os Discos e os Ramirezis que são ambos peixes muito bonitos e que podes ter num comunitário,tal como os Escalares como disse o Paulo Duarte

Um abraço

Aquele abraço de sempre

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Volto a reforçar a minha ideia: é preciso saber que peixes tem o piccolo pois só assim podemos sugerir espécies de ciclídeos compatíveis. Por exemplo, se já lá estiverem barbos tigre, não podemos aconselhar escalares. Quanto aos Discus, as espécies com quem estes podem coabitar são ainda menos e têm de ser escolhidas com muita cautela :!:

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

e porque não uns apisto.

Eles são compativeis com discus.

N existe o problema da água pois são originários do mesmo sitio.

 

Abraço

 

panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiagonv, atenção aos concelhos que dás!

Os Discus não são para estar num aqua de 80cm, mesmo que o piccolo tenha no aqua peixes compatíveis e os parâmetros de água correctos. Os Discus são para estar num cardume de no mínimo 4 sendo aconselhável pelo menos 6. Já viste o tamanho de um Discu adulto? :wink:

E é como o Paulo Duarte diz, antes de darmos algum concelho é necessário saber quais os peixes que ele já tem e quais os parâmetros da água no seu aqua.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo e recomendo um casal de ciclideos para ver o desenvolvimento da ninhada.

 

Por exemplo Kribensis, Sajica, Nigrafasciatum, ou outros do mesmo genero, alem dos já referidos com excepção dos discus.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi :D

Aproveito o tópico do piccolo para esclarecer a mesma dúvida!

 

Num aquário comunitário (peixes comuns - que não sejam cilideos) que espécies de ciclideos poderia ter?

 

Os Kribensis sei que não há problema porque são pacificos... certo?

Que outras espécies pacificas posso por? (sem ser escalares nem discus)

 

O aqua tem 100x30x40!

 

Obrigado!

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoal!

desculpem ter ficado tanto tempo sem dizer nada! :D

entretanto já montei o aqua e a água já esteve a ciclar durante uns tempos por isso vou começar a introduzir alguns peixes! :lol:

já introduzi (para ajudar á ciclagem da água) 1 pinguim e 3 néons q tinha do meu aquário anterior. e já tenho 3 kribs (2 machos e 1 femea) prontos pra entrar (deram-mos e eu mantive-os no meu aqua anterior até ter este novo pronto). para além destes estava a pensar ter um par de corydoras para a limpeza do fundo, alguns dânios talvez e de resto ainda n decidi mt bem! mas posso dizer q não vou por mais peixes de fundo! e naõ penso ter guppys.

 

em relação às sugestões que me deram de ter escalares e discos, agradeço mas não! não gosto de escalares e não tenho condições pra ter discos or isso esses tão fora de questão!

 

face a estas novas informações espero as vossas opiniões!

 

Aproveito pra repetir a pergunta da xlifes, posso ter brichardis com os kribs? gosto muito deles!

 

desde já muito obrigado pelas vossas respostas! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kribensis e brichardi, são incompativeis, pois apesar de serem ambos africanos, os seus biotopos na natureza são completamente diferentes, sendo o primeiro de aguas macias e ligeiramente acidas e o segundo de aguas duras e ph alto.

Como ja tens neons e outros tetras, deves eleger especies sul americanas e moderadamende pacificas, que se adequem ao teu setup comunitario ex: apistogrammas, ramirezis, alguns aequiedens.

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Rui, concordo quanto ás diferenças de biotopo, mas gostaria de chamar a atenção que hoje em dia quase todos os peixes que encontramos no mercado em água Doce são criados algures na Asia e o Ph com que são criados ninguém sabe quais são mas são garantidamente iguais dentro de cada quinta seja para Africanos ou seja para Americanos, porque são peixes muito tolerantes ao Ph.

 

Os Tetra e os Loricarideos Americanos ainda são os unicos que não toleram com muita facilidade as Durezas Permanentes (PH) e Gerais (GH) altas, mas mesmo esses já há muitos a serem criados na Asia e que passam a ser tolerantes a Ph e Gh altos.

 

Posso informar que se um aquário tiver 2 metros X 0,50 X 0,60 e virem um cardume de Tetra Néon com um cardume de Africanos e uns Kribensis debaixo de um Côcô, bem como um cardume de Brichardis a procriar num buraco debaixo de algumas plantas, Acreditem que estão a ver bem, é que o espaço faz com que as especies se tolerem ( de qualquer forma isto não é uma regra). A regra correcta a utilizar é realmente o Biotopo de cada zona, mas cuidado porque em cada zona há predados e predadores ( Exemplo: cardume de Neon e cardume de Discus).

 

Fiquem Bem!!!

 

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do Nigrofasciatum nem para si próprios são meigos.

 

Um macho reprodutor se a femêa não fizer postura no momento que lhe agradar não presta e portanto é espancada até á morte.

 

Relativamente a Néon chamam-lhe um Figo.

 

um Abraço

 

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mário,

 

...tens ciclídeos africanos (m'bunas p.ex.)....???

 

Tenho nigros há muitos anos...nenca tive esses problemas de que falas!!!

Neste momento ainda tenho um macho (que deve ter uns 15cm) e 4 fêmeas...tudo bem...não se passa nada, não esquecendo que tenho no mesmo akua m'bunas "meia leca" com 3 cm.

Isto é para quem leia este tópico e não seja conhecedor desta espécie, fique com a ideia que o nigro é uma autêntica bomba bilógica ;):(:o:shock::oops: :D :D

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

És capaz de me dar o nome cientifico dos m'bunas?

Em relação aos nigro, talvez o facto de teres 4 fêmeas possa atenuar o problema, ou, no caso de acasalar apenas com uma delas que se no caso de ser uma boa fêmea ela acasale, sem ele ter necessidade de "bater-lhe".

Mas um caso não são casos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mário,

 

Como tu dizes. Um caso não são casos...e um peixe não são peixes. ;)

 

No entanto, já tive vários macho no akua com várias fêmeas nunca notei uma agressividade extrema entre eles. Posso dizer-te que os meus nigros são dos maiores que já vi.

 

M'bunas? nome científico?....posso referir alguns dos que mantenho em casa...mas esses alguns são uma infima parte de todas as espécies hoje conhecidas.

 

Pseudotropheus estherae sp. red blue, Cynotilapia afra "cobue", cynotilapia afra "likoma", Pseudotropheus zebra so. red top, Labeotropheus Fuelleborni sp.?, Metriaclima msobo magunga reef, Pseudotropheus sp. polit, etc...ect...etc....para referí-las todas tinha que estar aqui uma semana a escrever....ou então fazer um "copy past" de uma base de dados. :(

 

OBS: o género pseudotropheus = maylandia = metriaclima

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok quando necessitares dá-me o nome cientifico da variedade que procuras e eu tentarei importar, penso que poderei conseguir muitas das especies que são procuradas pelo pessoal porque inclusive tive a preocupação de retomar um antigo fornecedor meu de ciclideos na minha viagem a Alemanha.

 

Um Abraço

 

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Mário, concordo inteiramente consigo quanto aos nigrofasciatum, quando mantidos na relação de 1 macho para 1ªfemea, esta é muita das vezes morta pelo macho na 2ª semana depois da eclosão dos alevins. no caso do Joalmag, a agressão é dividida pela 4 femeas, ....alem disso os Ca´s não são pera doce mesmo para 1 nigofasciatum.

No entanto a ideia de criar ciclidios dos lagos africanos nas mesmas aguas de tetras parece-me ser concerteza improvavel, pois as taxas de reprodução caíriam substancialmente a esses ph para muitas das femeas de ciclidios afric. O mesmo aconteceria se tentasse-mos reproduzir neons a ph de 8, com certeza não teriamos muito sucesso. É certo que tal como disse estes ciclidios são criados a ph mais baixos mas sempre acima de ph 7 para assegurar altas taxas de reprodutividade. são Ciclidios que são comprados a criadores asiaticos e são mantidos em stock na empresa que os exporta. Durante esse periodo o ph é gradualmente reduzido para evitar taxas de mortalidade altas durante o transporte, reduzindo assim a toxicidade dos niveis de amóna dentro do saco. Daí haver valores de 6.5/6.8 nas aguas dos sacos, quando chegam ás instalações de um importador, isto tanto para tanganika ou malawi.

Tal como referiu é prefeitamente possivel manter brichardi com Kribensis a ph´s desde acido a alkalino, mas por quanto tempo?, com que sucesso reprodutivo?.....

Desde o inicio deste forum que se nota uma crescente vontade de saber, manter, criar , e evoluir como aquariofilo dando aos nossos peixinhos uma casa , que seja o mais parecida possivel com aquela em que viveriam caso estivessem na natureza.

 

cumps , Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Rui,

 

Concordo consigo em relação aos Ph de transporte bem como ao ph ideal para cada peixe mas passo a seguinte informação.

 

Criadores de Discus tais como por exemplo o Alemão Stendker que reproduz Discus profissionalmente ao mais alto nivel e trabalha com águas muito diferentes das águas da natureza ( PH 7 , Gh15º, kh 8º)

a razão disse-me ele próprio é que com mais altos niveis de sais contidos na água o crescimento é mais rápido porque os peixes necessitam de ingerir estes mesmos sais para a sua formação óssea.

 

Relativamente ao ser humano por exemplo e apenas para termos comparativos se tivermos 2 casais, 1 do Norte da Europa e 1 dos Trópicos e os trocarmos de país uns com os outros estando ambos com excelente condição fisica, pergunto eu se poderão reproduzir-se com excelentes taxas de reprodução ou não?

 

O que quero dizer é que existem condições optimas para um animal de uma origem se reproduzir ( ou seja o mais parecido possivel com a sua origem ) mas não quer com isso dizer que não se reproduzam até melhor com outra qualidade de água, exemplo peixes que estão em água exageradamente ácidas que chegam a morrer por acidificação excessiva, esses se postos em águas ligeiramente mais perto do neutro seguramente reproduzir-se-ão melhor. Dai que a chuva (mudas parciais) é um dos melhores estimulantes de reprodução que temos.

 

Um Abraço!!!

 

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Mário,

 

Desculpa-me a correcção mas é necessária, não para ti com certeza mas para o pessoal novato nestas andanças, para que não se transmita alguma informação errada.

 

Assim, num post anterior colocaste a seguinte informação:

 

Os Tetra e os Loricarideos Americanos ainda são os unicos que não toleram com muita facilidade as Durezas Permanentes (PH) e Gerais (GH) altas, mas mesmo esses já há muitos a serem criados na Asia e que passam a ser tolerantes a Ph e Gh altos.

 

Ora bem, pH não significa dureza permanente (Permanent Hardness por ser uma sigla internacional convencionada em inglês), mas sim "per Hydrion" o que significa a quantidade de cátions de hidrogénio existente num litro de água. Ora os cátions de hidogénio chamam-se hidrions (Hydrion em inglês) o que vai dar então a sigla pH.

 

Cmpts,

 

Eduardo Telles Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Mário , penso que não se pode comparar a tolerância de ph e dureza da água entre um Discu e um Ciclideo dos grandes lagos Africanos, pois ao contrario do que possa parecer o Discu, mesmo na natureza esta sujeito a uma grande amplitude de ph que pode ir desde valores de 3.5 a 7, mas o mesmo não acontece num lago africano, sendo os valores de ph muito mais estaveis, quase como num salgado. Nos lagos o ph varia entre os 7.8 e 8.5 aproximadamente, sendo mais alto nas margens devido á oxigenação e decrescendo ao atingir maiores profundidades. Como pode ver existe cerca de 0,7 décimas de amplitude de ph , contra quase 4 valores de amplitude de ph , no caso dos Discus.

 

Criadores de Discus tais como por exemplo o Alemão Stendker que reproduz Discus profissionalmente ao mais alto nivel e trabalha com águas muito diferentes das águas da natureza ( PH 7 , Gh15º, kh 8º)  

a razão disse-me ele próprio é que com mais altos niveis de sais contidos na água o crescimento é mais rápido porque os peixes necessitam de ingerir estes mesmos sais para a sua formação óssea

ph 7 não é alkalino é neutro..........apesar de no limite, continua a ser natural para um discu.....durezas mais alta para aumentar taxas de crescimento não é nenhuma novidade, já há muito utilizadas por ciclidófilos. Por exemplo ciclidios africanos machos mantidos a durezas menores maturam mais cedo(haplocromideos sobretudo) e com um tamanho menor do que machos da mesma ninhada mantidos com durezas mais elevadas.

O uso generalizado de agua de osmose (sem o uso de aditivos minerais) na criação e desenvolvimento de Dicus, favorece o aparecimento de peixes com estrutura ossea fraca, ........o que suscita a questão de como é que então os alevins selvagens superam essa dificiência de minerais em águas de ph de 4 ou 5????

 

1º- águas de ph 3.5 têm minerais traço, em equilibrio que muito dificilmente se pode igualar em cativeiro

 

2ºAlimentação...........aqui reside a principal causa porque um Discu/ciclideo é saudavel ao crescer na natureza seja a que ph for

 

 

 

Relativamente ao ser humano por exemplo e apenas para termos comparativos se tivermos 2 casais, 1 do Norte da Europa e 1 dos Trópicos e os trocarmos de país uns com os outros estando ambos com excelente condição fisica, pergunto eu se poderão reproduzir-se com excelentes taxas de reprodução ou não?  

 

mais uma vez os termos de comparação não são correctos , dado que individuos dos tropicos e individuos do norte não são especies diferentes, e muito menos eles estariam num biotopo que não lhes era familiar, pois a especie humana colonizou todo o planeta Terra á alguns milhares de anos, seria a mesma coisa que você trocar casais de discus de rios diferentes na amazonia, eles continuariam a estar dentro da sua area de distribuição geográfica natural.

Se um dia os humanos colonizarem Marte sem capacetes de oxigénio, terei logicamente de concordar consigo.......

 

.....se tudo fosse assim tão linear e facil, haveria hoje Discus em Africa, Pseudotropheus na Amazonia, neons no Tejo e por ai fora , bem ao gosto do ser humano, um gigante aquario comunitário, onde poderiamos ao alcance do dedo sastifazer os nossos gostos e caprichos.

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo a 100% com o Rui pois nao poderiamos mudar os peixes dos seus habits ate por uma razao de moral niguem gosta de mudar de casa

nunca repararam nos jogadores de futebol que vem dos climas quentes

a comparar com os portugueses parece que est-ao no artico :lol:

so luvas gorros e outras coisas po frio e para os peixes isso é igual

mas a ideia de tetras no tejo ate que era gira :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Lobocinzento,

 

Excelente explanação e muito boa análise!!!

 

O seu comentário está muito bom!!!!

 

Só mais uma achega, relativamente àos discus no estado selvagem crecerem saudáveis em ambientes pouco desmineralizados, temos que pensar o seguinte:

 

1º Nem todos os discus que vemos nos nossos aquários, e estou a falar dos selvagens, vêm directamente do rio e aliás essa percentagem deve ser bastante pequena, passando quase todos eles por um processo de seleclção de quem os apanha para venderem apenas aqueles com melhor aspecto. Na verdade uma grande percentagem de peixes selvagens apresenta normalmente um aspecto bastante feio, inerente ao facto de viverem num ambiente selvagem e extremamente competitivo, que em nada se compara à calma dos nossos aquários.

 

2º A base da alimentação dos discus selvagens são camarões, que com a sua carapaça rica em cálcio fornece aos discus um importante suplemento desse mineral, que em tão pouca quantidade se encontra nas águas do amazonas e rios vizinhos.

 

3º Não nos podemos esquecer do seguinte, toda a vida biológica tem formas de adaptação e consegue vencer em meios para si adversos, basta que para isso tenha tempo de se ajustar. É por isso que temos alguns problemas em Portugal desde a inserção do achigã, que foi introduzido para eliminar as pragas de lagostins por ser um predador natural do mesmo, ora o que ninguém pensou na altura, e isto não é uma opinião pessoal pois está documentado, foi no facto de o peixe não ser só predador do lagostim e devido à sua grande adaptabilidade, falta de predadores naturais, doenças endémicas e outros factores para controlarem a sua população se ter tornado tão problemático a ponto de ter feito desaparecer de algumas zonas outros tipos de peixes, esses endémicos do nosso país.

 

Enfim o velho hábito do homem de mexer onde não deve.

 

Além disso já vi, e já tive, discus a fazerem posturas e criarem a pH de 7,8 e tropheus perfeitamente saudáveis a 6,8.

 

O que não quer dizer que esteja correcto, atenção!!!

 

Cmpts,

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais