Alguém Sabe Identificar Este Peixe?


Alvega

Recommended Posts

Na loja disseram-me que era um qualquer coisa (não me lembro do primeiro nome) Fercata, mas já procurei na internet e não achei. Penso que seja da família dos Tetra. Com a luz os olhos ficam azuis.

Não consegui tirar fotos melhores porque a minha máquina não está boa.

Obrigado pela ajuda.

 

avs_916.jpg

 

avs_917.jpg

 

avs_918.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Parece-me que e definitivamente um peixe arco-iris lindissimo com o nome de Pseudomugil furcatus..

Reino: ANIMALIA

Filo: CHORDATA

Classe: ACTINOPTERYGII

Ordem: ATHERINIFORMES

Família: PSEUDOMUGILIDAE

Genus: Pseudomugil

Taxon: Pseudomugil furcatus Nichols, 1955

Nomes Populares: English - Forktail blue-eye (Australia, Papua New Guinea); Forktail rainbowfish (United States of America);

German - Gabelschwanz-Regenbogenfisch (Germany);

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Subscrevo o que o joe faria escreveu. É sem dúvida um Pseudomugil furcatus.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, parece que é esse mesmo, pelas fotos que estou a ver na net:

 

1193795519-0141a-35kb.jpg

 

São iguais a este, mas com os olhos bem mais azuis (talvez seja da luz) e com laranja em vez de amarelo. Têm duas barbatanas na cabeça, que de vez em quando levantam parecendo umas orelhas, hehe.

Comprei dois hoje aqui em Fortaleza por 9 reais cada um. Alguém sabe qual é o preço aí em Portugal e se é fácil de encontrar à venda?

 

Obrigado pela ajuda.

 

Abraços.

Editado por Alvega
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
Boas,

 

com pena minha nunca os vi por cá á venda...

 

bela aquisição, parabéns...

 

Cumps

 

Boas!!!

 

São os peixitos amorosos.

Comprei uns á cerca de 4 semanas na Naturaline - Avª das Esmeraldas, 257B - Parque de S. Domingos - Http://naturaline.pt - são o máximo!!!

 

Contudo ando a vasculhar na Net e parece que são peixes de PH altíssimo 7.5 - 8.0 - http://aquaworld.netfirms.com/Other/Popondetta_furcata.htm - ::D: e o meu aquário está com 7.3 e não dá para subir mais... já assim é muito alto para o resto dos meninos...

 

Quem souber algo mais ... agradece-se informações!!!

 

Cps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá csct!

 

desde que o ph não fique abaixo dos 7, não tens razão para te preocupares com os furcatus.

o teu está bem perto dos 7.5...

 

da primeira vez que fui à Naturline, esses foram igualmente os peixes que lá comprei :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas estes peixes não são do mesmo genero dos Pseudomugil gertrudae, que preferem pH inferior a 7? Faz-me um bocado de confusão peixes da mesma região e especialmente mesmo genero taxonomico a exigirem pH tão distinto...

Se alguem tiver uns bitates pra me dar agradeço!

Abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

se bem me lembro, os p. gertrudae habitam uma área da Papua bastante mais vasta, daí serem encontrados em águas com variações consideráveis a nível de ph. (de 5 e qualquer coisa, até 7.5);

como os p. furcatus gostam de ph daí para cima (7.5 a 8 ), penso que uns e outros não devem co-existir, ou seja, não se cruzam nos mesmos cursos de água... (nada que uma pesquisa não confirme... já lá irei quando estiver com mais tempo... ;) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que os P. furcatus habitam esclusivamente na zona oriental da Papua Nova Guiné, e os P. gertrudae habitam na Australia ocidental, Papua Nova Guine e ilhas adjacentes. Logo têm uma zona comum a ambas as especies pelo que talvez os limites de pH apontados para estas especies não são assim tão rigorosos. Agora suponho que deverão ser os gertrudae que suportam pHs mais elevados e não os furcatus mais baixos. De qualquer maneira fica a nota: são especies compativeis.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

(ainda não fiz pesquisa nenhuma...) sendo como dizes, essas tais regiões comuns deverão ser as que tem o ph lá pelos 7.5, por isso, ambas as espécies estão bem (limite máximo para uma e mínimo para a outra) :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...