Fertilizaçã Horizonteaquatico


Krauss

Recommended Posts

Boas,

 

Alguém que use o fertilizante de Micros feito pela horizonteaquatico pode dar-me uma ideia da dosagem para um plantado (bem plantado) de 240 litros.

Eles indicam para o ferro, 3 gotas de 3 em 3 dias (100l) mas nada dizem para os Micros.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alguém que use o fertilizante de Micros feito pela horizonteaquatico pode dar-me uma ideia da dosagem para um plantado (bem plantado) de 240 litros.

Eles indicam para o ferro, 3 gotas de 3 em 3 dias (100l) mas nada dizem para os Micros.

 

Obrigado

 

Boas!

 

Era conveniente saber o setup do teu aquário e mesmo assim cada caso é um caso em termos de fertilização. Eu por exemplo para um aquário de 300 litros (plantado) coloco todos os dias 4 ml de ferro e 3ml de micros dia sim dia não. Mas atenção cheguei a estes valores após realizar inúmeros testes, ou seja quando as lâmpadas acendiam adicionava os fertilizantes e fazia testes, após as lâmpadas apagarem (11 horas de iluminação x 160W) fazia novamente testes e cheguei à conclusão que o ferro era completamente absorvido. Cuidado com a quantidade de micros se tiveres camarões no aquário porque são muito sensíveis ao cobre.

Como tens um "bem plantado" acho que podes adicionar cerca de 3 ml sem qualquer problema, mas o ideal é comprares um teste de Fe. Chamo a tenção que quando faço uma poda mais drástica reduzo a dose de fertilizantes para depois ir aumentando progressivamente à medida que as plantas vão crescendo. Convém não esquecer que a quantidade de fertilizante está directamente dependente de dois factores cruciais: LUZ e CO2.

 

Tudo a correr bem!

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alguém que use o fertilizante de Micros feito pela horizonteaquatico pode dar-me uma ideia da dosagem para um plantado (bem plantado) de 240 litros.

Eles indicam para o ferro, 3 gotas de 3 em 3 dias (100l) mas nada dizem para os Micros.

 

Obrigado

Boas Krauss! Micros - 1ml ou 9 Gotas / dia ; 5ml ou 40 gotas / semana.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Krauss! Micros - 1ml ou 9 Gotas / dia ; 5ml ou 40 gotas / semana.

 

Carissimo Zogli...

 

Tão contundente na resposta?

Já agora, referiste 1ml para 100L ou para 240L? É que o aquapego (Thanks aquapego), falou em 3 ml (2,4ml para 240L) e tu, podes estar a dizer exactamente o mesmo ou....cerca de 42% do que ele disse (100/240=0,42).

 

Um abraço

Regards

Paulo R.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carissimo Zogli...

 

Tão contundente na resposta?

Já agora, referiste 1ml para 100L ou para 240L? É que o aquapego (Thanks aquapego), falou em 3 ml (2,4ml para 240L) e tu, podes estar a dizer exactamente o mesmo ou....cerca de 42% do que ele disse (100/240=0,42).

 

Um abraço

Regards

Paulo R.

Os valores que te dei são para 100L,e por distracção não li o post do aquapego,li agora.Li o teu post,fui buscar o frasco dos micros e lá tenho escrito a dose para 100L. Outra coisa no Ferro2+G tenho para 100L 9 gotas de 3 em 3 dias ou 1ml,nos macros de PO4/K 9ml /dia. Não sigo à risca o que está escrito,é só para nos orientarmos.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores que te dei são para 100L,e por distracção não li o post do aquapego,li agora.Li o teu post,fui buscar o frasco dos micros e lá tenho escrito a dose para 100L. Outra coisa no Ferro2+G tenho para 100L 9 gotas de 3 em 3 dias ou 1ml,nos macros de PO4/K 9ml /dia. Não sigo à risca o que está escrito,é só para nos orientarmos.

 

 

Exacto!

 

Em resumo, teremos:

 

Ferro: 3 gotas diarias para 100L= 7 gotas para 240L brutos

Micros: 3 Gotas diarias para 100L= 7 gotas para 240L brutos

 

Mas quanto aos Fosfatos,

 

PO4/K: pressupondo uma concentração 1ml=0,5ppm para 100L, faremos 81 gotas diarias para 100L? Isso dá 4,5ppm diários. Será que as verdinhas consomem isto todos os dias? (eu sei que depende do que lá tenha (mais de 20 especies), CO2 (2bolhas por segundo, pressurizado), Luz (4x39, para 240L brutos+-200 reais)), ou a concentração do que tu tens é diferente da minha?

 

Regards

Paulo R.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,é bem visto.O meu computador está de greve,estou num cybercafé,só a partir das 22h é que chega o portátil a casa.Daquia pouco já te digo as concentrações que estão escritas no frasco.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto!

 

Em resumo, teremos:

 

Ferro: 3 gotas diarias para 100L= 7 gotas para 240L brutos

Micros: 3 Gotas diarias para 100L= 7 gotas para 240L brutos

 

Mas quanto aos Fosfatos,

 

PO4/K: pressupondo uma concentração 1ml=0,5ppm para 100L, faremos 81 gotas diarias para 100L? Isso dá 4,5ppm diários. Será que as verdinhas consomem isto todos os dias? (eu sei que depende do que lá tenha (mais de 20 especies), CO2 (2bolhas por segundo, pressurizado), Luz (4x39, para 240L brutos+-200 reais)), ou a concentração do que tu tens é diferente da minha?

 

Regards

Paulo R.

 

Boas!

 

Penso que na generalidade a relação de NO3 e PO4 deve de ser de 10:1. Pelo menos é o que tento manter, mas quando as Green Spot começam a aparecer aumento a adição de PO4 para uma relação de 10:2.

Em relação ao Fe a adicionar penso que fica em défice! Eu adicionava 2ml/dia para 200 litros ou seja 18 gotas sensivelmente.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Eu adicionava 2ml/dia para 200 litros ou seja 18 gotas sensivelmente...

Pois também acho que a dose que o Krauss disse de 3g de 3 em 3 dias é pouco,porém 2ml/dia para 200L pode ser para começar um pouco demais.Como disse a dose recomendada de Fe é de 1ml ou 9g de 3 em 3 dias para 100L,e depois ir ajustando. Mas claro,cada aqua é um aqua e se calhar no teu aqua Aquapego, seja a dose certa a pôr.

 

Krauss,no frasco de PO4/K da HA diz: KH2PO4 1ml=0.5ppm de PO4 e 0.21ppm de K em 100L

 

E as dosagens escritas nos meus frascos: PO4/K - 9ml/dia ; Micro+ 1ml ou 9g/dia ; Fe 1ml ou 9g/3 em 3 dias - tudo para 100L

 

Em nenhum dos meus aquas utilizo esta dosagem,faço-o sensivelmente a metade do que está aqui escrito,pois tenho camarões em todos os plantados.Contudo as plantas estão de perfeita saúde.Também utilizo o Flourish K e quando necessário o NPK.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois também acho que a dose que o Krauss disse de 3g de 3 em 3 dias é pouco,porém 2ml/dia para 200L pode ser para começar um pouco demais.Como disse a dose recomendada de Fe é de 1ml ou 9g de 3 em 3 dias para 100L,e depois ir ajustando. Mas claro,cada aqua é um aqua e se calhar no teu aqua Aquapego, seja a dose certa a pôr.

 

Krauss,no frasco de PO4/K da HA diz: KH2PO4 1ml=0.5ppm de PO4 e 0.21ppm de K em 100L

 

E as dosagens escritas nos meus frascos: PO4/K - 9ml/dia ; Micro+ 1ml ou 9g/dia ; Fe 1ml ou 9g/3 em 3 dias - tudo para 100L

 

Em nenhum dos meus aquas utilizo esta dosagem,faço-o sensivelmente a metade do que está aqui escrito,pois tenho camarões em todos os plantados.Contudo as plantas estão de perfeita saúde.Também utilizo o Flourish K e quando necessário o NPK.

 

 

Boas,

 

"Pois também acho que a dose que o Krauss disse de 3g de 3 em 3 dias "

 

Inicialmente disse isto, mas depois corrigi para 3 gotas diárias(para 100L)

 

Em todo o caso, a tua frase resume tudo:

"E as dosagens escritas nos meus frascos: PO4/K - 9ml/dia ; Micro+ 1ml ou 9g/dia ; Fe 1ml ou 9g/3 em 3 dias - tudo para 100L"

 

Mas acrescento para outros membros:

 

PO4/K - Para concentração de 1ml=0.5ppm recomenda-se 9ml/dia para cada 100L (4,5ppm diarias)

Micro+ - Para concentração de 1ml=1ppm recomenda-se 1ml/dia para cada 100L (1ppm diarias)

Fe - Para concentração de 1ml=1ppm recomenda-se 1ml/dia para cada 100L(1ppm diarias)

 

Só para complemento, e de acordo com o mestre Luis Fortunato, deveria fazer-se também:

K(Sulfato potassio, cloreto potassio, etc) - Para concentração de 1ml=1ppm(é o frasco que tenho) recomenda-se 45ml/dia para cada 100L (10 vezes a adição realizada de Fosfatos) (45ppm diarias).

 

Talvez isto choque muita gente pelo exagero, mas tal como já foi infinitas vezes repetido, experimentem colocar estas doses no momento em que é ligada a iluminação e verifiquem se antes de apagar foi tudo consumido, ou não. Caso "Não", diminuam.

 

Nota: Estamos a falar de aquarios bem plantados, com luz forte e CO2 em força.

Obrigado Zogli e Aquapego pela participação, Luis Fortunato pela contribuição involuntária. nyah

 

 

Regards

Paulo R.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais