Krauss

Membro
  • #Conteúdo

    38
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Krauss

  1. Krauss

    Ferro Gluconado

    Boas, Bringer, é exactamente isso. As plantas gastam menos energia a "consumir" ferro gluconado do que em qualquer outras das formas (pelo menos as que se costuma encontrar em fertilizantes) Obrigado
  2. Krauss

    Ferro Gluconado

    Obrigado, mas não me parece.
  3. Krauss

    Ferro Gluconado

    Boa noite, Alguém sabe de loja (online ou em Lisboa) que venda ferro gluconado a preço razoavel com os portes incluídos? Obrigado
  4. Obrigado pelos "replys", sobretudo pela preocupação com a segurança. Na realidade, não contei a historia toda: O objectivo final, será poder encher botijas pequenas (paint ball, 375g) a partir de uma maior com 2/5/10Kg. Para isso, teria de ter uma ligação qualquer entre as duas roscas DIN 477 e por isso, pensei numa torneira que fosse femea/femea. No fundo, seria uma especie de "fillStation" utilizada em Paint Ball mas com duas roscas DIN 477. Cumprimentos Paulo R.
  5. Boas, Necessito de ajuda um pouco mais técnica. O objectivo é colocar uma torneira on/off à saida do extintor e antes dos manometros. A conexão é DIN477 (norma europeia) e portanto, a minha duvida é: A rosca é igual às roscas das torneiras de gaz que se encontram nas instalações domesticas(que se podem comprar no AKI, na secção de gaz) ou tem características diferentes(rosca, diametro, etc..) e portanto, não se podem utilizar essas torneiras? Obrigado
  6. Boas, Fico com o SAE se não estiver reservado. Está? (Não consigo enviar-te mensagens) preliquias@sapo.pt

  7. Boa tarde, Já percebi que existem verdadeiros quimicos neste forum e desta forma, peço ajuda para o seguinte: Sendo os teste de elementos tão caros, e tendo acesso previligiado a possiveis reagentes, pergunto quais os reagentes/concentrações que se podem utilizar para fazer testes caseiros de NO3, PO4, CO2, etc, sei que K, simplesmente não é possivel e o PH é barato. No fundo, estou a perguntar os componentes dos reagentes que compramos nas lojas..... Se alguém puder ajudar, nem que seja só para um deles...já agradeço. Obrigado Cumprimentos
  8. Boas, Alguém sabe se é possível retirar os riscos de um vidro de aquario? Em caso afirmativo, como se faz tal coisa, e quem pode fazer tal coisa? Obrigado
  9. Obrigado pela resposta, mas...a lâmpada funde??, como não tendo filamento não pode fundir. Eventualmente, o gás degrada-se mais depressa, mas é significativa a diferença de tempo util tendo em conta a diferença de 5W? Ou de 25%?
  10. Boas, Alguém me sabe dizer se utilizando um balastro electronico de 1 x 20w com uma t8 de 15w: 1-Acende? 2-Danifica a lâmpada ou o balastro, por ser electronico, adapta-se? 3-Danifica o Balastro? Regards
  11. É só isto, alguém sabe de um sitio (em Lisboa) onde se possa encher uma botija de CO2 aos Domingos? Obrigado Regards P.R.
  12. Boas, Não percebo muito disto mas, eu faria o seguinte: Para gastar os nitratos que aí tens, não mexia na iluminação, dava-lhe mais gas no Co2 e acrescentava potássio (sem ele, não há ciclo). Depois, à medida que os nitratos fossem baixando, controlava os fosfatos para que o problema não se repetisse, isto é, falta de macro-nutriente (fosforo) e lá vão os nitratos para cima. Isto talvez resolva a causa, para resolver as consequências, isto é, limpar as algas já instaladas, nem me dava ao trabalho de limpar esses tubos. Arranja uns SAE's e admira-te com os resultados. Boa sorte Regards Paulo R.
  13. Boas, "Pois também acho que a dose que o Krauss disse de 3g de 3 em 3 dias " Inicialmente disse isto, mas depois corrigi para 3 gotas diárias(para 100L) Em todo o caso, a tua frase resume tudo: "E as dosagens escritas nos meus frascos: PO4/K - 9ml/dia ; Micro+ 1ml ou 9g/dia ; Fe 1ml ou 9g/3 em 3 dias - tudo para 100L" Mas acrescento para outros membros: PO4/K - Para concentração de 1ml=0.5ppm recomenda-se 9ml/dia para cada 100L (4,5ppm diarias) Micro+ - Para concentração de 1ml=1ppm recomenda-se 1ml/dia para cada 100L (1ppm diarias) Fe - Para concentração de 1ml=1ppm recomenda-se 1ml/dia para cada 100L(1ppm diarias) Só para complemento, e de acordo com o mestre Luis Fortunato, deveria fazer-se também: K(Sulfato potassio, cloreto potassio, etc) - Para concentração de 1ml=1ppm(é o frasco que tenho) recomenda-se 45ml/dia para cada 100L (10 vezes a adição realizada de Fosfatos) (45ppm diarias). Talvez isto choque muita gente pelo exagero, mas tal como já foi infinitas vezes repetido, experimentem colocar estas doses no momento em que é ligada a iluminação e verifiquem se antes de apagar foi tudo consumido, ou não. Caso "Não", diminuam. Nota: Estamos a falar de aquarios bem plantados, com luz forte e CO2 em força. Obrigado Zogli e Aquapego pela participação, Luis Fortunato pela contribuição involuntária. Regards Paulo R.
  14. Exacto! Em resumo, teremos: Ferro: 3 gotas diarias para 100L= 7 gotas para 240L brutos Micros: 3 Gotas diarias para 100L= 7 gotas para 240L brutos Mas quanto aos Fosfatos, PO4/K: pressupondo uma concentração 1ml=0,5ppm para 100L, faremos 81 gotas diarias para 100L? Isso dá 4,5ppm diários. Será que as verdinhas consomem isto todos os dias? (eu sei que depende do que lá tenha (mais de 20 especies), CO2 (2bolhas por segundo, pressurizado), Luz (4x39, para 240L brutos+-200 reais)), ou a concentração do que tu tens é diferente da minha? Regards Paulo R.
  15. Carissimo Zogli... Tão contundente na resposta? Já agora, referiste 1ml para 100L ou para 240L? É que o aquapego (Thanks aquapego), falou em 3 ml (2,4ml para 240L) e tu, podes estar a dizer exactamente o mesmo ou....cerca de 42% do que ele disse (100/240=0,42). Um abraço Regards Paulo R.
  16. Boas, Alguém que use o fertilizante de Micros feito pela horizonteaquatico pode dar-me uma ideia da dosagem para um plantado (bem plantado) de 240 litros. Eles indicam para o ferro, 3 gotas de 3 em 3 dias (100l) mas nada dizem para os Micros. Obrigado
  17. Krauss

    Xistos -onde Encontrar

    Obrigado pela tua disponibilidade mas o Superbxxx já me arranjou o que precisava. Um abraço e obrigado. Regards Paulo R.
  18. Krauss

    Xistos -onde Encontrar

    Boas, Alguém me pode indicar locais perto de Lisboa onde se possa encontrar xistos. (sem ser em lojas, quero no chão aos pontapés) Obrigado Regards Paulo R.
  19. Luis, Por achar o mesmo que tu, "(..)preço de substratos a serio(ADA,Elos,Tropica...)e ai sim,vais ver o que é caro.(...)", é que abri este tópico. Isto é, podemos não chegar a ter todas as capacidades desses substractos, mas com diferentes misturas de preço +-razoável (que para estranhos acredito que possa ser surpresa o que achamos razoável), talvez seja possivel chegar lá perto. Assim, peço que contribuam para que lá cheguemos. Como fazer um bom substracto a um preço razoável? Regards Paulo R.
  20. Olá, Não levei nem tenho que levar. Cada um é como cada qual, e se só consegues ver duas formas de lidar com as questões, o problema será mais teu do meu. Penso que irás ter muitas dificuldades ao longo da vida com essa falta de opções que reconheces ter, mas isso, repito, é problema teu. Qualquer bola de futebol tem dois lados, o mais dificil é conseguir ter opções diferentes, mesmo que erremos na escolha, é a vida. Repara nos burros: com duas palas tendem em ir em frente porque nada vêem para além disso, enfim têm falta de opções. Uma vez mais, obrigado pelo teu contributo e opinião, que para mim, inexperiente, é de ter em conta. Regards Paulo R.
  21. Tavez seja por muita gente pensar o mesmo que tu é que apenas duas pessoas responderam. Isto é, em vez de comentários jococos, passe-se o eufemismo, acharam mais sensato nada dizer (?). Obrigado pelo teu contributo. Regards Paulo R.
  22. Boas, Obrigado pelas respostas/opiniões até agora. Esperava que houvesse mais ideias/criticas/opiniões/experiências para que pudesse ter uma boa base de decisão mas....agradeço-vos, por enquanto aos dois. Regards Paulo R.
  23. Zogli, Obrigado pela resposta. Pondo as coisas como disseste, será um High-teck, 23 especies(incluindo tapete com cuba, glosso e utricularia) em principio será uma flora exigente, mais que não seja pela varidade/quantidade. Quanto à composição que sugeres, que turfa usas? Existe marca para isso, propria para aqua ou é ir ao supermercado? A Akadama, é aquela que o pessoal do forum usou (penso que se vende em Campolide)? O substrato da JBL, quanto custa? Sabes dizer-me se existe uma mais vali significativa se usar-mos Laterite? Regards Paulo R.
  24. Boas, Pretendo obter a opinião (ajuda) dos mais conhecedores da matéria, para que no final da minha montagem o barato...não saia caro. Assim, pretendo montar um plantado de 240L , com tapete e muitas especies de plantas (+-23) e como tal, primeiro a base: Substracto. Pelo que li no forum, parece-me uma escolha acertada: 1-Laterite 2-turfa 3-Granulado NPK 4-Akadama As minhas questões prendem-se com o facto de poder estar a cometer algum erro primário ao pensar nesta composição. Estarei? Isto é, há algo desnecessário nesta sequência? Há algo que falte? há alguma burrice obvia? Por outro lado, e caso esta seja uma opção válida, que marcas aconselham para os produtos indicados? Eu sei que depende do que quero gastar e que, em principio, o mais caro terá um qualquer "+". No entanto, imagino que haja uma curva (logaritmica positiva, desculpem a expressão), na relação qualidade/ preço. Isto é, no inicio, com um pouco mais de dinheiro obtenho muito mais proveito, até que, a partir de determinado momento, para obter um pouco mais de proveito preciso de muito mais dinheiro. Por exemplo, penso que é o caso do uso dos produtos da ADA. Não discuto se são bons, mas com muito menos dinheiro não se consegue fazer parecido? Por ultimo, questões como CO2, fertilizantes liquidos e o seu momento, iluminação, etc., não estão esquecidos, mas prefiro ir por partes e quando esclarecido, com a vossa ajuda, passarei aos passos seguintes. Espero conseguir ajuda para mim e para aqueles que muitas vezes talvez nem saibam colocar os seus reais problemas/duvidas Regards Paulo R.