Dúvidas De Iniciado


Psyfactor

Recommended Posts

Olá a todos.

Esta semana foi negra para mim, morreram me 2 orandas e 1 cometa. Fiquei com um oranda, que vou trasnferir para um balão de vidro (é possivel da-lo a alguem?, n fazia ideia que cresciam tanto e n o queria manter num balão....)

Pensei em começar tudo de novo e como deve ser e desta vez com agua quente. Tirei tudo do aqua (55L), limpei-o, e voltei a instala lo com agua nova.

Tenho tres tipos de plantas, embora n saiba o nome de nenhuma (1a é tipo folhas de palmeira, longas, compridas e finas, outra tem folhas muito pequenas e caules mto finos, a 3ª tem folhas "normais" - se conseguir tirar foto dps mostro). A lampada é de 15W

 

O aqua está neste momento a ciclar mas eis que surgem duvidas:

A minha ideia é colocar uma espécie para reproduçao (qual aconselham?), uns neons, um limpa vidros e um limpa fundos (peixe gato) e eventualmente mais 1 espécie (só machos ou só femeas, p n reproduzrirem).

Na segunda semana, que espécie ponho para ciclar a água?

O meu filtro vinha com o aqua, bombeia cerca de 5x os 55 litros, mas n é possivel colocar substancias a ciclar, como o carvão activo - devo investir 40 e picos euros num filtro novo?

Devo comprar uma lâmpada nova?

Pretendo colocar uma rocha com vários buracos para facilitar a reprodução, que tipo de rocha poderá ser?

Devo fazer TPA's enquanto a água cicla sem peixes ou n vale a pena?

Vale a pena ter a bomba de oxigénio ligada sem ter lá peixes?

Devo colocar produtos na água para uma ciclagem melhor? (allém do inevitavel e ja colocado anti cloro)

Tenho a temperatura a 27º, é a média ideal para os peixes de água quente?

 

Desculpem tantas perguntas de principiante, mas agardecia obter resposta a pelo menos algumas, no fundo trata-se de garantir a melhor qualidade possivel de seres vivos:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente aos Orandas & Comp., sem explicares o que se passou, só posso deduzir que tenha sido um pico de amónia, possivelmente derivado a não teres feito uma TPA em devida altura !! Afinal, 4 peixes de água fria em 55L é um bocado apertado e exigem muitos cuidados. Mas isto são apenas "bocas" !!!

 

Quanto às restantes perguntas, vamos ver se te posso ajudar:

 

P - A minha ideia é colocar uma espécie para reproduçao (qual aconselham?), uns neons, um limpa vidros e um limpa fundos (peixe gato) e eventualmente mais 1 espécie (só machos ou só femeas, p n reproduzrirem).

R - Dá-me ideia que ainda não leste nada por aqui !!! Primeiro, 55L não dá para "soltar a franga" !! Segundo, e para teres mais sucesso, qual é o pH da tua água ? Depois disto dá para conversarmos melhor !

 

P - Na segunda semana, que espécie ponho para ciclar a água?

R- Vamos esperar pela resposta da primeira questão !

 

P - O meu filtro vinha com o aqua, bombeia cerca de 5x os 55 litros, mas n é possivel colocar substancias a ciclar, como o carvão activo - devo investir 40 e picos euros num filtro novo?

R - O filtro é muito fraquinho ! Na minha opinião, procura um filtro de mochila, em que consegues aliar uma boa filtragem com um preço justo. Carvão activo como substância para ciclar ?!?!..... Tens mesmo que dar uma volta aqui pelo Forum para encontrares algumas respostas a perguntas que ainda nem fizeste !?!?

 

P - Devo comprar uma lâmpada nova?

R - Porquê ? A que tens está fundida ??? Convém que digas o que é que queres fazer do teu aqua, para depois ver se é preciso efectuar alguma mudança ??

 

P - Pretendo colocar uma rocha com vários buracos para facilitar a reprodução, que tipo de rocha poderá ser?

R - Calhau para facilitar a reprodução ?!?!? Podes-me explicar esta ??

 

P - Devo fazer TPA's enquanto a água cicla sem peixes ou n vale a pena?

R - TPAs de 10% semanais é o mínimo (com ou sem peixes) !

 

P - Vale a pena ter a bomba de oxigénio ligada sem ter lá peixes?

R- Então e o efeito decorativo ?!?!?

 

P - Devo colocar produtos na água para uma ciclagem melhor? (além do inevitavel e ja colocado anti cloro)

R - Pssssssssst, vou-te contar um segredo para poupares uns euros !!

Tira água para um garrafão e deixa-o entre 12 a 24h, destapado a repousar ! Assim, o cloro evapora, e tens água em condições para os teus aquas, sem químicos !! Se fores amigo do ambiente e quiseres poupar mais uns euros por mês, aproveita para tirar água enquanto aqueces a água para o duche.....

 

P - Tenho a temperatura a 27º, é a média ideal para os peixes de água quente?

R- Vou esperar pela resposta à primeira pergunta (a tal do pH), para depois vermos esta com calma !

 

Bom, em tantas respostas, espero ter acertado alguma !!! ::D:

 

Qualquer dúvida dispõe !

Editado por André Allen

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, muito obrigado pela resposta(s)::D:

Então vamos lá ver se te consigo ajudar a ajudar-me..

 

Relativamente aos Orandas & Comp., sem explicares o que se passou, só posso deduzir que tenha sido um pico de amónia, possivelmente derivado a não teres feito uma TPA em devida altura !! Afinal, 4 peixes de água fria em 55L é um bocado apertado e exigem muitos cuidados. Mas isto são apenas "bocas" !!!

- tens razão.. não consigo saber bem o que se passou, seja como for, um amigo meu tem kinguios e aceitou ficar com o meu oranda. Tenho pena de o dar, mas pelo menos ficará num sitio com mto mais condiçoes. :D

:

 

P - A minha ideia é colocar uma espécie para reproduçao (qual aconselham?), uns neons, um limpa vidros e um limpa fundos (peixe gato) e eventualmente mais 1 espécie (só machos ou só femeas, p n reproduzrirem).

R - Dá-me ideia que ainda não leste nada por aqui !!! Primeiro, 55L não dá para "soltar a franga" !! Segundo, e para teres mais sucesso, qual é o pH da tua água ? Depois disto dá para conversarmos melhor !

- Bom, o ph ta nos 6.8 neste momento. E a ideia n é reproduzir em massa, apenas ter uma espécie de pequenas dimensões a reproduzir, eu num par de meses terei um aqua maior, portanto penso que não irá haver problema de sobrelotação. Já agora: GH: 6/7; nitratos e nitritos estão nos zero.

 

P - Na segunda semana, que espécie ponho para ciclar a água?

R- Vamos esperar pela resposta a esta questão!

- Já está:)

 

P - O meu filtro vinha com o aqua, bombeia cerca de 5x os 55 litros, mas n é possivel colocar substancias a ciclar, como o carvão activo - devo investir 40 e picos euros num filtro novo?

R - O filtro é muito fraquinho ! Na minha opinião, procura um filtro de mochila, em que consegues aliar uma boa filtragem com um preço justo. Carvão activo como substância para ciclar ?!?!..... Tens mesmo que dar uma volta aqui pelo Forum para encontrares algumas respostas a perguntas que ainda nem fizeste !?!?

- Mto obrigado pelo conselho, vou hoje mesmo investir num novo filtro..:) E o carvão activo foi dado como exemplo de substancias que posso por no filtro, n queria dizer que pretendia po lo para ciclar a água.

 

P - Devo comprar uma lâmpada nova?

R - Porquê ? A que tens está fundida ??? Convém que digas o que é que queres fazer do teu aqua, para depois ver se é preciso efectuar alguma mudança ??

Não está fundida, apenas pensei que talvez fosse necessário uma mais forte, por causa das plantas..

 

P - Pretendo colocar uma rocha com vários buracos para facilitar a reprodução, que tipo de rocha poderá ser?

R - Calhau para facilitar a reprodução ?!?!? Podes-me explicar esta ??

- Sim posso :P, é porque os buracos podem ser úteis para depósito de ovos, assim como esconderijos extra p os alevins (acho eu :P)

 

P - Devo fazer TPA's enquanto a água cicla sem peixes ou n vale a pena?

R - TPAs de 10% semanais é o mínimo (com ou sem peixes) !

- Já vi pessoas a dizer 25%, o que achas?

 

P - Vale a pena ter a bomba de oxigénio ligada sem ter lá peixes?

R- Então e o efeito decorativo ?!?!?

- Ora bem!:P a minha mãe até diz que adora o aqua como está, só plantado e sugeriu que pusesse só uns patos de plástico :D

 

P - Devo colocar produtos na água para uma ciclagem melhor? (além do inevitavel e ja colocado anti cloro)

R - Pssssssssst, vou-te contar um segredo para poupares uns euros !!

Tira água para um garrafão e deixa-o entre 12 a 24h, destapado a repousar ! Assim, o cloro evapora, e tens água em condições para os teus aquas, sem químicos !! Se fores amigo do ambiente e quiseres poupar mais uns euros por mês, aproveita para tirar água enquanto aqueces a água para o duche.....

- Essa do aproveitar a água do banho enquanto aquece é muito boa!!! Muito obrigado pelo conselho, e logo a mim, que tenho a pancada do ambiente:)

 

P - Tenho a temperatura a 27º, é a média ideal para os peixes de água quente?

R- Vou esperar pela resposta à primeira pergunta (a tal do pH), para depois vermos esta com calma !

-Tb já está:)

 

Bom, em tantas respostas, espero ter acertado alguma !!!

- Muito bons conselhos, muito obrigado pela paciencia e disposição :):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então vamos à segunda dose, isto após o almoço tem que ser com calma !! :-D

 

 

P - A minha ideia é colocar uma espécie para reproduçao (qual aconselham?), uns neons, um limpa vidros e um limpa fundos (peixe gato) e eventualmente mais 1 espécie (só machos ou só femeas, p n reproduzrirem).

R - Dá-me ideia que ainda não leste nada por aqui !!! Primeiro, 55L não dá para "soltar a franga" !! Segundo, e para teres mais sucesso, qual é o pH da tua água ? Depois disto dá para conversarmos melhor !

- Bom, o ph ta nos 6.8 neste momento. E a ideia n é reproduzir em massa, apenas ter uma espécie de pequenas dimensões a reproduzir, eu num par de meses terei um aqua maior, portanto penso que não irá haver problema de sobrelotação. Já agora: GH: 6/7; nitratos e nitritos estão nos zero.

:D - "Tá memo bom !! Nã mexe mais !!" Fica mesmo bem aí um trio de Apistogramma cacatuoides (M+2F), e talvez uns neons (meia dúzia) com uns camarõezitos Red Cherry para ajudar ao colorido !!

Apistogramma Cacatuoides

 

P - Na segunda semana, que espécie ponho para ciclar a água?

R- Vamos esperar pela resposta a esta questão!

- Já está

:) Já que estás com a mão na massa, começa pelos Red Cherry !

 

 

P - O meu filtro vinha com o aqua, bombeia cerca de 5x os 55 litros, mas n é possivel colocar substancias a ciclar, como o carvão activo - devo investir 40 e picos euros num filtro novo?

R - O filtro é muito fraquinho ! Na minha opinião, procura um filtro de mochila, em que consegues aliar uma boa filtragem com um preço justo. Carvão activo como substância para ciclar ?!?!..... Tens mesmo que dar uma volta aqui pelo Forum para encontrares algumas respostas a perguntas que ainda nem fizeste !?!?

- Mto obrigado pelo conselho, vou hoje mesmo investir num novo filtro.. E o carvão activo foi dado como exemplo de substancias que posso por no filtro, n queria dizer que pretendia po lo para ciclar a água.

:) Calma moço !!!!!!!!!! Para onde é que vais a correr tão depressa !?!?!? Nada aqui se faz depressa !! Estuda primeiro a lição !!!

 

 

P - Devo comprar uma lâmpada nova?

R - Porquê ? A que tens está fundida ??? Convém que digas o que é que queres fazer do teu aqua, para depois ver se é preciso efectuar alguma mudança ??

Não está fundida, apenas pensei que talvez fosse necessário uma mais forte, por causa das plantas..

:) Ah, pronto !! Então queres um plantado !! Bom, se assim é, vê se consegues trocar a lâmpada por uma PLL de 55W e ficas com o problema da iluminação resolvido ! É claro que, depois surgem outros problemas - mas estamos cá para os discutir !! ::D:

 

 

P - Pretendo colocar uma rocha com vários buracos para facilitar a reprodução, que tipo de rocha poderá ser?

R - Calhau para facilitar a reprodução ?!?!? Podes-me explicar esta ??

- Sim posso , é porque os buracos podem ser úteis para depósito de ovos, assim como esconderijos extra p os alevins (acho eu )

:) Tens toda a razão. Para os caso dos Apistos, podes utilizar uma casca de coco. Abusa nas plantas, e os alevins não vão ter problema !

 

 

P - Devo fazer TPA's enquanto a água cicla sem peixes ou n vale a pena?

R - TPAs de 10% semanais é o mínimo (com ou sem peixes) !

- Já vi pessoas a dizer 25%, o que achas?

:D Acho lindamente !! Eu disse no mínimo (10%/semana) ! Se podes fazer mais, melhor ! No caso de 55L brutos, 10% - 5,5L - um garrafão ! no caso de serem 25% - 13,75L. cerca de 3 garrafões de 5L !!

 

 

P - Vale a pena ter a bomba de oxigénio ligada sem ter lá peixes?

R- Então e o efeito decorativo ?!?!?

- Ora bem!:P a minha mãe até diz que adora o aqua como está, só plantado e sugeriu que pusesse só uns patos de plástico

:P ....então se me permites !!! Coloca também um barquinho de plástico afundado !!

 

 

P - Devo colocar produtos na água para uma ciclagem melhor? (além do inevitavel e ja colocado anti cloro)

R - Pssssssssst, vou-te contar um segredo para poupares uns euros !!

Tira água para um garrafão e deixa-o entre 12 a 24h, destapado a repousar ! Assim, o cloro evapora, e tens água em condições para os teus aquas, sem químicos !! Se fores amigo do ambiente e quiseres poupar mais uns euros por mês, aproveita para tirar água enquanto aqueces a água para o duche.....

- Essa do aproveitar a água do banho enquanto aquece é muito boa!!! Muito obrigado pelo conselho, e logo a mim, que tenho a pancada do ambiente:)

:P Captação da água - Primeira fase concluída com sucesso ! ;)

Quanto ao tratamento da água (uso de quimicos para qualquer coisita) - Segunda fase ! Falta confirmar o sucesso !

Na minha opinião, deves evitar o uso de quimicos. Seja para "tratar" a água, com um anti-cloro, seja para alterar o pH da água, seja para colonizar e aumentar a colónia de bactérias !!

- A primeira resolves com o "descanso" da água;

- a segunda resolves tendo peixes para a tua água (e não água para os teus peixes);

- a terceira, resolves sentado, á espera !! - esta é sem dúvida a mais dura !! ;)

 

 

P - Tenho a temperatura a 27º, é a média ideal para os peixes de água quente?

R- Vou esperar pela resposta à primeira pergunta (a tal do pH), para depois vermos esta com calma !

-Tb já está

:P 27ºC está OK ! Mas, até aqui podes poupar qualquer coisita, e os putos não se importam de estar a 25ºC.

 

Bom, em tantas respostas, espero ter acertado alguma !!!

- Muito bons conselhos, muito obrigado pela paciencia e disposição

:excl: Sempre às ordens !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, acabei mesmo por ir comprar o filtro (shame on me). Ficou-me a 32 euros, podia ter sido pior banana rock

Gosto mesmo dessa tua disponibilidade, muitissimo obrigado!! Mas como n podia deixar de ser, novas duvidas:p (im sorry)

 

Há alternativas aos camaroes? N me fascina mto, sinceramente...

A pedra vai-me subir o ph, certo? Isso baralha as contas ou é melhor esperar para ver se o ph n sobe assim tanto?

Desde já o meu mto obrigado por toda a ajuda que tens prestado bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá fixe sim senhor...

 

Patos de plástico? Barcos de plástico afundados ? muito fixe!?!?....

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,

 

Lamento o desaparecimento, mas tenho que ir trabalhando qualquer coisita nos intervalos dos posts !!! bigsmile

 

Então, agora as questões são:

 

- Há alternativas aos camaroes? N me fascina mto, sinceramente...

Ó caro amigo, então não há ! O aqua é teu, não coloques a mariscada que ninguém te leva a mal !!!!

Até porque aqui, que ninguém nos ouve, o preço do kg desses carapaus com bigodes é mais caro do que rabinhos de lagosta. :crazyeyes:

E na verdade, podes mesmo não colocar mais nada !!

Assim que os Apistos tiverem a primeira postura esse aqua já vai ficar bastante animado !! :rolleyes:

 

- A pedra vai-me subir o ph, certo? Isso baralha as contas ou é melhor esperar para ver se o ph n sobe assim tanto?

Realmente depende da pedra, pode subir, descer, ou até mesmo manter o mesmo - mas também com a pedrada um gajo faz cada disparate e dúvido que acerte contas !! Deixa passar a pedrada e depois experimenta!!

 

Bom, espero ter ajudado e claro, por aqui ando para ajudar no que for preciso !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lâmpada fundida ??? Patos de plástico e barquinhos afundados ??? Calhau para a reprodução ??? Rabinhos de lagosta ??? Pedrada ???

 

Quase duas da manhã e eu aqui a chorar a rir com algumas das respostas dadas.

 

Parabéns pela boa disposição.

É a prova que até a brincar é possível ajudar.

 

De ir às lágrimas !!! Lindo.

 

Mas acima de tudo há-que aproveitar os bons conselhos que lá estão pelo meio.

 

:crazyeyes:

Editado por sbilly
Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

C/ os trabalhos e etc n tive mto tempo nos ultimos dias p ca vir.

Bom, só p dar as novidades, passada uma semana de por o aqua a ciclar...

O Ph continua nos 6.8 (mesmo com a pedra, hurray!!!:))

Daqui a 5 dias vou por UM peixe pro ciclo ser feito, e depois começar a controlar as amonias e etc..

Se tudo estiver bem, e os niveis se mantiverem, passado mais uma semana e meia ou duas colocarei Apistos (2F e 1F).... E deixarei passar mais algum tempo antes de começar a por neons (n queria tar a por 10 por causa dos possiveis alevins vindouros, estava a pensar em 6, será que é pouco para o cardume?)

Problema actual: as minhas plantas estão claramente com falta de luz... algumas folhas das valisnérias estão a ficar acastanhadas... :) Acho que a solução é mesmo passar dos 15W p os 55W. E já agora, devo podar as partes acastanhadas?

Mais uma coisa relativamente as valisnerias... está se a desenvolver tipo um "fio", como um caule muito fino e que se dobra bastante, e fica suspenso na água... eu penso que aquilo é uma ramificação mas.... pensei que era suposto aquilo passar por debaixo do areão e "nascer" noutro sitio (não, n plantei a valisnéria de cabeça para baixo :)). è normal ou é suposto eu proprio "enfiar" aquilo areão abaixo e depois meter "a cabeça" por fora para crescer?

Ah, por debaixo do areão, tenho um substrato kk da Sera.

Mto obrigado pelas respostas até agora, espero que me ajudem com estas novas dúvidas (que não param, não param):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.