Como montar um Reef ?? Sistema do Forum !!


Recommended Posts

Oi pessoal...

Bem, ja estamos para fazer este topico a uns tempos mas nao tem dado...

acho que podiamos fazer aqui um apanhado de ideias para que quem nao sabe ou tem pouca experiencia ou tem alguma preguica em procurar, pudesse encontrar tudo concentrado num so topico. Existem por ai bons topicos mas a informacao encontra-se dispersa e por vezes confusa.

 

Deste modo, irei combinar com os resto dos moderadores e alguns colaboradores externos um topico onde se encontre um conjunto de ideias e regras base/padrao que explique em pormenor todos os assuntos decorrentes de uma montagem e qual a melhor maneira para que isso suceda, que pudera ser resumida por topicos como iluminacao, movimentacao, equipamentos basicos/extras, testes, aquario, tipos de filtracao etc etc... e que poderia muito bem ser o sistema de Reef do Forum

 

Gostavamos de saber a vossa opiniao sobre o assunto !! e ideias tambem face ao tipo de estrutura a apresentar e quais os topicos em que precisam de mais ajuda, etc... :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Adorei a ideia, há sempre alguma coisa a aprender, e eu preciso de aprender bastante.

Acho que a estrutura é basicamente essa.

 

Abraço,

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já devia estar feito!!! :wink:

 

Estou a brincar... :D :D :D

 

Acho genial e extremamente importante, para o pessoal não estar sempre a chatear-vos moderadores.

 

É que a função pesquisar aqui do forum é um bocado... :?: por existirem milhares de mensagens que falam de vários assuntos (+ ou - superficialmente) por isso possuírem "n" palavras-chave que nos surgem nos resultados das pesquisas :?

 

Assim, todos teremos um manual interactivo à disposição e vocês mais tempo livre para dedicar a dúvidas realmente novas e importantes.

 

Mix

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

topicos como iluminacao, movimentacao, equipamentos basicos/extras, testes, aquario, tipos de filtracao etc etc... e que poderia muito bem ser o sistema de Reef do Forum

A estrutura apresentada parece-me boa mas ja agora acrescento caso nao pensaram nisso ( deve fazer parte do etc :lol: uma secçao dos erros mais frequentes, com enfase talvez em alguns links uteis estruturados por assuntos digo informativos "essenciais".

E ja agora, como quem nao quer a coisa, um topico aparte "anuncio"a criar sera de links que alguem encontre e que seja de interesse geral inserido no tema ( tb sofro do mal da preguica ;) ). Afinal as coisas evoluem...

 

Jose

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho a abertura desse tópico, uma óptima ideia porque realmente tou a pensar em montar um reef, e embora não seja para já (porque não tenho informação suficiente, e tenho que arranjar dinheirinho!) queria começar a informar-me o mais possivel para não cometer nenhum erro!

Tenho imensas dúvidas, apesar de ter pesquisado aqui pelo fórum, porque como foi dito a informação encontra-se dispersa e algo confusa.

Tenho perfeita consciência que mesmo com este tópico ainda iria ter de pesquisar muito mais, mas acho que já era uma optima ajuda, porque acima de tudo não me quero precipitar em nada! :)

Nada do que se sonha é tão estranho como aquilo que se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma só palavra (para começar :wink: ) FANTÁSTICO!!!

 

Para quem, como eu, anda com o bichinho há já muito tempo (entretanto ando na fase da leitura, leitura, pesquisa, leitura,.... ufff :cry: ), será com toda a certeza uma ajuda fantástica.

 

Para além de mais, na minha zona os Salgadinhos não são muito comuns e por isso a troca de experiências, neste caso convosco, é sempre virtual e não ao vivo!!

 

Estou ansiosamente à espera. :P

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Grande ideia

 

Sugiro que se começe pela parte do equipamento ( aquario, sump, bombas, escumador, etc). penso que é este o primeiro problema enfentado por um candidato á agua salgada.

 

O topico do hugosf é exelente mas salta varios pontos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, a ideia será um tópico com a TODA a informação para se montar um aquário salgado de reef com sucesso.

 

O nome, e porque sistema reef do forum é genérico e não teria a marca do nosso forum, a minha sugestão iria para:

Sistema Reef Aquariofilia.net É mais personalizado e daqui amanhã quando se falar em Sistema Reef Aquariofilia.net, todos saberão de onde veio ;)

 

Em relação à estrutura do tópico, penso que se poderia adoptar uma coisa do género:

 

Breve Descrição do Sistema Reef Aquariofilia.net

O Sistema Reef Aquariofilia.net tem como objectivo tetar elaborar uma "receita" para a montagem e manutenção de um aquário de recife. É um sistema que foi criado por alguns aquariofilistas do forum www.Aquariofilia.net, mais ou menos experientes. Várias ideias foram colectadas, algumas delas divergentes como é normal neste hobby, mas chegou-se àquilo que pensamos ser a "fórmula" para ter um reef de sucesso.

 

Nos tópicos seguintes iremos abordar, o mais aprofundadamente possível, todos os pontos fundamentais para montagem e manutenção de um reef.

 

O Substrato

Começo logo pelo mais divergente e complexo :D DSB's, na sump, no principal, tamanho do grão, etc... Ainda não tinha texto para este tema porque é contraditório. Teremos de chegar a um concenso sobre a matéria. Teremos não, terão :wink:

 

A Filtragem

A filtragem deve "apenas" ser efectuada por rocha viva e escumador.

 

É neste assunto que não vale a pena poupar quando se quer ter um aquário de sucesso. Assim Deve-se colocar o máximo de rocha viva possível e o melhor (não mairo) escumador possível.

 

Rocha Viva

Como já foi dito, mais uma grama de rocha nunca é demais. A rocha viva tem um papel importantíssimo na filtragem biológica do reef e não podemos neste aspecto. Assim a quantidade ideal de rocha viva para um reef é o máximo possível sem que incomode corais, peixes ou invertebrados.

 

Algumas notas importantes:

- Pode-se ir adicionando rocha ao longo do tempo, não é preciso "arrancar" logo com o máximo possível.

 

- Pode-se conjugar rocha viva com rocha dita, rocha de reef. Não confundir com rocha morta. Este tipo de rocha em alguns meses torna-se tão viva como a outra, sendo que é bem mais barata.

 

- Atenção à introdução de rocha não curada. Deve-se usar apenas rocha viva curada. Outro tipo de rocha requer algum cuidado na sua colocação.

 

Escumador

Outro tema a ter em conta. Muito em conta! Embora aqui já não seja como a rocha viva, ou seja, o melhor não é o maior escumador possível.

 

Existem vários tipos de escumador: Air driven (pedra porosa), venturi, venturi com neddle wheel, downdraft, etc...

 

Para os aquário comuns, os mais utilizadors são os air driven ou venturi/venturi neddle wheel.

 

Não existe o escumador certo, pelo que cada caso é um caso, e cada um terá de recolher informação e decidir qual o melhor escumador para cada caso. Digamos que este é um ingrediente da tal receita, mas que não podemos dizer as quantidades certas. É "ao gosto" de cada um. O forum estará sempre por cá para ajudar em todo o caso. 8)

 

 

A Iluminação

Existem vários tipos de iluminação, sendo que, sem dúvida alguma, a melhor é HQI. T5 é um bom compromisso e T8, têm cada vez mais caído em desuso.

 

Certo tipo de corais, anemoas e tridacnas, só vingam sob HQI. Contudo, consegue-se montar um bom reef, com bastantes corais, com T5 ou T8, temos aliás aqui no forum bons exemplos disso, a questão é compensa não colocar HQI? :)

 

O preço das HQI é um mito. Com algum trabalho de pesquisa e encontrando os contactos certos, consegue-se colocar HQI, ao mesmo preço que T5, com as vantagens que todos sabemos.

 

Em relação à quantidade de Watts, é muito subjectivo, sendo que para um aquário de 100cm de comprido e 40 de altura, há quem tenha sucesso com uma lampada de 150W, como há quem tenha sucesso com 2 de 250W. O gosto de cada um aqui também é importante na tomada de decisão. Ter apenas o cuidado de ter em atenção a altura do aquário. Aquários com mais de 55cm de altura, requerem lampadas com potências maiores. 250W, 400W, etc...

 

A Circulação

Este é outro factor a que normalmente se dá pouca importância, erradamente.

A circulação de um reef é muito importante não só para peixes como para corais. E há que dismistificar um mito: A corrente não cansa os peixes. Posto isto, uma circulação nunca inferior a 20x o volume total do aquário é um bom ponto de partida. Existem várias powerheads no mercado, a diferentes preços, com diferentes formatos, sendo que fazem todas mais ou menos o mesmo, pelo que cada um escolhe a que mais lhe convém ;)

 

A Manutenção

Depois de tudo o que já foi dito, resta-nos falar sobre a manutenção do reef.

 

A manutenção do reef não é nada de complicado, basta que tenhamos em mente dois conceitos: Evaporação e TPA's (trocas parciais de água).

 

A água que evapora faz aumentar a salinidade, pelo que temos de ter muito cuidado com este aspecto, utilizando um método para manter o mais estável possível a salinidade. Controladores de nível são uma optima solução, mas muitos aquariófilos usam o chamdo método pinga-pinga. Este método consiste em ter um depósito com água de reposição (para repor a tal que evapora) que vai caindo a pingar no aquário, como um sistema de soro. (há mesmo quem use precisamente o referido sistema de soro). É um sistema que requer mais controlo que um sistema de controladores, mas que ao fim de algum tempo se torna mecânico, uma vez que a evaporação no smesmo sistema é mais ou menos constante.

 

Aqui chegamos a um outro assunto muito importante no que a um reef diz respeito. Este, por ventura, o mais negligenciado. Mais uma vez erradamente. Não vale a pena inventar:

 

A água de reposição deve ser água de OI (Osmose Inversa) e mais nenhuma. De preferência até ter um sistema OI/DI (Dionizador). Se pensár-mos que a água que evapora é água pura, depressa nos apercebemos que para a repôr teremos de usar água tão pura quanto possível. Por isso, água engarrafada, água da torneira, água destilada, água de poço, ou outro tipo qualquer de água, não deve ser utilizada. Um sistema de OI já não é assim tão caro e os benefícios são por demais evidentes.

 

Cálcio e Reserva Alcalina

O cálcio e a reserva alcalina são dois elementos com os queis teremos de estar familiazidados, se queremos ter um aquário de reef. Estes elementos, são consumidos sobretudo por corais, pelo que ao longo do tempo tendem a decair.

 

Existem várias formas de os manter a níveis aceitáveis. reactores de cálcio, produtos químicos, etc... O Sistema Reef Aquariofilia.net, aconselha "simplesmente" Kalk (do alemão Kalkwasser). O kalk (hidróxido de cálcio), não é mais que um pó rico precisamente em calcio.

Como colocar então o kalk no aquário? A melhor maneira, e porque o kalk tem um ph de perto de 12 e não pode ser adicionado ao aquário repentinamente, é usar o sistema de reposição falado anteriormente, "matando 2 coelhos com uma cajadada só", como se costuma dizer.

Ou seja, adicionando kalk ao depósito onde temos a água para repor a evaporação, não só mantemos a salinidade, como mantemos também os níveis de cálcio e reserva alcalina. Nada mais simples :)

 

Trocas Parciais de Água (TPA's)

Mais um mito. As tpa's devem ser efectuadas com a maior regularidade possível, tendo em atenção os parametros, como é evidente. Podem-se usar os conhecidos compostos sintéticos (sal sintético) ou pode-se usar água natural. O sistema Reef Aquariofilia.net é para ser usado com água natural, tendo em atenção o local da recolha. Mais uma vez depende de cada caso e mais uma vez estamos cá TODOS para ajudar TODOS em qualquer questão.

 

************************************************************

 

E pronto, isto era o que tinha escrito, desque montei o meu aquário e me passou pela cabeça esta ideia deste tópico.

 

Alguns (que não me conheçam) já devem estar a pensar: "olha-me este gajo, hein?!... Ainda só tem salgados à 7 meses e já pensa que percebe alguma coisa dito!"

É verdade, não percebo muito! Tudo o que aprendi foi aqui no forum (e em outros foruns espalhados pela net) e tudo o que escrevi, foi com base nisso. Posso dizer que o meu sistema foi montado com a filosofia deste Sistema Reef Aquariofilia.net, muito embora a ideia apenas estivesse nas cabeças de alguns membros aqui do forum e eu nunca tivesse ouvido falar dela.

 

É verdade que sou novato nisto dos reef's, mas desde que comecei, e depois de ler algumas mensagens e falar com alguns membros deste forum, que disse para mim mesmo: "Se eles já passaram por aquilo, eu não vou ser parvo e passar pelo mesmo!". Foi o que fiz e atá agora posso dizer que acho que cometi um erro. Parvo, mais uma vez, e não por falta de aviso do pessoal. Comprei um firefish e não tenho o aquário fechado! Saltou e morreu! :cry:

 

Existem aqui pessoas com aquários de reef à mais de 10 anos, que passaram por fazes boas e fazes menos boas, e cometeram erros. Se eles se dispõem a partilhá-los comigo, eu só tenho de ouvir, baixar a cabeça e tentar não cometer os mesmos erros que eles. Foi o que fiz para montar o meu aquário, e é o que continuo a fazer.

 

Tenho lido muitas mensagens sobre gente que quer montar um aquário salgado e muitas delas passadas uma semanas estão aqui a colocar posts a dizer que isto morreu, ou aquilo correu mal, quando desde o início que os mais entendidos avisaram para fazer desta forma e não daquela, mas...

 

 

Ainda falta aqui muita coisa, e por ventura estarão coisas incorrectas. Espermos pela apreciação dos masters :)

Isto é um texto que tenho vindo a escrever e sinceramente não o revi muito bem ainda :D , por isso é natural que apareçam erros.

Isto é apenas uma base para formular o tal tópico. Se a base não tiver os pilares necessários, então que se comece a formular um texto do início. 8) Não vejo qualquer problema nisso!

 

Viva a massa cinzenta deste forum! Não a desperdicem! Aproveitem-na!

 

Saudações aquariófilas salgadas!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não concordo com o que disseste sobre a reposição de agua com agua de osmose. No inicio o aquário salgado é um investimento ainda grande e não vejo qualquer mal em começar com reposições com água da torneira. No entanto acho que se torna indispensável para um aquário equilibrado, e claro que após alguns meses se deve comprar um aparelho de osmose inversa. Mas também percebo ainda pouco disto, só que comecei com água da torneira e não houve nenhuma desgraça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto será um método forum para ter sucesso. Quem o quer usar segue-o, quem não o quiser seguir não seguirá. Haverá pontos contratitórios, como é evidente, mas dois chefes de cozinha não fazem o mesmo prato com os mesmo ingredientes e quantidades. :wink:

 

Eu considero a RO o primeiro material a comprar, e se fosse hoje teria comprado uma melhor ainda!

 

Não estou com isto a dizer que o sistema reef Aquariofilia.net, ou lá como se chamará, terá como material a comprar obrigatóriamente a RO.

 

Por mim tinha, mas eu não mando nada :)

 

 

P.S.:Existem tantos factores para tu usares água da torneira e não teres alga, como para uma outra pessoa usar água de RO e tê-las, que nem vale a pena começar a mencioná-las... :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm

pessoal vamos com calma.... :):wink:

Hugo era mais ou menos isso... mas vai ter que ser muito mais aprufundado. Por enquanto não façam comentarios a nada... o Hugo só queria dar um exemplo do que poderá ser...

 

De qualquer maneira é como ele diz... existem varias maneiras de se montar e varios aparelhos que se podem adicionar ou não, mas iremos tentar abordar isso tudo, até porque depende muita da carteira de cada um... Por outro lado é um sistema que pensaremos ser o melhor possivel e quem quiser segue, quem não quiser não segue um pouco como as opiniões que damos aqui nas respostas também... :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo!

 

É um método como outro qualquer. Quem quer segue-o, quem discorda ou não quer, não o segue.

 

Não tem nada de mal nisso! :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu creio que o post do HUGO está muito bom. É apenas e afinal de contas a abordagem dele aos reef, ou seja foi o que funcionou com ele...

 

E como ele disse há sempre quem tenha conseguido de outra forma, não há dois aquarios iguais.

 

Espero no entanto como disse o Marco, e antes de me aventurar nos Reef, que os experts aprofundem ao máximo os varios aspectos importantes para montar e manter um reef sem problemas.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So disse que discordava porque, tal como no meu caso, o dinheiro era pouco para montar o reef. Se as pessoas virem que de inicio o investimento é enorme acabam muitas vezes por desistir e uma osmose não é barata, conseguindo o aquário manter-se sem ela. Há pequenas coisas onde de inicio se pode poupar dinheiro, e mais tarde acabamos por comprá-las porque trazem melhorias para o nosso aquário. Acho que o tal "sistema do forum" devia tb ter em atenção isso, visto que é em grande parte destinado a principiantes (mas não só :))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há pequenas coisas onde de inicio se pode poupar dinheiro

Exacto, mas para mim a Osmose não é de todo uma delas.

 

Mas isso é outra questão, e o pessoal terá em atenção todo o processo de montagem e manutenção :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sem dúvida que o trabalho do Hugo é de enaltecer, mas tal como o Marco, tenciono que este seja um trabalho mais profundo!

 

Penso que o grupo de trabalho está constituído e assim, será melhor dividirmos as tarefas (penso que o Marco já começou a fazê-lo... certo?).

 

De resto estranhei que este tópico tenha sido colocado, pois acho que deveria ser tratado internamente, por forma a evitar o bate-boca (que vai acontecer certamente!!!)

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ....

 

Se me é premitido eu tb gostaria de participar se for possivel na tradução de vários documentos relacionados com descrição de algas , seu efeito no sistema , como fazer mudas de corais com maxima segurança , tratamento de rocha , etc , etc ...

 

Pois eu tenho um vasto reportório de documentos e faq´s elaborados por

Eric Borneman , Gene Schwartz , Dr. Ron Shimek , etc , etc em que eles tocam nos assuntos com profundidade .

 

Isto claro se estiverem interessados na tradução e adopção de doc´s e faq´s em português.

 

Quanto à proposta inicial , acho bestial , pois um ponto de referência evita muita dôr de cabeça e conversas cruzadas , claro esclarecendo logo no ponto de partida os pros e os contras :)

 

Já agora ... Um topico dedicado aos DIY era bem :D já que todos os forums por esta net fora têm uma area dedicada a aos DIY .

 

Um abraço a todos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais