4000k Temperatura De Cor Ideal Para Plantados?


Vasco Matos

Recommended Posts

Olá a todos! Para o aquário da direita (na minha assinatura), por ser mais económico, fiz uma calha com 8x casquilhos E27 e coloquei uns refletores. Comprei umas lâmpadas de 6400K e tem estado a funcionar à cerca de mês e meio com estas lâmpadas,CO2,substrato fértil e fertilizações liquidas. Uma loja ao pé de minha casa afirmou-me que me conseguiria arranjar lampadas E-27 com 8000K,mas até agora nada.Fiz esta calha de modo a juntar 6400K com 8000K.

 

A minha dúvida é se era benéfico substituir 2 das lampadas de 6400K por 2 de 4000K,visto que num site da JBL se afirma que a temperatura de cor ideal para um plantado de modo a prevenir algas, anda nos 4000K: http://www.jbl.de/uk/downloads/uk_solar_light.pdf

 

As plantas têm crescido bem, sem deficiências só com as lâmpadas de 6400K...

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho ouvido falar sempre entre os 6400K e os 8000K para plantados...

Sim,eu também aliás que luz de K's baixos (mais vermelha) dão vantagem às algas.

No site diz isto:''Lighting for an aquarium containing plants should therefore correspond as closely as possible to this plant spectral curve i.e. include the full spectrum with a colour temperature of approx. 3500-4000K. Light containing too much red will lead to over-long growth, whilst light with over-strong blue tones will cause squat growth.''

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

Pelo que penso os 4000k são óptimos para plantas mas ao olho humano o aquário fica com uma cor amarelada. Daí se optar pelos 6400k que são boas para plantas tb e ao olho humano a água parece mais límpida.

 

Penso que seja isto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pelo que penso os 4000k são óptimos para plantas mas ao olho humano o aquário fica com uma cor amarelada. Daí se optar pelos 6400k que são boas para plantas tb e ao olho humano a água parece mais límpida.

A minha opinião é exactamente a mesma...

 

Quanto à questão de criarem menos algas, não digo que o espectro das lâmpadas não seja importante, mas creio que é mais problemático um desequilíbrio de nutrientes do que propriamente a luz que lhes é fornecida. Porque se formos a ver, tanto uma lâmpada de 4000 K como uma de 6500 K irradiam no visível completo. Ou seja, os espectros são contínuos e não de riscas. Óbvio que os picos e máximos se encontram em comprimentos de onda diferentes, e isso é que vai variar a cor resultante, mas em termos de 'cores' irradiadas, tanto uma coolwhite como uma daylight emitem no visível completo.

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Está aqui uma discussão bem interessante a semanas eu coloquei um novo tópico sobre os problemas com algas que estava a ter juntamente com o fraco crescimento das plantas, antes tinha lampadas t8 silvania de 6500k e as folhas ficavam amareladas e eram acabadas por algas, agora troquei e montei lampadas osram de 4000k bem se querem que vos diga não notei grande melhoria mas pareceu me que as folhas estão mais verdes, conclusão a temperatura deve ser importante, mas não faz tão grande diferença, alem disso o 4000k não são agradáveis aos olhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Tenho 1x4000k e 2x7500k, e embora a 4k seja de tom mais rosa\amarelado não se nota pois as outras duas dominam e dão um aspecto claro ao aquário, cmg tem funcionado á mil maravilhas. Não me queixo.

 

Boa sorte

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Tenho 1x4000k e 2x7500k, e embora a 4k seja de tom mais rosa\amarelado não se nota pois as outras duas dominam e dão um aspecto claro ao aquário, cmg tem funcionado á mil maravilhas. Não me queixo.

 

Boa sorte

Cumprts

José.Dias

 

Quais são as potências e as dimensões do aquario ?? 7500k onde compraste qual a especificações ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva,

 

está aqui de facto um tópico interessante. :)

 

Eu no meu aquário (1.20x0.50x0.73) de Discos e Escalares, plantado, tinha inicialmente uma calha de 4x36w (7200k) o que era pouca luz. Agora, e atendendo a que o aquário tem 73cm de altura, retirei a calha e coloquei dois projectores HQI 150w cada (4200k) e posso dizer que a luz é um pouco mais amarelada mas os Discus até agradecem porque não gostam de luz muito clara e as plantas crescem e apresentam umas cores espectaculares. Claro que isto é devidamente acompanhado de bastante CO2 e devidas fertilizações.

 

De 4000k a 4500k penso e pelo que sempre ouvi dizer é a temperatura ideal para as plantas porque é o mais aproximado da luz solar, mas não digo que com outras temperaturas as plantas também não se desenvolvam bem. Para quem não gostar muito da cor amarelada, pode sempre colocar umas de 4500k e outras de 8000k.

 

Não é certamente por terem lâmpadas de 4500k que iram ter problemas com algas.

 

Façam por ser bons rapazes e nestes dias de calor dêm muita água aos vossos peixes para não desidratarem. :(

 

:thumbdown2::split:

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são as potências e as dimensões do aquario ?? 7500k onde compraste qual a especificações ??

 

 

Boas

 

Podes ver o aquário no Link Rio Usina.

D: 90x35x35

Calha Boyo STS-900; 3x21w; HE's high efficiency.

 

as 7500 vinham com a calha, a de 4500K comprei no "easy" tb ha no Aki. As Ho's só se vendem nas lojas da especialidade.

 

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a investigar um pouco e verifiquei que existem dois picos de eficiência de fotossíntese, eu utilizei uma formula quem designa se de relação de Wien de um corpo negro e é dada por :

 

Lambdamax=b/T

 

em que:

 

Lambdamax=comprimento de onda em metros

b=cte:2,898 x 10-3 m K.

T=temperatura em kelvins

 

ilum1.jpg

 

olhando para o gráfico verificamos os dois pontos de eficiência, um em 450nm e outro em 675nm, utilizando a expressão obtemos 6439k e 4293k respectivamente, então chegamos a conclusão que as temperatura ideal das lâmpadas são estas, sendo mas importante a segunda temperatura, lâmpadas fora disto é puramente estético.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante essa observação!

 

Para que existe espectros desde os 6500k até aos 10000k para plantados?!? Se os dados estiverem completos e não existirem mais factores ou variáveis para a escolha de uma lampada para um aquário plantado... é pena porque tinha ideia que o espectro ideal era entre os 6500 e os 10000, sendo assim estava enganado, apesar de nuncar ter tido problema com o meu plantado, apenas que as plantas crescem que se fartam.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante essa observação!

 

Para que existe espectros desde os 6500k até aos 10000k para plantados?!? Se os dados estiverem completos e não existirem mais factores ou variáveis para a escolha de uma lampada para um aquário plantado... é pena porque tinha ideia que o espectro ideal era entre os 6500 e os 10000, sendo assim estava enganado, apesar de nuncar ter tido problema com o meu plantado, apenas que as plantas crescem que se fartam.

 

 

sim eu também tinha essa noção, transmitida por alguns forums, mas as opiniões eram tão variadas que resolvi fazer a minha própria investigação, não há nada como uma investigação por sites de fabricantes de lâmpadas como a JBL, silvania, que confirmam estas conclusões, outra conclusão que confirmei foi o facto de que comprimentos de onda na ordem dos 6400k (azulados ) tem um efeito de crescimento horizontal, enquanto na ordem dos 4000k(avermelhados) tem um efeito de crescimento em altura, há que ter a noção de que uma lâmpada de 6500k não transmite só um comprimento de onda, apenas significa que o comprimento de onda de maior potência anda na ordem de esse valor é o que a relação de Wien obtem, lâmpadas com temperaturas na ordem dos 10000k podem ser necessárias, talvez devido a outras variantes mas não para as plantas. Por acaso gostava que as pessoas que utilizam lâmpadas na ordem desses valores se justificassem para bem do esclarecimento de todos. Eu pessoalmente gosto dessas lâmpadas por fazerem um efeito visual extremamente atractivo.

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! As lâmpadas de 10.000 kelvins conseguem penetrar melhor na coluna de água. Faz sentido em aquárioa altos e que tenham plantas de tapete como Hemianthus C. "Cuba".

 

Depois a escolha da lâmpada depende do gosto. Tudo o que seja na ordem dos 4000 a 10.000K serve para as plantas. Claro que se calhar variar é o ideal. Uma de 4000K atrás, outra de 6500K ao meio e à frente 10.000K, se isso for possivel. Se não for não é por ai que as plantas não vão crescer bem. Outros factores há que são muito importantes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso gostava que as pessoas que utilizam lâmpadas na ordem desses valores se justificassem para bem do esclarecimento de todos. Eu pessoalmente gosto dessas lâmpadas por fazerem um efeito visual extremamente atractivo.

 

Não são, nem de longe, as lâmpadas que prefiro. Dependendo do estado de maturação do plantado, vou antes para 4200k e 6500k; depois, para 6500 e 8000k. Para além de que lâmpadas com 10000k têm normalmente índices de restituição cromática mais baixos, o que equivale a dizer que a reprodução das cores não é tão fiel.

 

 

Boas! As lâmpadas de 10.000 kelvins conseguem penetrar melhor na coluna de água. Faz sentido em aquárioa altos e que tenham plantas de tapete como Hemianthus C. "Cuba".

 

Vasco, tudo bem?

 

Como é que a luz produzida nesta temperatura de cor consegue penetrar melhor na coluna de água se, à medida que se sobe na curva espectral, diminui o fluxo luminoso? Eu por acaso até coloco lâmpadas de 6500k na parte da frente do aqua, sobre a áre a a tapetar.

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

@Ricardo Monteiro: Tb tenho a ideia que quanto mais alta a temperatura (K) maior penetração na coluna de água existe,

 

Retirado do site da jbl

 

Installing the lamp with the highest colour temperature as the first tube behind the front pane of the aquarium increases the impression of depth in the aquarium.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei como se, como disse, temperaturas de cor mais altas equivalem a menores fluxos luminosos, ou menos lúmens por watt, se quisermos.

 

Pela tradução que faço dessa frase, o fabricante diz: "... aumenta a impressão de profundidade no aquário."

 

Não me parece que isso seja uma referência clara à capacidade de penetração da luz emitida por uma lâmpada de temp. de cor mais elevada na coluna de água.

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o quote da jbl não era sobre a profundidade mas sim a colocação aconselhada por eles.

 

 

Será que isto diz algo?

 

luzs.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O gráfico representa a luz solar pura, combinando ela todos os espectros. Vê-se na perfeição que o comprimento de onda correspondente a um tipo de luz azul penetra na água até aos 70 m de profundidade.

 

Têm as lâmpadas de cor azulada a mesma capacidade relativa? Não sei, tenho as minhas dúvidas....

 

edit: Certo é que não faria sentido usar-se lâmpadas de kelvins altos em aquários de recife se não tivesse a luz azul a maior capacidade de penetração na água - daí o uso de lâmpadas actínicas 20000k.

 

Agora, se pensarmos que o rendimento luminoso de uma lâmpada não é constante devido a factores como variações de temperatura (acima de 36ºC a 38ºC, para lâmpadas ditas "normais", embora existam já lâmpadas que garantem boas performances até 70ºC), e que o fluxo luminoso da mesma diminui à medida que se progride na curva espectral, até que ponto não é o comprimento de onda azul afectado por estas variáveis? Aqui reside a minha dúvida...

 

Corrijam-me por favor se a relação não merecer sequer ser estabelecida.

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco, tudo bem?

 

Como é que a luz produzida nesta temperatura de cor consegue penetrar melhor na coluna de água se, à medida que se sobe na curva espectral, diminui o fluxo luminoso? Eu por acaso até coloco lâmpadas de 6500k na parte da frente do aqua, sobre a áre a a tapetar.

 

A capacidade de penetração da luz na coluna de água é influenciada principalmente por vários factores: o tipo de lâmpada, o espectro da mesma, e a luz ao entrar no aquário perde-se por muitos factores, tais como se este tiver uma tampa, as impurezas que a água tiver, o chamado efeito "água escura" (dos aquários tipo Amazonas", a propria decoração e até o reflexo da tona da água.

 

Uma lâmpada HQI por ex. é das que penetra melhor na coluna de água, pois têm uma grande intensidade luminosa. E quanto aos Kelvins da lâmpada, penso que isto influencia, pois a perda de luz na água começa por acentuar-se nas cores menos energéticas do espectro, ou seja, os amarelos/vermelhos, sendo os azuis as que penetram mais fundo no aquário.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim senhor seu vasco

um topico q vai ajudar muita gente ...incluindo eu

 

por exemplo o meu aqua é de 600l

de 2metros com 70cm de coluna de agua

o meu set up a nivel de lampadas é

t8

1 aquarelle phillips 58w

1 osram 954

11 osram fluora 58w-77

1 hiillips 840

honestamente para o q quero não me tem rentabilizado muito.pois tenho 1 tapete de echindorus tenellus q mais parecem umas valisnérias pois crescem até aos 40cm

e no fundo desnvolvem-se de vez em quando daquelas algas negras

o meu aqua é tapado com as lampadas por dentro a cerca de 3 cm da suprficie da agua.

gostaria q medessem opinioes e conselhos para qual o tipo de lampadas q me dariam mais rendimento sem ser hqi´s

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Oliveira! Essa Osram é de 5400K (954, sendo que o 54 é a temperatura, e muito perto da luz do sol), a philips é de 4000K. Quantos watts tens no total para esse aquário?

 

Pergunto Watts, mas devias perguntar Lumens, pois são estes que interessam... mas como não é comum saber-se essa informação, pelos Watts mais ou menos entende-se a questão.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais