Armazenamento de água natural


JR

Recommended Posts

Olá JR, quanto tempo ao certo não sei, mas uma coisa é certa, para te durar o maximo tempo possivel tem que ser num local escuro ou num recipiente opaco, e fresco.

 

Abraços.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É possível armazenar água salgada, durante algum tempo (quanto não sei ao certo).

No entanto aconselho que seja armazenada longe do sol num tanque opaco, num sítio fresco e mais importante, a água deve ser continuamente arejada de modo a não "apodrecer" e começar a criar maus odores.

De resto não vejo qq desvantagem em armazenar água salgada (natural ou sintética). Não te esqueças de medir a salinidade antes de usá-la uma vez que durante o tempo de armazenamento ela deve perder alguma água por evaporação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arejar... Ok.

E durante o armazenamento, devo tapar o bidon ou deixar aberto?

Outra coisa, é normal a água do mar (linha de Sintra) ter 7 graus Kh e um Ph de 8??

Obrigado,

Abraços :D .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se vais arejar tens que deixar o bidon com uma abertura suficiente para a saída do ar!

 

Em relação à água do mar de Sintra parece-me que esses valores estão um pouco baixos mas não sei nem conheço a zona onde apanhas a água.

Normalmente a água do mar devia ter parâmetros relativamente constantes! E são esses os valores que se tenta reproduzir ao utilizar sal sintético.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que armazenar água assim como o Marco diz será possível. No entanto eu não o faria com medo de ficar com água estagnada sendo isso o suficiente para promover o crescimento de bactérias anaeróbias (frequentemente encontradas em águas estagnadas sendo produtoras de metano (mau cheiro)).

Mas pensando melhor não sei realmente qual o efeito destas nos aquários. O metano é tóxico mas as bactérias em si penso que no aqua irão perecer com excesso de oxigénio.

De qualquer das formas acho que o melhor mesmo é usar água água feita recentemente ou acabada de apanhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em que sítios costumam recolher essa água do mar e quais os parâmetros qu e apresenta KH, CA, PH e densidade.

Existem grandes benefícios, para além dos monetários, na utilização deste tipo de água em relação à produzida com sal sintético?

A utilização de água natural não é susceptível de introduzir problemas no aquário como sejam infecções bacterianas ao nível dos corais, ou mesmo de doenças nos peixes, uma vez que esta água é concerteza diferente da do seu habitat natural e impossível de controlar a este nível?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que, e não percebendo nada de química, é mais natural a água na nossa costa que qualquer sal sintético :wink:

Basta só o nome: Natural e sintético :)

 

Há pessoas que usam água natural à desenas de anos sem o mínimo problema, antes pelo contrário. Eu nunca coloquei um grão de sal no meu aquário e não tenho razões de queixa, muito pelo contrário.

 

Não acredito muito que o sal sintético, contenha pulgas, camarões, lagartas, vermes, copepodes, zoo e phyto, etc, etc, etc... ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como estou a pensar montar um "salgado" gostaria de colocar umas perguntas a quem costuma recolher e usar agua natural:

Onde se pode recolher a agua na zona de Lisboa?

Na praia junto à areia ? numa zona de rochas ?

No guincho ? em que parte do guincho? na praia da adraga? em que parte?

Em Sesimbra? Costa? Arrábida?

Como recolhem? colocam o jerican/garrafão na água e enchem junto à areia? baixam o jerricam/ garrafão com uma corda numa zona de rochas?

Já procurei no forum e os locais de recolha indicados são muito vagos...

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo RSF:

 

Tens que compreender que é muito mais fácil controlar uma situação produzida em laboratório, que tem que oferecer alguma garantia, do que a água que tu apanhas na costa, que está sujeita a todo o tipo de agressões, por parte de inúmeros elementos poluentes, a que a nossa costa, na sua maioria dos casos, está sujeita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que compreender que é muito mais fácil controlar uma situação produzida em laboratório, que tem que oferecer alguma garantia, do que a água que tu apanhas na costa, que está sujeita a todo o tipo de agressões, por parte de inúmeros elementos poluentes, a que a nossa costa, na sua maioria dos casos, está sujeita.

 

Eu compreendo tudo se me explicarem e apresentarem factos :wink:

E facto é que nunca vi aquários tão bonitos e tão equilibrados como aqueles que usam água natural. Aliás muita gente aqui do forum, passou a usar água natural.

 

Os benefícios são, quanto a mim, muito superiores aos possíveis problemas, que possam exisistir, que quem usa água natural à mais de 10 anos ainda não encontrou.

 

Mas eu não tenho experiência nenhuma nisto...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se nunca viste aquários tão bonitos com trocas feitas com água sintética aconselho-te a veres os aquários do mês da revista online reef keeping magazine cujo endereço é http://reefkeeping.com/index.htm. Como outra opção aconselho-te o aquário de recife do Oceanário de Lisboa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

O que o hugo queria dizer, e que eu assino por baixo, é que nunca viu aquários ao vivo e não em fotos como é óbvio.

Com esses exemplos de fotos de aquários podiamos estar aqui até ao fim dos nossos dias a arranjar fotos de uns e de outros que nunca chegariamos a conclusão alguma.

Muita gente (a maioria) usa sal artificial por uma questão de comodidade e de medo do que poderá vir na água recolhida no mar.

De qualquer maneira não podes comparar a qualidade da água natural despoluída, com a de uma água produzida com sal artificial. Lê os artigos do Shimek na reefkeeping ou na advanced e tira as tuas conclusões.

Não sei se ainda está assim, mas o aquário de recife do Oceanário aqui há uns tempos era dominado por corais moles o que não faz dele propriamente o "state of the art" em aquariofilia marinha. De qualquer modo comparar um aquário de tão grande volume (muuuuuuuito mais estável) com um aquário "normal" não me parece correcto, na minha opinião claro.

Depois há cada vez mais evidências (pelo menos pelo que li) de que o uso continuado de sal artificial conduz à acumulação de metais pesados no sistema. Esta é a explicação que o Ron Shimek dá para justificar os "crashes" que ocorrem em alguns sistemas "filtrados" por DSB.

Como podes verificar em vários estudos feitos a diferentes marcas de sal artificial, a concentração de alguns metais pesados nestes é muito superior à da água natural. Na minha opinião isto é mais que suficiente para preferir água natural à artificial.

Muitos dos mais conhecidos autores defendem o uso de água nartural sempre que possível, por exemplo Julian Sprung, Alf Nilsen e Svein Fossa entre muitos outros.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o hugo queria dizer, e que eu assino por baixo, é que nunca viu aquários ao vivo e não em fotos como é óbvio.  

Com esses exemplos de fotos de aquários podiamos estar aqui até ao fim dos nossos dias a arranjar fotos de uns e de outros que nunca chegariamos a conclusão alguma.

Era exactamente isso que queria dizer. Até porque eu também posso por EM FOTOS, o meu aquário parecer um show, quando não o é, mas não vamos por aí.

Ainda assim, posso apenas dizer que para mim o tanque principal do Zoomarine é muuuuuuuuito "melhor" que o do Oceanário e no Zoomarine até usam água natural, por acaso (embora também sal sintético).

 

Depois há cada vez mais evidências (pelo menos pelo que li) de que o uso continuado de sal artificial conduz à acumulação de metais pesados no sistema. Esta é a explicação que o Ron Shimek dá para justificar os "crashes" que ocorrem em alguns sistemas "filtrados" por DSB.

Ora aqui é que está! 8)

Embora seja um pouco off-topic não se pode dizer que a DSB causa crashes. Como já foi aqui dito milhentas vezes, existe variáveis demais para sermos tão redutores nestas análises.

 

E já agora, deixo aqui uma pergunta:

O que é um aquário de sucesso? Para usar uma terminologia Aquário Magazine?

Já tenho ouvido tanta gente dizer coisas do género: "O que, o Aquário? Está um espectáculo. Até um casal de palhaços faz posturas de 15 em 15 dias!"

 

É evidente que para mim até poderiam ser Anjos a fazer posturas, que isso não me interessa nada. Para mim, um bom começo para analisar é ver a abertura e expansão dos polipos de certos corais. cheers

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre tens que voltar ao oceanário porque na verdade eles têm um aquário de recife espectacular. Na verdade, no início era dominado por corais moles mas agora já tem muitos duros. A minha opinião e como tu afirmas não podemos ser tão redutores nas nossas considerações( Hugo esta é para ti), todos os métodos têm vantagens e desvantagens. Temos que manter o espirito aberto por forma a podermos "mastigar e digerir" nova informação, e experiências diferentes.

 

"De qualquer maneira não podes comparar a qualidade da água natural despoluída, com a de uma água produzida com sal artificial"

 

A minha dúvida reside exactamente aqui, será que a água que estão a usar está nas condições atrás descritas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião e como tu afirmas não podemos ser tão redutores nas nossas considerações( Hugo esta é para ti), todos os métodos têm vantagens e desvantagens.
Estamos de acrodo então cheers

Contudo, vejo mais benefícios que desvantagens no uso de água natural. Aliás desvantagem só vejo uma: "Sai-te do lombo"! 8)

 

A minha dúvida reside exactamente aqui, será que a água que estão a usar está nas condições atrás descritas?

Quem a usa à mais de uma década, nunca encontrou o mínimo problema que fosse. Acho que a possibilidade disso acontecer é tão grande ou tão pequena, como um coral ser atacado por RTN ou um peixe morrer depois de estar 5 anos no teu aquário...

 

O que é que preocupa mais concretamente?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu por norma apanho a água na arrábida, mas quando a ponho no bidon grande (65L) passo-a por um pano de algodão para a fitrar, pois julgo que os pequenos organismos com o tempo vão morrer e estragar a água.

 

Isto no caso de ser água para guardar durante 1 ou 2 meses, se for para usar logo não faço nada, até agora não tive problemas.

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos que manter o espirito aberto por forma a podermos "mastigar e digerir" nova informação, e experiências diferentes
Sim também concordo e eu sou um bom exemplo disso. Usei água artificial durante 8 anos. Agora, e com o espírito aberto de quem mastiga e digere novas e diferentes experiências, resolvi utilizar água natural.

Nunca puseste a hipótese de experimentar?

 

A minha dúvida reside exactamente aqui, será que a água que estão a usar está nas condições atrás descritas?

 

Está! Se a usas num aquário cheio de SPS durante anos e se esses mesmos corais se desenvolvem e crescem de uma maneira espectacular, eu conclúo que sim. Tal como o hugo diz provem o contrário. É muito fácil dizer que a água é poluída e que não se pode usar, etc. mas quando se olham para os resultados obtidos, esse discurso não pode ser o mesmo.

Há vantagens e desvantagens no uso de uma em relação à outra mas na minha opinião a balança pende muito mais para o lado da água natural.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Eu nao posso deixar de participar , porque já há quase 1 mês que uso àgua natural já várias vezes recomendadas por várias pessoas deste forum e pelo próprio Alexandre como meio de reduzir muitos aspectos menos bons derivados da àgua.

 

O ponto onde quero chegar é que desde que mudei para agua natural , noto melhorias no aqua e na propria àgua em si.

Quanto à qualidade da agua natural fiz testes com estes resultados no2-0 , no3-0 , po4-0 , kh-7 , ph 8.5 .

Acho que nao se podia pedir mais ... se calhar o calcio lolll

Sinceramente prefiro usar , tanto por opção como por proximidade geográfica a 2km da praia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui hoje à Fonte Santa (leia-se Boca do Inferno) e trouxe alguma da água que tanta tinta tem feito jorrar. E aqui vão os resultados dos testes que fiz à dita cuja:

Potêncial Redox 410

PH 8,15

Densidade 1.025

Nitratos (NO3) 0,25

Fosfatos (PO4) 0

Cálcio (CA) 360ppm

KH 8,4

Fiz também um teste, que mede a existência de matéria orgânica, (da Salifert) que é normalmente utilizado para aferir se o escumador é ou não o adequado para o aquário e população existente. E o resultado foi acima do problemático, ou seja:

1 - bom

2 - razoável

3 - problemático

4 - (já está fora da escala do teste) mas foi o resultado da dita água.

 

Já pensaram em passar essa água, durante um espaço de tempo, pelo escumador antes de a introduzir no aquário?

O problema é que com essa operação lá se vao o Plancton!!

Fico a aguardar novos desenvolvimentos!

 

Abraços

 

Os testes que usei são da Salifert excepto o do Kh que é da Seachem, o potencial redox medi com um medidor da Aqua Line, PH sonda da Tunze e potencial redox sonda da Red Sea.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostaria de adicionar alguma informação a este tópico que aprendi recentemente no aquality. Espero poderem ser úteis:

 

A água do mar contém todos os elementos da tabela periódica em diferentes concentrações. Por vezes estas são tão baixas que apenas testes como absorção atómica ou espectroscopia de massa atómica conseguem detectar. Estes elementos por sua vez não existem apenas numa forma (onde por exemplo o iodo não existe apenas na forma de I2 mas sim na forma de I-, IO3-, Iodoorganic components). Tendo isto em vista é impossível na práctica conseguir replicar artificialmente todas as propriedades e equilibrios químicos e orgânicos existentes na água natural.

 

Por sua vez a água artificial é realizada adicionando os seguintes compostos químicos.

NaCl

CaCl2-2H2O

KCl

MgSO4-7H2O

NaSO4

MgCl2-6H2O

LiCl

Na2MoO4

SrCl2-6H2O

RbCl

Na2Br4O7-10H20

Na2CO3

NaHCO3

 

Dentro das diversas marcas existentes apenas são adicionados alguns destes compostos em concentrações diferentes bem como mais meia dúzia de compostos químicos para enriquecimento.

Estes compostos no entanto (para poupar custos) ainda são adicionados e adquiridos numa forma não pura (90-95%) sendo o restante (10-5%) mistério!

 

Por outro lado a água natural poderá conter elementos que são muito indesejáveis num aquário (tais como bactérias ou mesmo vírus!) impossibilitando assim o controle de tudo o que entra num aquário.

Penso que a escolha de utilização de água natural ou artificial é algo que depende muita da aplicação em vista e os custos. Se for uma instituição como o oceanário, penso que eles preferem usar sal artificial porque assim conseguem controlar todos os parâmetros químicos e biológicos dentro da água (Eles têm uma mistura especial apenas para eles adaptada ao sistema de suporte de vida deles). Para um aquário em casa vejo desvantagens e vantagens no uso de qualquer um dos tipos. Não penso que haja a fórmula perfeita na escolha do sal!

 

Desculpem o post tão extenso, mas gostava apenas de partilhar esta informaçao convosco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz também um teste, que mede a existência de matéria orgânica, (da Salifert) que é normalmente utilizado para aferir se o escumador é ou não o adequado para o aquário e população existente
O que é exactamente matéria orgânica?

É matéria em decomposição?

Bicharada, é por exemplo matéria orgânica?

Eu não sei o que é exactamente matéria orgânica e se ainda assim, não sairá mais matéria orgânica na água que sai que na água que entra. Sinceramente não faço ideia... :)

 

 

Já pensaram em passar essa água, durante um espaço de tempo, pelo escumador antes de a introduzir no aquário?

Já, mas como já foi dito várias vezes, existem milhares de pessoas a usar água natural; cá e em outros locais do globo. Há desenas de anos e sem o mínimo problema. Para quê complicar o que é fácil?

 

O problema é que com essa operação lá se vao o Plancton!!
Ora aí está uma das GRANDES (Senão a maior) vantagem da água natural. Que plancton é que tu tens no sal sintético? :)

 

Isto do Sr. Brian e o Sr. Calado, virem para aqui a criar-nos água na boca sobre as convenções a que tem a felicidade de assistir tem de acabar :) Assim não pode ser!

 

Desculpem o post tão extenso, mas gostava apenas de partilhar esta informaçao convosco.

Só desculpamos se continuares a colocar outros "posts extensos", até porque és dos poucos aqui no fórum (juntamente com o Ricardo) que têm a possibilidade de ter contacto directo com os conhecidos sistemas caseiros e também com sistemas de grande escala. É sempre importante perceber que diferenças existem entre um sistema e outro e sequer se são comparáveis... 8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este teste de que falei, serve para aferir o nível de matéria orgânica existente na água, não sei exactamente o que mede, mas tem como objectivo saber se o escumador que tens instalado no aquário, funciona bem e está bem dimensionado. Se a água que tiras do aquário está, neste aspecto, pior do que a que entra, está na altura de trocares de escumador. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a minha questão era mais perceber o que realmente significa a matéria orgânica!

 

Imagina que por exemplo toda a bicharada que aparece na água, é considerada matéria orgânica para esse teste?!

 

É natural e até desejável que o teste rebente com a escala, estás a perceber a minha ideia. Era importante perceber primeiro o que realmente mede esse teste.

 

Como por exemplo os fosfatos. Que indicador te dá um teste comum de fosfatos, quando ele não mede os fosfatos todos, podendo o teste dar 0 e na realidade estar o aquário cheio deles? É sempre preciso saber o que realmente mede um teste. :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais