Pedro Costa

Membro
  • #Conteúdo

    59
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Pedro Costa

  1. Alguém me sabe explicar a diferença entre estes dois suplementos de K da Korallen Zucht, e qual a especificidade de cada um deles, em que situação devem ser aplicados? 1- K-Balance Kaliummix STRONG 2- Pohl’s K-Balance Potassium mix concentrate obrigado desde já Pedro Costa
  2. Pedro Costa

    Plantado V4.0 [fim]

    Marc gostei de ver o ar espantado do percula na fotografia :D . És um malandreco apanhaste com um tópico inamovível e toca de pregar partidas ao pessoal . Um abraço.
  3. Sim tenho a certeza dos 50mm, quando quiseres ver é só combinar!
  4. Tenho uma bomba dessas da Tunze a fazer retorno, e o silêncio não é o seu melhor atributo. Por outro lado a saída e entrada da bomba é feita atravès de um tubo de 50mm, o que me parece que para ligares a uma squid, vais ter que estrangular muito e assim perder muita eficácia na bomba.
  5. A saída de 35mm é suficiente para alimentares o escumador, sempre com uma válvula para regulares a altura de água dentro do escumador. A saída de 50mm deverá ser directa para a sump e apanhar a água a um nível superior relativamente à de 35mm.
  6. Nuno o Jacuzzi foi-me emprestado, não sei quanto custa nem onde se vende. Ricardo se te lembras da nossa conversa, contaste-me um episódio de uma mordidela que tinhas levado de um peixe destes, pois é também já passei por essa experiência e por momentos pensei que ele me arrancava a cabeça do dedo, só comparavel a um entalão numa porta lançada com toda a força. Se precisar de casa nova para o meu "rottweiler marinho" depois falo contigo. Abraço
  7. Aqui ficam as primeiras fotos já com o layout da rocha definido e com os corais depois de virem de uma estadia no jacuzzi de um mês. Alguns não gostaram e perderam algum tecido por deficiente iluminação penso eu, as acroporas que não estavam directamente sobre os projectores ficaram castanhas escuras, mas tudo se vai compôr. Fotografia do lado esquerdo Lado direito Frontal Entretanto os peixes continuam no Jacuzzi a banhos porque ainda falta chegar algum equipamento para tudo ficar a funcionar como está planeado. Fico a aguardar críticas e comentários.
  8. o meu também é desses tipo termómetro, daqueles maiores, e qual não foi o meu espanto que quando medi a densidade com um refractómetro estava a 1.030 quando pensava que estava a 1.025. Depois disso já confirmei com outro refractómetro e deu exactamente o mesmo resultado.
  9. Ricardo tenho mesmo um peixe balão no jacuzzi. Quando comprei agora rocha para complementar a que já tinha no antigo aquário, recebi este peixe como brinde . O antigo dono, que eu já conhecia, desmontou o aquário onde entre outros estava este peixe à cerca de seis anos, manifestou a vontade de eu ficar com ele, eu agradeci e acho imensa piada ao peixe e ao seu apetite voraz e insaciável. Ele parece que já me conhece assim que me aproximo do jacuzzi, ai está ele a olhar para cima, mesmo à superfície, com uns olhos enormes à espera que eu lhe dê qualquer coisa para engolir de uma só vez.
  10. "E FINALMENTE FEZ-SE LUZ". Graças ao engenho e arte do nosso grande amigo Ramirezi, a odisseia da montagem deste aquário deu um passo de gigante. Foi montada a calha de iluminação, que tem 3 lâmpadas HQI de 250W, 4 lâmpadas T5 de 39W duas brancas 6000K e duas actínicas e 4 lâmpadas PC de 24W actínicas. As fotografias foram tiradas com as HQI desligadas. A calha foi suspensa de uma estrutura especialmente criada para este fim, uma vez que o tecto é em gesso cartonado, e tive algum receio pelo peso que pensei que a calha iria ter. Afinal a calha é bastante leve, dado a artilharia pesada estar toda colocada numa caixa exterior à calha . Também vos deixo aqui umas fotos dos meus meninos, que continuam a banhos no jacuzzi da entrada do meu escritório. Desculpem a qualidade destas fotos, não consigo evitar o reflexo dos projectores na superfície da água. Logo que haja novidades aqui voltarei com novos relatos e imagens da minha odisseia. Até sempre
  11. Olá Duarte, o aquário só vai ter só uma vista embora ainda não saiba como vou fazer o fundo. Só se vê da sala onde trabalho. Vai ter é acesso pelos dois lados para facilitar a manutenção dada a largura de 80 e a altura de 75 A iluminação é uma calha "made by Ramirezi" com três HQI de 250W e 4 T5 de 39W e mais umas quantas PC entre as HQI. Vou ter tambèm uma calha que já tinha da Tunze com duas lampadas T8 actínicas com balastros electrónicos. A disposição da rocha tenho algumas ideias, que têm sempre por base deixar a rocha afastada dos vidros o suficiente para facilitar a circulação e para que os corais possam crescer sem ficarem colados ao vidro da frente (trauma do anterior aquário que chegou a um ponto que tinha as montiporas e turbinária coladas ao vidro da frente, logo deixei de conseguir limpar, logo deixei de ver lá para dentro). Também sei que não quero o paredão. Abraço
  12. utiliza o calculador deste link mas não queiras subir tudo de uma vez, vai doseando o magnésio e testando para perceber a relação entre a quantidade que deitas e aumento nos valores do magnésio. http://home.comcast.net/~jdieck1/chem_calc3.html um abraço
  13. Vou aqui partilhar convosco a estafa por que passei recentemente numa mudança que resolvi fazer ao meu aquário que tenho no meu escritório. Tudo começou no dia 23, entre as cinco e a meia noite e meia, desmontei um aquário que tinha de 400l para logo de seguida o instalar no hall de entrada no que eu resolvi chamar de " o meu jacuzzi". Sinal de proibida a entrada a clientes, na porta do escritório, dado o estado calamitoso em que se encontrava o interior do mesmo. De fazer lembrar cenas do tsunami que ocorreu faz agora um ano, um desastre completo. Bombas a fazer circulação, escumador ligado, uma calha de fazer corar de inveja o Ramirezi :D e lá estão os corais e peixes que habitavam o antigo aquário a aguardar melhores dias. Depois de já ter que puxar a estrutura de suporte do aquário, pela janela com uma corda, porque pela porta era mentira , dia 26 foi dia de vir o vidro do aquário. Porta desmontada e sete matulões contratados numa obra, foram condição indispensável para que os cerca de 350kg de vidro, conseguissem chegar ao sítio definido para o efeito. Não foi fácil dada a dimensão do aquário 2.20x0.80x0.75 (é mesmo mais olhos que barriga) mas lá chegou escada acima, e mete ao alto e vira e torna a virar, foi mesmo o stress em estado puro. Dia 27 foi o dia de colocar a rocha que complementa a que eu já tinha, que continua no Jacuzzi, no novo aquário. Meti também o areão do aquário que desmontei, e toca de meter água. Duas bombas a fazer circulação um termostato para manter a temperatura e lá está à espera de novos desenvolvimentos. Sexta dia 30 entrará o resto areão, e depois a sump, e a iluminação e a instalação dos escumadores, e o reactor de cálcio, etc etc etc. Nunca mais vejo o fundo ao tacho Um abraço a todos os que acompanham este tópico.
  14. Ricardo só com a utilisação do reactor de cálcio não existe a tendência para o PH no aquário baixar muito abaixo dos valores normais (8.2)? Ou vês algum incoveniente na utilisação em simultâneo dos dois sistemas?
  15. Deves ligar na entrada de ar no escumador e a quantidade de ozono regulado de acordo com as instruções do escumador, varia de marca para marca. Normalmente está a associado a um controlador do potencial redox para desligar o ozonizador quando atinge o nível pretendido, normalmente poo volta dos 400. Eu quando utilizo esse aparelho ligo com um T na entrada de ar do escumador, e utilizo uma bomba de ar ligada a um desumificador, bomba essa dimensionada também em função das características do ozonizador, porque o ar que entra no aparelho deve ser o mais seco possível para não haver perda de rendimento. Espero ter contibuído para o esclarecimento da tua dúvida e não para aumentar a confusão. um abraço
  16. onde é que arranjaste dpósitos para 700l de água ? O carro devia vir mesmo de rastos! Que bomba utilisás-te?
  17. Deves ter um problema de falta de oxigenação da água devido à superfície de contacto entre o ar e a água ser muito pequena, e também talvez por falta de circulação.
  18. Fico contente por ver que desististe da ideia das portas em pladur!! Força com esse novo aquário e vai dando notícias.
  19. Domingos, tem atenção aos corte que fazes na Caulerpa, que muitas vezes as pontas brancas é sinal de que está a crescer. um abraço e boa sorte no teu mini reef.
  20. Pedro Costa

    Socorro...algas!

    Deves fazer tpa, e quando retirares a água aspira as algas vermelhas.
  21. Rui a melhor sorte nesse teu super projecto de aquário. Se quiseres uma porção de Bryopsis é só pedir . um abraço e muitos parabéns
  22. Diogo desculpa lá a insistência mas o pladur vai dar mau resultado. Mesmo o pladur verde nas zonas não protegidas, topos, vai ter tendência a absorver a humidade, é gesso, e mais tarde vão aparecer fungos e deteriorar a pintura de acabamento. Por outro lado não tem resistência mecânica para poder funcionar como uma porta, na zona das dobradiças, vais acabar com as portas na mão. Penso ser preferìvel optares por outro material como por exemplo o mdf hidrófugo, que depois de pintado acaba por ficar com o mesmo aspecto do pladur. Este material é utilizado em mobiliário de várias marcas de cozinhas, penso ser uma solução mais adequada. um abraço e vai dando notícias da evolução.
  23. Diogo, deixas-te aquele esquema do retorno da sump ser feito, na extremidade, com um tubo perfurado por trás da rocha viva? Quando tinhas este esquema, no teu antigo aquário, tinhas uma válvula anti retorno nesse tubo, para evitar que te despejasse o aquário em caso de falta de energia? Um abraço.
  24. Nuno crescer vários metros por dia? Não quererias dizer cm?