Evoluindo No Hobbie


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Cumprimentos a todos os membros do forum.

 

Quando era miudo os meus pais ofereceram-me um aquario dos mais pequenos, mas que na altura era uma maravilha para mim!

Tive inicialmente os normais peixes vermelhos, mas nunca os aperciei particularmente e acabei por convencer os meus pais a comprarem-me um termostato e ai passei a ter guppies, mollys, viuvas e até um ou outro peixe mais "avançado" como colisas e bótias.

Mas como não tinha conhecimentos acerca de controlar parametros da água, alimentação especial ou como identificar um viviparo prestes a ter filhotes, nunca fui muito bem sucedido e os peixes acabavam sempre por morrer e acabei por desactivar o aquario durante uns bons anos.

 

Mas o bichinho nunca morreu e agora decidi voltar à carga e passei muitas horas a estudar aqui no forum e em muitos sites da net, tentando ficar a saber o máximo sobre como manter peixes saudaveis!

 

Ora passo a descrever o meu aquario:

 

60x25x30 (30 L brutos, 25 L efectivos)

Filtro interno de esponja (era o que tinha no aquario, actualmente não sei mais sobre ele)

Termostáto (50W)

Termometro mercurio (dos mais comuns e normais)

Iluminação: desenvolvida em casa 8) -> T5 8W (sim, é pouco, mas é barato)

 

Tenho o aquario já ciclado (1 mês de funcionamento), amonia a 0 e pH entre 6,5 e 7.

 

Substrato: camada de 1cm de areia argilosa+ 5 cm areão grosso

 

Como vivo numa região com muita floresta à volta decidi recolher alguma da areia argilosa que existe debaixo da primeira camada de húmus e submeti-a a muitas (pra cima de 10) lavagens. Esta areia argilosa foi utilizada por baixo do areão grosso que já vinha de antes de inactivar o aquario. Julgo que deste modo, as plantas obtém nutrientes vindos da argila durante os primeiros tempos de vida do aquario.

 

Decoração: 3 vieiras na parte de trás do aquario, 2 rochas grandes recolhidas na região, vários seixos redondinhos e de maiores dimensões que o areão, também recolhidos na região, 2 buzios, 3 outras conchas. (todo este material foi lavado e estrelizado diversas vezes antes de colocado no aquario)

 

Flora: inicialmente adquiri 2 elodeas, que actualmente já são 6 :D ; outras plantas de folha larga que não sei o nome.

Fauna: 6 neon (Paracheirodon Innesi), 1 cory, 1 bótia palhaço (era suposto, serem 2, mas o companheiro dele morreu todo inchado entretanto)

 

 

Sei perfeitamente que há aqui muita coisa a ser melhorada, mas infelizmente não há muito €€€ disponivel para o hobby, portanto tive de improvisar.

No entanto queria pedir uns conselhos/sugestões de melhoramento:

 

A fauna e flora ainda estão fraquinhas, gostava que me sugerissem algumas plantas para colocar no aquario.

Quanto à fauna, gostava de agora introduzir apenas mais uma espécie, em particular uma de peixes tão pequenos quanto vistosos. Já tentei bettas, mas tive azar com o exemplar, que era extremamente agressivo e acabou por me matar neons :P (agora tá de castigo em 5L de água até arranjar nova casa para ele).

Pensei em Ramirezis, mas disseram-me que são complicados de manter pelo que vou provavelmente guardar a aposta nessa especie para quando tiver mais experiencia, e penso que o mesmo se aplica aos ciclideos anões americanos. Será que num aquario destas dimensões poderei apostar em escalares(apenas um grupo de 3 e ainda jovens)? Também pus a hipotse de um casal (ou duas femeas e um macho) de Kribensis. Outras sugestões que se ajustem às dimensões/condições da água do aquario? Outras especies que achem necessárias introduzir?

 

Acham necessário colocar um fundo no aquario? Se sim, preferencialmente um monocolorido, ou uma daquelas fotos?

 

Todos os comentarios criticos que ajudem a melhorar são muito bem vindos. Sei que sou um rockie por isso tenho muito a aprender!

Cumprimentos

(ficam as fotos!)

 

Pic_13390_1.jpgPic_13390_2.jpgPic_13390_3.jpgPic_13390_3.jpg

Imagens da montagem...

Pic_13390_6.jpg

Final da primeira semana

Pic_13390_7.jpg

Recentemente (com mudanças na parte esquerda do aquario - uma caverna pra quem a quiser habitar!) :P

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cumprimentos a todos os membros do forum.

 

Quando era miudo os meus pais ofereceram-me um aquario dos mais pequenos, mas que na altura era uma maravilha para mim!

Tive inicialmente os normais peixes vermelhos, mas nunca os aperciei particularmente e acabei por convencer os meus pais a comprarem-me um termostato e ai passei a ter guppies, mollys, viuvas e até um ou outro peixe mais "avançado" como colisas e bótias.

Mas como não tinha conhecimentos acerca de controlar parametros da água, alimentação especial ou como identificar um viviparo prestes a ter filhotes, nunca fui muito bem sucedido e os peixes acabavam sempre por morrer e acabei por desactivar o aquario durante uns bons anos.

 

Mas o bichinho nunca morreu e agora decidi voltar à carga e passei muitas horas a estudar aqui no forum e em muitos sites da net, tentando ficar a saber o máximo sobre como manter peixes saudaveis!

 

Ora passo a descrever o meu aquario:

 

60x25x30 (30 L brutos, 25 L efectivos)

Filtro interno de esponja (era o que tinha no aquario, actualmente não sei mais sobre ele)

Termostáto (50W)

Termometro mercurio (dos mais comuns e normais)

Iluminação: desenvolvida em casa 8) -> T5 8W (sim, é pouco, mas é barato)

 

Tenho o aquario já ciclado (1 mês de funcionamento), amonia a 0 e pH entre 6,5 e 7.

 

Substrato: camada de 1cm de areia argilosa+ 5 cm areão grosso

 

Como vivo numa região com muita floresta à volta decidi recolher alguma da areia argilosa que existe debaixo da primeira camada de húmus e submeti-a a muitas (pra cima de 10) lavagens. Esta areia argilosa foi utilizada por baixo do areão grosso que já vinha de antes de inactivar o aquario. Julgo que deste modo, as plantas obtém nutrientes vindos da argila durante os primeiros tempos de vida do aquario.

 

Decoração: 3 vieiras na parte de trás do aquario, 2 rochas grandes recolhidas na região, vários seixos redondinhos e de maiores dimensões que o areão, também recolhidos na região, 2 buzios, 3 outras conchas. (todo este material foi lavado e estrelizado diversas vezes antes de colocado no aquario)

 

Flora: inicialmente adquiri 2 elodeas, que actualmente já são 6 :D ; outras plantas de folha larga que não sei o nome.

Fauna: 6 neon (Paracheirodon Innesi), 1 cory, 1 bótia palhaço (era suposto, serem 2, mas o companheiro dele morreu todo inchado entretanto)

Sei perfeitamente que há aqui muita coisa a ser melhorada, mas infelizmente não há muito €€€ disponivel para o hobby, portanto tive de improvisar.

No entanto queria pedir uns conselhos/sugestões de melhoramento:

 

A fauna e flora ainda estão fraquinhas, gostava que me sugerissem algumas plantas para colocar no aquario.

Quanto à fauna, gostava de agora introduzir apenas mais uma espécie, em particular uma de peixes tão pequenos quanto vistosos. Já tentei bettas, mas tive azar com o exemplar, que era extremamente agressivo e acabou por me matar neons :-D (agora tá de castigo em 5L de água até arranjar nova casa para ele).

Pensei em Ramirezis, mas disseram-me que são complicados de manter pelo que vou provavelmente guardar a aposta nessa especie para quando tiver mais experiencia, e penso que o mesmo se aplica aos ciclideos anões americanos. Será que num aquario destas dimensões poderei apostar em escalares(apenas um grupo de 3 e ainda jovens)? Também pus a hipotse de um casal (ou duas femeas e um macho) de Kribensis. Outras sugestões que se ajustem às dimensões/condições da água do aquario? Outras especies que achem necessárias introduzir?

 

Acham necessário colocar um fundo no aquario? Se sim, preferencialmente um monocolorido, ou uma daquelas fotos?

 

Todos os comentarios criticos que ajudem a melhorar são muito bem vindos. Sei que sou um rockie por isso tenho muito a aprender!

Cumprimentos

(ficam as fotos!)

 

Recentemente (com mudanças na parte esquerda do aquario - uma caverna pra quem a quiser habitar!) :-D

 

Boas.

 

Quanto à fauna, aí depende sobreudo do teu gosto.

 

Quanto à flora, com essa iluminação só plantas muito pouco exigentes, pesquisa no site da tropica por "very easy" e vê as que gostas mais.

 

Relativamente ao layout, se fosse a ti retirava essas conchas e búzios... penso que não ficam bem num aqua de água doce.

E um fundo preto realça bastante os elementos do aqua, um método barato é comprares uma folha de cartolina preta, cortas à medida e colas por trás do aqua.

 

Depois podes ir evoluíndo, um filtrozito melhor, melhor iluminação, etc.

 

cumps,

Carlos

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão das conchas não é só estética (porque isso é com cada um) mas eles alteram a água (dureza e pH).

 

No caso das espécies que tens (p. exemplo néons) exigem águas macias e pH na zona ácida (quando muito aguentam-se em água neutra). Ora isso é "incompatível" (é claro que não é impossível, eles estão lá) com essas espécies.

 

cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão das conchas não é só estética (porque isso é com cada um) mas eles alteram a água (dureza e pH).

 

No caso das espécies que tens (p. exemplo néons) exigem águas macias e pH na zona ácida (quando muito aguentam-se em água neutra). Ora isso é "incompatível" (é claro que não é impossível, eles estão lá) com essas espécies.

 

cumps

 

Já me tinha apercebi desse facto... Mas a água de minha casa tem pH cerca de 5,5 portanto a cada TPA estou imediatamente a compensar as alterações de pH.

(Faço TPA 7L semanalmente, cerca de 30%)

Quanto à dureza, não tenho ainda kit para testar... acham necessário?

Vou então tirar as conchas, deixar só o buzio maior pk gosto mto do aspecto que ele dá.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me tinha apercebi desse facto... Mas a água de minha casa tem pH cerca de 5,5 portanto a cada TPA estou imediatamente a compensar as alterações de pH.

(Faço TPA 7L semanalmente, cerca de 30%)

Quanto à dureza, não tenho ainda kit para testar... acham necessário?

Vou então tirar as conchas, deixar só o buzio maior pk gosto mto do aspecto que ele dá.

 

 

5,5? De qualquer maneira, não mexas mais, os neons aguentam-se bem.

 

A dureza é quase de certeza baixa, plantas podes arranjar as que a tropica colocar nos very easy e são fáceis de arranjar, até aqui no forum, a preços bem simpáticos.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Kribensis são ciclídeos africanos e requerem águas com características opostas às que tens.

 

São africanos mas originários do rio niger cujas águas são ácidas. Mas sim, o aqua é provavelmente demasiado pequeno. Talvez tente de novo uma adição de um macho betta e algumas femeas depois de colocar umas valsernias no fundo.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.