Aqua 500l Comunitário


Hugo R. Silva

Recommended Posts

Ou então....

 

o melhor seria uma desinfecçao em todo o aquario e deixa-lo a secar uns valentes dias e recomeçar de novo.

 

... mas a trabalheira que isso dá nao é pouca!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 159
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!

Teoricamente ta optimo.... quanto muito um pouco menos de PO4-.

Aumentar CO2? Reduzir o foto periodo? Carregar no potássio?

Já experimentastes estas variantes?

 

Co2 tá no máximo, se aumento os discus nadam de lado. Foto-período está em 8h, potássio, hum.... posso tentar carregar nele.

 

Sugerir flourish excel para 550L é a mesma coisa que arriscar levar um tiro :)

 

Acho que o excel trabalha mais nas BBA's do que nestas, pelo menos é o que tenho lido nas minhas pesquisas.

 

E os testes tão bons? Eu por exemplo acho que o meu dos fosfatos não presta... :(

 

Faço sempre testes em mais de que um aquário e volta e meia na água da rede, por isso deve estar bom.

 

 

Creio que naquela foto é um abuso de green spots... essas são normais, aparecem umas poucas mas sao faceis de controlar limpando manualmente.

 

concordo.

 

 

E ja agora, a apostar numa equipa de limpeza para dar uma mãozinha, acho que para esse tamanho de aquario LDA 25 trabalham melhor... é o que puseram no grandalhão de 1000 e tal litros da naturline. Uns 20 chegarão... ou então metade metade: 15 oto 10 LDA 25...

 

Sim isso está para breve, mas como escrevi antes, em casos de boom deste género penso que nem eles conseguem dar conta do recado, por isso passa não só por adiciona-los mas perceber e resolver o problema.

 

E ja agora umas neritinas (nunca sei como se escreve lol)

 

Penso que tá bem escrito ::D: mas nem pensar, primeiro pq costumam morrer e depois os meus dois botias palhaços não deixam haver caracois, nem ampulárias nem nada.

 

Abraço

 

Outro e obrigado.

 

 

 

Visto que tenho de luz (nesta altura em excesso pq reduzi muito as plantas que foram tb afectadas) 2 x 80 T5 865k e 2 x 150w HQI 1000k, falaram-me em elevar a calha para afastar as HQI mas não sei se será por causa disso e vai dar algum trabalho :S

 

 

Desligar uma HQI?

 

 

Sobre GDA's, no que li reparei que várias pessoas sofrem deste problema, não chegam a conclusão nenhuma como surge, e utilizando o mesmo método que o meu acontece voltar a repetir-se diversas vezes até ser completamente erradicado, nas repetições dizem ser mais fraca, e por agora assim aparenta.

 

 

P.S. É possível editar o meu primeiro tópico? Se sim como? não vejo lá nenhum botão para isso, mas já reparei que em diversos tópicos o título é alterado.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também me aconteceu o mesmo, o meu titulo do topico ja nao da para alterar... devemos ter um periodo limite para o fazer!

Não tinha reparado que tinhas botias... sendo assim toda a razao... neritinas esquece!

Sabes nestes casos que não se encontra nenhuma solução, as vezes deixar andar não é uma má opção!

Acaba por surgir uma solução onde menos se espera ou o problema simplesmente passa... ja tentastes aquela coisa do ciclo, deixar um mês quieto e depois teoricamente desaparece?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também me aconteceu o mesmo, o meu titulo do topico ja nao da para alterar... devemos ter um periodo limite para o fazer!

Não tinha reparado que tinhas botias... sendo assim toda a razao... neritinas esquece!

Sabes nestes casos que não se encontra nenhuma solução, as vezes deixar andar não é uma má opção!

Acaba por surgir uma solução onde menos se espera ou o problema simplesmente passa... ja tentastes aquela coisa do ciclo, deixar um mês quieto e depois teoricamente desaparece?

 

 

Sim já, é um tópico começado pelo Zlatan, depois eu particamente o absorvi (desculpa Zlatan).

 

Segundo o que li, é que por vezes acontece isto voltar, mais fraco e deixar passar mais 3 semanas e pronto, O que noto é que está realmente muito mais fraco não atacou o vidro todo como da outra vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

as fotos que coloquei sim erao green spot era para mostrar ao joao lopes se as dele seriao mesmo gda ou green spot por que em abundancia como a foto exemplifica confunde um pouco.

 

diogo desmontar tudo e começar de novo claro que dá trabalho. mas nao há nada sem ele.

 

para mim era a soluçao mais rapida ja que tentaste de tudo, a nao ser que queiras estar mais um mes a olhar para tudo cheio de verdete raspar outra vez e fica como novo, e voltar outra vez de novo o que deve de ser mais frustante ainda.

 

trocado pois o problema é a fauna tens que pensar bem no que queres fazer.

 

quanto as plantas tudo num balde de molho uns dias tambem em florish excel :-D

depressa tambem te enchemos esse aquario de novo assim como o fizeste a mim uma vez :wink:

 

abraços agora reflecte bem se tentas mais uma vez ou se és mais radical lol :mrgreen:

 

eu tambem nao sou muito a favor teres de começar tudo de novo mas em ultimo caso, tudo bem desinfectado com vinagre e alcol e uns dias a secar sem uma gota de agua para isso morrer de vez lol

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de dialogar com a família decidiu-se mandar o aquário pró caixote do lixo. A patroa é do SLB e não tolera coisas verdes cá em casa :P

 

 

 

 

 

 

Mais a sério, desmontar e começar tudo de novo será sempre a última opção (antes de me mudar para Água Salgada lol). Isso implica estar uns dias sozinho ou seja por ventura só nas férias, mandando a família mais cedo, o que a acontecer será só em Agosto.

 

Como tal cheguei à conclusão que vou deixar novamente andar normalmente, isto por duas razões:

 

- Só poderei fazer algo mais pesado em Agosto e como tal este tempo até lá será aproveitado.

- A GDA voltou mas muito fraca para já, ou seja, tal como tinha lido, não ocupa o vidro todo, e a parte que ocupa é quase transparente, vou ver se aumenta ou pelo contrário, li tb que podia ter optado por outra forma de ter limpo aquilo, mas agora já sei e no final deste tempo testo a nova forma.

 

 

 

 

 

Entretanto não poderei arranjar podas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai as Ludwigia repens 'Rubin' que me deste houje :):mrgreen:

 

boa sorte nisso :)

 

 

Essas estiveram desde ontem numa solução mágica :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas estiveram desde ontem numa solução mágica bang

 

estava a brincar contigo :?

 

já viste entao se sempre falhou alguma das plantas ?? ;)

tenho a alternantera pink mas é so um pé grande.

 

o meu neste momento é so areao e o layout vim fazer uma pausa kit kat para começar a plantar lol ;)

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estava a brincar contigo :wink:

 

já viste entao se sempre falhou alguma das plantas ?? :mrgreen:

tenho a alternantera pink mas é so um pé grande.

 

o meu neste momento é so areao e o layout vim fazer uma pausa kit kat para começar a plantar lol :P

 

abraços.

 

Era Rotala rotundifolia.

 

Lá estás tu a brincar com isso :P não podes estar quieto pá :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao essa foi no saco :wink: é a vermelha mais fininha

 

foi da que trousse dai que vinha na forma emerça : rotala retundifulia/indica

o outro saco que nao quiseste tambem era só rotalas retundifulias e sp green mas nao estavao era com tanta cor que as minhas. :mrgreen:

 

ficarao lá na mesma aonde nos encontramos para o aquario.

 

eu vi logo que nao estava a faltar nada e se tivesse me passado alguma ia ai novamente noutro dia :P

 

assim que tiver mais umas podas valentes das vermelhas levo-te isso que para o teu aquario mal de devem de ver :D .

 

abraços. e obrigado mais uma vez :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao essa foi no saco :wink: é a vermelha mais fininha

 

foi da que trousse dai que vinha na forma emerça : rotala retundifulia/indica

o outro saco que nao quiseste tambem era só rotalas retundifulias e sp green mas nao estavao era com tanta cor que as minhas. :mrgreen:

 

ficarao lá na mesma aonde nos encontramos para o aquario.

 

eu vi logo que nao estava a faltar nada e se tivesse me passado alguma ia ai novamente noutro dia :P

 

assim que tiver mais umas podas valentes das vermelhas levo-te isso que para o teu aquario mal de devem de ver :D .

 

abraços. e obrigado mais uma vez :P

 

 

hehehe claro que se vem, coloquei-as à frente junto à lateral do lado direito :lol: para crescerem

 

De nada, obrigado eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Trocado.

 

Já há novidades em relação às algas (verdete)?

 

Eu estou a procurar preços para um Aqua de 185x45x60 e essa evolução esverdeada do teu lago assustou-me imenso...

Será que uma lâmpada UV não te resolveria isso? Há por aqui uns projectos DYI que tenho seguido, mas para um LAGO assim já vi uma lâmpada na Max Mat que ficava bem em conta.

 

Só estou a dar esta achega porque ainda ninguém o tinha feito, se calhar estou a dizer uma barbaridade.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Trocado.

 

Já há novidades em relação às algas (verdete)?

 

Sim realmente existme novidades, então vamos a elas:

 

Fiz TPA e aproveitei para limpar e retirar a GDA na parte dos vidros que ficaram fora de água, limpei com papel e ficou bom, voltei a encher e resolvi fazer uma experiência, como tenho duas HQI's resolvi só ligar uma, ou seja, metade do aquário tem mais luz que a outra metade, ao final de +/- 6 dias a GDA voltou mas só ficou nos vidros do lado onde esta a HQI ligada (será luz a mais?realmente tenho excesso de luz para o tipo de plantas que tenho agora). O que fiz foi elevar mais as lâmpadas e liguei novamente as duas HQI, vamos esperar para ver se resolve.

 

Eu estou a procurar preços para um Aqua de 185x45x60 e essa evolução esverdeada do teu lago assustou-me imenso...

Será que uma lâmpada UV não te resolveria isso? Há por aqui uns projectos DYI que tenho seguido, mas para um LAGO assim já vi uma lâmpada na Max Mat que ficava bem em conta.

 

Só estou a dar esta achega porque ainda ninguém o tinha feito, se calhar estou a dizer uma barbaridade.

 

Abraço.

 

Os aquários não são todos iguais e podes nunca vir a ter este problema vir a ter outros ( esperemos que não).

 

Filtro UV-C tb tenho e não resolve, isto pq só consegue resolver parte do que anda em suspensão e a GDA cola-se aos vidros e não chega a passar pelo filtro UV-C

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

hé lecas :D

 

linda foto. :-D

 

que expecie de lotus é que é ???

 

muito bonita.

 

 

 

abraços.

 

 

hehehe uma foto que saiu +/- ;)

 

Foi comprada como Red lotus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe uma foto que saiu +/- :D

 

Foi comprada como Red lotus.

 

o formato da folha e a coloraçao pareciao ser difrentes, mas isso tambem varia bastante de aquario para aquario aonde as plantas ganhao as formas e cores dependendo do que teem a sua desposiçao.

 

muito bonita :-D

 

e por essa foto vejo que já tens esses vidros a ficarem bem limpinhos ;)

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas trocado.

 

Falei do UV pois a GDA tem uma fase do desenvolvimento em que 'anda' a passear pela coluna de água...

 

Mas agora já passou, ainda bem.

Que não volte a aparecer, é o meu desejo.

 

Lotus muito bonita, sim senhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão sobre a GDA mas tenho dúvidas que o UV-C acabe com ela, pois eu tenho UV-c e não vi qualquer resultado a esse nível.

 

Bem o afastar a calha pelo menos até já aparenta estar a dar resultados, terei que esperar mais tempo, pois a GDA pode demorar umas vezes mais tempo ou menos vezes a assentar.

 

Hoje em dia já consigo ver todo o aquário, consigo ver desde o vidro da frente ao vidro de fundo o que era impossível, tenho que tirar umas fotos mas as plantas sofreram um pouco.

 

Ainda por cima acabaram-se os testes de po4 e no3 :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Estava a dar um palpite.

 

Nunca tive nenhum problema assim tão grave como o teu, ainda para mais num tanque tão bonito como ele estava antes do incidente.

 

Não sei mesmo se seria capaz de aguentar sem o desmontar como tu, estoicamente aguentaste...

 

 

Vais ver que tudo se há de resolver pelo melhor.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já é difícil fazer podas com a altura do bicho, com ele verde sem ver nada lá para dentro então era impossível.

 

A poda já deveria ter sido, mas algumas das podas são para oferecer no concurso do logo da APV e se faço já não tenho onde as colocar :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.