Iluminação De Nanos


jorgefpf

Recommended Posts

Já agora e porque disse atrás que era impossivel controlar o fluxo de bolhas de um sistema de C02 caseiro,mas afinal não é assim,é possivel. Basta em vez de colocar a quantidade de açucar da receita colocar mais metade,com mais açucar as bolhas saiem mais lentamente e por muito mais tempo.Com menos açucar saiem com mais força,durante menos tempo.

 

É uma maneira de reduzir o caudal do C02 em sistemas caseiros,em nanos de 5 e 10L.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso essa "tecnica" mas alterando a quantidade de fermento

O açucar é o alimento e as bactérias do fermento é que produzem CO2 ao transforma-lo.

Não tem muita lógica que com uma quantidade menor de alimento haja mais bactérias a consumi-lo.

Mas também não sei como é a reprodução e ciclo de vida dessas bactérias ;)

Vai na volta até podem funcionar melhor com menos competição.

Alguém que perceba de Microbiologia sff ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação aos termóstatos... para uma caixa da vodafone, um de 50W da elite aqueles minis que existem serve? não há de 25W? 50W da ELITE -> 12.50€ não é caro?! :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém que perceba de Microbiologia sff ;)

 

Quase todas as bacterias apresentam o mesmo padrão de crescimento, com pequenas diferenças entre elas, mas respeitando a presença de alguns passos presentes em todas as estirpes. Os exemplos nos graficos a seguir mostram o crescimento normal bacteriano num sistema fechado com meio nutritivo (p.e. a garrafa onde colocam açucar com o fermento - as leveduras):

 

FIG3_16.jpglaglog.gif

 

Portanto temos uma fase "lag" inicial, que pode ser entendida como a fase em que as bacterias ainda se estão a ambientar, seguida de uma etapa de crescimento exponencial ou logaritmico em que há crescimento efectivemente exponencial do numero de bacterias, até ao momento em que começam a faltar os nutrientes, quando se entra na fase estacionaria de crescimento (surgem novas bacterias ao mesmo ritmo que as "velhas" morrem, logo o numero de bacterias mantém-se o mesmo). A partir daí e devido à falta de alimento entra-se na fase de declineo e as bacterias começam a esporular (entram em estado vegetativo) e muitas morrem, diminuindo o número de bacterias a olhos vistos (talvez nao tanto como no primeiro gráfico que parece-me estar um pouco exagerado nesse ponto).

 

Portanto, se tivermos menos alimento, a fase de declineo ocorre mais cedo, o que quererá dizer que a produção de CO2 dura menos tempo. Mas com igual quantidade de fermento (msm numero inicial de bacterias) em principio a velocidade a que o CO2 é produzido é o mesmo! (isto é teoria... agora será que na prática se verifica o mesmo?)

 

PS: acho que a minha prof de microbiologia ficava muito satisfeita com este texto ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já levei uma aulinha sobre o que se passa dentro da garrafa. :crazyeyes:

 

Afinal não são bactérias, mas sim fungos/leveduras, que existem no fermento.

 

A adição de mais açucar torna-se irrelevante porque com a transformação do açucar em CO2, ocorre também a formação de álcool. E com o passar do tempo, torna-se excessivo e acaba por matar a colónia.

É por isso que a receita com gelatina dura mais tempo que a normal. Pois o alimento não está todo acessivel ao mesmo tempo e os fungos não se conseguem propagar á mesma velocidade, pois não há alimento para todos.

 

Vou fazer uma experiência nas próximas garrafas que fizer, que vai consistir em retirar o liquido, que julgo ser água, alcool e mais algumas substâncias, que se vai formando no cimo da gelatina, a ver se dura o mesmo tempo e se o fluxo de CO2 é maior ou menor.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal não são bactérias, mas sim fungos/leveduras, que existem no fermento.

 

Desculpa insistir, mas as leveduras também são bacterias :mrgreen:

 

Quanto ao resto... totalmente certo ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, ficamos pelos seres microscópios :bad-words:

Devem de andar lá mais uns quantos de certeza.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa insistir, mas as leveduras também são bacterias :crazyeyes:

 

Quanto ao resto... totalmente certo :mrgreen:

 

Desculpa Shadowmage, mas as leveduras NÂO são bactérias.

Bactérias (definidas numa maneira simplista) são organismos unicelulares, procarióticos(sem nucleo ou organelos membranares), que podem ser encontrados na forma isolada ou em colónias. Leveduras são fungos unicelulares, eucariotas (com nucleo e organelos membranares).

Bactérias e leveduras pertencem a Reinos Taxonómicos diferentes.

 

Abraços

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Shadowmage, mas as leveduras NÂO são bactérias.

Bactérias (definidas numa maneira simplista) são organismos unicelulares, procarióticos(sem nucleo ou organelos membranares), que podem ser encontrados na forma isolada ou em colónias. Leveduras são fungos unicelulares, eucariotas (com nucleo e organelos membranares).

Bactérias e leveduras pertencem a Reinos Taxonómicos diferentes.

 

Abraços

Vasco

Fui confirmar e efectivamente são FUNGOS...

Como eram unicelulares e apesar de eucariotas, muito simples na sua estrutura e alem disso têm metabolismo por fermentação, típico dos procariotas acabei por me confundir...

Mas tb fui confirmar e o ciclo de vida das leveduras do genero Saccharomyces cerevisae é em todo semelhante ao dos procariotas já que efectuam reprodução assexuada sobre a forma de esporos!

 

Por isso, apesar das minhas falhas taxonomicas (qq dia estou a dizer que um red é um peixe) o que disse anteriormente ainda se verifica banana rock

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.