Ramirezis vs Kribensis


Miguel.RS

Recommended Posts

Boas povo...é o seguinte ontem na habitual volta no shops passei pela loja dos animaizinhos e fiquei com os olhos presos a dois generos de peixitos...os do titulo...Ramirezis e Kribensis! não comprei pois os kribs tinham cores esbatidas e os Rams pq não havia fêmeas! enfim ...passo a explicar o que eu queria era que me explicassem, não importa que se alonguem, cm manter ambos qual o que melhor cria e qual o mais sociavel (pelo que vi, era um aqua de CA's, e fartavam-se de se ferrarem uns aos outros)...qual o tamanho minimo de um aqua de criação quais as melhores plantas para o aqua enfim...td o que se lembrarem que possa ser util! já agora links de sites porreirinhos eram bem vindos...obrigado

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Miguel!

De facto tems bom gosto, na minha opiniao sao dois peixinhos espetaculares e muito sociais.

A escolha dos peixes deve ser baseada na tua esperiencia e condiçoes que lhes possas oferecer.

Os kribencis sao peixes que vivem junto ao fundo e consegues com facilidade colocar 1 casal num aqua de 60 litros, embora um de 100 fosse o mais indicado.

As cores esbatidas e normal enquanto estao na loja pois o kribencis tal como muitas outras especiens mudam a tonalidade das cores conforme a sua disposiçao e ambiente. DEsde que tenham o seu proprio espaço nao incomodam os outros companheiros de aquario.

Os ramirezis acho que sao um pouco mais senciveis as condiçoes da agua e sao igualmente pacificos, e podem estar juntos com os kribencis pois estes sao peiixes de meia agua. Ou seija se o aquario for de 100litros podes com facilidade colocar os ramirezis pois como nao apreciam as mesmas coisas nao entram em disputas. :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

 

Não quero contradizer o que o Motar disse, pois na generalidade está bastante próxima da verdade. :twisted:

 

Mas quero alertar para duas situações específicas que merecem a tua melhor atenção:

 

1 - Os Ramirezis não são dos peixes mais fáceis de criar, embora seja possível e há quem o faça.

 

2 - Os Ramirezis são peixes muito, mas mesmo muito, sensiveis. Nomeadamente aos nitratos e nitritos. Não suportam muito bem variações bruscas dos parâmetros e, por vezes, uma TPA mais radical pode ser o suficiente para os aniquilar.

 

3 - Os Ramirezis preferem águas ligeiramente ácidas, entre 6 e 6,5

 

4 - Os Kribensis são, geralmente pacíficos, mas muito territoriais

 

5 - Na época de reprodução, os Kribensis perdem a sua pacatez e tornam-se nuns terrores em defesa da sua prol

 

6 - Existem casos de Kribensis que chegaram a matar ciclideos de muito maior porte para defenderem a sua ninhada. Portanto Ramirezis serão "Carne para Canhão" com os Kribensis.

 

7 - Para juntares com Ramirezis, tens o género Apistograma SA's

 

8 - Para juntares com Kribensis tens todos os Pelvicachromis

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...então se devo usar um aqua de 60L (minimo) quer dizer que a regra de 1L agua= 1cm peixe não é válida? estava a contar coloca-los em 30/35L... :twisted: afinal :shock: ...já agora parametros para os kribs?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não aconselho a ninguém a ter Kribs com Ramirezis, para já ou tens uma aqua com uma grande litragem, ou então quando os Kribs começarem a criar vão atacar os Ramirezis.

Depois tens também os parâmetros da água, e se queres ter uns Rams satisfeitos e que durem bastante a água tem que estar bastante ácida e mole (um pH perto do 6 e a dureza total perto dos 2), os Kribs dão-se bem em qualquer água, seja ácida ou alcalina, mas estes parâmetros são demasiado para eles.

 

"pelo que vi, era um aqua de CA's, e fartavam-se de se ferrarem uns aos outros)..."

 

Os Ramirezis também estavam junto nesse aqua? :twisted:

Bem se isso for verdade, eu pessoalmente nunca compraria peixes nessa loja, já que quem coloca Rams com CA's num mesmo aqua não entende nada de peixes e eu não estou a falar de parâmetros da água, estou me a referir ao comportamento básico dos ciclídeos.

 

Cumps :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obg por completarem a informaçao.

mas nao concordo com o nao poderem estar juntas as 2 especies.

Na minha opiniao se o aquario for suficientemente grande podem coexistir as duas especies. Isto porque o kribencis apenas defende o territorio, muito raramente ataca, ou melhor dizendo a maior parte das vezes tudo nao passa de teatro eles fazem investidas para intimidar os intrusos, o que normalmente basta para os afugentar.

Se o aquario for grrande cada especie vai reconhecer o territorio da outra e respeita-lo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...de facto estavam rams com kribs e mais uma porrada de CA's...qqq tropheus e afins...fartavam de se morderem uns aos outros!!! os rams de facto até tinham a cauda completamente desfiada! bem cm não posso dizer o nome da loja só digo loja no Norteshopping! cm só há uma casa de animais nesse shops e que está aberta ao domingo todos sabem que é a O........ !!! mas cm tb só lá fui buscar comida pouco interessa, até pq peixes não compro lá...só as plantas!

enfim os kribs pra criarem bem que ph devem ter?! e já agora é com a casca de côco?! ou qq buraco ou superficie aderente serve?! os 30L de agua serve pra um casal de kribs?! são dificeis de reproduzir?! :twisted: dsclp tt ignorancia mas nunca experimentei nenhuma das espécies e não queria cometer erros!

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu casal de Kribensis tinha posturas num vaso de ceramica deitado de lado, nao precisa ser muito grande.

Também nao te aconselho a teres rams com kribs, alem dos parametros da agua serem muito restritivos para os rams, os kribs, mesmo sendo peixes que normalmente andam no fundo, iriam fazer investidas ate' aguas mais superficiais para defenderem a prole, e quando os alevins ja' conseguem nadar ao lado dos pais os kribs sao uns autenticos terrores do aquario.

 

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enfim os kribs pra criarem bem que ph devem ter?! e já agora é com a casca de côco?! ou qq buraco ou superficie aderente serve?! os 30L de agua serve pra um casal de kribs?! são dificeis de reproduzir?! :)  

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, qualquer tipo de água serve para os Kribs desovarem :?: , desde que o pH esteja perto de 7 (entre 6.8 e 7.2).

A temperatura pode estar entre os 26 e os 28 que não há problema.

Agora 30 litros é manifestamente pouco para um casal de Kribs, no mínimo eu aconselho um aqua de 60cm (72lts), e eles têm que estar sózinhos, porque tudo o que estiver no aqua vai ser atacado quando eles acasalarem.

 

Desde que mantenhas os nitratos baixos, vais ver que não terás problemas na criação destes peixes, pois são dos mais fáceis de criar e são extremamente robustos.

Varia a comida que lhes forneces e se possível alimenta-os bastantes vezes com comida viva ou congelada.

 

Boa sorte :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais