Criação de bettas


sergioveterano

Recommended Posts

Viva, estou a tentar a criação de bettas, o macho jah construiu o ninho e jah coloquei a fêmea e eles começaram o ritual de acasalamento umas 3 horas com muitos abraçao e perseguições, mas a fêmea ainda não expeliu os ovos, quanto mais tempo é necessário para que isto aconteça.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao te preocupes com isso, so precisas de ter um aquario sem filtro de esponja apenas filtro de fundo e com pedra difusora nao muito forte uma vez que eles podem vir a superficie respirar....

se puderes arranja umas plantinhas de superficie :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, o que se passa é que a fêmea entra em transe mal não faz a postura, bem mas vou tentar mais um pouco, plantas tenho só para a fêmea se esconder, para o ninho coloquei um copo curtado verticalmente preso ao vidro segura muito melhor o ninho e mantem melhor a humidade

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Volta a retirar a fêmea para que o macho volte a interessar-se por ela e para que ela volte a sentir a falta dele. Amanhã de manhã volta a juntá-los e concerteza o resultado será outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, isto quase parece um diário de bordo (uma ideia para um tópico)

 

7:00h - juntei novamente os betta, e nem quinze minutos a femea jah expelia os ovos

 

10:00h retirei a femea vou deixar o macho com a luz acesa durante esta noite

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...
  • 5 meses depois...
Aproveitando o tópico...

Depois de os alevins nascerem deixa-se o macho para cuidar deles nos primeiros dias ou tira-se

 

Desculpem estar a "desenterrar" este topico, mas quando se deve retirar o Macho?!

 

Cumps. AJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho "rapaziada" a "andar" na vertical... e agradecia mesmo que me dissessem quando deveria retirar o Macho!!

 

Cumps. AJ

Deixa o ficar atéos alevins começarem a nadar, porque ai já nao vao precisar do macho para os colocar no ninho.

Convem o aquário ser limpo, e nao ter fundo, porque isso pode dificultar a tarefa do macho,l assim como a corrente de um filtro.

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então ainda é cedo.

Sim, há essa possibilidade, acrescida se lhe for causado qualquer tipo de stress, mas é uma questão de tomar atenção, e saber exactamente como actuar no timing certo, antes que ele os coma, mas só depois dos pequenos saberem nadar, de outra forma afogam-se

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahhh ok!! Dai a minha taxa de sucesso da primeira vez ter sido tão baixa... sobreviveram apenas 15 e de momento so me restam 3... :)

 

Vamos ver como corre desta vez...

 

Tenho é o fundo do aquario todo "cagado"!!! E de momento penso que o melhor é mesmo nem lhe tocar...!!

 

Obrigado pela ajuda!!

 

Edit: para primeiro alimento o que tenho disponivel é mesmo t27451bfdbrineshrimp.jpg FD Brine Shrimp Artemidae, FD Artemia Salina?! Acham que da para desenrascar?!

 

Cumps. AJ

Editado por Janota.10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para já nao mexas, é muito arriscado, o macho pode comer os alevins ou então podes sugar algum pequenito.

Isso é muito grande, experimenta dar micro vermes, eu dava os a alevins, de betas e também de ciclideos, mas se calhar podes tentar arranjar comida congelada e triturar o máximo que consigas, de forma a caber na boca deles..

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O macho deves retirar quando eles começam a nadar na horizontal. Isto acontece normalmente após 3 dias da eclosão dos mesmos. Pode acontecer antes e por isso é preciso estar atento e retirar quando se verificar que eles já nadam na horizontal.

 

P.S. É preferível retirar o macho mais cedo, do que mais tarde. Eu acredito que após a eclosão uma grande maioria sobrevive sem ter a ajuda do macho. No entanto ainda opto por deixar ficar o macho até eles nadarem na horizontal.

 

Quanto à alimentação, vou dar-te na cabeça, pois como é a segunda vez que estás a fazer criação de Bettas, já devias ter aprendido que te deverias ter-te prevenido com alguns alimentos base para criação de alevinos.

Artémia recém eclodida: Prepara-te rapidamente para eclodir cistos de artémia de forma a poderes dar aos alevinos assim que retirares o macho.

Além da artémia recém eclodida, podes e deves alternar com microvermes, e podes começar também assim que retiras o macho. VÊ se consegues arranjar rapidamente uma cultura já a produzir.

Outra coisa que deverias ter feito era ter colocado bastantes plantas no aquário de criação, para criar infusórios, que iriam servir alimento nos primeiros dias de vida. (não sei se fizeste ou não, já que não colocaste o SETUP do aquário de criação, se fizeste óptimo)

 

Não leves a mal ter-te dado na cabeça, mas não é só para ti, quem ler isto no futuro já ficará alertado para esta situação.

 

Quanto à limpeza do fundo, arranja uns caracóis, pois serão bastante úteis na limpeza e não te comem os alevinos. Após os primeiros 7 dias já poderás sinfonar o fundo com uma mangueirinha, sem problemas. Convêm é colocar um bocado de meia na ponta do tubo, para não aspirar os alevinos. Ou então, não colocas nada e no fim verificas bem se não aspiraste algum alevino. Se tiveres aspirado voltas a colocar de volta no aquário, pela minha experiência eles não morrem.

 

Força nisso e se tiveres mais dúvidas é só dizeres.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não vou levar a mal, antes pelo contrário!! Aqui na zona, Estremoz, Évora, é-me bastante dificil encontrar uma loja especializada como há por exemplo numa Grande Lisboa/Porto!

 

O que li sobre Artémia recém eclodida, não foi grande coisa mas sei que preciso de "instrumentos", dos quais não tenho acesso...!! Li sobre meter uma casca de banana ao sol e coisas assim do genero... mas... nada melhor como ouvir/ver aqui dos mestres!! Por isso agradecia mais umas dicas sobre alimentação para estes alevins... qual a melhor receita caseira e como preparar essa mesmo receita?!

 

Sim... meto algum musgo... pouca coisa... mas da para ver alguma micro-actividade...!! De onde o tiro, de um tanque, onde desagua uma nascente vem sempre qualquer coisa agarrada... desde caracois minusculos a "coisas" que nunca tinho visto... coisas mesmo micros que se vão desenvolvendo...

 

Fotos é que não tenho nada... o setup do aqua é o normal... é um daqueles chalês de 8 litros e da perfeitamente para o efeito... com temperatura entres os 26, 27 e por vezes 28, devido ao calor que tem estado!

 

Meti um bocado de esferovite... mas o betta não me faz logo um ninho monstruoso... mais ou menos ao 3º dia é que meto la a femea, ja depois de a mostrar sem contacto fisico, e quando la a coloco há um pouco de briga, nada do outro mundo e deixo-a ficar ate ao dia seguinte... ela tem esconderijo e consegue descansar... e nesse 2º dia mesmo depois de alguma correria la começam a "dança" deles e então é ai que ele faz então um ninho como deve de ser...!!

 

Pelo que li tem sido ao contrario... fazem o ninho e so depois é que tudo acontece...!! O meu problema é que assim que la coloco a femea... o ninho vai a vida!! Enfim... estou mesmo a aprender... e só tenho pena de não poder fazer mais... pelos mesmos motivos de sempre...

 

Desculpem o testamento confuso... mas a estas horas...!!

 

Desde ja o meu obrigado a esta comunidade!! :(

 

Cumps. AJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais