Pedra Difusora, Sim Ou Não?


Recommended Posts

Boas,

 

 

Tenho um aquário de 60x30x30 montado deste 11/04/2007

 

- Tenho um filtro exterior 2222

- A temperatura nos 28ºC

- Ph a 6.9, Nitritos e Nitratos normais

- Tenho feito TPA's mensais de 10L

 

De momento tem várias plantas, 11 Cardinais, 1 Cory, 1 Pitbull e 5 escalares pequenos

 

À pouco tempo morreu-me um Colisa macho e um Pitbull (com uns dias de intervalo) :) (nunca tinha morrido nenhum peixe até agora...)

 

A minha dúvida é a seguinte, devia colocar uma pedra difusora a funcionar? Ou as plantas chegam para tudo?

 

 

Obrigado,

 

Paulo

Editado por paulo.oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenho um aquário de 60x30x30 montado deste 11/04/2007

 

- Tenho um filtro exterior 2222

- A temperatura nos 28ºC

- Ph a 6.9, Nitritos e Nitratos normais

- Tenho feito TPA's mensais de 10L

 

De momento tem várias plantas, 11 Cardinais, 1 Cory, 1 Pitbull e 5 escalares pequenos

 

À pouco tempo morreu-me um Colisa macho e um Pitbull (com uns dias de intervalo) :) (nunca tinha morrido nenhum peixe até agora...)

 

A minha dúvida é a seguinte, devia colocar uma pedra difusora a funcionar? Ou as plantas chegam para tudo?

Obrigado,

 

Paulo

Olá, uma fotografia do aquario ajudava.Mas,a pedra so seria precisa,se visses que os peixes nadam á superficie e têm dificuldades em respirar.Eu tenho muitas plantas num dos meus aquarios e não é por isso que não ligo uma bomba de ar a uma pedra difusoura (á noite)...

Nada que ao pores a entrada do filtro um pouco acima da linha de água não resolva...tenta! abraço

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verdade, TPAs semanais no máximo quinzenais!

Num aquário desses uma TPA faz-se num instante.

 

Poderá ter sido um pico de amónia ou nitritos pontual, que nem tenhas dado conta.

 

Quanto ao dilema do CO2/O2, este equilíbrio está intimamente ligado ao pH.

 

Geralmente, mais CO2 -> menos O2 e baixa de pH e, mais O2 -> menos CO2 e subida de pH

 

Não é fácil, mas vais ter de conjungar estas variáveis até teres o equilíbrio pretendido.

 

Um sinal claro de falta de oxigenação são os peixes à tona de água, aí terás de injectar O2 na água.

 

O O2 pode ser injectado por bomba de ar ou por movimentação da superfície de água (por exemplo

nivelando a saída de água do filtro acima do nível da água).

 

Se tiveres um sistemas de CO2 permanente (24h) e como com ausência de luz as plantas deixam

de produzir O2 e consumir CO2 para fazerem o inverso. Assim durante a noite o pH tenderá a baixar

ainda mais pela concentração forte de CO2 (e consequentemente baixa de O2) daí algumas pessoas

recomendarem o uso de uma boma de ar por forma a oxigenar a água e evitar uma variação grande

de pH.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Paulo :

A pedra difusora em condições normais não acrescenta oxigénio nenhum ao aqua , pelo que eu em condições normais não as recomendo a ninguém , a quantidade de oxigénio dissolvido na água é essencialmente limitada pela temperatura da água , pelo que por muito que façamos , não é possível para 28º ter mais do que á volta de 8mg/litro e isso já é uma saturação de 100% , por outro lado TPAs de 10 litros nesse aqua tá bom mas têm de ser semanais , por outro lado podias era plantar mais pois as plantas ajudam bastante ao bom funcionamento do aqua , também ( não sei que tipo de lampada usas ! ) poderias usar uma powerglo pois tem um rendimento superior ( talvez até já a tenhas ! ) , para já sugiro-te que não metas mais tecnologia no aqua , a que tens chega ! , faz as TPAs semanais , se quiseres troca a lampada e planta , planta , planta .

Já agora não te esqueças que a água se vai evaporando e deve ser reposto o nível obrigatóriamente com água desmineralizada , num aqua desses o problema é que para resolver essa questão normalmente nas TPAs coloca-se um pouco mais de água do que aquela que se tira e já está , mas não pode ser assim ! quando fizeres as TPAs sê rigoroso : a quantidade de água que tiras deve ser a mesma que metes da torneira ( tratada claro ! ) e só depois eé que corriges o nível com água desmineralizada , não sai caro um garrafão de 5 litros no hiper custa á volta de 2 € , e livras-te a médio prazo de outros problemas .

Não sei se estás nisto já á muito ou pouco tempo , mas o que é simples funciona sempre melhor !!!!!

Cumprimentos

EP

Editado por ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos ! Como sou novo no meio da aquariofilia, gostaria de aproveitar esse tópico e fazer uma pergunta ! O que é Pedra Difusora ???

 

Abraços !

Olá Velofobia :

Olha não me leves a mal , mas o melhor para ficares a saber , efectivamente " na marra " o que são " pedras difusoras " , é passares num hiper ou numa casa da especialidade e , veres com os teus próprios olhos , pois assim vais poder ver e pegar nos produtos , pois ir-te-ás aperceber que , apesar de todas elas servirem mais ou menos para o mesmo efeito , -- que é difundir o ar ou outro gás injectado no aqua em pequeninas bolhas de modo a maximizar o efeito -- elas não são todas iguais pois existem em inúmeras formas e feitios , algumas nem são aglomerados de grão com cola , mas sim de materiais fibrosos e até existem -- são as melhores -- em madeira !

Manda sempre

EP

Editado por ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho pedra difusora mas é para o C02. Para produzir O2 a saida do filtro à superficie cria movimentação na água,originando O2.De noite crio uma cascata,pois como tenho o C02 ligado 24h, isto evita excessos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

vim agora da avipeixe

onde me disseram pedra difusora NÃO , pois estas a diluir / desperdiçar o O2 necessario ás plantas

pedra difusora só quando se tem sistemas de CO2 no aquario. ou então se utilizares a pedra utiliza apenas durante a noite para contrabalançar a altura em que as plantas em vez de estarem a produzir estão a consumir.

basta que regules a saida do filtro de forma a que agite a superficie da agua de forma a haver trocas gasosas.

 

nota: não sou pró nisto apenas estou a colocar aqui o que ouvi , agradeço todas as criticas que tenham para dar pois eu utilizo (mas vou deixar de usar) pedra difusora só por uma questão de estetica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

...desperdiçar O2 necessário às plantas,,,??????

Não será CO2 necessário para as plantas?

 

É que durante o fotoperiodo as plantas produzem O2, não o consomem e se promoveres a oxigenação da água, estar promover a evaporação de CO2 e tens de injectar mais.

Claro que isto só se aplica se tiveres CO2 no aquário. Pressurizado, caseiro, etc...

Logo, em minha opinião foste mal informado.

 

Deves promover a oxigenação da água através de agitação superficial? Em minha opinião sim, os peixes agradecem e o aquário fica mas saudavel no geral.

Deves ter CO2 no aquário? Depende das plantas que tens e do tipo de aquário que pretendes.

 

Se houver possibilidades de provocar a agitação superficial da água com um filtro ou uma bomba de circulação, as bombas de O2 só servem para tirar dinheiro da carteira e fazer barulho. Para além disso é preciso ter em conta que o ar que está a ser introduzido no aquário é o ar que está na divisão do aquário, logo podemos estar a fazer mais mal que bem, mandando fumo de tabaco, odores , etc para dentro da água.

 

Não uso disso nos meus aquário nem faço tensões de começar.

Só uso as bombas de O2 para criar artémia.

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

...desperdiçar O2 necessário às plantas,,,??????

Não será CO2 necessário para as plantas?

 

É que durante o fotoperiodo as plantas produzem O2, não o consomem e se promoveres a oxigenação da água, estar promover a evaporação de CO2 e tens de injectar mais.

Claro que isto só se aplica se tiveres CO2 no aquário. Pressurizado, caseiro, etc...

Logo, em minha opinião foste mal informado.

 

Deves promover a oxigenação da água através de agitação superficial? Em minha opinião sim, os peixes agradecem e o aquário fica mas saudavel no geral.

Deves ter CO2 no aquário? Depende das plantas que tens e do tipo de aquário que pretendes.

 

Se houver possibilidades de provocar a agitação superficial da água com um filtro ou uma bomba de circulação, as bombas de O2 só servem para tirar dinheiro da carteira e fazer barulho. Para além disso é preciso ter em conta que o ar que está a ser introduzido no aquário é o ar que está na divisão do aquário, logo podemos estar a fazer mais mal que bem, mandando fumo de tabaco, odores , etc para dentro da água.

 

Não uso disso nos meus aquário nem faço tensões de começar.

Só uso as bombas de O2 para criar artémia.

 

1 Abraço

boas

Mario talvez me tenha trocado todo em relação ao que ouvi na loja!!!!

mas pelo sim pelo não vou desligar a minha bomba, é que alem de quase toda a gente dizer mal ainda faz salpicos das bolhas á superficie e suja me o vidro da iluminação

assunto resolvido, vamos a ver se vejo melhoras nas minhas plantas...

obrigado pela explicação

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que pedra difusora: não. Não me parece um bom sistema.

 

a quantidade de oxigenio na água tem muito a ver com a quantidade de peixes na água, a regra de peixes por centimentro quadrado de aquario (e as derivações simplistas de cm de peixe por litros), deve-se muito ao oxigenio disponivel para cada peixe, com recurso a trocas de ar aquario/ambiente doméstico.

 

um aquario obtem oxigenio das seguintes formas:

-filtro - ondulação da superficie da água

-superficie do aquario em centimetros quadrados. atraves de trocas naturais de gases entre o aquario e o ar.

-plantas

 

tens duas boas soluções para aumentar a oxigenação na água:

-filtro com barra de aeração. nota que a barra de aeração apesar de adicionar oxigenio, expele dioxido de carbono necessario às plantas

-filtro do tipo cascata. mesmo problema que acima.

 

outro dado:

Quanto mais que quente a água, menos oxigenio ela retem, logo precisa de mais oxigenação.

 

pedra difusora... talvez, mas penso que a solução no filtro é bem mais eficiente...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que pedra difusora: não. Não me parece um bom sistema.

 

a quantidade de oxigenio na água tem muito a ver com a quantidade de peixes na água, a regra de peixes por centimentro quadrado de aquario, deve-se muito ao oxigenio disponivel para cada peixe, com recurso a trocas de ar aquario/ambiente doméstico.

 

um aquario obtem oxigenio das seguintes formas:

-filtro - ondulação da superficie da água

-superficie do aquario em centimetros quadrados. atraves de trocas naturais de gases entre o aquario e o ar.

-plantas

 

tens duas boas soluções para aumentar a oxigenação na água:

-filtro com barra de aeração. nota que a barra de aeração apesar de adicionar oxigenio, expele dioxido de carbono necessario às plantas

-filtro do tipo cascata.

 

outro dado:

Quanto mais que quente a água, menos oxigenio ela retem, logo precisa de mais oxigenação.

 

pedra difusora... talvez, mas penso que a solução no filtro é bem mais eficiente...

 

Concordo que o filtro seja mais eficiente mais estético lol

Mas a bomba sempre ajudava principalmente a noite que e mais critico.

 

Com os melhores cumprimentos

Joao Bello

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja mudei o esquema da "coisa"

comprei um temporizador

á 11 da noite apaga se a luz

á 1 da manha liga se a pedra difusora até as 8 da manha

não notei nada de diferente nos peixes por ter a pedra difusora desligada

agora espero é notar melhoras nas plantas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Esse esquema em nada vai melhorar o desenvolvimento das plantas. O esquema acertado para as plantas será iluminação e fertilização adequada e .....tempo.

Abraço

 

fertilização tenho dado

tenho uma coleção completa da seachem flourish

iluminação é que coitada.......... 1 x 15w 6500 k ( assim que tiver oportunidade mando a minha tampa para a aquadem modificar )

vou deixar assim uma semana para ver resultados depois acho que vou desligar a pedra para sempre...

obrigado pela dica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para evitares problemas é TPAs semanais de 10L a 15L. Ainda por cima com 5 Escalares num aqua tão pequeno... Eles ai não vão andar contentes muito tempo. Esse aqua é muito pequeno para eles. Podes meter um casal de ciclideos anoes e deixas estar o resto.

 

Aconselho-te a comprar um aqua maior, pois os escalares crescem muito em altura e gostam de dar umas voltas pelo aquario, ou então dares/venderes os Escalares que tens, pois ai não vão ser felizes muito tempo, nunca vão crescer como deve de ser, vão andar sempre stressados, não é vida pra ninguem nem pra nenhum animal.

 

Eu no meu segundo aqua com as dimensões do teu também cometi o erro de meter 2 kinguios XD tamos sempre a aprender. Agora ja tou num aqua de 275L de discus :character0050: Cuidado que isto é um vicio ehehehe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedra ligada durante a noite não te prejudica em nada muito pelo contrario, so ajuda! Pode é chatear o dono do aquário XD

 

Com os melhores cumprimentos

João Bello

 

com estas ultimas modificaçoes

utilização de fertilizantes da seachem flourish + iron

e pedra a funcionar só á noite tenho notado que as plantas vão bem

MAS o meu tronco de repente ficou "peludo" tufos de algas castanhas nas partes mais altas do tronco onde recebe mais luz ( fraca apenas 15w 6500 k) para um aqua de 60 lt.

como me livro destas algas ???

terei dado demasiados fertilizantes??? utilizei conforme as instruçoes...

alguem me juda?

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.