Recommended Posts

Olá malta,

 

Depois de ter montado um aquário de 180L no escritório, ando agora com a panca de criar um aquário mais pequeno para a sala de estar.

Tinha pensado num pequeno cubo (30x30x30 ou um pouco maior) sem tampa para colocar lá dentro uns quantos guppys e uns camarões red cherry, isto ao nível da fauna. Quanto à flora tinha pensado num tapete, possivelmente "Hemianthus callitrichoides cuba", e uma planta para criar uma pequena moita e mais alguma que conseguisse sair para fora do aquário.

 

Andei a ver alguns preços de cubos, mas ainda não estou completamente satisfeito com a oferta/qualidade....

E que equipamento devo usar? Tapete aquecido? E que filtro devo colocar?

 

Espero algumas ajudas, porque estou mesmo a desbravar mato, para ver se é viável este projecto (não quero gastar rios de €€€)

 

 

Obrigado,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Sérgio.

 

Sobre o equipamento:

 

Filtragem: um Eheim Liberty 100 deve chegar ou então, um Eden 501 que é um filtro externo tipo canister, ideal para nanos.

Tapete aquecido, deduzo que sejam os cabos de aquecimento que se colocam sob o substracto: não vale a pena, se colocares um substracto poroso

Substracto: Akadama, ELOS, ADA

Iluminação: presumo que te inclines para uma calha DIY? Se sim, uma ou duas PLL de 18W com balastro electrónico ( cá em casa só uso destes balastros)

CO2: caso optes por duas lâmpadas de 18W; se optares por uma de 18W, não me parece ser necessário

 

Já pensaste no layout? Hardscape? Consoante isso, seria mais fácil sugerir-te qual a flora a colocar...

 

Dizes que queres que uma planta que saísse fora do aquário; as plantas que têm esta capacidade são plantas de grande porte, tais como:

 

- Pogostemon stellata (Eusteralis stellata)

- Limnophila aromatica

- Ludwigia Inclinata Var. Verticillata "cuba"

- Proserpinaca palustris " Cuba"

- Nesaea spps.

- e mais algumas

 

Isto, claro, falando em plantas de caule. Para um aquário com essas medidas, é complicado ter qualquer uma destas plantas pois ocupam uma grande área do aquário. Talvez a Proserpinaca palustris " Cuba" seja a mais indicada de todas. É uma planta muito bonita e que eu próprio tenciono usar numa próxima montagem ( por isso, sou suspeito :) ).

 

Planta para pequena moita, tens:

 

- Hemianthus micranthemoides

 

Acho que, para essas medidas, é a ideal.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva André,

 

Obrigado pelas respostas.

 

O aquecimento estava a pensar numa solução semelhante a que está aqui neste site "japa"

http://soyokaze.uijin.com/diy.shtml

Não sei se será só para as plantas, ou se também consegue aquecer a água. Mas o mais certo é usar um pequeno aquecedor de 50W que tenho por aqui.

 

A luz sem dúvida que será DIY e obrigado pelas dicas.

O CO2 queria evitar, gostaria de manter este projecto low-teck e sem muito equipamento à vista, porque não vou ter a parte de baixo do móvel para mim.

 

Quanto ao hardscape queria uma coisa muito simples, uma pedra grande com "personalidade" (já estou a delirar) de forma a desenhar em conjuntos com as plantas um triângulo encostado a um dos cantos laterais.

 

O aspecto seria uma paisagem muito limpa e simples com muito verde para que a cor dos guppys sobressaia ao máximo.

 

Abraço,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma couvezita a sair do aqua, humm.... !??!

 

....e que tal uma "caninha" do supermercado ?!?!? ;)

 

Seria interessante, fazer umas pescarias a partir do sofá ;) mas não é a minha onda

 

A intenção do projecto não é conter uma paisagem dentro do aquário com tampas, frisos ou calhas.

O ponto forte deste projecto será o contraste que duma pequena paisagem irá causar no resto da sala, e o facto dela não estar contida num cubo.

 

Possivelmente já conhecem este site, mas está a servir-me de inspiração para este projecto. Vale mesmo a pena ver, apesar de estar todo em japonês ;)

 

http://another05.exblog.jp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As coisas a sair para fora naquele site são plantas terrestres, plantadas parece-me na madeira. Eu vou fazer uma coisa do genero no meu e tenho a certeza que vai funcionar bem, porque luz e àgua nao lhes falta, agora com um bocadito de akadama no tronco de certeza que vai pegar.

 

Estava a pensar em musgo e trevos terrestres, mas a hera tambem me parece boa ideia

:crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2borG a hera fica bem, mas ele também usa anubias perto da linha de água.

No meu projecto vou tentar evitar o uso de troncos.

 

Estive a ver fotos da Proserpinaca palustris " Cuba" e a planta é realmente muito bonita e se ela conseguir crescer para fora do aquário deve ficar brutal.

 

A minha dúvida actual reside no filtro, queria evitar a todo o custo internos.

Estive a ver o Eheim Liberty 100 e não fiquei muito convencido... parece-me que tem pouco espaço para a colocação de materia filtrante.

Estou mais inclinado para o Eden 501. Já agora alguém sabe se ele é silencioso? Como os Eheim externos?

 

Abraços,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não um eheim classico? Ficas de certeza bem servido e não são caros. Tou a usar o mais pequeno e digo-te uma coisa o resto é tudo uma sucata.... Não há duvida, para filtros externos à os eheim e os outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não um eheim classico? Ficas de certeza bem servido e não são caros. Tou a usar o mais pequeno e digo-te uma coisa o resto é tudo uma sucata.... Não há duvida, para filtros externos à os eheim e os outros.

 

No meu de 180L tenho um Eheim Pro2 2026 e às vezes tenho que olhar para o indicador de fluxo para ver se ele ainda está a funcionar. O filtro é muito bom e muito silencioso, mas também foi muita caro.

Já estive a olhar para o clássico mais pequeno e fiquei bastante tentado, mas a minha dúvida agora é como se controla o fluxo dele? Com uma torneira instalada na mangueira?

 

Estive também a ver acessórios de vidro para a entrada e saída de água... e não estava à espera que fossem tão caros.... O conjunto ficava em cerca de 50eur.

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Estive também a ver acessórios de vidro para a entrada e saída de água... e não estava à espera que fossem tão caros.... O conjunto ficava em cerca de 50eur.

 

Ui e 50 euros já é barato, mais barato que isso vai ser complicado encontrar esperimenta falar com o Helder Cardoso, ele tambem tem "lilys" em vidro.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Ui e 50 euros já é barato, mais barato que isso vai ser complicado encontrar esperimenta falar com o Helder Cardoso, ele tambem tem "lilys" em vidro.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

 

Pois são esses....

O aquário de 30 que ele tem é que tem um preço brutal, em principio é esse que vou comprar.

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive a olhar para o clássico mais pequeno e fiquei bastante tentado, mas a minha dúvida agora é como se controla o fluxo dele? Com uma torneira instalada na mangueira?

 

Por exemplo, mas ele não é muito forte, não sei se vais queres reduzir o fluxo.

 

Estive também a ver acessórios de vidro para a entrada e saída de água... e não estava à espera que fossem tão caros.... O conjunto ficava em cerca de 50eur.

 

Hehhe Ai sim.... Isso é que acho caro, mas pronto.... fica com outra apresentação, em vez dos tubos verdes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.