Plantado 130l


luismoniz

Recommended Posts

Olá Fernando,

Mas quanto mais baixo o difusor, maior é a dissolução deste na água!

 

Sim tens razão mas aí é que entra o papel da Lily pipe, ou seja esta fica colocada na direcção do difusor e as bolhas não chegam a vir até á superfície, automaticamente descem e espalham-se por todo o aquário, daí não ser necessário que o difusor fique mais em baixo.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 78
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Aqui fica uma foto de hoje.

 

DSC04805.jpg

 

Ainda existe algumas alterações que pretendo fazer, não estou a gostar das vallisnerias acho-as grandes demais, não recomendo para aquas tão pequenos porque algumas folhas ficam com mais de 70cm, acho que a solução parte por ir retirando as folhas maiores e ir deixando apenas as mais pequeninas, tenho de pensar como vou fazer.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui fica uma foto de hoje.

 

DSC04805.jpg

 

Ainda existe algumas alterações que pretendo fazer, não estou a gostar das vallisnerias acho-as grandes demais, não recomendo para aquas tão pequenos porque algumas folhas ficam com mais de 70cm, acho que a solução parte por ir retirando as folhas maiores e ir deixando apenas as mais pequeninas, tenho de pensar como vou fazer.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

 

 

tá excelente, boa continuação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá

 

fanentesenz obrigado pelo comentário, Gonçalo, não gosto muito de vivíparos mas obrigado pela sugestão.

Deixo mais uma foto do aquário depois de uma leve poda, acho que melhorou, mas continuo a achar que as vallisnerias são grandes demais para este aquário.

 

DSC04929.jpg

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Muito bom Luís... muito bom.

 

A ver se é este ano que concorres à ADA, ok?

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Luís, Erickson e Bernardo, obrigado pelos comentários e elogios.

Pois é só pa terem uma ideia chego a cortar folhas de vallisneria com 80cm e em 65cm fica complicado de "arrumar", a planta é muito bonita mas recomendo para aquários de no minimo 100cm para ficar bonita.

Quando escolhi esta medida de aquário pensava eu ser o ideal para mim, pelos vistos estava enganado, a próxima montagem será um pouco maior.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tanto rezaste para que as plantas crescessem que agora toma cabecadura:mrgreen:

DSC04929.jpg

concordo perfeitamente as valisnérias estão gigangestas mas não consigo deixar de gostar delas assim ;) é verdade que ja estão completamente espalhadas pelo fundo e tiram um bocado o aspecto de ilha ao layout e os bolbitis estão a começar a abafar o tronco mas agora é que se nota perfeitamente o cuidado e planeamento com que foi plantado porque mesmo estando assim um "bocadinho" selvagem continua perfeitamente equilibrado!

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

Além de ser um tópico criado há já algum tempo deixa-me dar os parabéns, mas, de ti não esperava outra coisa.

 

Ok, deixas-te de ter os pontos focais que anteriormente tinhas, mas agora é que está a meu gosto, "wild"

 

Reparei que acrescentas-te umas pequenas pedras ai á frente, sinceramente, acho que destoam das restantes, não dá para perceber se são as mesmas rochas, mas que a côr é diferente é, corta muito o belo efeito que as de trás dão.

 

O que é aquele "gingarelho" em vidro, que tens do lado direito do Aqua e com um liquido côr de tijolo. Vou tentar ver no teu Blog

 

Força, continua, estás a ir no bom caminho ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Pedro fico contente que kurtas o aquario mas eu não tou nada contente hehe, pois é tu bem sabes que queria crescimento mas tambem não precisava de tanto.

Miguel, obrigado pelo teu comentário, em relação ás pedras, elas estavam ali no inicio da montagem se reparares nas fotos mais antigas mas depois retirei porque queria dar a sensação que os galhos caiam sobre a areia mas acabei por não gostar, achava que estava vazio e voltei a colocar as pedras, não são diferentes, são o mesmo tipo de pedra "seiryu stone" apenas como não estão á sombra ficam mais claras.

Confesso que quando acabei de ler o teu comentario dei uma gargalhada com o nome que deste ao aparelho, :smilecolros: aquilo é um softenizer e foi a solução para o problema do crescimento do meu aquario, devido ás seiryu stones, os niveis de calcio estavam muito altos e as plantas cresciam mal, mesmo a usar apenas água de osmose nas mudas ajudava mas no dia seguinte já o GH estava nos valores habituais, então a solução para esse problema era o "gingarelho" como tu chamas que retira calsio e magnesio da agua baixando os valores do GH.

Ainda não tenho o problema resolvido por isso o softenizer ainda lá está, espero que daqui a uns tempos o possa retirar.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Moniz!

 

Tou a gostar do aspecto do aquário, se bem que não estou a gostar da valisnéria como ela se apresenta agora, adorava como estava antes, ainda timida por de trás do tronco, agora a cobrir tirou harmonia ao aquário...e dimensão, penso eu!

 

Acho que no lugar dela e para dar detalhe ao aquário e à fotografia, fica melhor um juncus repens ou uma eleocharis vivipara, que são mais finos e com mais promenor que a valisnéria, e dava um toque especial...mas isto é a opinião de um gajo que já nem aquários tem!;)

 

Grande abraço Amigo Moniz!

 

 

 

Bernardo gordo,

 

De Portugal :):rolleyes:

 

 

 

 

PS:Esta boquinha final foi uma private joke desagradável, só pra ficares irritadinho! Abraço pá!;)

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

Finalmente alguém que também compru um SOFTENEIZER :tongue: pois é também tenho essa pedras e mesmo com água de osmose lá vai o ph para valores malucos, mas o problema do softeneizer a meu ver é a manutenção( limpeza) e o facto da sua acção não se imediata outro pormenor é a regulação do caudal por vezes já foi resina para dentro do aqua, apesar de tudo isto é uma peça lindissima e muito agradavél de ver a funcionar, apesar de achar que não valeu o dinheiro que dei por ela.

 

Abraço

Gonçalo Veiga

Olá

Pedro fico contente que kurtas o aquario mas eu não tou nada contente hehe, pois é tu bem sabes que queria crescimento mas tambem não precisava de tanto.

Miguel, obrigado pelo teu comentário, em relação ás pedras, elas estavam ali no inicio da montagem se reparares nas fotos mais antigas mas depois retirei porque queria dar a sensação que os galhos caiam sobre a areia mas acabei por não gostar, achava que estava vazio e voltei a colocar as pedras, não são diferentes, são o mesmo tipo de pedra "seiryu stone" apenas como não estão á sombra ficam mais claras.

Confesso que quando acabei de ler o teu comentario dei uma gargalhada com o nome que deste ao aparelho, :tongue: aquilo é um softenizer e foi a solução para o problema do crescimento do meu aquario, devido ás seiryu stones, os niveis de calcio estavam muito altos e as plantas cresciam mal, mesmo a usar apenas água de osmose nas mudas ajudava mas no dia seguinte já o GH estava nos valores habituais, então a solução para esse problema era o "gingarelho" como tu chamas que retira calsio e magnesio da agua baixando os valores do GH.

Ainda não tenho o problema resolvido por isso o softenizer ainda lá está, espero que daqui a uns tempos o possa retirar.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luis,

 

Desde já dou-te os Parabéns pelo excelente aquário que criaste, para mim um dos mais belos exemplos presentes neste fórum.

Vou continuar a seguir o teu trabalho porque realmente é uma inspiração.

 

Paulo

Editado por alvesteixeira

----------------

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bernardo muito gostas tu deste açoreano, tive direito a comentário e tudo, não é facil! Bem mas agora mais a serio vê la se vais buscar o aqua á garagem que o pessoal já anda com saudades tuas!

Quanto ao aquário, estou de acordo contigo, mas fico a pensar para retirar a vallisneria vou fazer alta revolta no aqua, como tou a pensar mudar de aqua dentro de alguns meses não sei se vou mexer mais neste layout.

Obrigado pelas tuas palavras rapaz! :lol:

 

Gonçalo, obrigado pelo comentário, o meu problema não era o ph e sim o GH.

Eu não estou arrependido pelo dinheiro que dei, até porque graças a ele tenho um crescimento bem mais rapido e não tenho problemas com a limpeza do softenizer, deixo-o mergulhado umas horinhas com superge, passo um escovilhão e pronto. A resina deixo-a em sal e está pronta a voltar a usar, tenho usado sal de cozinha, não sei se estou a fazer bem mas parece resultar!

 

Paulo obrigado pelas tuas simpáticas palavras.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá,

Sei que ja se passou muito tempo desde a ultima actualização mas tenho andado cheio de trabalho e sem tempo para fotos.

Hoje durante a limpeza do difusor e dos vidros lá tirei uma foto, revendo as fotos anteriores percebe-se que este layout sofreu muitas alterações desde a sua montagem, mas tinha de mexer até sentir que estava como queria. :wacko:

 

Neste momento o layout agrada-me bastante, espero que gostem.

 

DSC05585.jpg

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Tenho acompanhado a evolução deste belissimo 'nature aquarium' no blog e adorado cada foto e cada fase da sua evolução!

Foi pena ter saido a val, dava um aspecto muito selvagem de que eu gostava, mas agora está muito mais arrumadinho! #musica

E a arcuata também saiu?

Outra pergunta: o problema do GH era subir o pH? Ou o proprio GH pode em certa medida afectar o bom crescimento da flora?

 

Cumprimentos! E parabéns pelo lindo aquario bang

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

Muito obrigado pelos elogios e fico contente de saber que segues o meu aquario.

A vallisneria como tinha falado anteriormente é lindissima sim, mas muito grande para este aquario, quando as tirei tinha folhas que chegavam aos 85/90cm e sem falar que o aquario se estava a tornar sombrio e limitava a luz para as restantes plantas, agora no seu lugar estão cyperus helferri e eleocharis vipipara, dá-lhe igualmente um aspecto selvagem, sem falar que o aquario ganha mais dimensão. A arcuata não saíu, está ali escondida atraz do tronco, ainda não a tenho a 100% mas ja apresenta um bonito laranja escuro espero conseguir chegar ao vermelho antes de finalizar este layout porque no proximo aquario já não vou ter plantas vermelhas.

 

Pois o GH, levei muito tempo para o perceber, sim claro que afecta o crescimento da flora, segundo a minha esperiencia quanto mais alto for o GH mais nutrientes exigem as plantas. Eu neste momente tenho o Gh baixinho e fertilizo apenas com step 2 da ada (micros) Brighty K (potassio) e ECA (ferro) no3 apenas 1ppm na muda da agua e nada de po4, reparei que com os macros altos as plantas não cresciam bem e o aquario estagnava, portanto os valores da meu aquario são muito baixos e as plantas estão bem melhores.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta rapida ;)

 

Uma vez que colocastes a vivipara e a helferri em não muito tempo o ar selvagem volta!

A arcuata não gostou mesmo deste layout :-D é realmente uma pena, pois traria um retoque final num aquario que apesar de muito verde, está lindo!

 

Bem.. a fertelização desse aquario vem a mostrar mais uma vez que cada caso é um caso, e não vale mesmo a pena impor qualquer regra no que toca à aquariofilia. Mas mesmo assim conseguistes dar bem a volta ao problema!

 

Ficarei à espera de mais novidades :laugh:

Cumprimentos!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

A mistura da vivipara com a helferri não ficará nem perto do estado selvagem da vallisneria e ainda bem que não, são plantas bem mais faceis de controlar.

A arcuata ainda não desisti dela, uma coisa que tenho aprendido é a ter paciência e muita persistência, vou continuar com ela pelo menos até desmontar este layout.

Obrigado mais uma vez pelo teu comentario, aproveito e deixo mais uma imagem.

 

DSC05581.jpg

 

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís!

 

Confesso que não tenho seguido afincadamente a evolução do teu aquário, ao conrário do meu amigo Diogo... :D

 

Mas ao ver as últimas fotos e comparando, o estado actual é muito melhor! Está todo arrumado, e com este, o do André Silvestre e mais um ou dois ando a ficar com outra ideia dos layouts em ilha.

 

Gosto basntante! Parabéns...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.