Discus - Comida Viva


Batalha

Recommended Posts

Boas

 

Alguém sabe se existe alguma contra indicação em dar aos Discus aquelas larvas que aparecem nos lagos quando estão meio verdes ? As larvas a que me refiro devem ser de mosquito, são castanhas, têm 5 - 10mm, e nadam dobrando-se ao meio rapidamente e depois esticando-se para dar propulsão.

 

Tenho barbaridades delas num lago e têm todo o aspecto de serem um petisco para os meus discus.

 

O que vos parece ?

 

Batalha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São um bom alimento vivo, mas recolhidas num lago é capaz de ser má ideia pela razões já ditas.

Podes sempre fazer uma quarentena ás larvas, mas é sempre um risco. Ainda para mais falando de Discus.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu dou aos meus e regularmente , por causa de um heckel que só come larvas de mosquito, e alimentos vivos como daphnias, larvas de mosquito, artemia, etc..... e papa só a come se for misturada com larvas de mosquito , o gajo é assim por enquanto só come isso, e por causa dele os outros tb comem, isto já á pelo menos 2 meses e nada de parasitas, cagam preto , e bem.....

 

se houver sinal de parasitas vai de flagyl para cima, até agora não tive problemas

 

agora tenho de os fortalecer por causa das férias que estam a chegar, e depois do verão vou tentar adaptá-lo a outros alimentos, o que se torna uma missão quase impossivel, é um heckel do rio negro, habituado a alimentos vivos, como por exemplo a larva de mosquito vermelha

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não diria NÃO de forma assim tão inequívoca...

 

As larvas de que falamos desenvolvem-se em água muito fria, por isso é provável que os parasitas, mesmo que existam, não sobrevivam à alta temperatura do aquário, ainda mais de um aquário de discos.

 

Podemos sempre tentar pô-las em água quente, a ver quanto tempo se aguentam :wacko:

 

E digo-vos uma coisa...Tenho um disco pequenito que sempre comeu menos que os outros (só comia do fundo). Foi dar-lhe larvas dessas duas vezes e vê-lo arrebitar! Já come "à colher" como os amigos... Eles adoram! :lol:

 

*Fiquem bem*

 

Rita Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu dou aos meus e regularmente , por causa de um heckel que só come larvas de mosquito, e alimentos vivos como daphnias, larvas de mosquito, artemia, etc..... e papa só a come se for misturada com larvas de mosquito , o gajo é assim por enquanto só come isso, e por causa dele os outros tb comem, isto já á pelo menos 2 meses e nada de parasitas, cagam preto , e bem.....

 

 

até ao dia....

eu n arrisco mas cada um sabe de si help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até ao dia....

eu n arrisco mas cada um sabe de si :P

 

Pois! Eu também não! Mas o meu dever é avisar e "Quem avisa, amigo é!".

 

No caso do João, compreendo! Os Selvagens são esquisitos, mas não é desculpa! Há artémia viva!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

João, tenta tudo por tudo, para meter esse Heckel a comer papa e artémia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu sei que não é o melhor, mas arranjar artemia viva é um pincel, só consegui arranjar da amtra, em pacotinhos( vivas) ...

 

Regal onde é que arranjo artemia viva??? Achas que devia arranjar ovos de artemia ?????

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os discus, especialmente se forem selvagens têm sempre parasitas, quer lhes sejam dadas comidas contaminadas ou não. No meio natural têm algumas defesas naturais contra estes parasitas como é exemplo a panta Catapa a qual estudos indica ter capacidade de combate a certos parasitas. Estes peixes estão sugeitos a parasitas quer vindos de alimentos quer existentes na água.

Nos nossos aquarios nem se acaba por por a questão de estarem desparasitados, o que se passa é que embora tenham sempre parasitas internos, se medicados com alguma regularidade (como se faz por exemplo a gatos e cães) a quantidade de parasitas endémicos no sistema será baixa e provocará não só poucos danos como poucos ou nenhuns sintomas nos peixes.

Claro que dar comidas que tenhamos conhecimento estarem contaminadas não ajuda mas sermos demasiado alarmistas também não. Confunde-se um bocado dar larva de mosquito vermelha com dar outras coisas como tubifex, este último sim regularmente infestado não só de parasitas como de bactérias e outros patogénicos devido ao ambiente em que se desenvolve.

Os discus são ciclideos e são até bastante resistentes, mesmo os selvagens e sofrem muito mais com a água que lhes damos poluída e o ar que respiram dissolvido nesta do que com a comida contaminada de parasitas ou não que lhes possamos dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.....tudo muito bem mas....desde que ERRADIQUEI "bichinhos de àgua doce" da alimentação dos meus discos os problemas, que os há sempre, reduziram-se a 5%.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao aos selvagens sou da mesma opiniao, dado que no seu habitat natural eles alimentam-se principalmente de larvas de mosquito, e não só, tambem se alimentam de frutos , algas , pequenos peixes , que na natureza contém normalmente alguns parasitas , dado que sobrevivem, só se conclui que estes ( discus selvagens) tem muito mais resitencia a alguns tipos de parasitas que os nossos ( da aviario) não têm.

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao aos selvagens sou da mesma opiniao, dado que no seu habitat natural eles alimentam-se principalmente de larvas de mosquito, e não só, tambem se alimentam de frutos , algas , pequenos peixes , que na natureza contém normalmente alguns parasitas , dado que sobrevivem, só se conclui que estes ( discus selvagens) tem muito mais resitencia a alguns tipos de parasitas que os nossos ( da aviario) não têm.

 

 

Resistência todos terão. Não sei até que ponto os selvagens serão mais ou menos resistentes a doenças endémicas na natureza que os de aviário; lembrem-se que na natureza também adoecem e morrem não é só em nossas casas.

 

De lembrar também que os nosso aquarios não são propriamente laboratórios e aquilo que por vezes tomamos como relação causa-efeito pode tratar-se de uma ilusão. Talvez em vez de especularmos sobre que animais possam ou não transmitir parasitas ou doenças num jogo de adivinhações possamos sim consultar alguma fonte que nos possa mostrar quais parasitas se desenvolvem onde. Muita dessa informação sobre os ciclos de vida de alguns parasitas existe e está devidamente documentada.

 

Aquí podem ver alguma:

 

Doenças e parasitas de Discus

 

Não temos de nos deitar a adivinhar nem especular...

Editado por andrejnr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não temos de nos deitar a adivinhar nem especular...

...o problema é que normalmente não temos equipamento que nos permita emitir um diagnóstico mais concreto.

Por isso...tentativa e erro.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Alguém sabe se existe alguma contra indicação em dar aos Discus aquelas larvas que aparecem nos lagos quando estão meio verdes ? As larvas a que me refiro devem ser de mosquito, são castanhas, têm 5 - 10mm, e nadam dobrando-se ao meio rapidamente e depois esticando-se para dar propulsão.

 

Tenho barbaridades delas num lago e têm todo o aspecto de serem um petisco para os meus discus.

 

O que vos parece ?

 

Batalha

Os discus adoram essas larvas mas essas podem ter bacterias e parasitas prujediciais á saúde dos discus devido a virem normalmente de locais de agua suja e estagnada...pode tambem contaminarte a agua do aquario...devido a isto nao é aconselhavél dares essas larvas de mosquito aos discus.Opta antes por papa,artémia,granulados dos bons etc... :D

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.....tudo muito bem mas....desde que ERRADIQUEI "bichinhos de àgua doce" da alimentação dos meus discos os problemas, que os há sempre, reduziram-se a 5%.

JPM

 

 

penso que n seja preciso dizer mais nada.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

...e os meus bichinhos de àgua doce eram criados por mim, em àgua LIMPA, mesmo assim.....

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu à cerca de 1 ano que dou umas 4x por mes tenebrios e 1x por mes enquitreia. Até agora nunca tive problemas com parasitas.

Bem sei que não são larvas criadas em agua doce, estagnada. Mas mesmo assim, acho que parasitas existem sempre, é inevitavel. No entanto, acho que o segredo está em saber dar aos peixes capacidade de resistencia. Quer em diversificação na alimentação, quer fundamentalmente e principalmente em TPAs.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais