Caracois, O Que Fazer?!?!


Recommended Posts

Boas hoje a noite quando olhava para o aqua reparei que tinha a superficie varios caracois (uns 15!!!) muito pequenos 3 a 5 mm praticamente nem conseguia distinguir o que eram, o mais estranho é que introduzi 3 peixes hoje no aqua 2 guppys, 1 corydopra albina,vi varias vezes o aqua e nada.. e de repente puff caracois.. muito estranho. Até hoje nunca vira caracois no aqua nem introduzi! como foram la parar é que eu n sei....

 

O que me aconselham fazer?? deixar os caracois? tentar retira los?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os caracois podem ter vindo com plantas, ainda em ovos. a mim aconteceu o mesmo. nao tenho tantos como tu. tenho uns 4/5.

Eu acho que se nao gostas podes tirar alguns e deixares outros. Dizem que os caracoes sao bons para vermos se estamos a alimentar muito ou pouco. se tivermos a alimentar muito eles começam a aparecem como praga. Dizem que eles criam-se consuante a abumdancia de comida! por isso ate sao uteis. e nao sao assim tao feios :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para isso ,tenho uma soluçao ,botias palhaço eles adoram caracois

 

Visite meu site

 

visita esse linck

 

SCUBADIVE, achas que posso meter um botia num aquade 60cm? nao é muito pequeno. aconcelham meter estar em grupo. eu meter 2 num aqua de 60 é muito certo?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas se tens caracois é bom sinal quer diser que a tua água é boa est+a com boas condições, mas como queres tira-los , o melhor mesmo é tu comprares um produto próprio para isso em qualquer loja que tenha peixes encontrarás, (em principiO tds tÊM)

Fuck Google, ask me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso ter 2 botias num aqua de 60?

cumps

 

 

podes sim ter dois botia palhaço

 

os caracois acho ue nao seja uma praga muito bonita ,mas para quem queira so ter caracois tudo bem ,vai chegar a um ponto que e so caracois

Editado por SCUBADIVE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes sim ter dois botia palhaço

 

os caracois acho ue nao seja uma praga muito bonita ,mas para quem queira so ter caracois tudo bem ,vai chegar a um ponto que e so caracois

Como foi dito, as pragas de caracóis resultam de excesso de alimentação.

Reduz á alimentação e aspira os que vires (ainda vão ficar muitos...)

aqui

Abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Boas hoje a noite quando olhava para o aqua reparei que tinha a superficie varios caracois (uns 15!!!) muito pequenos 3 a 5 mm praticamente nem conseguia distinguir o que eram, o mais estranho é que introduzi 3 peixes hoje no aqua 2 guppys, 1 corydopra albina,vi varias vezes o aqua e nada.. e de repente puff caracois.. muito estranho. Até hoje nunca vira caracois no aqua nem introduzi! como foram la parar é que eu n sei....

 

O que me aconselham fazer?? deixar os caracois? tentar retira los?

 

Já leste respostas estúpidas e ainda muito estúpidas. Algumas são de ignorantes que deviam evitar comentar sobre o que não estão à vontade para falar.

1- Os caracóis podem aparecer tanto no areão como nas plantas recém adquiridas.

2- Os caracóis como seres resistentes que são, não nos podem dar um feed-back das verdadeiras condições da água.

3- Os caracóis mais comuns nos aquários (nem todos) alimentam-se de matéria morta (comida, fezes mal digeridas, plantas ou folhas decadentes e ainda de restos de comida que permaneçam tempo suficiente no aquário para a encontrarem tal como nervuras de coração) e ainda das muito inconvenientes algas. É evidente que se não existir comida suficiente eles terão de a procurar noutro ponto do aqua, normalmente são as plantas quem sofre.

4- O próprios caracóis podem servir de comida para alguns peixes carnívoros. Os que não os conseguem comer por si próprios podem precisar da nossa ajuda. Aquele caracól que está "à mão" esmaga-se e logo algum peixe o irá comer. Desta forma natural (ABAIXO OS QUÍMICOS!!!) pode-se controlar o seu número. Eu gosto de ver caracóis nos meus aquários.

5 e último - Quem não sabe não crie mais confusão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho os caracois tão úteis e bonitos como os peixes.Não consigo imaginar um aqua sem eles.Dão um ar natural e se dermos comida aos peixes de forma controlada nunca se irão tornar uma praga.Tenho 4 aqua e nos 4 tenho 4 tipos de caracois diferentes.Num os ''Melanoides Tubercularia'',noutro ''Planorbis sp.'' e ainda ''Marisa Rotula''.E claro as ''Pomacea Bridgesi''.Eu acho que tal como os peixes e camarões,os caracóis têm direito ao seu lugar no aqua e são úteis a limpar restos e comida e arejar o areão para as plantas.Nunca dei por tocarem em plantas...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acrescentando ao que já foi dito....por favor não ponhas 2 botias palhaço num aqua de 60 cm... porque eles atingem bem os 15cm (na natureza os 30cm) nos aquarios e 2 desses num aqua de 60cm é o mesmo que largar 2 toiros numa loja de loiça. para alem de que provavelmente já lá tens mais população e só 2 bótias excedem a capacidade de carga biologica desse aqua...e não podemos pensar que os compramos pequeninos e engraçados...eles crescem (que é um direito deles) e depois não são pra mandar fora...trata lá dos caracois com as folhas de alface que resulta...tens é que retirar as folhas de manhã cedo antes de acenderes as luzes do aqua para eles nao fugirem.se não tiveres peixe a mais no aqua e quiseres um botia aconselho-te a procurar 2 macracantha que sempre ficam mais pequenos embora continue a achar que aquas de 60cm e bótias não são boa combinação.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

1º que tudo... 2 bótias palhaço num aqua de 60 cm... acho que não é boa ideia.

Eles crescem até 30cm e num aqua de 60cm não existe espaço para eles.

 

2º Os produtos que podem ser comprados na loja para exterminar os caracois, são basicamente, pesticidas, o que pode causar graves prejuizos na fauna/flora do aquario. E por várias experiências que conheço aki do forum, muitas vezes apenas resolve momentâneamente a questão, pois os caracois voltam a aparecer outra vez.

 

O metodo da alface... a mim não resultou.

 

A unica solução que, a meu vêr resulta, e é o que faço para tentar controlar o aparecimento dos caracois, é quando faço TPA´s, com a mangueira, sugo-os, e assim consigo tirar bastantes.

Excesso de comida provoca caracois, por isso evita dar muita. É preferivel dar várias vezes ao dia e que eles comam tudo e não fique depositada, do que apenas uma vez muita, pois eles não a irão comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Isto na sequência da explicação do miguelpsantos, que me parece bastante lógica, queria fazer-te já agora uma pergunta, miguel: quando dizes que os caracois a jeito "esmagas com o dedo", a casca que fica entretanto no aqua, ouvi eu dizer, que é prejudicial aos peixes, ou ao aqua em si. É verdade? Eu tiro em média, 10 a 20 caracolecos, p/dia. Se eu os deixasse ficar, que tamanho poderiam atingir? Verdade seja dita, que me faz imensa pena de tirá-los, pois concordo que têm o mesmo direito de estar ali no aqua, mas receio pelas plantas, embora nem veja grandes sinais de destruição, mas erramos a tentar acertar.

O melhor é arranjar outro aqua e organizar viagens de realojamento :silly:

 

 

Concordo: fora os químicos. Se matam uns, não poderão fazer muito bem a outros. Maldito ciclo dos pesticidas!

 

Quanto aos peixes carnívoros, se metesse um, o mais certo era comer os bebezitos que de vez em quando nascem, ou dar alguma dentadinha aos outros, não? Misturar espécies é complicado... penso eu!

 

Só um aparte: SCUBADIVE, és super parecido com o Tony, o chefe mafioso, na série Sopranos! Foi só uma brincadeira, espero que não leves a mal! :onfire:

 

Abraços,

Paula

Editado por Madonna

"Os deploráveis modos modernos de hoje serão os "bons velhos tempos" de amanhã."

L.S. McCandless

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já leste respostas estúpidas e ainda muito estúpidas. Algumas são de ignorantes que deviam evitar comentar sobre o que não estão à vontade para falar.

 

Boas noites.

Não me parece ser esta a melhor forma de nos referir-mos aos comentários de outrém, pelo menos, naquelas a que eu chamo de minhas casas. É uma questão de boa educação. Mais. Estive a ler atentamente as respostas dadas pelos membros, neste tópico, e, mais ou menos correctas, mais ou menos eficazes, nenhuma me pareceu estúpida.

Agradeço, e peço gentilmente que ponderes as tuas palavras, pois aqui não há estúpidos ou inteligentes, e se alguma resposta merecer a tua discordância, certamente a saberás mostrar de outra maneira que não a ofender as pessoas.

 

Agora, caracois.

Também não gosto deles, quando a sua quantidade se torna irritante. Ter um ou outro, não me afecta, ter dezenas pelo vidro, já me mexe cá com os nervos. Curiosamente, e sem querer, dei como os controlar de um modo eficaz: fiz um tratamento com esha 2000 ao aquário, e reparei que nos dias seguintes os gajos quase que desapareceram por completo. Pelo que me apercebi, não devem ser tolerantes ao verde malaquite existente o produto, mas isto é apenas uma mera observação de leigo na matéria. Com a ajuda de umas aspirações, posso dizer-vos que a praga quase que ficou erradicada. E como em minha opinião o Esha 2000 é dos quimicos menos agressivos para os peixes, junta-se o útil ao agradavel.

 

Cumps

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caracois em excesso são praga, por exemplo eu tinha no meu "guppyómano" de 30cm 2 caracois para ajudar nos restos que ficam no fundo até hoje não tive problemas pois fui retirando os ovos (os que eu vi) hj chego à noite e tenho pelo menos 70 fora os que já tirei e curiosamente nao os deitei fora coloquei-os no outro aqua que tem botias, a ver vamos, para mim melhor soluçao nao existe, existem várias soluções que se forem aplicadas em conjunto são muito eficazes.

 

1. retirar os ovos quando os vemos

2. ter 1 ou 2 botias

3. retirar os caracois quando os vemos

4. fazer como o fausto

5. fazer estas todas em conjunto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.