miguelpsantos

Membro
  • #Conteúdo

    23
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por miguelpsantos

  1. Alguém que não queira criar mais confusão sabe o que são anabantídeos???? Oxigenar a água para um Betta??? O Betta retira o oxigéneo diretamente da superfície (tal como as coridoras, as colisas,etc). O importante é manter uma temperatura entre os 30 e 32º para um Betta. Tapar o aqua para que não se "constipe". É verdade pois estes têm bronquios num orgão que se chama o labirinto e pelo qual vão "empurrando" uma bolha de ar. Para um Betta que passa parte da vida numa poça lamacenta à espera das monções, tá muito bom. É só limpar o aqua aquando das mudanças de água PARCIAIS (de preferência semanais). De qualquer forma, quanto maior melhor! IMPORTANTE - se fizeres um upgrade nunca juntes outro Betta (seja macho ou fêmea) Boa sorte!
  2. miguelpsantos

    Novo Aqua

    Boas! Estavas no caminho certo até alguém dizer para comprares Discus ou Escalares. 1º Os Discus À medida que forem crescendo verás os Neons diminuírem, em número, claro. Daqui a 3 meses passas um fim de semana fora e quando chegares, adeus Neons. Se tiveres o azar de serem dois machos, vais testemunhar as capacidades dos Discus em luta livre. Aqui sim, vale tudo até arrancar olhos. O mais importante é que tanto os Neons como os Discus são extremamente sensíveis a um protozoário de seu nome Hexamita. Este prolifera nos intestinos mas, assim que houver um boom vai-se alojar em várias partes do corpo do Discus. (no Neon é vulgar ficar sem o pedúculo caudal e gradualmente chegar ao ventre. É das coisas mais horríveis de ver num aqua) Mas, há sempre remédio (químicos, para mim de evitar sempre que possível). Metronidazol. Ok. Simplificando, é o mesmo medicamento que as senhoras (principalmente, mas não só) tomam contra as infecções urinárias. Ir há farmácia e comprar Flagil. É barato e eficaz. Vê já na Net algumas formas de admnistrar. Preferencialmente e, sem químicos, uma vez por mês aumentar a temperatura de 30 para 34º por 3 dias. Isto para não prejudicar muito as plantas. A par, deixar os peixes de jejum um dia por semana. (vermes intestinais, não há comida, não há prosperidade) - parece Portugal.... 2º Escalares A mesma coisa. Os Escalares crescem, os Neons diminuem. Os Escalares são naturalmente resistentes há Hexamita, ou seja, aí o problema é dos Neons. Não morrem da doença, morrem como comida. Do mal o menos. Isto tudo para te dizer que já que juntas-te Discus com Neons, pelo menos faz alguma prevenção. Se vires fezes brancas opacas do tipo fita de carnaval, já devias ter ido à farmácia. Boa sorte PS o aqua tá lindo. quanto ao filtro esses peixes não gostam de águas excessivamente movimentadas. Se calhar o que tens chega e sobra!!!!
  3. Boas Guppys, Rasboras e Arlequins a temperatura é mesmo 29 a 31/32º. Não é para aumentar, é para manter. Basta ver as origens dos peixes. Já que não tens plantas naturais não há problema. MAS, ACONSELHO ALGUMAS. Mudar água todas as semanas. Preparar no dia anterior, desta forma anti-cloro nem é preciso. (desculpem-me os comerciantes) mas é verdade. Alguns dos peixes que tens podem morder as barbatanas dos guppys. Ou seja são incompatíveis, mas isso deixo para outros comentarem. A formula antiguinha,quase, quase decrépita de manter guppys em optimas condições é a cada duas mudanças de água juntar sal grosso. Isto evita que o maior inimigo dos guppys, o ictio, prolifere.Mas, a temperaturas superiores a 28º não deve ser problema. Boa sorte.
  4. Deve estar bonito! Pena é que os Barbos e os Trigo vão achar as crias de moly um verdadeiro petisco. Agora vou fazer aquilo que digo para outros não fazerem - falar sem verdadeiro conhecimento. Tanto quanto sei as Molys preferem água salobra - um pouco de sal. Há muitos anos o meu pai dava crias de moly a um peixe escorpião (água salgada) e, além de algumas fugirem e sobreviverem, ainda cresciam mais que os progenitores. Outro conselho. Colisas e Tricogasters, 29º MÍNIMO!!! Fica bem.
  5. miguelpsantos

    Desova Dos Discus

    O que é incrivel é tanta escrita sem nenhuma resposta. Eu criei Discus desde +/- 1994 a 2006. Uma coisa posso garantir. NINGUÉM, mesmo NINGUÉM, tem a certeza do sexo dos Discus até os verem desovar. A fêmea põe os ovos e o macho fertiliza de seguida. Antes de tal acontecer,e ser observado, tudo o resto é ficção!!! Eu comprei 5 Discus para tirar um casal. Vendi os outros 3. Além de serem um casal eram também férteis. O desconhecimento leva à pesquisa. Por esta altura os usuários deste forum já deviam saber que é impossivel comprar Discus sexados antes de uma postura bem, como, esperar por algumas crias para ter a certeza que não são estéreis. Tal como em tudo à quem se aproveite. Actualmente faço (de novo) criação de Escalares. NUNCA, DE FORMA ALGUMA, na área metropolitana do Porto alguem irá dizer que o Miguel Santos o enganou!!! Faço questão. É também por isso que "volta e meia" visito este forum e "dou nas canelas" a quem muito escreve sem saber o que diz!!! Vou tentar uma participação mais activa DENTRO DO QUE SEI, E SÓ O QUE SEI. Um abraço e boa sorte aos AMANTES da aquarofilia.
  6. Este tópico só pode ser para brincar ou esperar respostas estúpidas!!! 1º Alcool em qualquer forma ou estado só para amenizar o sofrimento de peixes (em princípio???...) 2º Pela publicidade estou em crer que serão Anabantídeos? Quais???? Betas?? Colisas?? Digam-me!!!! Peixes que num ano têm que aguentar 2 meses (ou mais) a 34º C??? Ictio a estas temperaturas????.... ou será que estão num "frasco" a, digamos, 24º C ??? Por mim... sem dúvida... DESENVOLVER UM FORUM EXCLUSIVO PARA ANEDOTAS!!!
  7. Casal e as Coridoras. Procura entre os teus amigos quem te mantenha os outros Discus. As Coridoras são óptimas para "distraírem" os Discus". Qualquer um deles vai querer ser o único a proteger as crias. (é normal em aquas) Desta forma, os Discus dirigem a sua agressividade para as Coridoras em vez de um para o outro. Dividir um aqua só é possível se a introduçao e a captação de água estiverem e lados opostos e, mesmo assim, é difícil. Se não resultar, tens 2 opções: - voltar a colocar todos os peixes no aqua (mais stress para todos) - deixar o casal levar o seu rumo, procriarem, comerem crias, lutarem e no fim ficam em paz (por mais uma semana)... Nesta última sempre tens a oportunidade de volta e meia levares uns amigos a casa e mostrares algumas maravilhas. Miguel
  8. Faz-me uma favor... Lê as respostas que te dão... Pondera... Tira as tuas conclusões!!! 1º Temperatura 24º ??? Guppys... América Central e do Sul... Será que te diz alguma coisa. A ti talvez não, estás a começar. É compreensível. Já o mesmo não se pode dizer dos logistas e dos que respondem por impulso (mesmo os os que nada sabem). Depois temos os que respondem para realizar o máximo de "post's" (respostas) que conseguirem. Haverá um prémio???? 28/30º amazonas, afluentes, peru, brasil (norte). OK? Claro também há quem confunda Guppys com Ganbuzias (creio que se escreve assim) e que se diz terem vindo dentro de barris em naus Portuguesas que se afundaram, e que por acaso chegaram á costa Ibérica, e hoje em dia existem (e proliferam) no norte de espanha. 2º Plantas naturais. Sim senhor, boa resposta. O ciclo como muita gente diz não é o do Azoto. Aulas de Biologia. Esqueceram? Nitritos. 3º desde que não tenhas nada no aqua de tóxico, centra-te na temperatura. Os Guppys são muito sensíveis ao Ictio mas, este só prolifera se as temperaturas forem baixas. Acima dos 28º é muito invulgar que este parasita prolifere. Mais, para evitar qualquer contaminação por Ictio - falando em Guppys - deve em cada +/- 3 mudas de água, colocar bastante sal. Isto não se deve fazer sempre pois a água acaba por ficar muito salgada e matar os próprios peixes. Por isso, repito, devem haver pelo menos 2 mudas entre as que levam sal. Mais perguntas para todos os interessados: miguelpsantos@gmail.com este forum só visito esporadicamente. há aqui gente (mesmo entre os webmasters) que acham que sabem tudo e não aceitam críticas. inclusivamente editam respostas construtivas em detrimento daqueles que respondem para fazer "monte". Sei lá. deixem brincar os "catraios". (já sei que mais tarde ou mais cedo vai ser editado). perguntas sobre Discus, Escalares e Beta Splendens. façam-nas. Guppys, muita desta gente que diz que "já chegou aos Discus" não admite sequer algum interesse sobre outro peixes. EU NÃO!!! Miguel Santos Porto
  9. Olá Carla Santos, Em 1º lugar queria alertar para as Trocas Parcias de Água (TPA). Com tão poucos peixes e tendo em conta a medida do aquário, parece-me ideal uma troca de 10L por semana. 2 garrafões de 5 L preparados no dia anterior e nem de anti-cloro precisa. Pense num rio em que a água está sempre a ser renovada. Não podemos com facilidade reproduzir esse ambiente mas, podemos tentar... Nas lojas, muita gente dá mais valor aos lucros do que ao melhor interesse da flora e da fauna. 2º Alimentação. Pelo menos 2 vezes ao dia (já que não sabes o nome dos peixes). Pouca comida de cada vez. Não te esqueças são de agua quente e não precisam da comida para produzir energia térmica. 3º Limpeza. O interior dos vidros, a estátua, e chega. Se não gostas da decoração com algas ou se estas são excessivas, deves retirar e limpar. Quanto ao filtro, eu sou apologista de que, desde que este não esteja conjestionado, não se deve mexer. O mesmo aplico ao areão. Além de dar imenso trabalho, vais ter que retirar os peixes, limpar tudo e, ao reintroduzir os peixes tens muita água nova de uma só vez. Não há peixe que aguente... bem, há excepções. 4º As TPA devem ser feitas com uma mangueira para que consigas, em simultâneo, limpar o fundo do aqua. É desta forma que vais conseguir diminuir as algas e limpar ao mesmo tempo o areão. Espero ter sido útil, um abraço, Miguel Santos
  10. Desculpa, mas as minhas pesquisas rápidas sobre os bótia palhaços dizem que são peixes que podem admitir pH's entre os 6,5 e os 7, bem como,temperaturas entre os 24 e os 29. Aparentemente parecem peixes compatíveis com os Escalares. A minha única preocupação é sobre o que já observei no seu comportamento e já vi bótias muito agressivos. Agora o que de certeza sei para os Escalares: - Temperatura entre 28 e 30º. OK. Vais lêr em muitos sítios 26-28 ou 24-27. Não te esqueças que são peixes do Amazonas e afluentes. Em muitos locais onde existem Escalares a temperatura chega, por alguns meses, aos 34º nas sombras das plantas. Da mesma forma, um incentivo à sua reprodução é a redução drásticada temp.em 2-3º. - Ph. Para condições ideiais, sempre abaixo de 6,5. TAMBÉM SEI... Muita gente vai dizer muita coisa... Mas o Amazonas é mesmo assim... Aquando das monções a temperatura desce muito e o PH também. Chegam a ser medidos valores de PH na ordem dos 5º e menos. - Claro que tudo isto é mau para o resto da fauna e flora do teu aqua. Então PH 6,5 e Temp. 29º. É este o meu conselho, pois colocás-te os escales 1º lugar... Quanto aos anticristus, nunca ouvi falar. Mais, agradeço a quem saiba/tenha, que me forneça o nome científico ou foto. Ottos... muito menos. Um abraço Miguel Santos
  11. miguelpsantos

    Tareia Forte E Feia

    Olá Regal - Eu tento escrever com o algum cuidado para que quem lê possa perceber. Isto não é um SMS!!! - Aqui. "Aqui" onde? És criador de Discus? Já viste Discus nascerem? Já viste os alevins de Discus a alimentarem-se do "muco" dos pais? Já viste que apenas depois das duas semanas começam a ter semelhanças com o "arredondado" dos pais? - 3 meses 6 cm? - O que SB? Dizes que é só proteína? Sabes que os Discus também tens rins? Sabes tu ou o "aqui há quem tem" que exageradas quantidades de proteínas destroem os rins? - Eu sei que quem vai comprar Discus gosta de escolher os mais baratos=mais pequenos e com muitas cores visíveis. Depois dizem: "nada de lado", "não come", etc. - Os meus alevins de Discus comem exclusivamente Artémia recém eclodida até à segunda semana. A partir daí começam a comer a minha comida exclusiva para alevins de Discus (irei fazer um post sobre isso) na 1ª refeiçao do dia, sendo que, as seguintes, continuam a ser artémia. A partir da 4ª semana começam uma dieta da minha comida para alevins. A partir do 2º mês comem um preparado muito próximo do dos adultos. - Ao fim de 4 meses começam a ser introduzidas comidas como os flocos e os granulados na 1ª refeição do dia. Ainda assim comem o meu preparado para Discus. Isto apenas, para que quando forem transferidos para uma loja, não venham a estranhar a comida. Pode não ser muito... Mas, o que sei e o que faço, partilho. Só peço........ QUEM NÃO SABE, NÃO CRIE MAIS CONFUSÃO!!! Um abraço, Miguel Santos
  12. (...) Editado FV Os meus Escalares durante 6 anos desovaram todas as semanas. O meu maior problema era acondicionar a quantidade de crias. Por esse motivo em 1997 decidi montar um grupo de aquas de 2500L com filtragem biológica e mecânica em comum, acrescidos de um depósito de 400L e que me custou, na altura, 1200 contos. (...)Editado FV Boa sorte highscreen123 PS embora os Escalares sejam peixes fieis ao companheiro (alguns deixam de comer até morrerem quando separados) é também muito comum que estes voltem a aceitar outro parceiro (já aconteceu comigo). É esta a resposta que posso dar à tua última pergunta.
  13. Nada pior que o excesso de informação. POR FAVOR, QUEM NÃO SABE NÃO CRIE MAIS CONFUSÃO. CASCA DE BANANA????? Deve estar a pensar em Bettas. Os conselhos vêm de um tal Rui? Estão ele é analfabeto e não sabe escrever? (Desculpas ao Sr. Rui) UMA DESOVA AOS 6 MESES???? Tens os peixes à 6 meses. OK, acredito. Mas não teriam eles já 6 meses quando compras-te? Todo e qualquer método é bom quando resulta. Eu próprio em 1993 tive a 1ª criação de Escalares com os pais presentes e foi um dos melhores espetaculos que pude presenciar. Aconselho a quem não tem intenções de fazer disso um negócio. O problema -por norma- é os pais ao fim de 1 ou 2 semanas estarem prontos para uma nova desova e alevins mais velhos, se forem muitos, comerem os últimos ovos. Alguém disse que tinha taxas de susseço de aprox. 100% e que eram cerca de 600. PARVO!!! Os Escalares fazem posturas entre os 900 e 1500 ovos. Ou os dele são preguiçosos ou ele é mais um dos que escreve para fazer "monte" e criar confusão. Também alguém disse que só se devia mudar a água ao fim de 10 dias das crias terem nascido. Bem, eu também já esvasiei uma encobadora para um balde a pensar que não tinha peixes. De facto ao fim de aprox. 10 dias quando ia despejar esse balde (por já estar a cheirar mal), tinha 12 Escalares bem vivaços. Ora, será isto uma regra? É óbvio que não. Dentro de um balde, sem mudanças de água (aliás estagnada), sem aquecimento, sem alimentação visível, então que podemos concluir? Não é regra! Mais nada! Mas 12 Escalares? Quando vendo 200 por mês? NÃO BRINQUEM COM QUEM APENAS QUER AJUDA!!! Pelo comecem por: Comigo resulta desta forma... Um abraço.
  14. Algumas perguntas. Os teus Discus defecam "fitas" brancas e opacas? Apresentam o que parece ser uma pequena minhoca a sair perto da cabeça? (por experiência própria mas sem ser regra) Têns carvão no aqua? Se têm algum buraco na cabeça mas não existe nenhum destes sintomas, não te preocupes. Alguém disse para elevar a temperatura para 30º. Desculpe, mas os meus estão sempre a 30º. Boa sorte para os seus. Os Discus apenas estão em temperaturas abaixo dos 30º quando há uma precipitação muito forte (monções) que diminui a temp. da agua bem como o PH (por inundar zonas ricas em matéria vegetal morta). 1º a Hexamita está classificada como um protozoário (espero estar a escrever bem) 2º são os mesmos agentes patogénicos que infectam os humanos e que provocam (principalmente nas mulheres) infecções urinárias. 3º o flagil tanto é absorvido pela pele como pode ser administrado por via oral 4º como é uma infecção o corpo reage subindo a temperatura para a combater. Assim sendo, o Flagyl pode ser misturado com a comida e combater directamente a infecção ou ser ministrado na água e destruir os ovos deste parasita. O que fui forçado a fazer aos meus casais aquando do aparecimento de um surto de Hexamita foi o seguinte: - subir de imediato a temperatura para 32/33º (os meus Discus estão sempre a 29 ou 30º) - como toda a gente opina sobre a dosagem do Flagyl, eu optei por moer muito bem as pastilhas e apenas cobrir bem a comida congelada uma vez por dia (nas outras refeições não coloco nada) - manter o tratamento por 3 dias - passado uma semana repetir. Subir temp. e voltar ao Flagyl. - retirar para sempre o carvão que tinha no meu filtro de Osmose Inversa - em cada 2 semanas não alimentar por 1 dia (previne surtos) Claro que subir a temp. para 33º vai destruir algumas plantas, mas se não mantivermos por mai de 3 dias elas recuperam. Actualmente apenas elevo a temperatura para 33º dois dias por mês e não dou de comer (aos adultos) 1 dia de 15 em 15 dias. Claro. Não voltei a ter problemas com este protozoário. OK. Mais gente irá escrever. Mais terás para ler. Faz como eu lê, pondera e depois aplica o que te achar mais certo. Não te esqueças na Internet toda a gente pode escrever o que apetecer. Já li muita coisa absurda. Cabe-te a ti filtrar o excesso de informação. Abraços e boa sorte para ti e para os teus Discus.
  15. miguelpsantos

    Tareia Forte E Feia

    2 Discus de 4 meses. Ok. Estão no aqua à +/- 2 meses? Muito bem. Teriam 1,5cm à 2 meses atrás? Quando puderes diz qual o tamanho aproximado. Se têm ou não cor e qual. Faz +/- 14 anos que crio Discus e com 4 meses são como crianças brincar. Posso acrescentar que das minhas criações não sai nenhum peixe (Discus) com menos de 5 meses e/ou menos de 6 cm de altura. Podes desta forma compreender que não sei (nem quero perceber) qual o comportamento de 2 Discus de 4 meses em 120L. Nestas idades tenho pelo menos 120 peixes por aqua. Plantas à superfície? Quantas mais melhor. São o melhor refúgio para Discus e reduzem o stress. Nos Amazonas e seus afluentes é no meio das raízes e nas sombras que os Discus andam à vontade. Outra coisa. Os Discus são peixes de cardume. NÃO ESQUECER PF. Diz qq coisa. Um abraço
  16. Olá a todos. Nem vou citar nomes de alguns que não sabem o que escrevem. Mas eu posso dizer que já criei milhares de Bettas e que pesquisei muito para ter sucesso. 1º Os Bettas são originários de rio Sião. 2º Este rio é atingido por monções, sendo que, nesta altura - mas por pouco tempo - tem muita corrente e a sua temperatura desce abaixo dos 26º C e o PH dos 5. 3º O resto do tempo as temperaturas variam entre os 29º de noite e os 34-36 no pico do dia. Também o PH é normalmente alcalino. 4º Estas temperaturas fazem com que a água evapore. Restarão pequenas poças quase de lama. É por este motivo que respiram á superfície atravez do seu orgão, labirinto. 5º É também por isso que se matam uns aos outros. Os recursos diminuem e não chegam para todos. Mesmo as fêmeas em condições severas lutam pela mesma poça. 6º Até para manter os recursos disponíveis os Bettas defecam numa espécie de membrana (similar a uma placenta) para poluírem o menos possível. Tudo isto explica porque o Betta aguenta quase tudo. PS: alguém perguntou como distinguir os Escalares machos das fêmeas. É muito simples. Se desovarem, o que põe os ovos é fêmea o que passa logo a seguir para fertilizar é macho. Os Escalares não têm qualquer disformismo sexual externo. por outras palavras, quem tentar adivinhar tem 50% de probabilidades de acertar. Um abraço a todos.
  17. Olá LORISBURG Apesar de o cloro se encontrar muitas vezes em estado líquido ou até sólido (sobretudo para piscinas), o cloro não deixa de ser um gás. É por isso mesmo que este se "evapora" com alguma facilidade. Eu apenas retiro a água directamente da torneira e deixo "repousar" 24 horas para as TPA's. Já agora, nas minhas criações de Discus, e sempre que utilizei carvão, tive surtos de Hexamita (ainda que possa ser coincidência) Ainda acrescento que na minha opinião o carvão não só retira da água o cloro como muitos mais elementos que podem ser essenciais aos nossos peixes. Um abraço e boa sorte
  18. Ok. Deves ser engenheiro ou então engenhocas. 1º Se um saco estiver aberto num aqua qual é o diferencial de pressão? 2º A pressão hiperbárica rebenta mesmo connosco? 3º A que valores médios? 4º Quem deixa um peixe num balde durante meia hora e depois do trajecto até casa a que temperatura estará a água do peixe? O acondicionamento deve ser feito no saco original, aberto e de imediato se deve ir colocando agua do aqua aos poucos. Por fim o peixe deve ser retirado sem misturar a agua original com a do aqua e do modo que causar menos stress. Diz o membro fjmr123 "Ou então sal no aqua uma colher de sopa/45 litros e baixa a água do aquário (se for aqua hospital melhor). Isso é bexiga natatória, bactérias, logo também podes usar um medicamento que ajude a eliminá-las, o peixe não esteve muito tempo dentro do saco, deve ter apanhado isso no transporte, vinha bem acondicionado." Fala quem deve ter Guppys ou Mollys. Sal num aquário com Discus? Quem não sabe que não lance mais confusão!!! PS: Lamento pelo Discus
  19. 1º Não tens mais Escalares no aquário? Sabes que são peixes de cardume? 2º Sabes que se tudo correr bem, mas se forem dois machos que se vão tornar territoriais e um deles vai morrer? 3º Nem tu sabes se são machos ou fêmeas nem mais ninguém neste mundo! Se tudo correr bem e tiveres uma postura verás qual é o macho e qual a fêmea. 4º Sabias que Mollys e Escalares são incompatíveis quanto ao PH e à Dureza da água? Ou seja, o que estiver bem para um está mal para o outro, ou então, nada está no ideal para os dois. 5º Qualquer Escalar ou Discus de boa saúde e com mais de 4 meses pode passar pela privação de alimentos durante uma semana sem qualquer problema. Os Discus (já agora) adultos e saudáveis passam 1 mês sem comer. (ainda que não seja aconselhável) 6º Comida viva. Daphnias ou Artémia estimulam o apetite. Como peixes carnívoros que são por natureza atacam tudo o que mexer e que lhes caiba na boca. Na natureza alimentam-se de larvas de insectos (moscas, mosquitos), pequenos insectos que caem na água (formigas, insectos voadores, pequenas aranhas), ovos e alevins de outros peixes (mesmo que da mesma espécie) Boa Sorte.
  20. Já leste respostas estúpidas e ainda muito estúpidas. Algumas são de ignorantes que deviam evitar comentar sobre o que não estão à vontade para falar. 1- Os caracóis podem aparecer tanto no areão como nas plantas recém adquiridas. 2- Os caracóis como seres resistentes que são, não nos podem dar um feed-back das verdadeiras condições da água. 3- Os caracóis mais comuns nos aquários (nem todos) alimentam-se de matéria morta (comida, fezes mal digeridas, plantas ou folhas decadentes e ainda de restos de comida que permaneçam tempo suficiente no aquário para a encontrarem tal como nervuras de coração) e ainda das muito inconvenientes algas. É evidente que se não existir comida suficiente eles terão de a procurar noutro ponto do aqua, normalmente são as plantas quem sofre. 4- O próprios caracóis podem servir de comida para alguns peixes carnívoros. Os que não os conseguem comer por si próprios podem precisar da nossa ajuda. Aquele caracól que está "à mão" esmaga-se e logo algum peixe o irá comer. Desta forma natural (ABAIXO OS QUÍMICOS!!!) pode-se controlar o seu número. Eu gosto de ver caracóis nos meus aquários. 5 e último - Quem não sabe não crie mais confusão.
  21. Mitos??? Eu também cheguei a Aveiro às escuras. Nem sabia onde procurar. O facto é que asa Artémeias só se desenvolvem quando a água fica muito salgada. Demasiado salgada para que pequenos peixes sobrevivam e façam um festim com as Artémias. Então, depois de uma grande "chuvada" devem haver pelo menos 3 semanas de sol (e a sorte do responsável pela salina não voltar a inundar os reservatórios). Deves procurar as Artémias nos regos à volta das últimas salinas (as de extração do sal). Com sorte podes tirar mais de 5 sacos de 10 litros. Deves congelar de imediato. É possível guardar algumas vivas para ir dando aos peixos pelo menos na 1ª semana. Os peixes ficam "loucos". Melhores alturas: Julho-Agosto e final de Dezembro-Janeiro Boa Sorte!!!