jpena Publicado Maio 31, 2007 Share Publicado Maio 31, 2007 (editado) Olá Depois de ler quase tudo o que aqui neste Fórum vai sendo escrito, depois de falar com alguns membros, fui-me apaixonando pelos plantados. Com muita ansiedade inicial fui aprendendo a ter paciência e a emendar erros de principiante, erros que ainda hoje vão acontecendo mas que já deixaram de ser dramáticos. Desde os ataques de algas, às escolhas erradas de plantas e peixes aos erros nas escolhas de equipamentos e a todas as incertezas próprias de quem se mete a fazer de Criador, hoje já consigo levar esta arte com alguma serenidade e equilíbrio. Quando era miúdo vivi em Angola, e lá, ter um aquário ou lago era uma coisa bastante natural, bastava ir ao rio e trazer de lá peixes e plantas pô-las num aquário e a coisa funcionava sem grandes necessidades. Muito diferente do que hoje tentamos fazer. Este aquário que vos estou a mostrar, sei que ainda tem muito para evoluir e erros não lhe faltam, desde logo a grande mistura de fauna e flora, mas o gozo está aí mesmo, conseguir fazer funcionar um comunitário extremo. Bom … para quem não gosta muito de se expor já falei demais. Aqui fica o setup e algumas fotos. Aquário comunitário " Kuanza " Setup: Montagem - Fevereiro 2007 Dimensões - 60 + 30 + 50 = 85 Litros úteis Filtragem - Fluval 105 (480l/h) Iluminação - Calha série Aquartica by Ramirezi ( Rui Alves ) - 1x55w PC - (6500K) - 2x15w T8 - (8000K + 10000K) 2 períodos de iluminação. 4 + 8 horas com 4 de intervalo. Co2 - injecção de botija 2 kg com válvula solenóide – 1 bolha por segundo, distribuída através de 1 difusor com pedra cerâmica. Aquecimento - 1x150w - Eheim Substrato - 1ª Camada - Turfa 2ª Camada - JBL AquaBasis plus 3ª Camada - Areão fino 2/3 mm Parâmetros da Água Temperatura 26º PH - 6.8 No2 - 0.00 No3 - 10.00 Po4 - 1.00 Manutenção: trocas de água semanais de 30% Fertilização da Seachem Flourish + Flourish Iron + Flourish Potassium Fauna - 3 Mollys Lira - 2 Espadas adultos e vários juvenis - 4 Tetras Glow light - 4 Tetras Neon - 4 Tetras Cardinal - 4 Rásboras Arlequim - 4 Narizes de bêbado - 4 Danios Leopardo - 1 Escalar - 1 LDA25 - 2 SAE - 1 Otocinclus - 2 Neritinas Natalensis - 2 Neritinas sp. Punkt - 2 Neritinas sp. Traktor - 2 Pomacea bridgesi - azuis - 2 Thiara Cancellata - Caridina Japónica - vários - Neocaridina denticulata - vários - Caridinas sp. Tiger - Vários Flora Ammania gracilis red Anubias Nana Anubias Nana Petit Eusteralis Stellata Hygrophila red - green Vallisnéria Nana Vallisnéria Spiralis Ludwigia Repens Aponogeton madagascariensis Cryptocoryne parva Blixa Japónica (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes Silvina natans Pogostemon Helferi Hemianthus Callitricoides Myriophyllum green Myriophyllum red Nymphea Lotus Rotala Wallichii Fetos Windelov Musgo de Java Musgo Christmas Decoração - 3 Pedras + Tronco Vista geral 1 Vista geral 2 Promenor 1 Promenor 2 Promenor 3 Promenor 4 Espero os vossos comentários, criticas, sugestões, dúvidas. Os meus agradecimentos aos amigos, Pedro Nuno, Miguel Silva e Rui Alves pelos conhecimentos que me passaram. Por último o meu obrigado ao colega e amigo Luís Borges pelas fotos. Abraços Editado Junho 15, 2007 por jpena Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Lina Teresa Publicado: Maio 31, 2007 Share Publicado: Maio 31, 2007 Boas Tardes, tá 5 * muito bonito este teu aquario. Parabéns Lina Teresa Citar Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. Antoine de Saint-Exupery Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Nuno Publicado: Maio 31, 2007 Share Publicado: Maio 31, 2007 À ganda amigo finalmente o aqua aparece...... Sinceramente gostei...... Vamos la a maturar isso e a dar-lhe volume com as podas... Só um reparo....coloca uma cartlina por detrás....dá-lhe logo outro "TOQUE" ABRAÇOS e vai dizendo qquer coisa.... Citar O MEU BLOG AQUÁTICO......> http://aquascapingstyle.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Maio 31, 2007 Share Publicado: Maio 31, 2007 Boas axo q o teu aqua tem o coloração excepcional.... parabens!!!! Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
a_feijao Publicado: Maio 31, 2007 Share Publicado: Maio 31, 2007 muito bonito!!! gosto da combinação de cores tanto das plantas como dos peixes é um aqua muito atractivo... queremos actualizações!!! as fotos tambem tão muito boas, que maquina usas??? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Ramos Publicado: Maio 31, 2007 Share Publicado: Maio 31, 2007 o aqua ta muito fixe mas so uma observação: não e muito peixe só para 85 l?? Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bernardosales Publicado: Maio 31, 2007 Share Publicado: Maio 31, 2007 Tem muita cor!! Muito bom Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Guerreiro Publicado: Maio 31, 2007 Share Publicado: Maio 31, 2007 muito bom Citar SPORTINGGG :D Abraços Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kromo Publicado: Maio 31, 2007 Share Publicado: Maio 31, 2007 ta lindo... cartolina...já tem a parede que dá perfeitamente a ideia. posta fotos de : - 2 Neritinas Natalensis - 2 Neritinas sp. Punkt - 2 Neritinas sp. Traktor - 6 Pomacea bridgesi - marfim , azuis se tiveres criação avisa que sou comprador Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjmr123 Publicado: Maio 31, 2007 Share Publicado: Maio 31, 2007 Para primeiro está muito à frente, bem jogado. Citar Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Abóbora Publicado: Maio 31, 2007 Share Publicado: Maio 31, 2007 Gostei Esse tronco dá uma sensação de altura e profundidade ao aquário muito boa. Não o deixes desaparecer no meio das plantas Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..." Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
aquaben Publicado: Maio 31, 2007 Share Publicado: Maio 31, 2007 Parabéns este teu aquário está muito agradável e harmonioso, a nível das plantas está espectacular, quanto a fauna…poderia referir algumas incompatibilidades, mas pelo que vi das fotos não vou fazer isso pois acho que conseguiste criar um meio termo, onde peixes de parâmetros muito diferentes estão com muito bom aspecto… Agora confesso que foi o nome de Kuanza que me fez abrir este tópico, (não frequento muito esta secção…), estava à espera de ver peixes de lá, para trocarmos algumas experiência, pois sou fã dos peixes dessa zona, pena é em Portugal não haver muitos adeptos deles e o motivo principal deve-se ao facto de serem raros e quando aparecem são sempre a preços muito altos, eu de momento tenho Barbus barilioides, mas também já tive tentado a adquirir um peixe magnifico de lá que é da família dos cavalos marinhos, mas é de água doce, só que para alem do facto de serem um pouco carotes, são muito sensíveis…os barbus barilioides também não são muito baratos, mas pelo menos são peixes resistentes… Um abraço e boa sorte Citar José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
racer Publicado: Junho 1, 2007 Share Publicado: Junho 1, 2007 O aqua tá demais........ banana rock para ser o primeiro, continua a postar as evoluções, mas penso que tem um senãozito. Isso não tem peixeirada a mais ehehehe, eu também gosto dos aquas "recheadinhos" mas parece-me que estás a exagerar um bocadito, no resto A-D-O-R-E-I. Fiquem bem Citar o peixinho ta molhado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Diogo Publicado: Junho 1, 2007 Share Publicado: Junho 1, 2007 o aqua ta muito fixe mas so uma observação: não e muito peixe só para 85 l??Cumps ta lindo...cartolina...já tem a parede que dá perfeitamente a ideia. posta fotos de : - 2 Neritinas Natalensis - 2 Neritinas sp. Punkt - 2 Neritinas sp. Traktor - 6 Pomacea bridgesi - marfim , azuis se tiveres criação avisa que sou comprador Neritinas não reproduzem em aqua. É ponto assente. O aqua tá demais........ banana rock para ser o primeiro, continua a postar as evoluções, mas penso que tem um senãozito. Isso não tem peixeirada a mais ehehehe, eu também gosto dos aquas "recheadinhos" mas parece-me que estás a exagerar um bocadito, no resto A-D-O-R-E-I.Fiquem bem Está lindo, mas com ojá foi referido, tem sem duvida peixes a mais. Já agora as fotos das espécies referidas tambem seria demais. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ZL Publicado: Junho 1, 2007 Share Publicado: Junho 1, 2007 Olá! O Aquário está muito bonito! Esses pontos brancos que se vêm nos vidros, são ovos de Neretinas? Isso é muito difícil de limpar. banana rock Citar Cumps, Zé Luís Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Silva Publicado: Junho 1, 2007 Share Publicado: Junho 1, 2007 Grande Pena banana rock Gostei bastante da pequena confusão que para ai vai, sinceramente. Já não fertilizas com os pós mágicos? Não te deste bem? Deixa-me fazer um pequeno reparo, na altura das fotos estás com as lâmpadas todas ligadas? Pergunto, pois acho que as côres que misturas nas lâmpadas dá um pouco de ar artificial ás plantas, é muito brilho, na minha modesta opinião testava trocar a de 10.000K com uma de 4200K e com o nome de "Kuanza" tem mesmo de ser, caso contrário tens que o chamar de Amsterdão (aqua holandês) Muito bom mesmo Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wilchespires Publicado: Junho 1, 2007 Share Publicado: Junho 1, 2007 (editado) Parabens!! É fantastico conseguir manter um Aqua dessas dimenções com essa apresentação e com tanta variedade de fauna e flora. O que mais me chamou a atenção foi o o nome do plantado "Kuanza", também fui criado lá, mas uns kilometros a sul o kuanza, mais perto do Cavaco e Catumbela Um Abraço e felicidades Editado Junho 1, 2007 por wilchespires Citar CumprimentosHenrique Wilches Pires Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
xaves Publicado: Junho 1, 2007 Share Publicado: Junho 1, 2007 Antes de mais muitos parabens pelo aquario esta magnifico.. E diga-e uma coisa onde posso encontrar aquelas plantas cor de rosa, e que nao encontro . Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
blakjak Publicado: Junho 1, 2007 Share Publicado: Junho 1, 2007 tá mto bonito,,,, gostei da disposição do tronco..... parabens ... fk bem Citar ..:: Carlos Amorim ::.. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
n3O Publicado: Junho 1, 2007 Share Publicado: Junho 1, 2007 É dos aquários de água doce mais colorido que já vi. Reito o que disseram outros foristas, realmente a escolha de plantas e peixes foi mesmo muito feliz gostei Eduardo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FAAO Publicado: Junho 1, 2007 Share Publicado: Junho 1, 2007 Boas, Temos aqui uma verdadeira mistura de plantas e peixes... muitos peixes! Não sei se é o caso, mas quando a filha manda mais que o pai ou o pai simplesmente não quer desanimar a filha, há que comprar mais 1 peixinho e depois mais um peixinho.... e a coisa fica incontrolável! Mas qualquer das formas, está bonito e saudável! Agora é deixar evoluir e ir moldando conforme o gosto. Se possivel para a proxima coloca fotos maiores, 800x600 dá para ter uma outra noção do aquário. Boa sorte e vai actualizando. Abraço, Filipe Oliveira Citar Filipe Oliveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpena Publicado: Junho 4, 2007 Autor Share Publicado: Junho 4, 2007 Olá Quero agredecer sinceramente os posts, que de uma maneira geral, muito positivos, aqui deixaram. Para mim o aquário estava bonito, mas nunca pensei que agradasse a tanta gente, e especialmente àqueles que considero como elementos inspiradores, através de provas dadas com os seus trabalhos. O meu muito obrigado. Alguns esclarecimentos: Eu sei que são peixes a mais...mas eles continuam a nascer. As cores de que tanto gostaram, foi uma longa busca para as ter, e a iluminação ajuda muito. Agora caso a caso: Temos aqui uma verdadeira mistura de plantas e peixes... muitos peixes!Não sei se é o caso, mas quando a filha manda mais que o pai ou o pai simplesmente não quer desanimar a filha, há que comprar mais 1 peixinho e depois mais um peixinho.... e a coisa fica incontrolável! Mas qualquer das formas, está bonito e saudável! Agora é deixar evoluir e ir moldando conforme o gosto. Se possivel para a proxima coloca fotos maiores, 800x600 dá para ter uma outra noção do aquário. Boa sorte e vai actualizando. Abraço, Filipe Oliveira Pois Filipe, antes do mais parabéns pelos teus trabalhos, são de certeza uma fonte de inspiração para muitos. Tens razão, inicialmente era a filha e a mulher a trazer os peixinhos lá para casa. Depois quis alguns de certas espécies, mais invertebrados vários, e depois...descontrolo total. Quanto às fotos, o servidor que estou a utilizar é que as redimenciona, tenho que escolher outro. Obrigado e Abraço xaves Antes de mais muitos parabens pelo aquario esta magnifico.. E diga-e uma coisa onde posso encontrar aquelas plantas cor de rosa, e que nao encontro Olá Xaves. As plantas de que falas penso que sejam as " Amannia Gracilis ", Essas vieram da loja do Vasco da Gama. Abraço wilchespires Parabens!! É fantastico conseguir manter um Aqua dessas dimenções com essa apresentação e com tanta variedade de fauna e flora. O que mais me chamou a atenção foi o o nome do plantado "Kuanza", também fui criado lá, mas uns kilometros a sul o kuanza, mais perto do Cavaco e Catumbela Um Abraço e felicidades Obrigado Pires. Acredita que apesar de pequeno, dá trabalho de costura, diário. Eu sou de Luanda, e o nome Kuanza, é só uma recordação de pequeno, quando lá brincava no rio, entre hipópotamos e corcodilos. Saudades.....Abraço Miguel Silva Gostei bastante da pequena confusão que para ai vai, sinceramente. Já não fertilizas com os pós mágicos? Não te deste bem? Deixa-me fazer um pequeno reparo, na altura das fotos estás com as lâmpadas todas ligadas? Pergunto, pois acho que as côres que misturas nas lâmpadas dá um pouco de ar artificial ás plantas, é muito brilho, na minha modesta opinião testava trocar a de 10.000K com uma de 4200K e com o nome de "Kuanza" tem mesmo de ser, caso contrário tens que o chamar de Amsterdão (aqua holandês) Olá Miguel...Tudo bem contigo? Os teus pós mágicos ( NPK ) estão de reserva. Nem tive tempo para me dar mal...hehehe Precisava de Micros e elementos de Traço, e aproveitei e trouxe tb Potássio. Escolhi esta marca por provas dadas e pelo preço. Não uso mais nada pois fosfatos e nitratos tenho sempre que cheguem, devido à quantidade de fauna e respectiva alimentação e à àgua da minha zona que já trás alguns. A iluminação é a que há. Uma PC de 55W, 6.500 K e 2 T8 de 8.000 e 10.000 K. Tenho fotos com a luz toda, outras só com a PC e outras só com as T8. Abração e um dia destes tens que me mandar uns Red's...prá mariscada. ZL Olá! O Aquário está muito bonito! Esses pontos brancos que se vêm nos vidros, são ovos de Neretinas? Isso é muito difícil de limpar. Olá ... Os pontos brancos que se vêm são pearling e faz esse efeito nas fotos com fundo preto. Penso que difícilmente as Neritinas se reproduzem. Abraço Ricardo Diogo Está lindo, mas como já foi referido, tem sem duvida peixes a mais. Já agora as fotos das espécies referidas tambem seria demais. Obrigado Ricardo. Fotos, vou tentar, espero que gostes das próximas. Abraço Aquaben Parabéns este teu aquário está muito agradável e harmonioso, a nível das plantas está espectacular, quanto a fauna…poderia referir algumas incompatibilidades, mas pelo que vi das fotos não vou fazer isso pois acho que conseguiste criar um meio termo, onde peixes de parâmetros muito diferentes estão com muito bom aspecto… Agora confesso que foi o nome de Kuanza que me fez abrir este tópico, (não frequento muito esta secção…), estava à espera de ver peixes de lá, para trocarmos algumas experiência, pois sou fã dos peixes dessa zona, pena é em Portugal não haver muitos adeptos deles e o motivo principal deve-se ao facto de serem raros e quando aparecem são sempre a preços muito altos, eu de momento tenho Barbus barilioides, mas também já tive tentado a adquirir um peixe magnifico de lá que é da família dos cavalos marinhos, mas é de água doce, só que para alem do facto de serem um pouco carotes, são muito sensíveis…os barbus barilioides também não são muito baratos, mas pelo menos são peixes resistentes… Um abraço e boa sorte Obrigado...Pois para primeira impressão parece confuso, mas tudo o que lá está, está saudável e de boa vizinhança. Vão havendo ninhadas de Espadas e Mollys e os mais fortes lá vão sobrevivendo. Acredita que já tive de dar/trocar peixes, senão a confusão era ainda maior. Como já disse atrás...Kuanza é só uma recordação de infância e não pretendi criar um biótopo daquela zona, pois sei que é muito difícil fazê-lo por cá. Pode ser que um dia crie algum com espécies lá da zona. Abraço Pedro Nuno À ganda amigo finalmente o aqua aparece...... Sinceramente gostei...... Vamos la a maturar isso e a dar-lhe volume com as podas... Só um reparo....coloca uma cartlina por detrás....dá-lhe logo outro "TOQUE" ABRAÇOS e vai dizendo qquer coisa.... Olá Pedro...Grande Holandês.... É, lá me decidi a mostrá-lo. A parte das podas é que ainda me preocupa, já tenho algumas plantas podadas, e a vingarem bem mas ainda não atinei com a forma, espero lá chegar... Algumas fotos têm fundo negro mas sinceramente ao vivo prefiro-o sem fundo, até pq a vista traseira tb não é má. Abraço....Mestre. Alvaro ramos Muito bonito!!! Gosto da combinação de cores tanto das plantas como dos peixes é um aqua muito atractivo... Queremos actualizações!!! As fotos tambem tão muito boas, que maquina usas??? Obrigado Álvaro. A máquina é uma Canon EOS 300D, e o fotógrafo ainda está a aprender... mas ele vai lá..." desculpa Luís " hehehe Abraço Kromo Ta lindo... cartolina...já tem a parede que dá perfeitamente a ideia. posta fotos de : - 2 Neritinas Natalensis - 2 Neritinas sp. Punkt - 2 Neritinas sp. Traktor - 6 Pomacea bridgesi - marfim , azuis se tiveres criação avisa que sou comprador Obrigado...Difícilmente terei criação, mas fotos vêm aí. Abraço João Abóbora Gostei Esse tronco dá uma sensação de altura e profundidade ao aquário muito boa. Não o deixes desaparecer no meio das plantas Obrigado....João. Pois...o tronco podia desaparecerno meio da selva, mas com o trabalhinho de Bonsai...a ideia é estar sempre em relevo. Abraço Aos restantes que não citei, mais uma vez muito obrigado. Aqui ficam mais umas fotos deste último fim de semana. Vista Geral Vista traseira Mais uma por detrás O Pitbull na sorna. Pitbull no paraíso. Neritinas sp. Traktor Vista geral com iluminação das T8 Detalhe da Lotus, Neons e Bêbados Detalhe Neons, Bêbados e Pomacea Azul Detalhe Bêbados e Espada Escalar " Camões " Reflexos Vista lateral , CO2 e O2 Espero que gostem... Fotos de Luís Borges - Canon EOS 300D Abraços Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpena Publicado: Junho 5, 2007 Autor Share Publicado: Junho 5, 2007 Mais fotos para quem gosta. Reflexos 1 Reflexos 2 Bêbados Por cima Tô ta ver Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpena Publicado: Junho 5, 2007 Autor Share Publicado: Junho 5, 2007 (editado) Fotos Peixes Mãe Espada Escalar " Camões " Pitbull Pitbull 1º Plano Pitbull a trepar Pitbull a descansar numa folha de Lotus SAE Neon Glow Light Neon O bando de iluminados Bêbados SAE no descanso Pitbull e Clinthon sp. Fotos de Jorge Pena com Olympus Digital Editado Junho 6, 2007 por jpena Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpena Publicado: Junho 5, 2007 Autor Share Publicado: Junho 5, 2007 Fotos Pearling O2 O2 na Hemianthus O2 na Valisnéria O2 Geral Fotos de Jorge Pena com Olympus Digital Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts