Como Podar Vallisneria


chivas

Recommended Posts

Boas,

quando montei o meu aqua comprei 2 Vallisnerias e mais algumas plantas, mas agora as vallisnerias estão muito grandes estão já ao cimo da agua, a tapar um pouco a luz do aqua. Nao sei como podalas e se as deva podar... em principio estou para comprar um aqua maior e era para pasar para la estas 2 plantas, pois o aqua ja seria maior mas até lá não sei que deva fazer....

 

Cpts,

Chiv@s

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

É simples. As vallisneria lançam runners, cuja tradução para português, mais comum é estolhos.

 

Cada um desses estolhos irá produzir mais plantas idênticas à inicial. Para as podares, basta-te cortar o estolho e separar as plantas, plantando tu as plantas novas onde quiseres. Tão simples quanto isto.

 

Relativamente às folhas, não as deverás cortar, pois elas vão acabar por morrer. No caso de ficares com alguma folhas com algas ou danificada o suficiente que leve à sua morte, podes cortá-la, o mais perto possível do substracto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

É simples. As vallisneria lançam runners, cuja tradução para português, mais comum é estolhos.

 

Cada um desses estolhos irá produzir mais plantas idênticas à inicial. Para as podares, basta-te cortar o estolho e separar as plantas, plantando tu as plantas novas onde quiseres. Tão simples quanto isto.

 

Relativamente às folhas, não as deverás cortar, pois elas vão acabar por morrer. No caso de ficares com alguma folhas com algas ou danificada o suficiente que leve à sua morte, podes cortá-la, o mais perto possível do substracto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

 

Boas Luis

olha não percebi bem do estrolho, se podres explicar melhor....

 

 

tks

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu podo as valisnérias. Corto mesmo as folhas. Ficam acastanhadas, mas recuperam, nunca me morreu nenhuma planta por causa disso.

 

Não é muito estético, mas é possivel.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu podo as valisnérias. Corto mesmo as folhas. Ficam acastanhadas, mas recuperam, nunca me morreu nenhuma planta por causa disso.

 

Não é muito estético, mas é possivel.

 

 

isso não sabia, conseguem recuperar do castanho para o verde?

 

sempre aprender :)

 

cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem corto a propria folha e nem castanha ela costuma ficar..

Faço sempre um corte diagonal com uma tesoura de poda mesmo e resulta sempre muito bem.. tanto que essa mesma folha passado uns dias ja está a necessitar de poda outra vez

alem disso tambem separo runners de vez em quando

Aqui fica um esquema ranhoso que fiz no paint para terem uma noçao

vallqi6.png

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem corto a propria folha e nem castanha ela costuma ficar..

Faço sempre um corte diagonal com uma tesoura de poda mesmo e resulta sempre muito bem.. tanto que essa mesma folha passado uns dias ja está a necessitar de poda outra vez

alem disso tambem separo runners de vez em quando

Aqui fica um esquema ranhoso que fiz no paint para terem uma noçao

vallqi6.png

 

Boas, muito obrigado a todos pelas informações. já sei como posso podalas como informa o andrecardoso(TKS)

 

MendezPostado Ontem, 10:27 PM São tipo umas raizes de onde saem mais pés dessa planta.

Mendez olha não estou a ver essas raizes então esta planta não é tino uma cebola.....

 

Desculpem, mas ainda não estou muito pratico ....

 

Cpts,

Chiv@s

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

http://www.tropica.com/productcard.asp?id=055A

 

Como podes ver na figura desse link, tens a planta maior que está unida por um "caule" à planta mais pequena.

 

A esse "caule horizontal" que costuma ficar debaixo do substracto, chama-se estolho ou em inglês runner.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

http://www.tropica.com/productcard.asp?id=055A

 

Como podes ver na figura desse link, tens a planta maior que está unida por um "caule" à planta mais pequena.

 

A esse "caule horizontal" que costuma ficar debaixo do substracto, chama-se estolho ou em inglês runner.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá Luís,

Desculpa pela minha palermice, mas acho que se calhar não sera uma vallisneria. mas é muito parecida só a parte da raiz é como uma pequena cebola . ja procurei nas plantas e não estou a ver que tipo é mas a parte de cina das folhas são iguais as vallisnerias . Será uma vallisneria Portuguesa banana rock ,

 

Tks e mais uma vez desculpem pela minha ignorância.

 

 

Chiv@s

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Olá Luís,

Desculpa pela minha palermice, mas acho que se calhar não sera uma vallisneria. mas é muito parecida só a parte da raiz é como uma pequena cebola . ja procurei nas plantas e não estou a ver que tipo é mas a parte de cina das folhas são iguais as vallisnerias . Será uma vallisneria Portuguesa :P ,

 

Tks e mais uma vez desculpem pela minha ignorância.

Chiv@s

Elas nem sempre teem os runners, sendo portanto uma especie de reproduçao certo?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu às vezes por preguiça já cortei folhas junto ao caule, mas não muito junto por dificuldades de acesso, e com as unhas, ou seja fica o corte fica uma borrada, e mesmo assim aquilo cresce até ter um metro... o que é chato porque fico com folhas que na ponta são horrorosas. Passei a ter mais cuidado depois disso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...