Como Plantar? Ajuda..


david silva

Recommended Posts

olá pessoal...

tenho um aquário á relativamente pouco tempo.. o chao é em areia vulcânica..

já tenho comprado algumas plantas e na loja onde as compro dizem-me para as enterrar e uma vez por mês colocar umas pastilhas fertilizantes,mas elas acabam sempre por morrer...

 

á cerca de 2 semanas comprei uma planta(penso que chama "anubia") e um senhor que lá estava disse-me para eu nao a enterrar,mas sim atar as raízes a uma pedra ou a um tronco..

 

qual a melhor maneira de plantar uma planta??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pessoal...

tenho um aquário á relativamente pouco tempo.. o chao é em areia vulcânica..

já tenho comprado algumas plantas e na loja onde as compro dizem-me para as enterrar e uma vez por mês colocar umas pastilhas fertilizantes,mas elas acabam sempre por morrer...

 

á cerca de 2 semanas comprei uma planta(penso que chama "anubia") e um senhor que lá estava disse-me para eu nao a enterrar,mas sim atar as raízes a uma pedra ou a um tronco..

 

qual a melhor maneira de plantar uma planta??

 

Viva David olha a morte das tuas plantas podem ter a Haver com a falta de Luz que iluminação tens no aqua? A Anubia é uma planta muito forte podes ata-la a um tronco ou podes enterra-la normamente!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

-Quem será esse "senhor" ? bigsmile

-Plantas diferentes plantam-se de forma diferente... essa, explicaram-te como havias de fazer (aposto)

-Quanto às plantas morrerem-te, pode ter a ver com vários factores , dois mais comuns em quem se inicia em plantas: iluminação insuficiente e plantas não adequadas para aquário (quase que também aposto que o dito senhor também te falou nesse último aspecto :crazyeyes: )

 

Quanto à anubia:

Anubias barteri var. nana is a small, attractive plant which thrives in all conditions. It grows slowly, and the leaves survive for several years, giving slow-growing algae the chance to become established. The best result is achieved by planting on a stone or tree root. Fishing line can be used to attach the plant until it gains a hold. If planted on the bottom the rhizome must not be covered because it tends to rot. It flowers frequently under water. It is not eaten by herbivorous fish.

em: http://www.tropica.com/default.asp

Queres a tradução?

 

Consulta esse site com atenção e ficarás a conhecer mais umas plantas para depois na loja as conseguires identificar....

 

Quanto à maneira de conseguir ter e manter plantas, são tantos os factores que terás mesmo de continuar por cá consultando a informação disponivel para poderes aprender mais um pouco...

 

Último comentário:

Esse tal "senhor " deveria ser proibido de entrar em lojas relacionadas com aquariofilia, especialmente para comprar camarões quando já tem umas largassss dezenas de camarões em casa :arrow:

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto has plantasssssssssss

 

1º-vamos ao requeres da planta muita ou pouca luz.

2º-coisa é a luz que penetra dentro de agua,porque grande parte é reflectida, dai é o mais utilizado umas específicas.(fluresxentes têm muito esse defeito espalham muito e só ilumina nada atinge o suficiente para ter energia para fazer fotosines.

3º-pragas(CARACOIS, ALGAS, alum peixinho comilao, etc...)

4º-planta passado 4 ou 5 dias ves como vai o desenvolvimento caso necessario é ke das alguns reforsos(como nos caso nossos anti-corpos nao sejam o suficiente temos de requerer a ajuda comprimidos etc).

5º ver novamente os progressos mas conta muito quando elas sao de raises necessitam de alguns sais específicos que ja trasem os substratos específicos para plantas

...........

 

dá notícias depois de alguma evolução para o pessoal estar sempre bem informado e ser directo para o próximo....

nem ke respondas para o e-mail .

 

:D

Fala comigo sem restrições !!!

Speaks with me without restrictions !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

-Quem será esse "senhor" ? :D

-Plantas diferentes plantam-se de forma diferente... essa, explicaram-te como havias de fazer (aposto)

-Quanto às plantas morrerem-te, pode ter a ver com vários factores , dois mais comuns em quem se inicia em plantas: iluminação insuficiente e plantas não adequadas para aquário (quase que também aposto que o dito senhor também te falou nesse último aspecto banana rock )

 

Quanto à anubia:

 

em: http://www.tropica.com/default.asp

Queres a tradução?

 

Consulta esse site com atenção e ficarás a conhecer mais umas plantas para depois na loja as conseguires identificar....

 

Quanto à maneira de conseguir ter e manter plantas, são tantos os factores que terás mesmo de continuar por cá consultando a informação disponivel para poderes aprender mais um pouco...

 

Último comentário:

Esse tal "senhor " deveria ser proibido de entrar em lojas relacionadas com aquariofilia, especialmente para comprar camarões quando já tem umas largassss dezenas de camarões em casa ::D:

 

 

 

 

é um prazer encontra-lo aqui a dar-me algumas explicações...

obrigado..

 

eu nao sou de cbr,sou de mortágua,mas vou algumas vezes a coimbra..

 

um abraço..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva David olha a morte das tuas plantas podem ter a Haver com a falta de Luz que iluminação tens no aqua? A Anubia é uma planta muito forte podes ata-la a um tronco ou podes enterra-la normamente!!!!

 

 

Olá Krisbensys!

 

Desculpa mas tenho que fazer um reparo, já que o nosso amigo Coimbra (que sabe disto a potes) não o fez, mas nas entrelinhas disso tudo.

Tu escreveste: "... A anubia é uma planta muito forte podes ata-la a um tronco ou podes enterra-la normalmente!!! "

Então é assim: quanto à Anubia ser uma planta muito forte até pode ser que seja mas necessita de "comida", agora dizeres podes enterrá-la normalmente não é bem assim. Se dissesses que poderia enterrar as raízes normalmente ainda concordava, mas há pessoas que não sabem o que é um rizoma e também não sabem que este nunca pode ser enterrado. Com isto não estou a dizer que tu não sabes, estou sim a querer dizer que as respostas que se dão aqui no fórum para que todos aprendamos alguma coisa, tem que se dar correctamente. Cada planta tem a sua especificidade em diversos parâmetros e não podemos generalizar, sob pena de estarmos a incutir erros em quem sabe menos disto, mas que quer aprender.

Outra questão que também se passa n vezes é nós vermos membros a darem respostas como se soluções se tratrassem. Todos podemos e devemos dar as nossas opiniões mas quando não temos certezas convém escrever no post algo como "não tenho a certeza" ou "é melhor esperares por mais respostas".

 

Desculpa isto, mas temos que escrever e descrever melhor as situações. OK?

 

Tudo de bom para ti.

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Relativamente às plantas:

 

As que indicas, Anubias, são plantas de rizoma, ou seja, a sua raiz forma tipo uma batata. Neste tipo de plantas, o rizoma não deve ser enterrado no areão. O Feto de java é outro exemplo de planta que não convém enterrar a raiz. Estas plantas são usadas muito frequentemente para decoração de troncos e pedras porque as raizes agarram e assim os rizomas não ficam no areão. Podes fazer uma pesquisa na net, ou mesmo aki no forum que te vai aparecer muito informação.

 

Relativamente à morte das plantas, pode ser devido a muitos factores... luz, fertilização, temperatura, etc..

 

Põe aqui o set up do aqua para ver se te podemos ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conhecer melhor as plantas é meio caminho para não se ser enganado...imagina que eras o outro rapaz que estava lá na loja que ia levar uma "planteca" como de aquário e que afinal não era....depois até poderias aparecer por aqui com queixas de que a planta te tinha morrido...conhecendo as plantas , já se sabe quais são as de aquário ou não....

 

Depois é conhecer as condições que as plantas necessitam (especialmente em termos de luz) para fazer boas escolhas...

e nessa altura é que tem de se ter consciencia do que é deitar dinheiro fora e o que é escolher bem. Porquê? porque na maior parte das vezes quem começa nisto das plantas, tem de perceber que sem luz nada feito (e co2) e "iniciantes" regra (quase) geral não têm luz em quantidade suficiente, ou seja só 10% das plantas que existem no "mercado" se aguentam lá no aquário de casa...ou seja umas 10 espécies.... depois é ganhar o gosto e "poupar" uns cobres e investir numa calha em condições de forma a se poder "brincar " mais a sério....

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Além de tudo o que aqui já foi explicado e/ou comentado lembrei-me de um pequeno pormenor que à partida se toma como certo mas que nem todos fazem. Nas outras plantas retiraste o vaso e a fibra que envolve a raiz? É que deixando isso ficar, é meio caminho andado para a raiz apodrecer e consequentemente dar-se a morte da planta.

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Além de tudo o que aqui já foi explicado e/ou comentado lembrei-me de um pequeno pormenor que à partida se toma como certo mas que nem todos fazem. Nas outras plantas retiraste o vaso e a fibra que envolve a raiz? É que deixando isso ficar, é meio caminho andado para a raiz apodrecer e consequentemente dar-se a morte da planta.

 

Beijinhos

 

 

olá oshum.

sim retirei sempre o vaso e a fibra... o problema deve ser mesmo da iluminação... tenho de me informar melhor pra colocar uma iluminação adequada no meu aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pois espero que não tenhas levado a mal mas ja trabalhei em petshops e nem todos sabiam que era necessário retirar o vaso e a fibra.

 

Quanto a iluminação o que tens? Foi algum kit que veio com o aquario? Quais as medidas do mesmo? O pessoal pode ajudar, é so dizer!!

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pois espero que não tenhas levado a mal mas ja trabalhei em petshops e nem todos sabiam que era necessário retirar o vaso e a fibra.

 

Quanto a iluminação o que tens? Foi algum kit que veio com o aquario? Quais as medidas do mesmo? O pessoal pode ajudar, é so dizer!!

 

Beijinhos

 

 

claro que nao levei a mal.. assim outras pessoas tb tiram as suas duvidas..

 

quanto ao aquário,tenho um da aquapor de 56l e já vinha tudo incluido.. sei que o material nao é do melhor,mas os filtros e o aquecedor da agua dá para safar.. a iluminaçao é que nao deve ser grande coisa para as plantas.. nao faço a minima ideia que tipo de lâmpadas tenho.. como é que eu vejo isso??

beijo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À partida tens e no maximo 15w de luz. Não sei se já pesquisaste mas não custa informar que deves ter pelo menos 0.5W/L, sendo o ideal chegar a 1W/L. Se tiveres jeitinho para bricolage vê nos DIY que ha N projectos de adaptação para fazer o update aproveitando as tampas que vêm com os kits, se não tiveres tanto jeito como isso, tens uma boa planoplia de calhas para venda (e se estiveres mesmo muito interessado assim numa calha de 60cm com pll de 55W manda mp) ;)

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais