Visitante Publicado Abril 6, 2004 Publicado Abril 6, 2004 Boa noite! Tenho um aquário 60x30x33 e utilizo um filtro interior, no entanto, ontem instalei um filtro exterior Fluval 103. Pelo que sei devo manter os dois filtros a funcionar durante algum tempo (quanto?) até que no novo filtro se crie uma colónia de bactérias necessárias ao bom funcionamento do ciclo do aquário. Agradecia que me informassem quanto tempo é necessário ter estes dois filtros a funcionar. Pretendo tirar o filtro interior e assim ganhar mais espaço dentro do aqua. Obrigado Citar
matrix69 Publicado: Abril 6, 2004 Publicado: Abril 6, 2004 boas bem vindo ao forum eu quando começei neste vicio tambem tinha um filtro interior e depois passei para um exterior que realmente sao os melhores de todos sem sombra de duvidas,agora quanto a tua pergunta no meu caso deixei tar um mes com os dois a trabalhar e depois retirei o interior e plo que vi o aqua nao sofreu absolutamente nada com isso,mas deixa vir mais respostas e logo ves o que sera realmente o melhor matrix69 Citar
PedroSantos Publicado: Abril 6, 2004 Publicado: Abril 6, 2004 Antes de mais, bem-vindo ao forúm! Na minha opinião, eu deixava os dois a funcionar durante 2 semanas. Acho que chega, mas é provável que existam opiniões diferentes. Fiquem bem! Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=118592&st=0Ex-spidey http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...14&hl=Manor
Visitante Publicado: Abril 6, 2004 Publicado: Abril 6, 2004 Obrigado pelas boas vindas e pelas vossas opiniões. Vou aguardar por outras dicas... Citar
SAAC Publicado: Abril 6, 2004 Publicado: Abril 6, 2004 Boas, 2 semaninhas e uma embalagem para arranque rápido de filtros despejada no interior do mesmo (do 104) Citar A cavalo da do não se olha o dente
nunomiguel Publicado: Abril 7, 2004 Publicado: Abril 7, 2004 2 semaninhas e uma embalagem para arranque rápido de filtros despejada no interior do mesmo (do 104) Não vejo necessidade de juntar a embalagem de bactérias no filtro. O aqua principal já está ciclado. As bactérias não ficam só no filtro... Dentro do aqua temos bactérias até, por exemplo, no areão... O facto que termos cerâmicas num filtro externo não quer dizer que as bactérias "fiquem" para sempre na cerâmica e que só sobrevivam nas mesmas. As duas semanas devem ser suficientes. Controla os valores da água nos dias a seguir (amônia e nitritos). Se não houver alterações então está tudo Ok. Um abraço, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
oblivion Publicado: Abril 7, 2004 Publicado: Abril 7, 2004 Boas, Não há necessidade de aditivar a água uma vez que o aquario já esta em funcionamento e devidamente ciclado. Creio que entre 2 semanas a 1 mês dá perfeitamente. Se não tiveres pressa nem for incomodativo deixa 3 ou 4 semanas. Boa sorte Citar PEACE !!!
SAAC Publicado: Abril 7, 2004 Publicado: Abril 7, 2004 Boas, Nuno eu sei que as bacterias estão em todo o lado até no area, agua, plantas etc, mas há um sitio onde elas nao estao - num filtro novo. E é onde tu pretendes ter o mais rapido possivel a maior colonia de bacterias possível. Daí a minha sugestão para que se possa encurtar um pouco o tempo de maturação dum novo filtro. Alem disso comigo tem resultado. Citar A cavalo da do não se olha o dente
oblivion Publicado: Abril 7, 2004 Publicado: Abril 7, 2004 SAAC, precisamente por isso é que vão estar os dois a trabalhar em simultaneo, para dar tempo a que o novo fique "colonizado" :D É preferivel na minha opinião ir com calma do que aditivar... Mas claro são ambas opções validas. Citar PEACE !!!
nunomiguel Publicado: Abril 7, 2004 Publicado: Abril 7, 2004 SAAC, Quando montei o primeiro filtro externo também utilizei. Mas repara que, segundo sei, e pode acontecer mais vezes do que se pensa, o frasco da bactérias têm de estar num ambiente de Xºc a Yºc de temperatura. Muitas vezes estas temperaturas não são respeitadas, tanto nas lojas como nos armazens (por exemplo). O que acontece é que as bactérias morrem e quando colocas o líquido na água, em vez de colocares bactérias nitrificantes, estás a colocar bactérias mortas. Vai haver um aumento de amônia etc... O filtro interior pode não ter capacidade de "tratar" este aumento de amônia. Se o aqua for novo aconselho o uso do líquido. Se as bactérias estiverem mortas não importa. Não tens peixes... não tens de te preocupar. Além disso já ficas com amônia para controlar nos dias a seguir e saber se a colónia de bactérias que entretanto cria está "a trabalhar" Se for um aqua povoado não... É preferível, a meu ver, jogar com o tempo... São opiniões. Estamos aqui para as trocar. :D Um abraço, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
Visitante Publicado: Abril 7, 2004 Publicado: Abril 7, 2004 Mas se colocares as matérias filtrantes do antigo para o novo filtro vais manter algumas bactérias instaladas o que facilitará a transição,como o aqua ja ta ciclado... mas como ja se disse... as 2 semanas dá mais garantias e tb não é assim tanto tempo abraço Citar
Recommended Posts