Recommended Posts

Publicado

Boa noite!

Tenho um aquário 60x30x33 e utilizo um filtro interior, no entanto, ontem instalei um filtro exterior Fluval 103. Pelo que sei devo manter os dois filtros a funcionar durante algum tempo (quanto?) até que no novo filtro se crie uma colónia de bactérias necessárias ao bom funcionamento do ciclo do aquário.

Agradecia que me informassem quanto tempo é necessário ter estes dois filtros a funcionar. Pretendo tirar o filtro interior e assim ganhar mais espaço dentro do aqua.

Obrigado

:lol:

Publicado:

boas

bem vindo ao forum

eu quando começei neste vicio tambem tinha um filtro interior e depois passei para um exterior que realmente sao os melhores de todos sem sombra de duvidas,agora quanto a tua pergunta no meu caso deixei tar um mes com os dois a trabalhar e depois retirei o interior e plo que vi o aqua nao sofreu absolutamente nada com isso,mas deixa vir mais respostas e logo ves o que sera realmente o melhor

matrix69

Publicado:

Antes de mais, bem-vindo ao forúm!

Na minha opinião, eu deixava os dois a funcionar durante 2 semanas.

Acho que chega, mas é provável que existam opiniões diferentes.

Fiquem bem!

Publicado:

Obrigado pelas boas vindas e pelas vossas opiniões.

Vou aguardar por outras dicas...

Publicado:

Boas,

2 semaninhas e uma embalagem para arranque rápido de filtros despejada no interior do mesmo (do 104)

A cavalo da do não se olha o dente

Publicado:
2 semaninhas e uma embalagem para arranque rápido de filtros despejada no interior do mesmo (do 104)

Não vejo necessidade de juntar a embalagem de bactérias no filtro.

O aqua principal já está ciclado. As bactérias não ficam só no filtro...

Dentro do aqua temos bactérias até, por exemplo, no areão...

O facto que termos cerâmicas num filtro externo não quer dizer que as bactérias "fiquem" para sempre na cerâmica e que só sobrevivam nas mesmas.

As duas semanas devem ser suficientes. Controla os valores da água nos dias a seguir (amônia e nitritos). Se não houver alterações então está tudo Ok.

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas,

Não há necessidade de aditivar a água uma vez que o aquario já esta em funcionamento e devidamente ciclado. Creio que entre 2 semanas a 1 mês dá perfeitamente. Se não tiveres pressa nem for incomodativo deixa 3 ou 4 semanas.

Boa sorte :lol:

PEACE !!!

barras.gif

Publicado:

Boas,

Nuno eu sei que as bacterias estão em todo o lado até no area, agua, plantas etc, mas há um sitio onde elas nao estao - num filtro novo.

E é onde tu pretendes ter o mais rapido possivel a maior colonia de bacterias possível. Daí a minha sugestão para que se possa encurtar um pouco o tempo de maturação dum novo filtro.

Alem disso comigo tem resultado.

A cavalo da do não se olha o dente

Publicado:

SAAC,

precisamente por isso é que vão estar os dois a trabalhar em simultaneo, para dar tempo a que o novo fique "colonizado" :roll::wink: :D

É preferivel na minha opinião ir com calma do que aditivar...

Mas claro são ambas opções validas.

PEACE !!!

barras.gif

Publicado:

SAAC,

Quando montei o primeiro filtro externo também utilizei. :roll:

Mas repara que, segundo sei, e pode acontecer mais vezes do que se pensa, o frasco da bactérias têm de estar num ambiente de Xºc a Yºc de temperatura.

Muitas vezes estas temperaturas não são respeitadas, tanto nas lojas como nos armazens (por exemplo).

O que acontece é que as bactérias morrem e quando colocas o líquido na água, em vez de colocares bactérias nitrificantes, estás a colocar bactérias mortas. Vai haver um aumento de amônia etc... O filtro interior pode não ter capacidade de "tratar" este aumento de amônia.

Se o aqua for novo aconselho o uso do líquido. Se as bactérias estiverem mortas não importa. Não tens peixes... não tens de te preocupar. Além disso já ficas com amônia para controlar nos dias a seguir e saber se a colónia de bactérias que entretanto cria está "a trabalhar"

Se for um aqua povoado não...

É preferível, a meu ver, jogar com o tempo...

São opiniões. Estamos aqui para as trocar. :D :wink:

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Mas se colocares as matérias filtrantes do antigo para o novo filtro vais manter algumas bactérias instaladas o que facilitará a transição,como o aqua ja ta ciclado... mas como ja se disse... as 2 semanas dá mais garantias e tb não é assim tanto tempo :roll:

abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!