Vem Aí O Verão - Cuidado Com Os Termoestatos!


Recommended Posts

Vivas pessoal.

Só para lembrar de irem rectificando esses temoestatos À medida que a temperatura aumenta, com a vinda do sol.

Téoricamente os termoestatos deveriam desligar a X temperatura, mas na pratica sabemos que não é bem assim....

 

è ir dando um olhinho no termometro!!

 

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas pessoal.

Só para lembrar de irem rectificando esses temoestatos À medida que a temperatura aumenta, com a vinda do sol.

Téoricamente os termoestatos deveriam desligar a X temperatura, mas na pratica sabemos que não é bem assim....

 

è ir dando um olhinho no termometro!!

Cumps

Fausto

 

eu normalmente ate os desligo nesta altura do ano!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas pessoal.

Só para lembrar de irem rectificando esses temoestatos À medida que a temperatura aumenta, com a vinda do sol.

Téoricamente os termoestatos deveriam desligar a X temperatura, mas na pratica sabemos que não é bem assim....

 

è ir dando um olhinho no termometro!!

Cumps

Fausto

 

ÉPÁ...esquece isso...temos é de ter bejecas frequinhas.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu normalmente ate os desligo nesta altura do ano!!!

 

No verão, eu tambem, são cerca de 1200 watts a descansar, mas por agora é ir controlando...

 

 

ÉPÁ...esquece isso...temos é de ter bejecas frequinhas.

JPM

 

Essse termoestato nunca desligo, tá sempre pro frio..... :drinking:

 

Mas olha, Ontem antes de ir aí, reparei que tinha a agua a 35ºC...os discus estavam na maior, mas duas corys estavam a fazer as malas pó céu dos peixes....

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À 2 anos tive grandes problemas no aqua por causa do calor... mas o termostato antigo que tinha nunca ligava no verão... Agora o novo nunca passou pelo quente...vamos ver como se comporta!

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Sim, o Verão chega e começam a chegar algumas preocupações!

Eu vou tentar inventar qualquer coisa para remediar a falta de um chiller! Estou a pensar fazer o seguinte:

Com uma geleira, não muito grande, fazer dois buracos, um de cada lado. Depois coloco um tubo de PVC de....10cm +/- a atravessas a geleira (por dentro, claro) e isolo bem a coisa com silicone. Depois com um termo-ventilador vou arranjar maneira deste amandar o vento (só "frio") para dentro do tubo. A Geleira é enchida com gelo e daqueles coisos mesmo das geleiras que é mais lento a descongelar e fecho a geleira! A ideia é que o tubo fique completamente debaixo de gelo, de forma a arrefecer o ar que passa por ele! Entra de um lado o ar à temperatura hambiente e sai pelo outro lado já frio!

Desta forma temos um "ar condicionado" a preços baixos, mas com uma manutenção trabalhosa, que é ter que ter sempre gelo a fazer para ir trocando!

Vou fazer a coisa e depois coloco nos DIY e coloco link aqui!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Sim, o Verão chega e começam a chegar algumas preocupações!

Eu vou tentar inventar qualquer coisa para remediar a falta de um chiller! Estou a pensar fazer o seguinte:

Com uma geleira, não muito grande, fazer dois buracos, um de cada lado. Depois coloco um tubo de PVC de....10cm +/- a atravessas a geleira (por dentro, claro) e isolo bem a coisa com silicone. Depois com um termo-ventilador vou arranjar maneira deste amandar o vento (só "frio") para dentro do tubo. A Geleira é enchida com gelo e daqueles coisos mesmo das geleiras que é mais lento a descongelar e fecho a geleira! A ideia é que o tubo fique completamente debaixo de gelo, de forma a arrefecer o ar que passa por ele! Entra de um lado o ar à temperatura hambiente e sai pelo outro lado já frio!

Desta forma temos um "ar condicionado" a preços baixos, mas com uma manutenção trabalhosa, que é ter que ter sempre gelo a fazer para ir trocando!

Vou fazer a coisa e depois coloco nos DIY e coloco link aqui!

 

Abraços,

Pedro.

 

em vez de estares com tantas invenções, já pensaste em ventuinhas? hum?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em vez de estares com tantas invenções, já pensaste em ventuinhas? hum?

Já pensei, mas o ano passado tive 3 ventuinhas no aqua que já sabes e tive a água nos 29º. Não desceu nem mais um bocadinho!

Por isso, além das ventuinhas, se necessário, vou tentar fazer o que disse! Não percebes nada, é para ter alguma coisa que fazer! :)

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensei, mas o ano passado tive 3 ventuinhas no aqua que já sabes e tive a água nos 29º. Não desceu nem mais um bocadinho!

Por isso, além das ventuinhas, se necessário, vou tentar fazer o que disse! Não percebes nada, é para ter alguma coisa que fazer! cabecadura

 

Abraços,

Pedro.

 

 

ois

 

se calhar perde um bocado a piada porque não envolve grande bricolage, mas congelar água em garrafas de 33cl ou 25cl e depois metê-las no aquário (ou sump) deve ser mais fácil de "regular" do que um frigorífico artesanal.

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Sim, o Verão chega e começam a chegar algumas preocupações!

Eu vou tentar inventar qualquer coisa para remediar a falta de um chiller! Estou a pensar fazer o seguinte:

Com uma geleira, não muito grande, fazer dois buracos, um de cada lado. Depois coloco um tubo de PVC de....10cm +/- a atravessas a geleira (por dentro, claro) e isolo bem a coisa com silicone. Depois com um termo-ventilador vou arranjar maneira deste amandar o vento (só "frio") para dentro do tubo. A Geleira é enchida com gelo e daqueles coisos mesmo das geleiras que é mais lento a descongelar e fecho a geleira! A ideia é que o tubo fique completamente debaixo de gelo, de forma a arrefecer o ar que passa por ele! Entra de um lado o ar à temperatura hambiente e sai pelo outro lado já frio!

Desta forma temos um "ar condicionado" a preços baixos, mas com uma manutenção trabalhosa, que é ter que ter sempre gelo a fazer para ir trocando!

Vou fazer a coisa e depois coloco nos DIY e coloco link aqui!

 

Abraços,

Pedro.

 

isto assim não funciona, porque o pvc não é bom condutor de calor - a água a circular mal vai dar pelo gelo.

 

Para funcionar, a água tem que circular em tubo metálico, de preferência em cobre, e este tem que estar enrolado em espiral, de modo a que a água dê muuuuuuitas voltas e fique muuuuito tempo dentro da geleira antes de sair, e assim ter tempo de arrefecer alguma coisa.

 

já agora, com gelo também não vai funcionar por aí além, porque o calor retirado à água que passa vai ser tanto (se quiseres arrefecer o aquário alguma coisa que se veja) que o gelo vai durar pouco. A maneira de isto funcionar é ser um daqueles mini-frigoríficos de ligar à tomada...

 

mas olha, a experiência vale mais que a teoria - faz e depois faz um tópico na secção de DIY!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

se calhar perde um bocado a piada porque não envolve grande bricolage, mas congelar água em garrafas de 33cl ou 25cl e depois metê-las no aquário (ou sump) deve ser mais fácil de "regular" do que um frigorífico artesanal.

 

NL

Meter no aquário ? Os peixes nem sabem a quantas andam. Tanto estão em água com 0ºC como em 30ºC cabecadura

Editado por SatControl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Para funcionar, a água tem que circular em tubo metálico, de preferência em cobre, e este tem que estar enrolado em espiral, de modo a que a água dê muuuuuuitas voltas e fique muuuuito tempo dentro da geleira antes de sair, e assim ter tempo de arrefecer alguma coisa.

Certo... mas Cobre em aquários, principalmente em salgados, não... é preferível o PVC :P

O que se costuma usar é Titânio (sim é muito mais caro). Ver o aquário do Diogo Lopes.

 

Meter no aquário ? Os peixes nem sabem a quantas andam. Tanto estão em água com 0ºC como em 30ºC

Com a corrente num aquário salgado podes, quase com toda a certeza, admitir que a temperatura da água é sempre igual...

 

Eu sinceramente, por aquilo que o nunoni disse, e não só, acho que o mini-frigorífico não é boa solução ;)

Estragam um mini-frigorífico, que se a coisa fôr mal feita furam um tubo do refrigerador (nunca se sabe) e depois não há frigorífico para ninguém...

 

Isto, obviamente alguém que entenda de fenómenos de transferência/transporte saberá melhor que eu:

 

Se com um frigorífico estamos a retirar calor ao que passa no seu interior... ele vai ter de ser transferido para qualquer lado... para a grelha no fundo (creio eu).

Então, por um lado estão a arrefecer a água que passa pelo interior... mas por outro estão a libertar calor para a divisão (se o frigorífico ficar na mesma divisão que o aquário). E acho que assim é complicado tirar calor ao aquário... bem, tirar até tira, mas depois a sala fica um forno e o frigorífico deve dar o "peido mestre" em 3 tempos, digo eu.

 

A fazer isso, o frigorífico terá que ficar sempre noutra divisão que não a do aquário... pelo que tenho lido/ouvido, a melhor solução sem ser chillers e AC's na divisão é mesmo ter ventoínhas e uma boa extracção de humidade na divisão.

 

Dou a palavra a quem perceba realmente disto :D (não que quem tenha escrito não perceba. Estava sim a remover-me do grupo dos verdadeiramente entendedores).

 

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não sei se me fiz explicar, mas o que estou a pensar fazer não tem nada a ver com um mini-frigorifico!!!!

É uma caixa (neste caso uma geleira de praia) cheia de gelo, dentro da caixa atravessa um tubo de PVC e por dentro do tubo atravessa ar!!!! A ideia é arrefecer a divisão da casa onde está o aqua, fazendo com que a temperatura do aqua não suba muito!

Expliquei-me melhor?

Não tem nada de água a circular nem nada disso!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não sei se me fiz explicar, mas o que estou a pensar fazer não tem nada a ver com um mini-frigorifico!!!!

É uma caixa (neste caso uma geleira de praia) cheia de gelo, dentro da caixa atravessa um tubo de PVC e por dentro do tubo atravessa ar!!!! A ideia é arrefecer a divisão da casa onde está o aqua, fazendo com que a temperatura do aqua não suba muito!

Expliquei-me melhor?

Não tem nada de água a circular nem nada disso!

Para isso colocas garrafas de gelo dentro do aquário... ou melhor, fazes o que o Luís Rodrigues te disse. Se não baixa mais... é porque não consegues estar a a tirar o vapor de água de casa...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ÉPÁ...esquece isso...temos é de ter bejecas frequinhas.

JPM

 

 

Hoje a noite como não bulo até bubia uma ou duas geladinhas.

Quem oferecer que se acuse :roll:

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta noite tenho que pescar camarões à fartazana, para entregar amanha de manha, mas se despachar cedo, podemos combinar qq coisa.... a ver se és tu que ofereces, pá, para variar...

 

Abraço do Zé

 

 

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ÉPÁ...esquece isso...temos é de ter bejecas frequinhas.

JPM

 

Ó João, ali em cima enganaste-te a escrever: se for para o Ramsés, tem é de ser umas bejecas fraquinhas, e não frequinhas, como disseste, porque o gajo tem o coração fraquinho e não aguenta muito..... :roll:

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê-se logo que estes tipos todos são de Lisboa.

Primeiro, ainda estámos em Abril e já estão preocupados com o aquecimento dos aqua. Não é de estranhar, vivem no meio de um deserto.

Depois, bebem cerveja antes de Junho. Como se uma cerveja caí-se bem com uma temperatura destas. Até ao fim de Maio bebe-se vinho, Senhores, e do Douro, quando muito do Dão, não essas mixórdias de além Tejo.

Irra, que são mesmo mouros.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê-se logo que estes tipos todos são de Lisboa.

Primeiro, ainda estámos em Abril e já estão preocupados com o aquecimento dos aqua. Não é de estranhar, vivem no meio de um deserto.

Depois, bebem cerveja antes de Junho. Como se uma cerveja caí-se bem com uma temperatura destas. Até ao fim de Maio bebe-se vinho, Senhores, e do Douro, quando muito do Dão, não essas mixórdias de além Tejo.

Irra, que são mesmo mouros.

PBL

 

Ó Pedro, vê-se logo que és recém chegado aqui e não tiveste o prazer de conhecer uma célebre agremiação que por cá andava e que foi banida por causa do nome que ostentava, pois dizem que aquilo era uma especie de palavrão....

Pois bem, esse grupo era constituido pelo João Machado, o Rasec e por moi même... e normalmente, nos coloquios que levava a cabo, tinha sempre um ou outro convidado de honra...era de honra à entrada, mas olha que à saida já se estava marimbando para a honra, para a postura, para a mulher, para as chaves do carro, para o carro e para tudo o mais que se conseguisse lembrar, no meio do nevoeiro....

E isto para te responder à questão do que se bebe aqui? Licor Beirão...nahh, meu amigo, aqui bebe-se cerveja, vinho, uiski, toda a altura do ano, e seja qual for a sua proveniência!!!! Marcha tudo! Não somos segregários, como certos galegos parecem ser....

 

Abraços

Fausto

Editado por Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tiveste o prazer de conhecer uma célebre agremiação que por cá andava e que foi banida por causa do nome que ostentava, pois dizem que aquilo era uma especie de palavrão....

Cheguei tarde.

Foi pena.

Paciência, pode ser que a tal confraria ainda tenha actividade secreta e ainda possa estar a tempo.

:roll:

Um abraço galego.

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha rumores que ainda conseguiram levar o Senhor Luís Fortunato ao Grupo, e até chegou mesmo a haver uma foto! :roll:

 

Mas claro está, o único apresentável e de pé com os pés acentes no chão era o nosso administrador!

hehehhee

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Pedro, vê-se logo que és recém chegado aqui e não tiveste o prazer de conhecer uma célebre agremiação que por cá andava e que foi banida por causa do nome que ostentava, pois dizem que aquilo era uma especie de palavrão....

Pois bem, esse grupo era constituido pelo João Machado, o Rasec e por moi même... e normalmente, nos coloquios que levava a cabo, tinha sempre um ou outro convidado de honra...era de honra à entrada, mas olha que à saida já se estava marimbando para a honra, para a postura, para a mulher, para as chaves do carro, para o carro e para tudo o mais que se conseguisse lembrar, no meio do nevoeiro....

E isto para te responder à questão do que se bebe aqui? Licor Beirão...nahh, meu amigo, aqui bebe-se cerveja, vinho, uiski, toda a altura do ano, e seja qual for a sua proveniência!!!! Marcha tudo! Não somos segregários, como certos galegos parecem ser....

 

Abraços

Fausto

 

Este gajo esqueceu-se do Alvarinho, do wiske do Lidl e outras bebidas estranhas, vodka de pessego.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o Verão chega e começam a chegar algumas preocupações!

Eu vou tentar inventar qualquer coisa para remediar a falta de um chiller! Estou a pensar fazer o seguinte:

Com uma geleira, não muito grande, fazer dois buracos, um de cada lado. Depois coloco um tubo de PVC de....10cm +/- a atravessas a geleira (por dentro, claro) e isolo bem a coisa com silicone. Depois com um termo-ventilador vou arranjar maneira deste amandar o vento (só "frio") para dentro do tubo. A Geleira é enchida com gelo e daqueles coisos mesmo das geleiras que é mais lento a descongelar e fecho a geleira! A ideia é que o tubo fique completamente debaixo de gelo, de forma a arrefecer o ar que passa por ele! Entra de um lado o ar à temperatura hambiente e sai pelo outro lado já frio!

Desta forma temos um "ar condicionado" a preços baixos, mas com uma manutenção trabalhosa, que é ter que ter sempre gelo a fazer para ir trocando!

Vou fazer a coisa e depois coloco nos DIY e coloco link aqui!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Boas

Passa o tubo de retorno do filtro pela geleira (+que 10cm)que deve arrefecer alguma coisa.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais