## Made In Mangualde ##29-03-08


Recommended Posts

Boas.

 

aqui fica o substituto da floresta negra, que apesar de bonita estava num aqua pequeno, daí ter começado a planear este novo a uns meses.

 

Hoje às 8h00 da manhã nasceu, tendo demorado cerca de 4 horas a montar.

 

Nome:Made in Mira 250L

Data de Montagem: 24.04.2007

Aquário: 100x50x50 @ 10mm. (não gosto de discussões por causa das marcas, mas o aqua foi feito pelo Hélder Cardoso)

Aquecimento:100w (a mudar quando possível)

Temperatura: 25º

CO2: Botija de 2 kg com valvula selenóide .

Filtro: EHEIM 2215

Substrato: laterita caseira; NPK com cobre e magnésio para bonsai, keto , akadama e areia branca.

Iluminação: calha AQ-ALIGHT - HFL 1000 - Pantalla T5 (4 x 39w sendo 1 6500k , 1 4200k e 2 10000k)

Flora:HZ, Rotala rotundifolia, Rotala sp. ''Green'', blyxa japónica, Blyxa XL, e mais algumas que estou a espera...

Fertilização: Seachem flourish,Seachem iron,Seachem Nitrogen, Seachem Phosphorous, Seachem Potassium, e acho que n me esqueci de nenhum..

Fauna: 3 SAE, 3 caridinas, 30 red's,6 oto's, 1 camarão ibérico (o ultimo guerreiro), 8 tetras chineses e 3 caramelos que n sei o nome.

aqui ficam alguns registos...

 

aqua depois de chegar da rebordosa de casa do Hélder Cardoso e com a calha acabada de chegar de Barcelona:

DSC00449.jpg

DSC00450.jpg

 

aqua com travessas laterais por colocar:

DSC00451.jpg

 

A calha de iluminação:

DSC00452.jpg

 

Hoje às 8h00 da manhã nascia o "Made in Mira":

DSC00453.jpg

DSC00454.jpg

DSC00455.jpg

DSC00456.jpg

DSC00457.jpg

DSC00458.jpg

DSC00459.jpg

 

o resultado final:

DSC00460.jpg

DSC00461.jpg

DSC00462.jpg

espero que tenham gostado e que haja criticas construtivas!

Abraço

______________________

Bruno Bastos

Editado por bruno bastos de Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 280
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Bruno,

 

Porque meteste as travessas?

Pelas fotos, o vidro parece ter espessura suficiente para aguentar com esse volume de água!

Preferes assim ou não te sentes seguro?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

em relação às travessas já sabia de antemão que iria ser questionado. eu sei que ficaria mais bonito sem as travessas e que pela grossura do vidro não haveria problemas, mas como este aqua vai ficar onde está apenas até setembro e vai ter que ser mudado de Mira para Mangualde optei por lhe colocar as travessas não vá acontecer algo ao aqua na viagem. de resto ainda falta a hemianthus "cuba" e mais uns acertos.

Obrigado pelos comentários.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá o teu aqua ficou um espanto acho que quando a flora se desenvolver vai ficar bem.

só uma duvida : quando te mudares não estás a pensar levar o aqua cheio :crazyeyes: pois não

Ricki

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá o teu aqua ficou um espanto acho que quando a flora se desenvolver vai ficar bem.

só uma duvida : quando te mudares não estás a pensar levar o aqua cheio :crazyeyes: pois não

 

hehe. isso seria muito dificil de concretizar, ve só, os calhaus que la meti que até são poucos tem 13 kg, portanto imagina tudo. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe. isso seria muito dificil de concretizar, ve só, os calhaus que la meti que até são poucos tem 13 kg, portanto imagina tudo. abraço

 

hehe ainda bem que pensas assim , de qualquer modo é mais uma oportunidade para nos mostrares outra maravilha de layout.

acho que tens muito jeito.

um abraço ricardo santos :crazyeyes:

Ricki

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

Está interessante a montagem. Estou curioso para ver a evolução!

Como se chamam as plantas que puses-te entre as rochas?

Já agora, estás a pensar mater a heteranthera rasteira?

 

Cumprimentos,

Ferraz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

Está interessante a montagem. Estou curioso para ver a evolução!

Como se chamam as plantas que puses-te entre as rochas?

Já agora, estás a pensar mater a heteranthera rasteira?

 

Cumprimentos,

Ferraz

 

boas. as que meti entre as rochas são a blyxa japonica. vou tentar manter a hz rasteira, mas vai ser dificil pois ela com o co2 cresce que nem uma doida. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas como este aqua vai ficar onde está apenas até setembro e vai ter que ser mudado de Mira para Mangualde optei por lhe colocar as travessas não vá acontecer algo ao aqua na viagem.

 

Boas,

 

Desculpa estar a perguntar isto, mas não sei se alguma vez transportaste um áqua... Fazes intenção de tirar a água toda?

A última vez que vi transportarem um áqua com 10% da água, não foi muito bonito de ver o resultado final...

Qualquer das formas podes sempre mais tarde tirar as travessas, não é nenhum entrave e apenas perguntei por curiosidade.

É que não é normal colocar travamentos em áquas com vidro dessa espessura e com essas medidas.

 

Força com isso e boa sorte.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpa estar a perguntar isto, mas não sei se alguma vez transportaste um áqua... Fazes intenção de tirar a água toda?

A última vez que vi transportarem um áqua com 10% da água, não foi muito bonito de ver o resultado final...

Qualquer das formas podes sempre mais tarde tirar as travessas, não é nenhum entrave e apenas perguntei por curiosidade.

É que não é normal colocar travamentos em áquas com vidro dessa espessura e com essas medidas.

 

Força com isso e boa sorte.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

sim talvez depois tire as travessas. a minha intenção não passa por levar o aqua montado. vou desmontar e montar novamente. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe!!!

mais um lá em casa, a tua cota vai-te lixar!!!

bem isto por fotografias não dá para criticar , vou ter de ir a tua casa ver isto de perto e ver se vejo mais alguma coisa :) .

mas por acaso as travas estao feias, espero que depois em mangualde arranques aquilo, se é pa ficar sem tampa só lá estão a estrovar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica uma nova actualização depois de plantar com muita paciência a glosso e a "cuba". vamos ver no que isto dá:

DSC00469.jpg

DSC00467.jpg

DSC00468.jpg

abraço

 

ps: espero críticas para me ajudarem a melhorar o aqua em todos os aspectos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja pedras para fazeres a correcta separação dos substratos, senão essa areia branca vai acabar engolida.

 

De resto deixa o aqua amadurecer que depois logo se fala :roll:

Agora ja nao dá, já está tudo misturado!

eeheehhehe

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora ja nao dá, já está tudo misturado!

eeheehhehe

 

vou tentar fazer isso amanha. ainda tinha uma outra coisa para fazer antes. plantei a "cuba" mal. e tive que a repartir por pedaços mais pequenos, para não crescer em tufas, hehe que dor de costas que deu.... abraço e obrigado pela opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal. Após uma semana, já se nota alguma evolução no aqua, algumas plantas estão com outras tonalidades, outras creceram demais e vão ter que ser podadas, duas vão mudar de lugar e ainda falta uma especial de corrida que irá ficar no canto direito na parte de trás. as pedras para fazer a divisória dos substractos ainda n arranjei, mas não está tudo perdido, vai mas e dar uma trabalheira, hehe.

ENTÃO CÁ VÃO AS FOTOS:

UMA GERAL:

DSC00470.jpg

UMA LATERAL:

DSC00471.jpg

E UMA MÃE CURIOSA:

DSC00483.jpg

abraços

____________

Bruno Bastos

 

ps: COMENTEM A VONTADE.... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está engraçado, foi pensado e bem excutado.

 

Pessoalmente não gosto das pedras tão direitinhas dá um ar um pouco arteficial.

 

Parabens, bom trabalho.

 

obrigado. em relação às pedras tinha de ser assim para simular uma ponte. as restantes pedras foi um pouco complicado, pois como n havia separação de substractos o akadama rebolava sempre para a frente pois esta e mais baixa para facilitar a limpeza do aqua. ainda faltam alguns ajustes e 2 plantas. uma deve chegar para a semana, era para ter chegado hoje mas ficou retida nos correios... espero que chegue bem! em relação à segunda esta dificil de arranjar, mas n há-de ser nada!! lol !! 8)

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos

 

O aquário visto ao vivo é deveras impressionante. cabecadura:crazyeyes:bigsmile:crazyeyes:help:crazyeyes::):crazyeyes::):crazyeyes::):crazyeyes::):crazyeyes::):crazyeyes::):crazyeyes::crazyeyes::crazyeyes:

As imagens não fazem juz ao que ele é realmente. Granda Bruno :onfire:

 

Se calhar vou precisar de mais um pés de HZ (muitos).

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ACTUALIZAÇÃO DIA 18:

Já vieram as lâmpadas que queria bem como uma das plantas, se bem que os correios lixaram-me o esquema, mas penso que a recuperação da planta n será dificil.

Houve algumas alterações que realizei, que penso que deram uma estética diferente.

no entanto preciso de alguma ajuda dos mais entendidos para acabar com as filamentosas, pois as blyxas estão a ficar de uma maneira n muito agradável de ver.

Antes:

DSC00498.jpg

Agora:

DSC00672.jpg

DSC00674.jpg

DSC00675.jpg

DSC00676.jpg

O PROBLEMA DIAGNOSTICADO:

DSC00677.jpg

DSC00678.jpg

ABRAÇO

 

PS: vou tentar medir os parâmetros hoje, e colocar que tipo de iluminação e fertilização faço para me ajudarem. ;)#food

Editado por bruno bastos de Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.