## Made In Mangualde ##29-03-08


Recommended Posts

Boas.

Antes de mais obrigado pelo comentário. não está a ser fácil controlar o alguedo. hehe! neste momento mais parece um monte de algas do que plantas. o que acho mais engraçado é que as plantas crescem imenso de dia para dia, existindo uma luta tremenda entre as algas e as mesmas pela luz. acho que detectei o problema, não mudei a quantidade de horas que tinha no outro aquario, e como tinha 10 horas, neste estao visiveis os resultados de uma iluminação exagerada. espero em breve conseguir controlar os fosfatos!

banana rock abraço

_________________

Bruno Bastos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 280
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Esse método está muito longe de ser credível.

 

O melhor que se consegue a um baixo preço é com um indicador de co2 e uma referencia de KH de acordo com as concentrações que queremos.

 

Boas nos

Desculpa lá mas não estou a entender o que queres dizer

 

Porquê pouco credivel, se não houver interferências de ácidos ou básicos?

 

O que indicas parece ir dar ao mesmo, ou faço confusão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes, a tabela da relação de pH/KH começa a falhar logo no momento em que tens de aplicar dois testes, principalmente o do KH, cujo teste pode-se dizer não é do mais verídico que se pode encontrar.

 

Eu falei do uso de um indicador de co2 com uma referencia de KH credível, porque assim eliminas logo um dos factores de falha, o KH, ficando essa flutuação de erro no teste de pH utilizado. Com uma solução de KH de 4º e um ph de 6.6 tens 30-40 ppm de co2, com um KH de 2º, se não me engano, a 6.6 tens 15-20ppm de co2. Mas isto não é estar a inventar a roda, é algo que já se sabe há muito.

 

Claro que a solução ideal era uma sonda da ph bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes, a tabela da relação de pH/KH começa a falhar logo no momento em que tens de aplicar dois testes, principalmente o do KH, cujo teste pode-se dizer não é do mais verídico que se pode encontrar.

 

Eu falei do uso de um indicador de co2 com uma referencia de KH credível, porque assim eliminas logo um dos factores de falha, o KH, ficando essa flutuação de erro no teste de pH utilizado. Com uma solução de KH de 4º e um ph de 6.6 tens 30-40 ppm de co2, com um KH de 2º, se não me engano, a 6.6 tens 15-20ppm de co2. Mas isto não é estar a inventar a roda, é algo que já se sabe há muito.

 

Claro que a solução ideal era uma sonda da ph ;)

 

O Bruno que nos desculpe ;)

 

Não te contradigas ao dizer - "principalmente o do KH, cujo teste pode-se dizer não é do mais verídico que se pode encontrar" e depois "com uma referencia de KH credível", como sabes que teste uso?

 

Claro que concordo contigo quando chega a altura de confiar-mos nos testes, mas temos que partir de algum principio, sei que os teste são um pouco "aldrabões" mas é o que temos e sempre dá para ter algumas noções da escassez ou excesso de Nutrientes.

 

nos, antes que penses outra coisa pois isto de escrever tem muito que se lhe diga, estou a ter uma discussão saudável e não a tentar mostrar o que quer que seja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te contradigas ao dizer - "principalmente o do KH, cujo teste pode-se dizer não é do mais verídico que se pode encontrar" e depois "com uma referencia de KH credível", como sabes que teste uso?

 

o pessoal parece que tem medo de falar ;) porque carga de agua havia de me chatear, estamos a falar.

 

Eu não me contradisse. Uma referencia de KH não é um teste, é mesmo agua com aquele KH exacto, preparada em laboratório. Logo a partir daqui a única falha que podes ter é mesmo o teste do ph que usas no indicador de co2.

 

Como já disse isto não tem nada de secreto nem de novo, é algo que já existe a n tempo, basta um pesquisa num fórum estrangeiro ou até mesmo neste, que encontras isto que estou a dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal. não precisei de recorrer à tabela de cruzamento de KH com o CO2, apenas fiz umas mudanças de àgua e meti no filtro, phosvec da sera e umas resinas com carvão activado.

os valores dos fosfatos caíram abruptamente, já tenho valores considerados normais para um plantado. com se vê em baixo fiz uma poda e ainda esta semana colocarei as ultimas plantas com vista a fazer um tapete de eleocharis e colocar no canto de trás do lado esquerdo 2 cyperus.

Aqui fica a actualização:

23-05-07.jpg

abraço :)

:P

PS: ESPERO QUE COMENTEM....ESTAMOS CA PARA APRENDER UNS COM OS OUTROS!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Bruno,

PS: ESPERO QUE COMENTEM....ESTAMOS CA PARA APRENDER UNS COM OS OUTROS!!!

É isso mesmo, isto aqui é para ajudar-mos uns aos outros e mais não digo acerca disto.

Acerca do teu aqua só posso dizer que esta fenomenal, então essas plantas estão bem cuidadas e bem alimentadas, o tempo que te dedicas aos aquas da para ver os teus aquarios.

Parabens por este aqua e felicidades para o aqua vai actualizando.

Um abraço.

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Bruno,

PS: ESPERO QUE COMENTEM....ESTAMOS CA PARA APRENDER UNS COM OS OUTROS!!!

É isso mesmo, isto aqui é para ajudar-mos uns aos outros e mais não digo acerca disto.

Acerca do teu aqua só posso dizer que esta fenomenal, então essas plantas estão bem cuidadas e bem alimentadas, o tempo que te dedicas aos aquas da para ver os teus aquarios.

Parabens por este aqua e felicidades para o aqua vai actualizando.

Um abraço.

 

boas! é verdade, acho que ate dedico tempo a mais aos aquas, mas o vicio é assim!!...

obrigado pelo comentario, abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegaram hoje as ultimas plantas que faltavam para acabar o aquario, falta elas crescerem e arranjar maneira de melhorar o layout com 2 ou três troncos de Red Moorwood. então aqui fica a foto e espero sugestões para a colocação dos ditos cujos.

DSC00715.jpg

abraço :smilecolros:

:P _______________

Bruno Bastos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que está á frente da eleocharis acicularis é glosso ? nao consigo perceber... só sei que ja parece que está a derreter para a areia pelo meio das pedras.. hehe

 

gostei muito

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que está á frente da eleocharis acicularis é glosso ? nao consigo perceber... só sei que ja parece que está a derreter para a areia pelo meio das pedras.. hehe

 

gostei muito

 

boas. a que se encontra a frente da eleocharis é glosso. o proposito e msm esse, ela fechar e correr para a areia.

Para teres uma ideia mais precisa aqui ficam as fotos de hoje:

DSC00740.jpg

DSC00739.jpg

DSC00742.jpg

DSC00741.jpg

abraço

Editado por bruno bastos de Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novas fotos antes da poda, para ver se as plantas que introduzi mais tarde recuperam e crescem para dar o efeito desejado.

DSC00833.jpg

é pena o aqua como está agora todo despido, mas tinha de ser...

abraço

 

PS: JA ELIMINEI AS ALGAS, HEHE GANHEI A BATALHA!!!!

TOMA TOMA!!! ;)

Editado por bruno bastos de Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Chegaram hoje as ultimas plantas que faltavam para acabar o aquario, falta elas crescerem e arranjar maneira de melhorar o layout com 2 ou três troncos de Red Moorwood. então aqui fica a foto e espero sugestões para a colocação dos ditos cujos.

 

Depois disso plantado vais meter os troncos?

Eu não o faria... ou os colocava no inicio ou deixava andar e depois quando mudasse o layout aí sim, metia os troncos.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a blixa ou acorus do lado esquerdo é a única planta que está a estragar o esquema do aquário.

 

Faz o aquário ficar pequeno quando se olha para lá.

Pelo menos eu tenho essa sensação.

 

Continua com o Bom trabalho Bruno!

 

Abraço,

BG.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a blixa ou acorus do lado esquerdo é a única planta que está a estragar o esquema do aquário.

 

Faz o aquário ficar pequeno quando se olha para lá.

Pelo menos eu tenho essa sensação.

 

Continua com o Bom trabalho Bruno!

 

Abraço,

BG.

 

boas. tb tenho essa sensação mas onde vou colocar a planta é que gosto msm do aspecto que ela dá!! em relação aos troncos desisti da ideia... acho que iria estragar tudo agora, pois o planeamento foi realizado sem eles e agora estar a meter...humm acho que n iria resultar! vou tentar ver como vou resolver a questão da blyxa. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. tb tenho essa sensação mas onde vou colocar a planta é que gosto msm do aspecto que ela dá!! em relação aos troncos desisti da ideia... acho que iria estragar tudo agora, pois o planeamento foi realizado sem eles e agora estar a meter...humm acho que n iria resultar! vou tentar ver como vou resolver a questão da blyxa. abraço

 

Boas Bruno quando fizeres uma nova poda pões essa blyxa xl à venda, mas quanto ao aquário está uma marivilha que uma pessoa até se perde a olhar para esse aquário.

 

Um abraço

José Ribeiro

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. Agradeço imenso os comentários que tem feito. tb estou muito satisfeito com esta montagem. Apesar de o aquário ainda n estar da maneira que pretendo pois algumas plantas foram colocadas muito depois do aquario estar plantado e o seu crescimento estar muito avançado.

Quanto aos discus já andaram lá. como remodelei o meu amazonense tive de os colocar neste. esta semana posto ca algumas fotos.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

Explica-me lá como podaste as plantas?

É que eu olho para o áqua e as plantas estão mais baixas e não as vejo cortadas...

Tu arrancas as plantas, cortas por baixo e depois voltas a plantar?

 

Quanto ao layout acho que está no bom caminho, falta aperfeiçoar as podas e corrigir algumas moitas. Mais uns mesitos e fica no ponto!

Acho a Ludwigia V. Cuba um pouco grande para esse áqua, acaba por destoar em relação ás restantes plantas... mas não deixa de ser fabulosa! Que saudades... ainda vou voltar a usar essa planta :P.

 

Outra questão, ainda continuas com as resinas de Po4 no filtro?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

Explica-me lá como podaste as plantas?

É que eu olho para o áqua e as plantas estão mais baixas e não as vejo cortadas...

Tu arrancas as plantas, cortas por baixo e depois voltas a plantar?

 

Quanto ao layout acho que está no bom caminho, falta aperfeiçoar as podas e corrigir algumas moitas. Mais uns mesitos e fica no ponto!

Acho a Ludwigia V. Cuba um pouco grande para esse áqua, acaba por destoar em relação ás restantes plantas... mas não deixa de ser fabulosa! Que saudades... ainda vou voltar a usar essa planta :(.

 

Outra questão, ainda continuas com as resinas de Po4 no filtro?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

boas vizinhança! em relação às podas não dá para ver mas eu podo mesmo. dá essa impressão de voltar a plantar mas não. em relação a ludwigia pensei que n fica-se tão grande, mas vamos ver no que dá. em relação às resinas deu cabo das algas filamentosas e melhorou o ciclo biológico, bem como a clareza da àgua, tá mais cristalina, o que é optimo. mas dentro em breve vou retirar pois assim nao consigo dar o que pretendo as plantas pois a resina neutraliza tudo.

abraço

Editado por bruno bastos de Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.