Plantas com buracos


SAAC

Recommended Posts

Boas,

 

Sou novo nisto das plantas, pois com ciclídeos é uma guerra perdida.

Mas como montei recentemente um novo aquario e os ciclídeos ainda são pequenos aproveitei enquanto eles nao conseguem movimentar grandes quantidades de areao para colocar umas plantinhas.

 

A minha escolha recai nas plantas mais indigestas e resistentes (que me aconselharam) anubias e java, com esta está tudo ok. Comprei tambem duas plantas que tem formato de bolas de musgo e que rebolam pelo aquario e que me aconselharam por serem otimas "sugadoras de nitratos".

Finalmente adquiri tb uma outra planta que nao sei o nome, tem umas folhas circulares tipo nenufar e pequenas raizes que aparecem por baixo de cada folha, de crescimento rápido. Esta planta apresenta-se completamente cheia de buracos que aparecem todos os dias e folhas que se soltam tb assiduamente. De qualquer modo rapidamente novas folhas crescem e se mantem verdes durante uns dias. Será que os ciclideos com a costela mais vegetariana conseguem produzir todo aquele dano na planta, será falta de alguma coisa (nao dou nada as plantas, pois os peixes e a comida já produzem nutrientes demais), mudo agua semanalmente, o aquario tem 600l, 5 botias, um L114, 7 ciclideos (o maior tem 8 cm).

 

Vou tirar uma foto a ver ser ajuda.

 

Obrigado

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

humm essa bola é uma alga chamada clladophora aegagrophilia, a outra pela descrição é uma hidrocothile sp.

 

Isso que está a acontecer pode ser falta de magnesio, não sei espera por mais opiniões.

 

Existe uma doença das cryptodorines que se apresenta com buracos nas folhas e isso segundo se diz é esxesso de nitratos...

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá SAAC

 

Eu tenho anubias e fetos de javas com Mbunas e eles apenas limpas as algas. Não conseguem fazer qualquer mal à planta (antes pelo contrário) mas já tive botias que faziam esse trabalhinho às enchinodorus. Para mim, botias e plantas dá muitas vezes esse resultado.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então achas que sao os botias, é que nunca os vi de volta dessa planta.

Espero que n sejam pois acabei de juntar mais dois botias yo-yo aos 5 palhaços que tinha!

Comprei tb algumas plantas novas que vou tentar colocar fotos para que me ajudem a identificar e a ver se o mesmo acontece com elas. Detectei tb uma especie de verme tipo larva de mosquito branca mas com uma cabeça tipo alfinete enquanto tirava as algas do vidro, so vi um.

 

Sergio a planta e nao alga é mesmo a Cladophora aegagropila.

 

E a que está com buracos é a Hydrocotyle leucocephala.

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus botias palhaço também fazem isso à Echinodorus e às vezes às Anubias. Nunca os vi directamente a fazer isso mas tenho dois aquários e deixou de acontecer num e passou a acontecer no outro quando os mudei.

 

Abraços

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas Echinodorus tambem por vezes apresentam esses buracos penso que nao sejam os botia até porque nao tenho nenhum... so se vierem realmente cá à noite eheh. Eu penso que isso se deve mais à falta de algum nutriente, se calhar o magnésio como diz o Sergioveterano...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem ser os bótias. Mas normalmente os "buracos" que fazem não são lá muito redondos e perfeitos. Parece mesmo que a folha é comida. Muitas vezes comem mesmo as folhas mais novas.

 

Noto "buracos" nas Echinodorus quando as mudo de sítio.

Não tenho substrato fértil. Tenho sempre de lhes acrescentar uma pastilha de Florenette (às vezes esqueço-me). Ao fim de uns dias deixam de os apresentar.

Se forem buracos logo quando as folhas "nascem" e se forem mesmo redondos deve ser mesmo falta de um nutriente qualquer.

 

Costumo deitar umas pastilhas de Viformo mas os discos acabam sempre por ficar com elas! :)

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Este assunto tem andado a ser discutido noutro tópico. Lá ficou claro que há casos de Botias palhaço que estragam plantas e casos em que não.

Neste caso também pode ser ou não mas podes ficar com a certeza procedendo como o Imvt.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais