Utricularia Graminifolia – Duvida


Daniel Fortes

Recommended Posts

Olá! Plantei recentemente Utricularia graminifolia, o que acontece é que esta está a ganhar raízes nas folhas. Será que devo enterrar essas mesmas folhas que têm raízes?

 

dsc06541cz1.jpg

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Raizes....

 

Tens três opções:

-Ou enterras já (enterrando a "ponta" )....ou

- esperas para ver o comportamento da planta, se naturalmente ela não inverte o sentido do crescimento...ou

- 3ª hipótese...cortar

 

Aconselho a 2ª opção, uma vez que se ela crescer mais e "alta" , mais facilmente enterras a ponta; e se ela inverter o crescimento e se começar a dirigir para o solo escusas de fazer alguma coisa....

 

 

Se optares por cortar (3ª hipótese),proponho que faças o seguinte:

Cortes a "linha" com as folhas e as raizes (desde o chão até à "ponta")e enroles , sempre tentando por as raizes para o mesmo lado.... e depois pegando na ponta com a raiz ,voltes a plantar

 

(expliquei-me bem?)

 

O sistema de "captura" que fala o Luis Rodrigues, ao "vivo e a cores" é mais fácil ser identificado....são as "bolinhas"....consegues vê-las? 8)

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens luz suficiente no aquário? Pode ser essa a causa.

 

Outro conselho, enterra mais essa ug, assim vai ficar mais rasteira e também evita que isso aconteça tanto.

 

A mim também me aconteceu, mas só quando já estava bem compacta, e não me parece ser esse o caso dessa.

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens luz suficiente no aquário? Pode ser essa a causa.

 

Outro conselho, enterra mais essa ug, assim vai ficar mais rasteira e também evita que isso aconteça tanto.

 

A mim também me aconteceu, mas só quando já estava bem compacta, e não me parece ser esse o caso dessa.

 

Olá! Penso que tenho luz suficiente, tenho 2 x 15W T8 (Fluora e Daylight), para um aquário de 37Litros 30 litros reais, com uma altura de 25 cm do areão até ás lâmpadas!

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Utricularia não é uma planta exigente em em luz, pelo que me parece que esse crescimento estranho não se deva á luz, aliás a "fama" desta planta (além de ser nova) é mesmo essa, poder mante-la num aquário com pouca luz...

 

Na minha opinião talvez não tenhas aconchegado bem as raizes de modo a que a planta fosse crescendo "como devia"

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Raizes....

 

Tens três opções:

-Ou enterras já (enterrando a "ponta" )....ou

- esperas para ver o comportamento da planta, se naturalmente ela não inverte o sentido do crescimento...ou

- 3ª hipótese...cortar

 

Aconselho a 2ª opção, uma vez que se ela crescer mais e "alta" , mais facilmente enterras a ponta; e se ela inverter o crescimento e se começar a dirigir para o solo escusas de fazer alguma coisa....

Se optares por cortar (3ª hipótese),proponho que faças o seguinte:

Cortes a "linha" com as folhas e as raizes (desde o chão até à "ponta")e enroles , sempre tentando por as raizes para o mesmo lado.... e depois pegando na ponta com a raiz ,voltes a plantar

 

(expliquei-me bem?)

 

O sistema de "captura" que fala o Luis Rodrigues, ao "vivo e a cores" é mais fácil ser identificado....são as "bolinhas"....consegues vê-las? :?

 

Olá Coimbra, obrigado pelas dicas, estas plantas conheces tu bem, pois estas são provenientes das tuas culturas!

Quando ás bolinhas vê-se bem na própria fotografia.

 

dsc06541kh2.jpg

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei....até me pareceu ouvir uma chamar "papá" ehehehe....

 

Quanto às "armadinhas" é isso mesmo que mostraste, mas aqui ve-se melhor:

049b_blærer.jpg

 

Esta foto tem a vantagem de mostrar mais uma coisa. A situação da tua fotografia , parece-se totalmente com esta foto....e esta é do Oliver Knott...ou seja....nada de totalmente estranho se passa,eventualmente está só na fase de adaptação às condiçoes fornecidas pelo teu aquário....

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Também plantei recentemente utricularia graminifolia no meu aqua, e ela também está a ficar com esses comportamento.

Como é que ficou a tua? Ficou em tapete naturalmente ou tiveste que lhe fazer algum tipo manipulação?

 

Obrigado,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também plantei recentemente utricularia graminifolia no meu aqua, e ela também está a ficar com esses comportamento.

Como é que ficou a tua? Ficou em tapete naturalmente ou tiveste que lhe fazer algum tipo manipulação?

 

Obrigado,

Sérgio Costa

 

Boas! Fui colocando pequenas quantidades de areão por cima delas de forma a que estas se agarrassem ao fundo, já está melhor, mas muito longe do meu objectivo. Não sei no entanto se estas plantas levam muito tempo a desenvolver-se... Vamos ver o que isto dá, mas tenho duvidas se vou conseguir!

Logo que possa coloco novas fotos!

 

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a investigar na net, e encontrei este aquário desenvolvido pelo Oliver Knott.

 

e982f66d.jpg

Link do projecto:

96 Liter

 

E ele em 194 dias obteve este magnifico aquário.

A questão é como é que ele consegui este magnifico tapete bigsmile

 

O setup dele:

tamanho 60x40x40cm

volume: 96L

Luz: 2x15W T8 de 7.500K (10 Horas)

pH: 6.8

kH: 4 a 5

Fertilizante: NPK da Hagen (de 15 em 15 dias)

TPA: 10% (de 3 em 3 dias)

 

A minha está com bom aspecto, mas está a crescer para cima, será de ter muita luz? 3x39w T5 de 10.000K para 180L reais?

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu tambem tive esse "problema" que se resolveu com uma poda e uma grande atenção valores dos micronutrientes,principalmente o ferro.

e ela vai crescer bem...

abraço espero ter ajudado

carlos loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kosuta esse crescimento da planta é de teres 10000k, que promove o crescimento vertical das plantas salvo erro.

 

Realmente tenho uma calha com 3 x T5 de 39W (salvo erro de 10.000K).

Já me aconselharam a comprar novas lampadas, pelo menos uma de cada. Que espectros recomendam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei....até me pareceu ouvir uma chamar "papá" ehehehe....

 

Quanto às "armadinhas" é isso mesmo que mostraste, mas aqui ve-se melhor:

049b_blærer.jpg

 

Esta foto tem a vantagem de mostrar mais uma coisa. A situação da tua fotografia , parece-se totalmente com esta foto....e esta é do Oliver Knott...ou seja....nada de totalmente estranho se passa,eventualmente está só na fase de adaptação às condiçoes fornecidas pelo teu aquário....

 

 

olá amigo coimbra... onde posso comprar esta planta??

ainda conheço mto poucas,mas fiquei fascinado com esta... será que lá no forum encontro??

 

abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

david:

ainda tens um longo caminho a percorrer antes de te meteres nesta planta....plantas de "tapete" há outras que fazem belos efeitos e muito menos "caprichosas" do que esta....glossostigma, eleocharis, hemianthus blabla ;) "cuba", etc....Como inicio de conversa posso dizer que uma vaso "Tropica " anda na casa dos 10€ (e um vaso dá para muito pouco) e depois poderia falar de outros assuntos que me parece que não te terás , eventualmente apercebido...tipo sabias que para se estar "confortável" sem mortes de plantas é necessário ter como iluminação cerca de 0,8w/l? E que se tiveres essa iluminação corres o risco de descobrir o "maravilhoso mundo das algas"? e tantas coisas mais que a seu tempo te aperceberás....desde o "básico " DiY do Co2 , às Tpa`s até à suposta complexidade das fertilizações.... ou seja....esquece a U.G ;)

 

 

Quanto aos outros:

eu acuso-me! Tenho um relvado de U.G.. Vendi por exemplo ao Daniel Fortes um bocado do relvado uma vez que foi mesmo com esse formato para a casa dele e, como ele bem pode comprovar, ia mesmo "relvado". O que fiz de especial? Quando a plantei, foi plantada ;), em porções de uns 3 cm de diametro, em areia fina e por cima foi sendo colocada areia "extra fina" nos primeiros tempos, de forma a essa areia compactar a planta junto ao pé (será que me expliquei bem?)...ou seja polvilhei e fui polvilhando a planta com areia super fina (menos de 1 grão de açúcar) até a planta enraizar bem.... de resto, tenho lampadas 10000k , faço tpa`s , não faço "fertilizações", tenho co2...de resto não sei mais nada ....ou seja, pouca ajuda....

Mais um pormenor: quando comprei a planta, visto que era proveniente da Tropica demorou muito tempo , ou melhor, mais

tempo do que estava acostumado com todassssss as outras plantas de tapete a se adaptar, mas quando se adaptou o crescimento foi "normal"....

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais