Recommended Posts

Há diferenças entre esta lampada

 

 

i27js3.jpg

 

e esta?

 

 

lightbulbvx2.jpg

 

 

É que não sei que lampada hei-de por no aqua pequeno. Tenho uma das primeiras, de 20W, 6400K, mas não sei se serve para as plantas...

 

Basicamente as questões são:

 

As lampadas são diferentes?

Alguma delas serve para aquas?

Se sim, qual a melhor?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

Ambas as lâmpadas servem para aquário. Desde que as suas temperaturas de côr andem a rondar os 6400 K (isto falando no campo das plantas e estético).

Resta agora saber com qual das lâmpadas consegues aproveitar melhor a luz.

Sinceramente, acho que é melhor a que tem os tubos a direito, e não a que os tem enrolados... deve ser o mesmo, mas eu gosto mais da primeira. A segunda é muito "mariconça" cheers

 

Para a mesma potência e mesma temperatura de côr, além do formato de uma ser menos rentável na distribuição da luz, são exactamente a mesma coisa...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

Ambas as lâmpadas servem para aquário. Desde que as suas temperaturas de côr andem a rondar os 6400 K (isto falando no campo das plantas e estético).

Resta agora saber com qual das lâmpadas consegues aproveitar melhor a luz.

Sinceramente, acho que é melhor a que tem os tubos a direito, e não a que os tem enrolados... deve ser o mesmo, mas eu gosto mais da primeira. A segunda é muito "mariconça" :P

 

Para a mesma potência e mesma temperatura de côr, além do formato de uma ser menos rentável na distribuição da luz, são exactamente a mesma coisa...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

A cena é que eu acho que a minha não é "exactamente" como a que está na primeira foto. É daquelas "economizadoras" baratas... cheers

 

É que comprei daqueles packs onde se compra 3 por 2€. Achei que a esmola era muita, mas mesmo assim, eu sei lá o que hei-de fazer!

 

É que as segundas custam uns 4€ cada e são, penso eu, fluorescentes compactas. E há com uns 100W e pequenas.

 

É que tenho ideia que aquilo não serve muito bem, mas ando a tentar...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cena é que eu acho que a minha não é "exactamente" como a que está na primeira foto. É daquelas "economizadoras" baratas... cheers

 

É que comprei daqueles packs onde se compra 3 por 2€. Achei que a esmola era muita, mas mesmo assim, eu sei lá o que hei-de fazer!

 

É que as segundas custam uns 4€ cada e são, penso eu, fluorescentes compactas. E há com uns 100W e pequenas.

 

É que tenho ideia que aquilo não serve muito bem, mas ando a tentar...

 

Boas

 

As tais lâmpadas de 100w não será "equivalente a 100w"?Se esse for o caso o que tens de ter atenção é aos watts reais e não ao equivalente.Acho que as lâmpadas dessas no máximo tem 26 watts e aconselho um bom reflector porque o casquilho/balastro tira-lhe muita parte útil.Essas lâmpadas aquecem bastante, se puderes compra casquilho de porcelana que ficam quase pelo mesmo preço mas não aquecem tanto....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As tais lâmpadas de 100w não será "equivalente a 100w"?Se esse for o caso o que tens de ter atenção é aos watts reais e não ao equivalente.Acho que as lâmpadas dessas no máximo tem 26 watts e aconselho um bom reflector porque o casquilho/balastro tira-lhe muita parte útil.Essas lâmpadas aquecem bastante, se puderes compra casquilho de porcelana que ficam quase pelo mesmo preço mas não aquecem tanto....

 

 

As minhas lâmpadas não são de 100 Watts. São de 20. O que eu digo é que as segundas da fotografia existem de 100 ou 120 Watts. chamam-nas florescentes compactas. Não sei se é verdade ou se isto serve para alguma coisa. Teem tambem 6400K de côr. E teem o mesmo tamanho, mais ou menos. Estão é enroladas.

 

Se eu for à loja acham possivel que eles me mostrem a lampada a funcionar?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá mas precisava mesmo de esclarecimentos...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu digo é que as segundas da fotografia existem de 100 ou 120 Watts. . .

 

Certamente que estas a confundir, como o varez refere, as lampadas da segunda fotografia são de 24 ou 26 W e equivalem a uma lampada dita normal de 100 ou 120W, analiza bem porque não é a mesma coisa.

 

Se eu for à loja acham possivel que eles me mostrem a lampada a funcionar?

 

Isso de certesa absoluta, até podes exigir que o façam, agora pede para te deixarem a lampada aceza uns minutos, pois elas ao aquecerem aumentam a luminusidade, no inicio parece que dão pouca luz, mas depois de algum tempo (tipo 1 ou 2 minutos) ficam na sua luminusidade de "cruzeiro", isto por experiência própria, tenho duas dessas lá em casa.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certamente que estas a confundir, como o varez refere, as lampadas da segunda fotografia são de 24 ou 26 W e equivalem a uma lampada dita normal de 100 ou 120W, analiza bem porque não é a mesma coisa.

Isso de certesa absoluta, até podes exigir que o façam, agora pede para te deixarem a lampada aceza uns minutos, pois elas ao aquecerem aumentam a luminusidade, no inicio parece que dão pouca luz, mas depois de algum tempo (tipo 1 ou 2 minutos) ficam na sua luminusidade de "cruzeiro", isto por experiência própria, tenho duas dessas lá em casa.

 

O meu grande problema é que li num tópico qualquer que agora não acho que existiam umas lampadas que se chamavam "flourescentes compactas" que eram, no minimo, parecidas com as da 2ª foto. E o problema é mesmo esse... Existem?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem sim lampadas compactas de 125W de consumo. São lampadas para plantas e podem ser encontradas em www.interlampadas.pt é só procurar na parte loja online.

 

Um abraço.

 

fui ao site e mandei mail.

 

Consegues arranjar-me mesmo a página onde estão as lâmpadas? é que andei por lá mas não achei nada...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fui ao site e mandei mail.

 

Consegues arranjar-me mesmo a página onde estão as lâmpadas? é que andei por lá mas não achei nada...

 

Sim, o site está um bocado dificil de percorrer. Mas aqui vai o link. Existe de 125W e 200W. vê em http://interlampadas.pt/shop/plantas-envir...-c-146_309.html

 

Um abraço.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello...

 

Já viram o tamanho dessas lâmpadas? chainsaw

125-200W eu antes ia para HQI... Devem ser mais baratas, mais fáceis de encontrar e têm maior variedade de espectros...

 

Acho que já estás baralhado demais. Diz-nos a litragem do teu aquário, que a gente logo te indica a potência em lâmpadas que deverás utilizar, dependendo das plantas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello...

 

Já viram o tamanho dessas lâmpadas? :blush:

125-200W eu antes ia para HQI... Devem ser mais baratas, mais fáceis de encontrar e têm maior variedade de espectros...

 

Acho que já estás baralhado demais. Diz-nos a litragem do teu aquário, que a gente logo te indica a potência em lâmpadas que deverás utilizar, dependendo das plantas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

É para o pequeno, Luis!

 

O de 20 litros. Está na assinatura. Neste momento tem hemianthus cuba, eleocharis e limnophila. Mas nenhuma cresce e acho que não "absorvem" a luz. Quero uma lampada que dê para por num candeeiro comum, tipo de secretária. O mais pequena possivel, com casquilho grosso.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

Na minha opinião, usaria uma potência entre 20-30 W.

Por exemplo, 2 lâmpadas dessas compactas de 15W cada uma (se houver com essa potência exacta), ou perto disso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

Na minha opinião, usaria uma potência entre 20-30 W.

Por exemplo, 2 lâmpadas dessas compactas de 15W cada uma (se houver com essa potência exacta), ou perto disso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Obrigado uma vez mais luis, mas o meu maior problema continua a ser 1, acima dos outros.

 

Esta luz é boa? É "absorvida" pelas plantas? É que num aqua onde nem o Limnophila cresce...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As que o Luís Fortunato refere são razoáveis, as de halogenio que usas é que não tem qualquer utilidade na aquariofilia.Eu optava por uma de 15watts com reflector já que a massa vegetal é muito pouca, depois mais tarde talvez pusesse outra como aconselha o Luís porque em aquários pequenos a regra 1w/Litro não resulta para densamente plantado...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As que o Luís Fortunato refere são razoáveis, as de halogenio que usas é que não tem qualquer utilidade na aquariofilia.Eu optava por uma de 15watts com reflector já que a massa vegetal é muito pouca, depois mais tarde talvez pusesse outra como aconselha o Luís porque em aquários pequenos a regra 1w/Litro não resulta para densamente plantado...

 

 

Não uso já halogénio. Eu tenho mesmo ideia que existem lampadas de 30 ou 40 W.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há ou não há?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabem onde posso encontrar destas fluorescentes compactas mas de 5500K?

 

 

Procura ao Luis Fortunato. Há uma loja nas traseiras da antiga Feira Popular, que se chama +/- bienner e outr coisa qualquer... :)

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu tenho mesmo ideia que existem lampadas de 30 ou 40 W.

De que tipo? Das de casquilho de enroscar?

Eu não meto as minhas mãos no fogo, pois há uma infinidade de modelos e obviamente, potências disponíveis no mercado.

 

Sabem onde posso encontrar destas fluorescentes compactas mas de 5500K?

Porquê de 5500 K?

Isso já foi discutido imensas vezes aqui no Fórum... não há lâmpadas mágicas para aquários.

Há lâmpadas adequadas, e lâmpadas más... não estou a dizer que essa lâmpada é má, pelo contrário. Apenas falo nisto, porque parece-me pelas tuas palavras, que queres essa temperatura de côr e mais nenhuma. E se não houver essa temperatura de côr? O que fazes? Usas outra temperatura, ou não montas o aquário?

Com isto tudo, quero apenas dizer que dentro da gama (5000 - 10000 K), a menos que as acendas lado a lado, se calhar nem notas diferença, por isso, não te "agarres" a uma temperatura de côr específica, e fiares-te nela por isto ou aquilo...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: O nome da loja é Herman & Bienner... e fica na Av. 5 de Outubro.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

De que tipo? Das de casquilho de enroscar?

Eu não meto as minhas mãos no fogo, pois há uma infinidade de modelos e obviamente, potências disponíveis no mercado.

Porquê de 5500 K?

Isso já foi discutido imensas vezes aqui no Fórum... não há lâmpadas mágicas para aquários.

Há lâmpadas adequadas, e lâmpadas más... não estou a dizer que essa lâmpada é má, pelo contrário. Apenas falo nisto, porque parece-me pelas tuas palavras, que queres essa temperatura de côr e mais nenhuma. E se não houver essa temperatura de côr? O que fazes? Usas outra temperatura, ou não montas o aquário?

Com isto tudo, quero apenas dizer que dentro da gama (5000 - 10000 K), a menos que as acendas lado a lado, se calhar nem notas diferença, por isso, não te "agarres" a uma temperatura de côr específica, e fiares-te nela por isto ou aquilo...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: O nome da loja é Herman & Bienner... e fica na Av. 5 de Outubro.

 

Digamos então que se eu arranjar uma de, digamos, 25 Watts fico servido? É que o meu problema é que com esta que tenho nem a Limnophila cresce, o que é, no minimo, estranhissimo...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis Fortunato,

 

Pretendo lâmpadas de 5500K para fotografar mas saberia que aqui me poderiam esclarecer. De qualquer forma, tanto para fotografia como para iluminação de interiores, considero 6400k uma luz demasiado fria e azul.

 

Obrigado pela dica :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Digamos então que se eu arranjar uma de, digamos, 25 Watts fico servido? É que o meu problema é que com esta que tenho nem a Limnophila cresce, o que é, no minimo, estranhissimo...

Já te dissemos que deverás balizar a potência das lâmpadas pelos 20-30 W. Sendo assim 25 W é uma boa potência para começares a utilizar e usares nesse aquário.

 

Quanto às plantas crescerem ou não... se calhar o problema não está na luz, mas sim nos nutrientes disponíveis para a planta...

 

Pretendo lâmpadas de 5500K para fotografar mas saberia que aqui me poderiam esclarecer. De qualquer forma, tanto para fotografia como para iluminação de interiores, considero 6400k uma luz demasiado fria e azul.

Como é óbvio, cada qual tem a sua preferência.

Eu a plantados, prefiro lâmpadas de temperatura de côr mais altas, logo mais azuladas. Os verdes obtidos não saiem tão intensos em relação às outras cores, o que muitas vezes estraga as fotos, pois num plantado o verde é muito abundante, ficando esta côr muito saturada. Mas enfim, como disse, são preferências...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem. Actualizando:

 

Comprei uma lampada do género da que está na 2ª foto. De 25 Watts. Em 3 dias nota-se crescimento da hemianthus. A outra que tinha era de 9 Watts.

 

Metendo +/- 5 ppm de K, com trocas de água, nota-se um crescimento quase imediato.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.