Iluminação - Dúvidas Várias!


Recommended Posts

boas!

 

no meu aquário tenho lâmpadas zoo med que são supostamente eficazes por 10,000 horas, o que significa que com um fotoperíodo de 10h diárias elas vão durar aproximadamente 2,739726027397260273972602739726 anos e não 1 apenas, certo???

 

tenho no meu aquario 4 lâmpadas t8... se as tiver de trocar todos os anos... é um rombo no orçamento...:wink: e se eu trocasse por uma HQI de 75W ou 100W, pensei eu? ficava mais barato... e aparentemente as HQI são mais eficazes, portanto, plantas mais felizes e eu muito mais feliz!!! :(

 

a seguir pensei:

 

os projectores HQI são tãããããão parecidos com holofotes.... por acaso nao serão a mesma coisa? ;):D

 

cumprimentos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era bom descobrir a pedra filosofal. :wink:

 

Em relação às fluorescentes, de facto, no mínimo, uma vez por ano tem de ser... a não ser que a variação de luminosidade não tenha grande influência no teu aquário. No meu a diferença é significativa.

 

As 10 000 horas anunciadas parece-me muito optimistas. :( De qualquer das formas, nunca tive lâmpadas da Zoo Med. Mas por natureza, as lâmpadas fluorescentes são mais sensíveis à quantidade de vezes que são ligadas e desligadas do que propriamente às horas de funcionamento.

 

De facto, os projectores HDI são parecidos com holofotes, mas as lâmpadas HDI são consideravelmente diferentes das lâmpadas de halogénio dos holofotes. Geralmente, considera-se que as lâmpadas de halogénio não têm uma temperatura de cor adequada à aquariofilia (nem de água doce, nem de salgada).

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, já q estamos numa de dúvidas de iluminação..

Num aquário de 80litros, quantos watts são aconselhados? (quero ter algumas plantinhas, nada muito denso, mas preciso q elas aguentem e cresçam saudaveis)

Fishies go blue blue blue

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 48W (lâmpadas T8) num aquário com 80 litros (reais) de água e as plantas dão-se bem. Quando injectava CO2 as Anúbias e as Aponogeton crispus davam flor muito facilmente. Agora estou com problemas porque descuidei-me um pouco com o aquário, por falta de tempo, mas julgo que tendo todos os cuidados necessários, 48W chegam. Claro que os nutrientes são importantes. O meu problema principal foi ter-me descuidado com as fertilizações... Sobretudo com o K e micros.

Mas lá está. Depende das plantas que vão ser colocadas no aquário... Talvez seja melhor seguir os valores que o Tiago do Vale sugeriu...

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era bom descobrir a pedra filosofal. :lol:

 

Em relação às fluorescentes, de facto, no mínimo, uma vez por ano tem de ser... a não ser que a variação de luminosidade não tenha grande influência no teu aquário. No meu a diferença é significativa.

 

As 10 000 horas anunciadas parece-me muito optimistas. ;) De qualquer das formas, nunca tive lâmpadas da Zoo Med. Mas por natureza, as lâmpadas fluorescentes são mais sensíveis à quantidade de vezes que são ligadas e desligadas do que propriamente às horas de funcionamento.

 

De facto, os projectores HDI são parecidos com holofotes, mas as lâmpadas HDI são consideravelmente diferentes das lâmpadas de halogénio dos holofotes. Geralmente, considera-se que as lâmpadas de halogénio não têm uma temperatura de cor adequada à aquariofilia (nem de água doce, nem de salgada).

 

 

;) ai ai! pelo sim pelo não deixo ano e meio :) brincadeirinha!

 

disseste HDI? estou confuso... só ouvi falar em HQI e HCI...

 

mas posso usar uma lâmpada HQI num holofote? é que encontrei uns tão baratos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, já q estamos numa de dúvidas de iluminação..

Num aquário de 80litros, quantos watts são aconselhados? (quero ter algumas plantinhas, nada muito denso, mas preciso q elas aguentem e cresçam saudaveis)

 

 

o meu aquário deve rondar os 85-90 litros brutos e tenho 79W

- 25W zoo med 5500K;

- 18W zoo med 5500K;

- 2X 18W Sylvania Gro-Lux

 

;) cresce tudo bem, em especial as algas filamentosas! :lol:

lolol

 

a sério, as plantas crescem muito muito bem, mas estou a ter problemas com filamentosas. a unica planta que cresce menos bem é a alternanthera cardinalis... uso CO2 caseiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há resposta simples a isso. :?

Vai depender das plantas que vais ter, se vais introduzir CO2, se vais fertilizar, etc.

 

Mas, generalizando, creio que entre 60W e 90W podes manter a maior parte das plantas.

 

 

Ok então acho q tenho um probleminha..

Eu tenho no meu aquário uma lâmpada de 15W, daí as minhas plantas estarem todas atrofiadas e raquíticas. A questão é q a minha calha não é igual às dos aquários normais, a lâmpada tem um casquilho diferente (como os das lâmpadas normais de casa) e tá dentro de um plástico. Se eu meter uma lâmpada com mais potência, não corro o risco do plástico derreter?

Fishies go blue blue blue

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok então acho q tenho um probleminha..

Eu tenho no meu aquário uma lâmpada de 15W, daí as minhas plantas estarem todas atrofiadas e raquíticas. A questão é q a minha calha não é igual às dos aquários normais, a lâmpada tem um casquilho diferente (como os das lâmpadas normais de casa) e tá dentro de um plástico. Se eu meter uma lâmpada com mais potência, não corro o risco do plástico derreter?

 

Vê o tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60922 que mostra-te como aumentar de forma barata a iluminação do teu aquário de 15W T8(+- 600 Lúmens) para 51W(3000 Lúmens).

 

 

Um abraço

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê o tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60922 que mostra-te como aumentar de forma barata a iluminação do teu aquário de 15W T8(+- 600 Lúmens) para 51W(3000 Lúmens).

Um abraço

 

Já tinha visto esse tópico, mas acho q não tenho onde prender as lâmpadas..

A minha lâmpada é assim:

 

 

peixes%20014.jpg

Fishies go blue blue blue

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as incandescentes são as clássicas :) uma bola de vidro com um filamento espiralado lá dentro. Tem uma luz amarelada.

 

as fluorescentes são aquelas mais económicas, que tanto podem vir em tubos compridos, como em lâmpadas "dobradas" e que encaixam em casquilhos normais: são as que dão uma luz mais fria. ;)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as incandescentes são as clássicas ;) uma bola de vidro com um filamento espiralado lá dentro. Tem uma luz amarelada.

 

as fluorescentes são aquelas mais económicas, que tanto podem vir em tubos compridos, como em lâmpadas "dobradas" e que encaixam em casquilhos normais: são as que dão uma luz mais fria. ;)

 

 

Pois então é fluorescente, ainda, assim, a luz q dá é terrivelmente amarela :?:)

Fishies go blue blue blue

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Vai ao AKI que há lá packs de lâmpadas dessas mas com temperatura de côr de 6400K (daylight, luz branca).

Salvo erro, a marca das lâmpadas é Digilamp e cada pack custa à volta de €5.

Não sei qual a potência de cada lâmpada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Vai ao AKI que há lá packs de lâmpadas dessas mas com temperatura de côr de 6400K (daylight, luz branca).

Salvo erro, a marca das lâmpadas é Digilamp e cada pack custa à volta de €5.

Não sei qual a potência de cada lâmpada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

A minha questão é q potência posso usar sendo q a lâmpada fica dentro de um plástico.. Não quero q o plástico derreta :) E assim, qdo comprar uma lâmpada com uma temperatura diferente, saberei qual a potência a escolher.. Pq eu sei q a potência q tenho agr (15W) num aquário de 80 litros é insuficiente.. Quando comprei o aquário era bem mais inexperiente e nem sequer pensei nisso, mas não é um aquário comprado na loja dos 300, deveria vir preparado para dar as condições necessárias.. :-D :sleeping:

Fishies go blue blue blue

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha visto esse tópico, mas acho q não tenho onde prender as lâmpadas..

A minha lâmpada é assim:

peixes%20014.jpg

 

Podes sempre prender os suportes à tampa com cola para PVC ou então com supercola 3. Embora ache que com cola para PVC seja melhor, visto que tanto a tampa como os suportes são de plástico.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre prender os suportes à tampa com cola para PVC ou então com supercola 3. Embora ache que com cola para PVC seja melhor, visto que tanto a tampa como os suportes são de plástico.

 

Humm tenho de ver se encontro alguém q me ajude.. Não tenho muito jeito para a bricolage :sleeping:

Mas obrigada pelas dicas :crazyeyes::|

Fishies go blue blue blue

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma questão.. Tenho aqui uma lâmpada de 25W daylight penso eu, e a q vinha no aquário era uma de 15W portanto sei q com essa potência não derrete.. É seguro meter uma de 25W?

Fishies go blue blue blue

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma questão.. Tenho aqui uma lâmpada de 25W daylight penso eu, e a q vinha no aquário era uma de 15W portanto sei q com essa potência não derrete.. É seguro meter uma de 25W?

 

Podes por à vontade.O calor que esse tipo de lampadas emite, não é suficiente para derreter o plástico da calha.

Editado por quinzico

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.