Algas, Algas, Algas Algas é Tudo Algas


koyodu

Recommended Posts

Caramba sei que este é mais um de muitos topicos com a mesma treta de algas nos aquarios... eu li tantas respostas aos mesmos e nunca consegui perceber nada do que fazer... uns dizem uma coisa outros dizem outra... a verdade é que isto já me tá a irritar tanto que estou prestes a tomar uma atitude desesperada de esvaziar todo o aquario deitar tudo fora e começar do principio mas depois tenho os meus discus e eles é que iam pagar por isso, de dia para dia vejo as minhas plantas a ficar cada vez mais infestadas e eu n estou a fazer nada além de TPAs

 

 

Vou agora adquirir 20 japonicas e 20 red cherrys junto com 4 SAEs e tenho de procurar pitbulls tenho duas ampularias douradas mas só isso n deve resolver o problema... as algas ainda estao em fase inicial apenas escurecem a planta penso ser as ditas filamentosas...

 

Por favor digam o q tenho de fazer para remover essas malditas o mais rapido possivel ou eu deito tudo fora e ponho umas pedras e fica o assunto resolvido e n quero ouvir falar mais de plantas para aquario... chainsaw é q nao sei mesmo o que possa fazer...

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caramba sei que este é mais um de muitos topicos com a mesma treta de algas nos aquarios... eu li tantas respostas aos mesmos e nunca consegui perceber nada do que fazer... uns dizem uma coisa outros dizem outra... a verdade é que isto já me tá a irritar tanto que estou prestes a tomar uma atitude desesperada de esvaziar todo o aquario deitar tudo fora e começar do principio mas depois tenho os meus discus e eles é que iam pagar por isso, de dia para dia vejo as minhas plantas a ficar cada vez mais infestadas e eu n estou a fazer nada além de TPAs

Vou agora adquirir 20 japonicas e 20 red cherrys junto com 4 SAEs e tenho de procurar pitbulls tenho duas ampularias douradas mas só isso n deve resolver o problema... as algas ainda estao em fase inicial apenas escurecem a planta penso ser as ditas filamentosas...

 

Por favor digam o q tenho de fazer para remover essas malditas o mais rapido possivel ou eu deito tudo fora e ponho umas pedras e fica o assunto resolvido e n quero ouvir falar mais de plantas para aquario... :( é q nao sei mesmo o que possa fazer...

 

Boas!

 

Se não puseres plantas no aquário então é que as algas deverão aparecer em força porque não há quem consuma os nutrientes da água...

 

Algumas noções que tenho e que penso ser consensuais no combate às algas são: fazer TPAs regularmente talvez de dois em dois dias ou à volta disso, diminuir o tempo de iluminação do aquário, reduzir ou parar com a fertilização e arranjar uma equipa de limpeza como a que falas. A adição de co2 também deve ajudar... É isso que vou começar a fazer num aquário secundário que está a ficar com algumas "teias de aranha" e vou ver no dá...

 

Cumps e boa sorte!

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !!!

Primeiro que tudo , acho que tens que ter a noção que umas das qualidades para te dares bem no hobby é a paciência e ser presistente cabecadura , atenção não vejas isto como uma reprimenda mas sim como um incentivo e so estou a tentar te transmitir que nem tudo são rosas .... Depois faz o que ja te disse no outro tópico e o que foi dito no post anterior ... Eu só não reduziria o fotoperiodo , pois assim as plantas não estarão tão disponiveis para assimilar os nutrientes que tens em excesso no aqua , e competiriam a mesma com as algas de igual modo mas desta vez sem luz só isso , a diferença é que as plantas são seres suuperiores e resistiriam mais que as algas,mas há varias opiniões acerca dessa questão esta é apenas a minha ..... Se puderes aumentar a massa vegetal que tens no aqua adquirindo mais plantas e colocares Co2 ( se é que não tens ) isso sim irá ajudar .

Vê as algas como uma coisa natural , e que leva tempo até equilibrares um aqua , as algas são chatas mas só tens que ser mais chato que elas :( ...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não serão algas greenspot ?

 

 

Eu sei lá... sao umas coisas tipo cabelo verde escuro... revestem as folhas todas

 

 

Bom vou tentar para já colocar o alguvec da sera e 20 japonicas... reduzir alimentação e fazer tpas semanais... vamos ver no q dá...

Editado por koyodu

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem.

 

Para mim ao contrário do que aqui já foi dito, convem fertilizares, mas com o ingrediente que faltar, qua aposto é potássio...

 

O que está a acontecer-te acontece a quase toda a gente entre o 1º e 2º mês do aqua. Filamentosas.

 

Solução:

 

SAE's pequenos;

Reduzir iluminação;

Fertilizar com potássio (se for isso que falta);

TPA's o mais frequente possivel (se puderes fazer 2/3 por dia, melhor, 5, melhor e assim sucessivamente. Se não, o mais frequente possivel.)

Ter paciencia.

 

Isso desaparece. Se estás satisfeito com o aqua, desmontá-lo é sempre a pior solução. Vê o meu. Já passou por tudo e agora está bonito ()acho eu)

 

Acho que o pessoal pergunta muito (não faz mal) e lê pouco. Só na secção de fotos há lá dezenas de pessoas que passam por algas, teem experiência e debelam-nas. Façam isso tambem...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olaaa !!!

Sim se um nutriente tiver em falta , os outros não serão consumidos pelas plantas e irão ficar em excesso , e as algas com nutrientes e luz, apareçem ... Os Caridina japonica , tambem são bons comedores de filamentosas assim como os SAEs , experiençia própria ehheheh , assim que os colocares no aqua , passado uns tempos já irás notar diferença , junto com as TPAs claro ....

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde é que posso arranjar potássio? Quanto a japonicas já possuo 15 junto com 17 reds... falta-me os SAEs e os LDAS25 que sinceramente nao sei onde adquirir, já fui a algumas lojas e nunca encontro... nem sei qual o preço normal de venda desses dois peixes...

Editado por koyodu

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já tens os camarões deixa estar os SAEs e os LDA25 sossegados.

 

Preocupa-te a ver o que falta para o equilíbrio e a analisar bem onde estás a falhar.

 

E isso passaria portanto por testes de PO4 certo?

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E isso passaria portanto por testes de PO4 certo?

 

Sim, testes tanto de NO3 (Nitratos) como de PO4 (Fosfatos).

 

Depois, é postar aqui os resultados para o pessoal depois ajudar melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Caramba sei que este é mais um de muitos topicos com a mesma treta de algas nos aquarios... eu li tantas respostas aos mesmos e nunca consegui perceber nada do que fazer... uns dizem uma coisa outros dizem outra... a verdade é que isto já me tá a irritar tanto que estou prestes a tomar uma atitude desesperada de esvaziar todo o aquario deitar tudo fora e começar do principio mas depois tenho os meus discus e eles é que iam pagar por isso, de dia para dia vejo as minhas plantas a ficar cada vez mais infestadas e eu n estou a fazer nada além de TPAs

Vou agora adquirir 20 japonicas e 20 red cherrys junto com 4 SAEs e tenho de procurar pitbulls tenho duas ampularias douradas mas só isso n deve resolver o problema... as algas ainda estao em fase inicial apenas escurecem a planta penso ser as ditas filamentosas...

 

Por favor digam o q tenho de fazer para remover essas malditas o mais rapido possivel ou eu deito tudo fora e ponho umas pedras e fica o assunto resolvido e n quero ouvir falar mais de plantas para aquario... :puppydogeyes: é q nao sei mesmo o que possa fazer...

NÃO DESEPERE TENHO UM AQUARIO COM 500LTOS 9 DISCOS E MUITAS PLANTAS E JA TIVE .....AS MALDITAS ALGAS 1º ATENÇÃO AOS FERTILIZANTES ACABAR DE VEZ .EM SEGUIDA MONTAR UMA LAMPADA DE UV POR SEMANA MUDAR UM TERÇO DA AGUA VAI RESULTAR DE CERTEZA ...HÁ LIMPARA AS ALGAS QU SE FORMAM NA TAMPA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não te querendo baralhar,até pq concordo com a maior parte do que foi dito,queria-te dizer que enquanto não passei a usar agua de osmose não me consegui ver livre das algas,a porcaria da agua da rede aqui vinha cheia de fosfatos e silicatos,pra teres uma ideia,quanto mais TPAs fazia mais força tinham as algas.

De qq modo a minha sugestão éra a de plantares o aqua ao maximo mas com especies que consumam muitos nutriente mesmo que de forma provisoria,a Egeria densa e a Hygrophila difformis são dois exemplos,colocares uma boa equipe de limpeza e fazeres adição de CO2,se a agua da rede fôr aceitavel,TPAs de 20% dia sim dia não.

Durante algum tempo não faças fertilização liquida,alimenta os peixes com o minimo possivel e não mexas no fotoperiodo.

É aquilo que eu faço e tirando uma ou outra greenspot não tenho mais algas nenhumas.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei lá... sao umas coisas tipo cabelo verde escuro... revestem as folhas todas

Bom vou tentar para já colocar o alguvec da sera e 20 japonicas... reduzir alimentação e fazer tpas semanais... vamos ver no q dá...

 

 

E isso passaria portanto por testes de PO4 certo?

 

nestes dois posts está explicado o problema, reduzir alimentação e fazer tpas semanais não é uma forma de tratar problemas do aquario...é a unica maneira certa de fazer aquariofilia...é procedimento standard e não inovação para resolver problemas...ou seja enquanto estiveres com essa pica toda e não te decidires a ter calma e um procedimento sistematico em relação aos aquarios...podes fazer karting, ou rappel ou até mesmo motocross mas aquariofilia ainda não é para ti.só nao te aconselho queda livre/paraquedismo porque quando há problemas não dá tempo de perguntar como se resolve.....

 

e depois os testes.... que como tudo o resto...são para se comprar e fazer e não para estar a espera de ter problemas e depois perguntar se afinal é preciso fazer....

ter peixes é como ter cães e gatos ou quaisquer animais de estimação....são realmente para estimar....e não para fazer vista e depois esquecer de tratar.... senão chamavam-se animais de vistação...

bons conselhos não te faltam já aqui.... mas iguais a estes tens milhares aqui no forum...bastava teres estado um bocado a ler topicos. outro exercicio de paciencia que só te traria vantagens.

 

e ao contrario dos outros foristas que benevolentemente te estão a dar o toque sem te querer criticar, eu estou mesmo a criticar o teu procedimento, construtivamente, mas para tentar mudar essa atitude.... se estivesses a falar de cães ou gatos e dissesses que andaste a trata-los mal porque não tens nem paciencia nem vontade.....caiam-te em cima como carrascos.... mas o facto dos peixes e plantas não ganirem nem miarem, parece dar direito a que toda gente faça deles gato-sapato....

um grande abraço e vai com calma...

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais