Problemas Com A Agua!


Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

Quero vir aqui apresentar um problema o qual não sei resolver.

Como sabem montei o meu aqua à mais de 3 semanas. Tenho algumas plantas que estao boas, outras que estao escuras e a criar uma especie de penugem nelas.

O PH da água não desce dos 7.6/7.5. Já utilizei um regulador de PH 7 e nada. Já testei a silica que tenho para ver se tenho calcario e deu negativo. Tenho pedras de xisto que apanhei na Serra da Estrela ao pe de um rio, não sei se sera disso, mas essas pedras fervi-as e limpei-a bem. Tenho Turfa numa meia e um tronco dentro de agua, supostamente isso deveria estabilizar o PH e nada.

 

Testei a aguá que sai da Torneira e ela sai-me com PH 7.5. Será esse o problema, sera das pedras, sera por ter metido pouco substracto.

Bem isto tudo para dizer que já começo a desesperar e a ver que o meu projecto ta a ir por água abaixo.

A minha intenção era ter ciclideo Americanos, e tou a ver que por este ritmo não vou conseguir ter nada.

 

Fico a espera de alguns conselhos

 

mc

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... se a água da tua torneira sai a 7.5, vais sempre ter problemas se quiseres ter peixes que necessitam de água muito ácida. Tens 3 soluções (pelo menos):

 

1. Investir em peixes adequados à água.

 

2. Investir num aparelho de osmose inversa.

 

3. Aprender técnicas de química suficiente para fazeres um preparado caseiro a partir por ex. de ácido concentrado, que diluído em tantos litros dá o pH que queres (já vários membros tentaram isso com resultados diversos... em geral maus, mas depende da capacidade e paciência de cada um, mas não é nada fácil manter o pH estável com estes métodos - possível é, fácil não).

 

boa sorte

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola nunoni

 

São alternativas.

 

Mas gostava de apresentar aki uma ideia, e gostava que me dissesem se assim funcionara.

 

Tenho por exemplo 2 sitios onde tenho acesso a água atraves de uma bomba. Ou seja água sem ser da rede de aguas do municipio.

Essa normalmente não vem tratada e verdade, mas sempre é melhor que a actual k uso. É possivel por exemplo meter dessa água no aqua e obter um ph normal, e dpois kando houver TPA pequenos puser a da rede, será que isso iria alterar o PH novamente mesmo havendo maior quantidade da outra agua?

 

mc

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade.

 

Quero criar Ciclideos americanos, nomeadamente mais tarde os Discus. Dai a urgéncia de querer saber uma soluçao.

 

Ajudem

 

mc

arede

:twisted::lol:

Editado por arede
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensas-te em CO2, comigo resultou na boa, tambem tinha o Ph nesses niveis, como tenho o Kh 4, consegui com a introdução do CO2 de garrafa, colocar o Ph em 6,5, acho que assim já está melhor. É sempre uma alternativa, mais viável do que andares a mexer com acidos, mas espera por melhores opniões, pessoas com mais experiência no assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas os discus selvagens têm a necessidade de ter um ph ácido ou neutro, os outros de aquacultura estam muito á vontade em água cujo ph ronde 7,2 a 7,5 , como é obvio se os quiseres reproduzir terás de baixar o ph , mas mesmo assim há relatos de quem já tenha feito criaçao de discus de aviario em ph alcalino de 7,5, por isso se tiveres um ph a rondar os 7 está muito bem e se tiveres a 7,2 a 7,5 tb está bastante bom, posso te dizer que vi numa loja bem bacana discus selvagens Green Tefe que estavam 5 estrelas num aqua com ph 7,2 , e estavam mesmo 5 estrelas.

 

Por isso apenas tens de preocupar com o kh que deve rondar os 5 e 6º dkh e o Gh que deve de ser entre os 3º dgh e os 10º no máximo dos máximos

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O problema das aguas dos furos é o de nunca saberes na tutalidade o que está lá misturado.

É que a agua não é só ph, dH, Amonia, Nitritos e Nitratos... há muitos outros compostos, alguns bem nocivos, para os quais não temos testes caseiros.

Outro dos problemas dos furos, bombas ou poços é que as caracteristicas fisico-quimicas da agua raramente se mantêm constantes ao longo do ano.

 

Assim, a medio longo prazo, se queres mesmo fazer criação de cliclideos sul americanos, aconselho seriamente o investimento num aparelho de osmose inversa.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que se eu por exemplo tirar metade da agua (100L) e substituir por agua engarrafada sera k solucionava alguma coisa?

 

E seria aconselhável agora a meio do ciclo?

mc

arede

Vamos a um pouco de química com duas situações extremas :

 

1ª situação

Uma água destilada ou pouco mineralizada (como a do lidl por exemplo, da marca penacova) tem um kH = 0 (água pouco carbonatada).

Por ter um kH = 0 o seu pH é ácido - por exemplo pH = 6.

Mas esta água não é a ideal para por em bruto no aquário. Porquê ? Porque qualquer introdução de ácido na água (turfa, troncos, excrementos) faria baixar rapidamente o pH para valores de 4 (por exemplo).

 

2ª situação

uma água da rede muito dura tem um kH elevadissimo (por exemplo 10). Por ter um kH alto, o seu pH também é alto (por exemplo pH = banana rock. Por ter uma dureza carbonatada alta (kH) é muito dificil baixar o pH porque ela tem um efeito tampão. Se adicionar ácido em pouca quantidade o pH baixa na hora para um valor melhor , mas passados algumas horas ele é reposto.

 

Então qual é a solução ?

1ª opção ( a melhor e mais fiável) - introduzir CO2. O CO2 não faz baixar o kH. Apenas baixa o pH para os valores que queremos. Quanto mais co2 mais baixa o pH. O inconveniente é que se pararmos a adição o pH retoma o valor inicial (por ter kH elevado).

 

2ª opção - Substituir a água original por água pouco mineralizada. Neste caso a quantidade que adicionarmos é proporcional à diminuição do kH. Por exemplo, se o kH da tua água for 10, se trocares metade da água, o kH passa para cinco. Ora com o kH=5 ainda há um efeito tampão acentuado e por isso não notarás grande variação no valor do pH. Neste caso terás de trocar mais água até por exemplo kH = 3.

 

3ª opção - Adicionar um ácido (há produtos há venda com esta função). O que o ácido faz é baixar o kH. A adição deve ser lenta porque a reacção química demora algum tempo. Num dia adicionas uma quantidade de ácido. Passado 8 horas vez quanto vale o kH, depois adicionas mais ácido, etc até obteres o kH pretendido. Não é difícil. Tem é de ser feito com calma. Só notas o pH baixo e estável quando o kH for mais ou menos 3.

 

4ª opção - osmose. Não tenho experiência de osmose por isso não digo nada aqui.

 

 

Uma coisa que não devias ter feito é por um estabilizador de pH. Esses produtos alteram a química da água levando a efeitos imprevistos.

Se o aquário está a ciclar deves evitar a 2ª opção para não estar a alterar a água.

O que eu aconselho para baixar o pH sem fazer o investimento da osmose é seguires a opção 1. Entretanto, nas trocas parciais de água vais juntando água engarrafada para diminuir o efeito tampão da água. Desta forma consegues desde já o pH desejado e no futuro terás uma água menos dura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Sat.

 

obrigado pela explicacao detalhada, apesar de eu nao perceber muito disso, vou investigar certos termos.

 

No entanto, eu tenho CO2 e turfa no aquario. MAs se eu puser aos poucos essa agua do lidl nao baixara ate aos 6 por exemplo?

 

mc

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Sat.

 

obrigado pela explicacao detalhada, apesar de eu nao perceber muito disso, vou investigar certos termos.

 

No entanto, eu tenho CO2 e turfa no aquario. MAs se eu puser aos poucos essa agua do lidl nao baixara ate aos 6 por exemplo?

 

mc

arede

 

Tens CO2 ? E não consegues baixar o pH ?

 

Para o pH com água do lidl descer até aos 6 terias de substituir toda a água que lá tens, e mesmo assim não ficaria em 6, talvez em 6,5.

Olha, o que eu tenho no meu aquário é água do lidl à qual adiciono bicarbonato de sódio para aumentar a dureza. Depois injecto CO2. Fico com o pH que quiser (no meu caso quero 7,0 mas posso ter 6 se injectar mais co2). No entanto tens de te informar qual é a dureza adequada aos teus peixes e plantas.

 

Mas diz-me se tens co2 e se juntaste algum estabilizador de pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tens CO2 ? E não consegues baixar o pH ?

É possível... se a água tiver um KH muito alto.

Não te esqueças que o CO2 para funcionar como ácido, ou seja, para baixar o pH, terá obrigatoriamente que ser desprotonado.

Se é desprotonado ficando o protão em solução, e consequentemente baixar o pH, a concentração de Bicarbonato/Carbonato terá de aumentar... therefore, se o KH já fôr elevado, além de teres um poder tampão elevado, por mais CO2 que injectes, como a água já está saturada de carbonatos e bicarbonatos, o ácido carbónico que se forma não vai libertar o protão. E assim o pH não desce.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola mais uma vez.

 

Mesmo com Co2 e estabilizador não consegui.

Axo k vou arriscar substituir a agua toda com engarrafada e continuar com o Co2 ligado. Para ter os discus ou alguns apistogramas ou discus 6.5 ou 7 é o ideal.

 

Vou experimentar e dpois coloco os resultados.

 

Mas digam-me uma coisa. Ao substituir tudo teria klavar o filtro e começar uma nova colonia de bacterias?

 

 

mc

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

É possível... se a água tiver um KH muito alto.

se o KH já fôr elevado, além de teres um poder tampão elevado, por mais CO2 que injectes, como a água já está saturada de carbonatos e bicarbonatos, o ácido carbónico que se forma não vai libertar o protão. E assim o pH não desce.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Concordo.

Esperemos agora pelo feedback do amigo arede.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Feedback Sat.

 

Olha fiz agora mesmo um testzito rápido e os resultados são.

 

PH - 7,5

KH - entre 3ºd 6ºd

GH - 6ºd

N03 - 25

NO2 - 1

 

sao estes os resultados

 

mc

arede

 

Em relação à dureza tens uma água "Normal". Consegues baixar o pH com o CO2 ou com troca de água menos mineralizada. Mas neste último caso vai com calma para não interferires no equilíbrio do filtro.

i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

No KH, o que é entre 3 e 6 graus alemães de dureza?

É que entre 3 e 6 ainda vai muito... e essa diferença de 3 unidades, pode significar a diferença entre conseguires variar facilmente, ou não.

 

Deixa-me adivinhar, estás a usar testes de tiras?

 

O pessoal costuma dizer que só se consegue baixar o pH de modo eficaz com CO2, se o KH estiver no máximo, em 3-4 graus alemães.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim e esses testes de tiras da Sera

 

Utilizei uma luz branca e ta a 3ºd o kh.

 

Então não seria necessario trocar a água toda mas ecalhar fazer tpa kase diarias com agua do lidl ou não?

 

 

mc

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Desculpa lá, mas essa deve ser das forças de adicionar CO2 à água de um aquário, mais manhosas que eu já vi :D

 

É quantas vezes preferível fazeres um fermentador ou reactor químico que usares essas pastilhas.

 

Já agora eu pergunto (peço desculpa se tal já foi perguntado aqui neste tópico):

 

Quais os parâmetros da água que usas para as TPA's? São os mesmos que tens no aquário?

É que se o pH, KH e GH sobem no aquário, é porque tens algo de calcário (por exemplo) a aumentar-te esses parâmetros.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Luis.

 

Ao inicio diseram-me k poderia ser da silica. Testei a areia e deu negativo. So se for das pedras de xistos.

Ai está o grande mistério.

 

E TPAs ainda não fiz nenhuma. O aqua so tem 3 semanas!

 

mc

arede

Editado por arede
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres baixar o ph sem problemas e sem aditivos, arranja um sistema de osmose , há no ebay a 69 euros e faz cerca de 500lt/dia, é uma boa opçao, com o sistema podes fazer a água como entenderes , fazendo uma mistura de agua da torneira e osmose. vais fazendo tpas com essa água até o ph establizar no valor pretendido , atençao se tiveres peixes não faças alteraçoes de ph superiores a 0,3 por dia, pois pode ser stressante para os animais( isto se já tiveres )

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não percebo nada disto, alguem poderia me indicar um sistema, e se quais os contras de usar esse sistema!

Boas,

 

O unico contra é o brutal desperdicio de agua. Ou seja, por cada litro de agua 'boa' há 3 ou 4 que são desperdiçados. Podes minimizar estas perdas de duas maneiras:

- Aquisição de uma bomba para aumentar a pressão.

- Montagem de membranas em serie.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos.

 

dpois de uma tarde de grande trabalho, consegui finalmente baixar o meu ph.

Tirei a conclusão que realmente seria da água a grande origem do meu problema. A água da minha zona e bastante rica em calcario. simplesmente agarrei em 40l e substitui por 40L de água engarrafada. terei k fazer tpa's agora durante a semana que vem para nivela a 6.5 ou até 7 para ver se consigo prepara a minha casinha para o disco.

ou tar de olho nos outros probemas a ver se não voltam. Espero puder ao final da semana dar boas novas acerca do ph.

 

Quero no entanto por aki uma kestao. Uma vez k fiz um TPA, sera que devo meter bacterias novamente?

 

Mc

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.