Tenébrios Do Amendoim


Marta Silva

Recommended Posts

Viva,

 

Dá-lhes umas ervilhas ainda congeladas (mas lavadas) e espera uma semanita ou isso.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

 

ok, vou fazer isso. mas já agora, por curiosidade, porque é que as ervilhas tem de tar congeladas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, vou fazer isso. mas já agora, por curiosidade, porque é que as ervilhas tem de tar congeladas?

É para a humidade ser liberta mais lentamente... e durante mais tempo. Tambem podes utilizar um pouco de alface humida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marta.

 

Eu uso... amendoíns :puppydogeyes:

 

Nunca usei mais nada. O truque é esperares mesmo.

Atenção que eles no inverno não costumam ter um crescimento tão vigoroso como no verão. Mesmo estando a casa quente.

 

Truque importante: Se os têm num tupperware, façam sempre uns furos com um alfinete ou agulha de modo a permitir entrar/sair ar.

 

Eu quando comecei com eles (um tupperware redondo minúsculo) as tampas não tinham furos.

Mas também abria-os aí, dia sim dia não. Comecei a fazer "criação" dos bichos a sério (tupperwares de área de uma folha A4), e tudo muito bem.

Houve uma altura que me esqueci deles, e devem ter ficado sem O2 nenhum. Resultado, uma cultura magnífica de tenébrio (pelo menos 1 centena de escaravelhos) toda para o lixo. Felizmente tinha uns no tupperware pequeno, e tive de começar tudo de novo.

 

Agora já rondam algumas dezenas de escaravelhos e muito já na fase de metamorfose... lagartas, imensas :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marta.

 

Eu uso... amendoíns :puppydogeyes:

 

Nunca usei mais nada. O truque é esperares mesmo.

Atenção que eles no inverno não costumam ter um crescimento tão vigoroso como no verão. Mesmo estando a casa quente.

 

Truque importante: Se os têm num tupperware, façam sempre uns furos com um alfinete ou agulha de modo a permitir entrar/sair ar.

 

Eu quando comecei com eles (um tupperware redondo minúsculo) as tampas não tinham furos.

Mas também abria-os aí, dia sim dia não. Comecei a fazer "criação" dos bichos a sério (tupperwares de área de uma folha A4), e tudo muito bem.

Houve uma altura que me esqueci deles, e devem ter ficado sem O2 nenhum. Resultado, uma cultura magnífica de tenébrio (pelo menos 1 centena de escaravelhos) toda para o lixo. Felizmente tinha uns no tupperware pequeno, e tive de começar tudo de novo.

 

Agora já rondam algumas dezenas de escaravelhos e muito já na fase de metamorfose... lagartas, imensas :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Luís,o mais estranho é que eu também só uso amendoins... venderam-me uma cultura com cerca de 10 bichitos, coloquei-os numa caixa com amendoins e com vários furos. deixei ficar, passados 3 meses como tava a ver que não tinha lagartas para dar aos peixes decidi contá-los para ver se a cultura tinha crescido, tenho cerca de 12 escaravelhos e duas ou três lagartitas. devo estar a fazer algo de errado :? dizes que se reproduzem mais de verão mas acho que li algures que eles não gostavam de temperaturas muito altas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís,o mais estranho é que eu também só uso amendoins... venderam-me uma cultura com cerca de 10 bichitos, coloquei-os numa caixa com amendoins e com vários furos. deixei ficar, passados 3 meses como tava a ver que não tinha lagartas para dar aos peixes decidi contá-los para ver se a cultura tinha crescido, tenho cerca de 12 escaravelhos e duas ou três lagartitas. devo estar a fazer algo de errado :) dizes que se reproduzem mais de verão mas acho que li algures que eles não gostavam de temperaturas muito altas

 

 

Aconselho as ervilhas. :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já lhes arranjei uma casinha nova mais ampla, vamos lá ver no que é que dá... também já lhes pus ervilhas e um bocadinho de alface húmida. espero bem que agora comecem a reproduzir-se "decentemente" :D a cor da caixa não tem influencia pois não? acham que os devo por na divisão da casa mais fria ou na mais quente para se reproduzirem mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá.

 

Se quiseres, eu dou-te uns quantos dos meus... posso dá-los ao Luís Rodrigues, ou é complicado ires buscá-los?

 

Os meus crescem a olhos vivos.

Já agora, cheira lá os amendoíns... não vá já terem apodrecido :silly:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se quiseres, eu dou-te uns quantos dos meus... posso dá-los ao Luís Rodrigues, ou é complicado ires buscá-los?

 

Os meus crescem a olhos vivos.

Já agora, cheira lá os amendoíns... não vá já terem apodrecido :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

estranho...

os meus amendoins cheiram a amendoins normais, logo acho que ainda tão bons...

pois, se calhar o problema é mesmo dos bichos.... se me quiseres dar uns agradecia :blush::(:) talvez assim o problema fique resolvido :) e podes mandar ao Luís Rodrigues, ele mora pertinho portanto podia ir buscá-los sem problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostava de me iniciar nestas culturas de bichinhos.. ja li umas coisinhas mas ainda nao tou esclarecido... como é que se começa... os bichos vêm dentro dos amendoins que se compra? e sao amendoins no estado normal ou torrados? obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é very nice. Onde é que se pode arranjar uns bicharocos desses para fazer a dita criação? Já alguém experimentou manteiga de amendoim? Os insectos costumam gostar dela, então os tenébrios nem quero imaginar! :P

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

os meus amendoins cheiram a amendoins normais, logo acho que ainda tão bons...

O que são amendoíns normais para ti?

 

Olha que os bichos têm de estar em amendoíns crus!!

 

Nunca experimentei metê-los com amendoíns torrados, por isso não sei se se safam...

 

Já agora... tens os amendoíns descascados? Não estou a falar da casca interna fininha avermelhada/acastanhadas, mas sim da exterior, maior tipo cartão...

 

os bichos vêm dentro dos amendoins que se compra?

Tipo Kinder Surpresa? :D

Eu felizmente nunca apanhei nenhum bicho num amendoím torrado...

 

Se quiseres tenébrios do amendóim, ou compras uma saca de amendoím cru e esperas que tenha lá vinda algum... ou pedes a alguém que os tenha e multiplicas os gajos.

 

Eu queria meter uma foto dos meus... mas não encontro nenhum cartão da máquina :P

 

Bem... fica para sábado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. No seguinto do post sobre comida viva, já experimentaste outro tipo de comida ??

 

Comida Viva

 

"Existem várias receitas caseiras para o substrato e alimentação dos tenébrios. Pode ser feita de farelos (trigo, milho ou aveia) ou farinha de milho. Se o substrato tiver uma aparência poeirenta ou gasta, adicione um pouco mais de substrato. Como alimento pode usar pedaços de batata, cenoura ou aipo crus, de forma a fornecer humidade às larvas. Também lhes pode dar biscoitos secos para cães ou gatos. O excesso de comida deve ser retirado e guardado visto os tenébrios por vezes depositarem neles os seus ovos."

 

Separa a tua cultura em dois, se puderes, e usa uma como amostra de controlo (mantendo a alimentação que tens dado) e à outra cultura fornece um alimento diferente. Compara a taxa de crescimento das duas culturas. Se usares o mesmo processo com vários tipos de alimento certamente chegarás à conclusão do alimento que te proporciona maior rentabilidade.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres tenébrios do amendóim, ou compras uma saca de amendoím cru e esperas que tenha lá vinda algum...

 

para o caso de tentar comprar uma saca de amendoins crus, como devo proceder? coloco-os numa caixa inteiros e com casca, ou parto a casca? mais procedimentos?!

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

O que são amendoíns normais para ti?

 

Olha que os bichos têm de estar em amendoíns crus!!

 

Nunca experimentei metê-los com amendoíns torrados, por isso não sei se se safam...

 

Já agora... tens os amendoíns descascados? Não estou a falar da casca interna fininha avermelhada/acastanhadas, mas sim da exterior, maior tipo cartão...

 

 

pois, o normal é muito relativo mas quase que parecem bons para comer (é pena já tarem furados :roll:). tão descascados e crus

 

_pinguim_ tens de tirar a casca aos amendoins

 

pois Martouf, o problema é que com uns 10 tenebriozitos ou ainda menos não ia ter grande sucesso a separa-los em duas culturas...

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que falaram em milho lembrei-me que cá em casa tenho milho armazenado em grandes bidões e vejo lá uns bichinhos. a minha mãe diz que é gorgulho (eu não percebo nada disso :microwave: ), as larvas desses bichinhos também são boas para os peixes????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. No seguinto do post sobre comida viva, já experimentaste outro tipo de comida ??

 

Comida Viva

 

"Existem várias receitas caseiras para o substrato e alimentação dos tenébrios. Pode ser feita de farelos (trigo, milho ou aveia) ou farinha de milho. Se o substrato tiver uma aparência poeirenta ou gasta, adicione um pouco mais de substrato. Como alimento pode usar pedaços de batata, cenoura ou aipo crus, de forma a fornecer humidade às larvas. Também lhes pode dar biscoitos secos para cães ou gatos. O excesso de comida deve ser retirado e guardado visto os tenébrios por vezes depositarem neles os seus ovos."

 

Separa a tua cultura em dois, se puderes, e usa uma como amostra de controlo (mantendo a alimentação que tens dado) e à outra cultura fornece um alimento diferente. Compara a taxa de crescimento das duas culturas. Se usares o mesmo processo com vários tipos de alimento certamente chegarás à conclusão do alimento que te proporciona maior rentabilidade.

 

Atenção que o que ela tem são tenébrios do Amendoim. Os tenébrios que aí se fala são os molitor. Eu alimento os molitor com Kornflakesl e os gajos estão gordos como tudo e tenho montes de escaravelhos. Os do Amendoim só têm mesmo amendoins e proliferam normalmente. Também já li que umas ervilhas, não lhes fazia mal. Mas como não notei grandes diferenças...

 

Agora que falaram em milho lembrei-me que cá em casa tenho milho armazenado em grandes bidões e vejo lá uns bichinhos. a minha mãe diz que é gorgulho (eu não percebo nada disso :blush: ), as larvas desses bichinhos também são boas para os peixes????

 

Experimenta. Se os peixes comerem é porque é bom.

 

 

sera que me podiam dizer quais sao os peixes que comen essas minhocas e que eu tenho bues pra dar aos passaros

 

Todos os que não sejam vegetarianos e lhes caiba na boca. Se os esmagares até os alevins comem.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
  • 2 semanas depois...

Boas vi o topico decidi dar uma ajuda XD

eu quando mative cobras e lagartos tinha muitooo insecto e como os gajos eram comilões nao dava para etar sempre a mandar vir, entao decidi criar uma colonia de bichos...tanto de grilos como de tenebrio...

no tenebrio, eu nao dava amendoim...mandava vir umas valentes 500 grammas/1 kilo de insectos..comprava farelo de trigo, uns bons 5 cm de altura e metia umas caixas de ovos vazias dentro da caixa do tenebrio com um cabo termico por baixo da caixa e voilá! tinha constantemente larvitas pequenitas....convem separar larvas, pupas e besouros...tudo ao molho nao dá com nada, quer dizer dá, mas nao em tao grande quantidade...

 

o cabo termico basta algo com 25W e nem precisa de termostato que a essa potencia nao passa dos 28 graus ( é essa a temperatura perfeita)

 

o que estou a falar é algo como isto, ou pelo menus era como mantinha a minha colonia:

 

 

 

mealwormboxopened.jpg

 

espero ter ajudado

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais