Mónica Nunes Publicado Março 29, 2004 Publicado Março 29, 2004 Boas. Tenho no meu aquario 6 escalares e o ph anda sp a 7..4 - 7.6 o que é excessivamente alto pos escalares, ja fiz 1 tpa com agua mineral mas nem resolveu mto, nao posso passar a vida a fazer tpa´s com agua mineral senão nao ganho para agua (a agua mineral na madeira e um pedaço mais caro que no continente pk a agua da torneira e boa pa beber), keria saber algumas maneiras de baixar o ph sem kimicos e sem ser sp com agua mineral, ja ouvi falar em turfa, mas nao sei bem cfomo funciona, ahh e ja tenho 1 tronco no aqua a cerca de 3 semanas, mas nao baixou em nada o PH, ja começo a ficar aflita. Needddddd helpppppppp please!!!!!!!! :D Citar All the pretty things are going to hell!!!
PedroM Publicado: Março 29, 2004 Publicado: Março 29, 2004 Saudações, para baixar o PH sem quimicos tens vária soluções: - água engarrafada - água de osmose inversa - turfa (quanto à turfa há quem a ponha no proprio filtro e há quem a tenha fora tipo numa vazilha. Se a tiveres fora tens de ter cuidado e medir bem a água que depois vais por para não haver uma mudança brusca de PH) - troncos Se tiveres no teu filtro carvão activado tens de o retirar para que os produtos que eventualmente ponhas para acidificar a água, incluindo a própria turfa, possam actuar. Também tens de retirar qualquer tipo de pedras calcárias, conchas do mar, e outros produtos calcários que possas ter no aqua. Citar _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.
ep Publicado: Março 29, 2004 Publicado: Março 29, 2004 Amiga gatinha : Em 1º lugar deve verificar o Ph da água q mete no aq se for efectivamente á volta dos 7,5 pode deixá-lo assim pois para escales é suportável . A história é assim : aq de 80cm ou + , temp 24 a 26º C, GH 7 a 17ºdH com KH 4 a 5º dH , pH 6,7 a 7,5 , para criação aumentar a temp para 26º a 28º C , amaciar a água até 4 a 6º dH e pôr o pH a 6,5 , no nascimento de crias aumentar a temp para 26 a 30º C 4 a 6 dias . Adeus , :D ep Citar NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!
Mónica Nunes Publicado: Março 29, 2004 Autor Publicado: Março 29, 2004 O PH é que ta acima do normal penso eu... O DH ta a 6 O KH tb ta a 6 Eu tb keria baixar porque vou ter 1 casal de kribensis, e o PH dos kribensis é baixo tambem. Citar All the pretty things are going to hell!!!
João Nuno Cruz Publicado: Março 29, 2004 Publicado: Março 29, 2004 Boas, Existem várias formas de baixar o pH do aquário sem adição de químcos ou outros produtos, algumas já foram referidas e sobre as quais não me vou debruçar. Uma outra alternativa é através da injecção de CO2 no aquário este é, aliás, a forma mais "profissional" de baixar e manter níveis de pH (vejam por exemplo os aquários de água salgada) e é bastante simples. Tem apenas cuidado para que a mudança de pH não seja demasiado brusca, mas com um KH de 6 não deves ter problemas. Abraços, JNC Citar Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
paulo duarte Publicado: Março 29, 2004 Publicado: Março 29, 2004 Olá, Os escalares e os kribensis que tu tens foram, quase de certeza, criados em cativeiro e, muito provavelmente, com água directamente da torneira. O ph ideal é, muitas vezes, uma falsa questão, pois os valores ideais que vês nos livros têm por base os habitats naturais. Ora, os nossos peixinhos descendem de muitas gerações de procriação em cativeiro e estão habituados a valores muito diferentes da água. Se a água da tua torneira for dura, vais ter muitas dificuldades em baixar o ph (efeito tampão) e as diversas tentativas só farão mais mal do que bem, pois melhor do que um ph ideal é um ph estável. No entanto, e por experiência própria, acho que a maneira mais eficaz de baixar esses valores é através da injecção de CO2, que é optimo para as plantas. Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Mónica Nunes Publicado: Março 29, 2004 Autor Publicado: Março 29, 2004 Eu tambem nao keria por co2, tenho algum receio que algo corra mal, como as minhas plantas têm crescido mto bem ponho tambem essa ideia de parte, mas provavelmente po outro aquario que tenho a ciclar ja vou meter co2. Kto ao co2, kuando puser a valvula para nao sair de noite as bolinhas, nao ha perigo da garrafa explodir??? :D Se a pergunta e mto estupida desculpem. Kto ao usar turfa tb ja li k nao deve ser posta no filtro, uns dizem 1 coisa outros outra , 1 pessoa fica confusa e com a mania da perfeição como eu tenho ainda pior. Mais 1 coisa, eu tenho 1 desumidificador (a madeira e mto humida) e axo que a agua que fica no deposito e agua destilada, tou a pensar em fazer os testes a agua e se tiver tudo ok em meter dessa agua no aquario, o que axam? Citar All the pretty things are going to hell!!!
paulo duarte Publicado: Março 29, 2004 Publicado: Março 29, 2004 Se desligares a injecção de CO2 durante a noite, o ph pode subir muito rapidamente (bastam umas horas). quanto ao desumidificador, não sei mas em relação à mania da perfeição deixo-te aqui um dos melhores conselhos que já me deram na aquariofilia: "keep it simple" Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Mónica Nunes Publicado: Março 29, 2004 Autor Publicado: Março 29, 2004 Ermmm cada vez mais confusa :D pela logica de noite as plantas retiram oxigenio, ou seja com co2 nao vai fazer mal? E tambem axo que ja li que o co2 deve ser desligado de noite e pela mesma razao. Citar All the pretty things are going to hell!!!
paulo duarte Publicado: Março 29, 2004 Publicado: Março 29, 2004 Eu tenho um aquário de 200 L de água densamente plantado e nunca desligo o CO2. Os valores do ph, medidos durante o período de luz e de escuro são exactamente iguais. Se deixo acabar a mistura, o ph sobe em poucas horas. Mas de certeza que te vão dizer coisas bastante diferentes. Faz como entenderes, mas volto a aconselhar: se não houver razão para mexer, não o faças. Se as plantas estão a crescer bem e se os escalares não aparentam estar doentes porquê alterar. às vezes, como diz o ditado "é pior a emenda do que o soneto" Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Fernando Publicado: Março 29, 2004 Publicado: Março 29, 2004 Mas tens o ph alto porque a agua da torneira já tem esse valor, ou ele sobe no aquário? Citar Abraço Fernando
Visitante Publicado: Março 29, 2004 Publicado: Março 29, 2004 Oi... Tenho um aquário plantado,uso CO2 caseiro e nunca o desliguei de noite.Tenho discos e nunca tive problemas. Se as tuas plantas estão bonitas,depois de o usares vais ver a diferença. Tenho o meu PH-6.6,KH-2,GH-2.NO3-0,NO2-0,NH4-0.Todas as semanas faço podas.No meu outro aquário ,o tronco toma conta de assunto,com um PH-6.4 outros valores da h2o sempre a zero. Até mais... Citar
ep Publicado: Março 29, 2004 Publicado: Março 29, 2004 Amiga Gatinha : Acho melhor NÃO meteres a água que o desumidificador recolhe , no aq pois NÃO é destilada , álias n se deve usar excepto em casos especiais , olha para a quantidade de gases tóxicos q andam no ar q nos rodeia e portanto alguns deles estão dissolvidos nas moléculas de água q constituem o vapor de água !!!!!!!! , n esperes ir detetá-los com os testes usados em aquáriofilia !!!!!!!! Os valores q te dei na dica anterior são os valores usados por quem cria escalares com fins comerciais , e no negócio n há margem para doenças , mortes e mt - criações diminutas !!! Adeus , ep Citar NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!
Hugo RSF Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Bem em primeiro lugar é preciso de finir se queres que os teus peixes estejam bem, ou se queres baixar o ph. Se queres que os teus peixes estejam bem, então o melhor a fazer é... não fazeres ada e deixar o ph onde está. É MUITO MAIS STRESSANTE para um peixe andar sempre a mudar de ph, com variações, que estar num ph para o qual (teoricamente) não está adaptado. Se queres baixar o ph, já te disseram as opções que tens. Em relação à água do desumidificador é preciso ter cuidado. Se tiver filtro de cobre é veneno (alguns criadores usam-na para curar doenças). Citar Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Mónica Nunes Publicado: Março 30, 2004 Autor Publicado: Março 30, 2004 Boas. Eu realmente kero é k os meus peixes estejam bem, e por isso pensei em baixar o PH, nao ia fazer 1 mudança brusca, era gradual, mas se axas que devo deixa-los assim kem sou eu pa contrariar?????? Brigado pelas opinioes Citar All the pretty things are going to hell!!!
Hugo RSF Publicado: Março 31, 2004 Publicado: Março 31, 2004 É tanto como eu ou qualquer outro membro Na minha opinião a tentativa, por vezes desnecessária, de atingir determinado PH é muito stressante para os peixes. Ainda para mais quando o objectivo é baixar o ph, que é muito mais complicado que subí-lo. Citar Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Recommended Posts