Tapete Verde


Kezza

Recommended Posts

Boas...

 

Apesar de já ter visto qualquer coisita aqui no forum sobre isso, ainda não consegui ficar completamente elucidado...gostaria de saber quais as melhores plantas

para fazer um tapete e como as plantar, vantagens, desvantagens...

já agora se for importante mencionar, será para um aqua de 50litros....quanto á fauna inda estou um bocado indeciso! :crazyeyes:

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em primeiro lugar importa dizer quanto luz tens para esses 50L, tapetes precisam sempre de boa iluminação.

 

vai pesquisando as seguintes plantas:

 

eleocharis

hemianthus callitrichoides 'cuba'

utricularia graminifolia

glossostigma elatinoides

 

e ve qual gostas mais e as suas exigencias, sao as plantas de tapete mais utilizadas

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

neste momento tenho só 15 wts (sei que é insuficiente) vou tentar arranjar pelo menos uma lâmpada de 25 wts.

Ontem numa loja aconselharam-me musgo...é uma boa ideia ou nem por isso? outra questão no aqua que eu comprei vinha de oferta um reflector

para colocar na lâmpada, de alguma maneira isso aumenta a intensidade da luz?ou qual é o sua verdadeira utilidade?

 

abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O reflector aumenta a eficacia de luz aproveitando a luz que é pesperdiçada para cima etc.Quanto ao musgo é a unica opção que tens para tapete com essa luz...

 

 

DEsculpa mas não concordo.

 

Eu tenho 60Watts para 200 litros e tenho tapete de eleocharis acicularis de +/- 8 cms de altura.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DEsculpa mas não concordo.

 

Eu tenho 60Watts para 200 litros e tenho tapete de eleocharis acicularis de +/- 8 cms de altura.

 

Boas...

ainda assim precisava de saber qual das duas hipoteses é mais viavel...depois tenho outro problema, ainda não vi à venda a

eleocharis acicularis! em principio vou começar a montagem amanhã, inda estou um bocado indeciso quanto á flora que vou

colocar no aqua... :wink:

Eu quero algo do tipo: não muito "atafulhado", mas com alguns esconderijos para possiveis alevins...se surgir por ai alguma ideia, aceito-a de bom grado!

 

abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

ainda assim precisava de saber qual das duas hipoteses é mais viavel...depois tenho outro problema, ainda não vi à venda a

eleocharis acicularis! em principio vou começar a montagem amanhã, inda estou um bocado indeciso quanto á flora que vou

colocar no aqua... 8)

Eu quero algo do tipo: não muito "atafulhado", mas com alguns esconderijos para possiveis alevins...se surgir por ai alguma ideia, aceito-a de bom grado!

 

abraços!

 

 

Para 50 litros acicularis é muito grande. Se arranjares parvula...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Kezza

Opta pelo musgo já que tens dificuldade em encontrar a eleocharis, para isso basta atares musgo a pedras xatas e esperar que este cresça :mrgreen: ficas com um "tapete" todo verdinho :wink:

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aproveitar este post para tirar uma duvida também. Se eu comprar musgo e o atar ao fundo ele propagase pelo fundo do aquario todo? Ou terei que planta lo?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opiniao nao consegues fazer um tapete saudavel de elocharis com 15 wts para 50 litros... digo isto por experiencia propria, destes akuarios pequenos se queremos fazer um "bom plantadado denso" teremos que ter uma boa iluminaçao,as vezes ate mais do que um wt por litro, o k ja nao acontece em aquarios de litragens superiores...

mas e somente a minha opiniao....

 

cumprimentos luis

Editado por smoot

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal!

 

Para a formação de carpetes é necessário uma iluminação de pelo menos 1,5 a 2 watts por litro, a não ser que receba claridade ou iluminação solar para complementar, o carpete seria inviável!

Passo os meus dias salvando a vida, aliviando a dor e o sofrimento dos animais!

 

http://www.reefcorner.org/ , sou moderador e responsável pelos plantados, são todos bem vindos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal!

 

Para a formação de carpetes é necessário uma iluminação de pelo menos 1,5 a 2 watts por litro, a não ser que receba claridade ou iluminação solar para complementar, o carpete seria inviável!

 

Discordo completamente dessa opinião. No meu caso tenho 1W/litro e tenho um magnifico (claro que neste ponto sou um bocado suspeito! :wink: ) tapete de Urticulária!

 

Cumps

Azor :)

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os meus cumprimentos a todos os membros.

Esta questão é na realidade o meu "baptismo" neste fórum, por conseguinte desculpem qualquer coisinha...!

Já que estamos a falar de tapetes quem é que tem disponível Riccia Fluittans para venda. Necessito de alguma quantidade, talvez para cobrir cerca de 50 x 50 cm.

 

Um abraço.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal: em relação à questão dos watts por litro, a regra do 1w/l é só indicativa: na realidade a regra não é proporcional, e os aquários pequenos precisam de uma relação maior de luz do que os maiores (como o luís muito bem disse).

 

Eu costumo usar este calculador como referência (está no final da página).

Se está bem para o Amano, é capaz de estar bem para mim também. :|

Editado por Tiago do Vale

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais