Ajuda Com Algas.


Telmalf

Recommended Posts

olá..

tenho tido varios problemas com algas no meu aqua.. queria tentar resolver isso com algum peixe comedor de algas...

 

gostava de ouvir sugestoes.. que especie usar para eliminar algumas ou mesmo todas as algas??? no meu aqua tenho apenas guppies e red cherrys. o pH está a cerca de 7.5 e o aqua tem cerca de 60l brutos.

 

obrigada..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Para mim os Otocinclus são os menos feios, de entre os comedores de algas, mas s as algas forem filamentosas, esquece... Não lhes vão tocar.

Quanto a ampulárias não tenho muita experiência, mas a que tenho gosta mais da minha Ceraptoteris cornuta do que das algas... E depois também são lentas.

Os SAEs são os melhores, mas só são eficazes enquanto pequenos e numa equipa de pelo menos 5, quando crescerem começam a ficar "rufias" e chateiam mais do que trabalham, além de ficarem muito grandes (num aquário desse tamanho iam demorar mais tempo a crescer), mas tens a hipótese de comprares e depois arranjares alguém que te fique com eles...

Os meus Red cherries, nunca os vi a comer algas, e outros camarões nunca tive.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá para mim e pela experiencia que já tenho não consegues ver-te livre das algas simplesmente com uns peixitos que gostam de comer algas, mas sim desta maneira, faz e depois diz alguma coisa:

Primeiro faz uma tpa de mais ou menos 25% da água, aguardas 2 dias e fazes mais uma da mesma quantidade, esperas mais 2 dias e mudas todos os dias cerca de 5% da água durante mais ou menos uma semana, reduzes a iluminação cerca de uma hora por dia e vais ver elas vão desaparecer, atenção tem cuidado e vais vigiando os teus peixes para ver se o seu comportamento se mantem inalteravel, isto só podes fazer se o teu aqua. tiver bem maturado e um sistema de filtração eficaz.

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá para mim e pela experiencia que já tenho não consegues ver-te livre das algas simplesmente com uns peixitos que gostam de comer algas, mas sim desta maneira, faz e depois diz alguma coisa:

Primeiro faz uma tpa de mais ou menos 25% da água, aguardas 2 dias e fazes mais uma da mesma quantidade, esperas mais 2 dias e mudas todos os dias cerca de 5% da água durante mais ou menos uma semana, reduzes a iluminação cerca de uma hora por dia e vais ver elas vão desaparecer, atenção tem cuidado e vais vigiando os teus peixes para ver se o seu comportamento se mantem inalteravel, isto só podes fazer se o teu aqua. tiver bem maturado e um sistema de filtração eficaz.

Espero ter ajudado

 

 

já comecei mas a primeira TPA foi de 50%... no entanto.. livro-me delas por quanto tempo??? ou seja quanto tempo demora a voltarem???

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas telma!!

 

tambem tive um boooooooom de filamentosas (enfâse no ooooooooooooooo :arrow:) que resolvi com muuuuitas tpa...

 

tambem introduzi uma neritina natalensis (se não estou em erro) e aquilo é uma limpeza, alem de serem lindas! algumas neritinas dao problemas porque largam ovos por tudo quanto é sitio, casulos brancos, grandes e dificeis de tirar... a minha ate agora portou-se bem :cry:

 

podes tambem introduzir plantas de crescimento rapido, muitas de preferencia

 

cumprimentos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não tenho filamentosas.. para já é so mesmo tipo verdete mas castanho..:arrow:

 

 

 

 

mas eu perferia peixes ou camaroes a caracois.. mas muito obrigada pela sugestão..:cry:

Editado por Telmalf

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de encomendar 3 ottos.. mas só vem po aqua no domingo.. vamos lá ver se isto passa.. obrigada a todos.. se houver mais sugestoes aceito-as com bom grado..

 

 

obrigada

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não tenho filamentosas.. para já é so mesmo tipo verdete mas castanho..:cry:

 

Olá, o aquário é recente? É que algas castanhas costumam aparecer nesses casos, e depois vão-se.... em qualquer dos casos os Otos vão gostar delas.

 

Mas espero que achas piada aos Otos, se não depois vais-te querer livrar deles e eles não têm culpa...

 

Para prevenir algas em geral:

 

1. Plantas, para competirem pelos nutrientes

2. Fertilização apropriada (o que faltar de NPK, muitas vezes é o potássio, porque o azoto e os fosfatos vêm na comida e de detritos; mas nem sempre, depende!)

3. Não dar comida demais (que pode levar a demasiados nitratos e fosfatos, que sem potássio as plantas não absorvem e as algas agradecem)

 

4. Otos, camarões... se gostares deles!

 

Cumps

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que os ottos não sao uma opção descartavel.. eu até lhes acho piada.. o aquario está montado desde o inicio de janeiro.. em termos de ciclagem acho que tá tudo ok..

 

 

eu tenho algumas plantas, mas elas não são muito exigentes em termos de nutrientes, e tenho já 7 red cherry.. mas eles não ligam nenhuma as algas.. pelo menos não resolvem o problema nem minimamente..

 

talves dos motivos apresentados a comida a mais seja o mais provavel :drinking:

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá telma!

 

cuidado com os teus futuros otos! faz-lhes uma adaptação muito lenta, aquando da introdução no aquario, pois eles são super sensíveis às mudanças de ambiente. deixo-te aqui o meu testemunho:

nunca houve qualquer problema de adaptaçao nos meus aquários, com peixe algum; sabendo de antemão esta particularidade dos otos, comprei-os em alturas distintas e em lojas diferentes, por 3 vezes, num total de 8, isto para evitar ter o azar de apanhar alguma remessa mais fragilizada ou até doente... pois, mesmo assim, só sobrou 1, que vive feliz e barrigudo! pelo que tenho lido, os que sobrevivem no primeiro mês, poderão morrer de velhos nos nossos aquarios, mas confirmo, com grande pena, a sua vulnerabilidade nas primeiras semanas.

 

boa sorte com os teus :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigada. espero não ter problemas com o pH porque sinceramente esquecime completamente desse promenor.. e mesmo tipico.. sou mesmo despistada.. :drinking:

 

nem vi qual o pH que eles toleram.. vou tentar tratar disso agora..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

encomendaste os otos nalguma loja aí em viseu? em caso afirmativo, não os vás buscar assim que eles chegarem... espera uns dias e informa-te sobre o ph da agua do aquario onde eles estão... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não tenho filamentosas.. para já é so mesmo tipo verdete mas castanho.. :o

mas eu perferia peixes ou camaroes a caracois.. mas muito obrigada pela sugestão.. :roll:

 

Essas algas estão nos vidros? se sim é normal e vês-te livre delas com uma esponja , o facto de serem castanhas deve-se provavelmente ao facto de teres pouca ou poucas horas de luz , se a luz fosse suficiente seriam verdes.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá telma!

 

cuidado com os teus futuros otos! faz-lhes uma adaptação muito lenta, aquando da introdução no aquario, pois eles são super sensíveis às mudanças de ambiente. deixo-te aqui o meu testemunho:

nunca houve qualquer problema de adaptaçao nos meus aquários, com peixe algum; sabendo de antemão esta particularidade dos otos, comprei-os em alturas distintas e em lojas diferentes, por 3 vezes, num total de 8, isto para evitar ter o azar de apanhar alguma remessa mais fragilizada ou até doente... pois, mesmo assim, só sobrou 1, que vive feliz e barrigudo! pelo que tenho lido, os que sobrevivem no primeiro mês, poderão morrer de velhos nos nossos aquarios, mas confirmo, com grande pena, a sua vulnerabilidade nas primeiras semanas.

 

boa sorte com os teus #food

 

Esta vulnerabilidade é fácilmente evitável, através dessa adaptação lenta - primeiro equalizar temperatura, mas depois é essencial equalizar as água ao longo de cerca de 1 hora: ir metendo a cada 5 minutos uma chávena de café de água do aquário no saco da loja (com este a boiar no aquário, claro), às tantas quanto estiver muito cheio retirar metade da água e continuar. Assim evita-se o choque osmótico a que eles são muito sensíveis. Antes de adoptar este procedimento morreram-me vários Otos, depois nem um. Boa sorte! Em qualquer dos casos é o que pensava, essas algas castanhas são feias mas acabam por desaparecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os ottos foram não encomendados mas guardados.. ou seja eles ja estavam na loja eu so pedi para mos guardarem ate dar pa ir busca-los..

 

 

quanto a falta de luz.. n acredito nisso porque eu tenho luz cerca de 12h diarias as vezes mais..

 

 

eu vou ter cuidado na ambientaçao dos meus nossos peixinhos.. depois digo se eles ficaram bem.. obrigada a todos..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta vulnerabilidade é fácilmente evitável, através dessa adaptação lenta - primeiro equalizar temperatura, mas depois é essencial equalizar as água ao longo de cerca de 1 hora: ir metendo a cada 5 minutos uma chávena de café de água do aquário no saco da loja (com este a boiar no aquário, claro), às tantas quanto estiver muito cheio retirar metade da água e continuar. Assim evita-se o choque osmótico a que eles são muito sensíveis. Antes de adoptar este procedimento morreram-me vários Otos, depois nem um. Boa sorte! Em qualquer dos casos é o que pensava, essas algas castanhas são feias mas acabam por desaparecer.

 

 

olá nuno!

 

esse é sempre o procedimento que tenho quando introduzo quaisquer peixes nos aquários, sejam otos ou não... mas o facto é que morriam na primeira semana, à excepção do tal sobrevivente, que está fantástico; como sei que são peixes de cardume, até gostava de lhe arranjar uns companheiros, mas fiquei farto de retirar otocinclus mortos e acho que não vou arriscar mais...

e nunca foi pelo desiquilíbrio dos parâmetros da água, pois faço medições e tpas 2 vezes por semana...

 

olá telma!

 

o facto de deixares a luz acesa 12h ou mais, nao quer dizer que seja suficiente... tens é que saber qual a proporção de W/L; se for equilibrada (entre 0,5 a 1 W/L), 8 a 10h chegam perfeitamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

josé mendonça

 

tens razão.. eu tenho 15w para cerca de 57l.. o que sei que é pouco.. esta era a lampada que vinha com o aqua e para já não vou trocar porque as plantas que tenho não são assim tao exigentes...

 

 

 

 

 

bem.. os otos chegaram no domingo a noite a minha casa.. a adaptação foi feita entre 40 a 50 minutos.. eles ficaram bem embora assustadiços. por volta da 1 da manha fui ve-los e um deles parecia quase morto.. mas de manha estavam todos ok.. e ate agora estão muito bem.. vamos lá ver se e sol de pouca dura ou se vao resistir.. quanto às limpezas eles já começaram a trabalhar.. já noto algumas melhoras nas folhas das plantas..

 

obrigada a todos..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até agora estão bem.. já tirei umas fotos mas depois post.. agora não tou com tempo.. há um deles que é muito assustado.. quando nos aproximamos do aqua ele fica todo inseguro a nadar de um lado po outro a esconder-se.. os outros 2 costumam andar juntos e assim.. ::D:

 

quanto as plantas.. acho que também estão a gostar..

que inda não se adaptou a este novco inquilino foram os reds .. ontem um dos ottos ocupou o lugar dos red. por baixo do tronco e eles tiverem que se mudar.. mas de resto tudo 5*..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

um dos meus ottos já morreu.. recebi a noticia quando estava na espanha.. deixei a minha mae a tratar da peixada, e ela disse que um deles tinha morrido.. não sei as causas ele tava normal quando parti.

 

 

outro deles ficou preso na meia de senhora que eu tinha no filtro.. a minha mae conseguiu solta-lo mas acho que ficou ferido na boca.. mas ta a arecuperar.. as algas agora estão verdes.. :wink: e ninguem lhe toca..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá..

tenho tido varios problemas com algas no meu aqua.. queria tentar resolver isso com algum peixe comedor de algas...

 

gostava de ouvir sugestoes.. que especie usar para eliminar algumas ou mesmo todas as algas??? no meu aqua tenho apenas guppies e red cherrys. o pH está a cerca de 7.5 e o aqua tem cerca de 60l brutos.

 

obrigada..

 

 

Olá telma, para comedores de algas, os mais indicados sao caridinas japonicas, AES (comedor de algas siames), pitbulls e otocinclus.

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais