Natur Ada 90% 300 Lt


manu33

Recommended Posts

Boas,

 

É impressão minha ou estás a ter um surto de algas?

Podes indicar os niveis da água (Nitritos, Fosfatos, etc etc), é que parece que tens a a´gua esverdeada.

 

De resto é um aquário agradavel de se ver. Esse tronco dá-me uma inveja........

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 274
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

É impressão minha ou estás a ter um surto de algas?

Podes indicar os niveis da água (Nitritos, Fosfatos, etc etc), é que parece que tens a a´gua esverdeada.

 

De resto é um aquário agradavel de se ver. Esse tronco dá-me uma inveja........

 

 

boas.

 

ao que parece ter algas mas não o é...

faço tpa´s de 5 em 5 dias na ordem dos 75 a 100 lt´s e a impressão que dá,

é ter algas verdes mas é do fundo que coloquei....

mas passo citar os testes que acabo de realizar:

 

PH-6.8 A 7.0

PO4-0.01 mg/lt

NO3-5 a 10 mg/lt

 

penso ter estes elementos um pouco baixos mas assim tambem posso controlar

melhor estes valores.

não nos podemos esqueçer que o aqua ainda se encontra numa fase perigosa...

 

faço fertilizações diarias com BRIGTHY K e STEP 1, 3 vezes por semana assim como o ECA...

o aqua continua para já estavel :):puppydogeyes: :puppydogeyes:

 

cumps

Manu33.

Editado por manu33
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, gosto muito do aquário... Sempre conseguiste fazer a criação dos Ramirezis?

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Manu,

 

mas passo citar os testes que acabo de realizar:

 

PH-6.8 A 7.0

PO4-0.01 mg/lt

NO3-5 a 10 mg/lt

 

penso ter estes elementos um pouco baixos mas assim tambem posso controlar

melhor estes valores.

não nos podemos esqueçer que o aqua ainda se encontra numa fase perigosa...

 

Existem alguns factores que me intrigam neste áqua, que são:

- A Hemianthus c. cuba simplesmente cresceu a ritmo alucinante... após 1 mês conseguiste o que ninguém consegue em 2!

- Um crescimento pobre das plantas de caule, comparando com a Hemianthus cuba e tendo em conta que são plantas de crescimento rápido...

- "Nunca limpaste o vidro..." Com valores de po4 tão baixo e HQI em funcionamento acho impossivel...

- Musgo que não cresce de forma alguma!

 

Eu pelo menos não encontro explicação, podes até ter encontrado o milagre da multiplicação... mas não percebo tais fenomenos...

Não te importas de explicar, já que não me respondeste às questões anteriores!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, gosto muito do aquário... Sempre conseguiste fazer a criação dos Ramirezis?

Abraço.

 

boas.

 

infelizmente ao fim de 2 dias os ovos desapareceram talvez os pais os tenham comido...

mas é um facto normal...talvez se tenham assustado com alguma coisa :? :?

mas o pior ainda estava para vir passados 3 dias a fêmea acaba por sucumbir...

não sei qual foi o motivo... fiquei apenas com o macho.... :shock::cry: :cry:

mas como nesta vida não é só sucessos tambem temos algumas tristezas...

talvez para a próxima tenha mais sorte....

 

Boas Manu,

Existem alguns factores que me intrigam neste áqua, que são:

- A Hemianthus c. cuba simplesmente cresceu a ritmo alucinante... após 1 mês conseguiste o que ninguém consegue em 2!

- Um crescimento pobre das plantas de caule, comparando com a Hemianthus cuba e tendo em conta que são plantas de crescimento rápido...

- "Nunca limpaste o vidro..." Com valores de po4 tão baixo e HQI em funcionamento acho impossivel...

- Musgo que não cresce de forma alguma!

 

Eu pelo menos não encontro explicação, podes até ter encontrado o milagre da multiplicação... mas não percebo tais fenomenos...

Não te importas de explicar, já que não me respondeste às questões anteriores!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

boas.

 

bom começo por dizer que realmente estava certo e confiante nas minhas ideias...

estes produtos da ADA já não tenhem nada a provar mais uma vez "entrego a alma ao criador"

não pelo facto de todos os produtos que usei e que vou continuar a usar, mas todo este hobby continuar a ser

uma caixinha de supressas, realmente tudo que se passas dentro de um aqua é deveras muito complexo...

não podemos ter assim tanta a certeza que só pelo facto de o "nosso" AQUA. funçionar assim todos os outros

vão funcionar da mesma maneira...

mas tudo isto já nós todos sabemos :-D :-D :-D

 

bom

mas respondendo as perguntas em causa talvez,

sim repito talvez a Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' tenha reunido rapidamente de uma melhor forma

tudo aquilo que realmente é preciso para se desenvolver.

não é pura verdade que todo o resto da flora tenha tido mais dificuldade em evidenciar todo o seu explendor...

vamos contar que já foi feita uma poda e que SRª PODA COMO JÁ REFERI FOI MESMO ATÉ AO OSSO... :|

 

o que realmente tem sido um quebra cabeças é o raio do musgo não por à prova toda a sua beleza...

tem tido muita dificuldade mas vou ter esperança que um dia vai me suprender...

mas pelo conhecimento que eu tenho o seu crescimento é deveras muito lento.

 

bom, o que de facto mais me suprende é toda a tubagem se encontrar como nova está completamente limpa.

quanto ao vidro já lhe fiz umas "cócegas"...apenas à frente e na parte central, a onde à mais incidência de luz.

 

por isso estou aqui confiante de que todo o material que usei não foi em vão...

TALVEZ todo este fenomeno de que está em causa se deva ao MILAGROSSO produto PENAC da PLOCHER...

 

mas passo a considerar que Os produtos da plocher são feitos de um Pó de Quarz, que vitalizam e harmonizam

os processos da vida do aquário.

promovem a capacidade de limpeza natural, criam a água desobstruída, reduzem as algas a um nível natural,

eliminam todos os odores desagradáveis, reduzem a manutenção, Melhoram a resistência dos peixes,

fortificam o crescimento de planta e reduzem concentrações elevadas dos nitratos.

 

mas não quero dizer com isto que encontrei a CHAVE para o sucesso apenas deixo aqui escritos apontamentos

para o meu caso.

 

 

É normal ter essas duvidas, eu também as tenho :)

 

boas.

 

faço das tuas palavras as minhas.

sem mais.

 

cumps

Manu33.

Editado por manu33
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas.

 

aqui estou eu novamente para deixar o meu registo da evolução do meu aqua....

tenho feito as fertilizações mediante recomendações da ADA.... e posso dizer que para já não tenho nada

apontar quer no desenvolvimento da flora que no seu comportamento....

 

testes feitos:

 

PH-6.8

PO4-0.25 mg/lt

NO3- 10 mg/lt

Temp-26.5

 

as tpa´s continuam a ser de 100 lt´s a cada 5 dias....

mas deixo aqui um registo da sua comparação desde a sua 1ª poda até hoje vai cerca de 2 semanas e meia....

como podem ver nas datas.

 

poda feita a 20 de março.

finalcx0.jpg

foto actual 4 de abril.

estpronta1bv9.jpg

 

cumps

Manu33.

Editado por manu33
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Importas-te de reduzir o tamanho das fotos?

Se quiseres deixa o link para a foto grande... a tua última foto tem 400 KB de tamanho.

E não... o Fórum não redimensiona as imagens. Tem que as carregar todas, só no final é que reduz o seu tamanho.

 

Tens aqui um bom tutorial do nplima:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=59634

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Importas-te de reduzir o tamanho das fotos?

Se quiseres deixa o link para a foto grande... a tua última foto tem 400 KB de tamanho.

E não... o Fórum não redimensiona as imagens. Tem que as carregar todas, só no final é que reduz o seu tamanho.

 

Tens aqui um bom tutorial do nplima:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=59634

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

boas.

 

obrig. pela dica....

já fiz a redução....

 

aqui fica um registo...

tirei partido de uma power-head com um fluxo de 1500lts ao qual tem como base

um filtro só de carvão activado...

como podem ver pelas fotos a agua está completamente cristalina....

 

foto1qf9.jpg

 

 

cumps

Manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Manu...

Qual é o objectivo do filtro de carvão Activado?

Apenas te vai chupar a maioria dos Micros...ou não?

 

É para pôr a água cristalina, não tava cristalina já antes ou andaste com alguedo? #food

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Manu...

Qual é o objectivo do filtro de carvão Activado?

Apenas te vai chupar a maioria dos Micros...ou não?

 

É para pôr a água cristalina, não tava cristalina já antes ou andaste com alguedo? :(

 

neste caso o manu com o carvão esta a filtrar as impurezas que faziam a agua ficar amarelada, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se a água já está cristalina como o próprio diz, qual é a intenção da permanência do carvão no aquário?

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem ser vários os motivos, ou o achar que a agua ainda não está a 100%, não teve tempo de tirar o filtro, preguiça, às tantas já tirou e não disse nada, quem sabe, também não interessa nem ao menino Jesus :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Manu...

Qual é o objectivo do filtro de carvão Activado?

Apenas te vai chupar a maioria dos Micros...ou não?

 

É para pôr a água cristalina, não tava cristalina já antes ou andaste com alguedo? :snipersmile:

 

 

neste caso o manu com o carvão esta a filtrar as impurezas que faziam a agua ficar amarelada, certo?

 

 

Podem ser vários os motivos, ou o achar que a agua ainda não está a 100%, não teve tempo de tirar o filtro, preguiça, às tantas já tirou e não disse nada, quem sabe, também não interessa nem ao menino Jesus :D

 

boas.

 

bom, o meu objectivo foi tentar clarear a agua...

não retirei a power-head porque foi mesma essa a intenção para que podessem ver o seu registo

realmente como aqui já foi dito eu tive a meu ver a agua do aqua. um pouco amarelada... não sei qual foi

o motivo "TALVÊZ" seja uma coloração devido ao substracto, mas é como eu digo "TALVÊZ"....

com a colocçâo da power-head + carvão resultou em pleno,

ao fim de 24 horas tinha a agua completamente cristalina....

 

estive 1 semana com ele em funçionamento como é sabido o carvão retira da agua elementos importantes

para a flora, por si só ele não sabe destinguir o bom e o mão....por isso a colocção do carvão a meu ver

tem que ser sempre um caso pontual.

espero que me faça comprender.... ;)

 

sem mais.

 

cumps

Manu33.

Editado por manu33
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

"(...)estive 1 semana com ele em funçionamento como é sabido o carvão retira da agua elementos importantes

para a fauna, por si só ele não sabe destinguir o bom e o mão....por isso a colocção do carvão a meu ver

tem que ser sempre um caso pontual."

 

Seria Flora que tinhas em mente?

 

Cumps.

 

J.A.

entremargens6hc1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora Manu33... se a tua fertilização de micros fôr feita a nível do substracto (powersand e os outros), nem tens muito com que te preocupar.

 

Pergunta: isso da água amarela não será do Tourmaline? Não é esse que é composto por turfa?

Mas acho estranho, pois a quantidade é tão pouca, ainda para mais com tanto substracto por cima... a sua difusão deve ser lenta.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora Manu33... se a tua fertilização de micros fôr feita a nível do substracto (powersand e os outros), nem tens muito com que te preocupar.

 

Pergunta: isso da água amarela não será do Tourmaline? Não é esse que é composto por turfa?

Mas acho estranho, pois a quantidade é tão pouca, ainda para mais com tanto substracto por cima... a sua difusão deve ser lenta.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

boas.

 

passo a dizer que Tourmaline BC não tem nenhum composto de turfa...nem que se pareça...

é sim um composto de mineral de ferro, aluminio, sodio, boro, litio, etç que vão sendo dissolvidos gradualmente na água

e vão enriquecendo a àgua de elementos importantes...

Tourmaline BC é um mineral eletrostático que aumenta a nutrição da planta pelas raizes...

passo a citar que todas as plantas de tapete quer a "gloss". quer a "Hemian. ''Cuba'' tem um cresçimento

superior a 50% do que o normal....

 

com a introdução do carvao activado apenas foi para retirar alguma sujeira e para clarificar a agua apenas só. O carvão

por si só não faz evapurar nem desaparecer nada da agua!!

mas de facto o aqua SOIL AMAZONIA deixa a agua assim com um tom amarelado quando o PH fica perto dos 7.

 

aqui deixo o link:

http://www.adaeuro.com/

 

cumps

Manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O carvão por si só não faz evapurar nem desaparecer nada da agua!!

Porquê?... então porque o usas?

 

Clarificar a água não é retirar algo da água? :)

 

Tourmaline BC é um mineral eletrostático que aumenta a nutrição da planta pelas raizes...

Como? A ADA não explica?

 

passo a citar que todas as plantas de tapete quer a "gloss". quer a "Hemian. ''Cuba'' tem um cresçimento

superior a 50% do que o normal....

Como deves saber... quando se fala em aquários iguais, etc e tal, eu sou dos primeiros a dizer que isso é impossível...

Eu só gostava era que me explicasses o que é "normal" :P

 

Já fiz crescer HC só com 36W em 40 litros e também já a fiz crescer na mesma litragem com 55W... e não é igual.

Por isso, e mais uma vez, acho impossível alguém dizer o que é "crescimento normal" de uma planta.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não reconheço a planta usada para tapete... alguém me pode esclarecer? è muito bonita, bem como as demais...

 

Hemianthus callitrichoides "cuba"

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começa-te a habituar a esse tom amarelado :P Andei meses para descobrir o porquê disso no meu aqua, até que encontrei a resposta pela própria ADA. Efectivamente, o AquaSoil Amazonia tem esse efeito quando em contacto com aguas alcalinas. Eles agora têm um novo, próprio para ph>7, que "supostamente" não provoca esse efeito.

 

E olha que já tenho o meu substrato à mais de um ano :P

 

De qualquer forma, parabens pelo aquário. Está bonito, embora ainda hoje estava a comentar com o Nos que já me enjoa ver raizes com musgo, eheh... De qualquer forma, presumo que só se vai poder apreciar a boa/má escolha das plantas e do layout daqui por uns 2-3 meses.

 

Quanto aos produtos que usaste... Bem... Que o ADA AquaSoil é pujante, é verdade. Muitos booms de algas verdes já me mostraram que um solo desses sem plantas para consumir os nutrientes, é dar pérolas a porcos ;)

 

Agora há algo no resto do discurso que me inquieta. Pessoalmente sou averso a produtos "milagrosos", marcas com "segredos" e explicações pseudo-ciêntificas que se usam de vocabulário excessivamente técnico para dar ares que são muito boas. Também acho que temos sempre uma certa tendência para sobrevalorizar as nossas escolhas (talvez numa tentativa de justificar o dinheiro gasto), mistificando os resultados...

 

Aliás, era exactamente a esta palavra que eu queria chegar... Mistificação... Pah, não sei, mas toda essa paranoia por mil e uma marcas e feitios faz-me desconfiar do produto... Quase que parece uma tele-envangelização :wink:

 

Para aceitar como dado adquirido esses percentis atirados ao ar (cuba a crescer 50% mais rapida? porque não 55? 45? 75 talvez? ;) gostava de ver esses produtos testados lado a lado com aquarios de controlo. Pergunto-me se isso ja foi feito... E pena estarmos sempre limitados pelo orçamento. Se ha coisa que sinto falta na aquariofilia é a capacidade de teste que temos com a informática... Podem meter a publicidade mais bonita sobre "a nova pipeline com apenas 5 estagios e uma cache L2 partilhada pelos vários núcleos", mas quando chega a hora da verdade, é mais do genero: "sim sim, e quanto é que essa m***a saca no 3dmark2006?" Um gajo pode sempre escolher por mistificar-se e entrar em guerras entre AMD e Intel, ATI e NVidia, mas no fim os resultados são mensuráveis para além de qualquer dúvida, e não apenas através de um relançe ao UT2004 a correr e dizer: "Eh pah, isto garantidamente é 23% mais rápido". nyah

 

E não me venham com tangas de que os resultados estão a vista. Se eu quiser testar o processador e a seguir mudar a board, as memorias, os discos, a grafica, tamos bem tamos. Meter meia-duzia de produtos diferentes dentro do aqua e dizer que X tem uma reaccao XPTO que faz com que as algas desapareçam é tão fiável como tomar um antibiótico durante uma gripe, e 3 dias depois dizer que fez efeito :P

 

Oh well... Apenas uns pensamentos... Força aí com esse aqua e continua a meter fotos ;)cheers

 

Um abraço!

 

Hugo Ferreira

Editado por Bytter
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.