Praga De Algas Filamentosas


Jorge Bento

Recommended Posts

Olá

 

tenhum aqua de 70x40x40, os parametros tao bons.. apareceram algas filamentosas e desde disso comecei a fazer tpas diarias de 20%

Isto a uma semana e 2 dias e elas insistem em nao desaparecer o que faço?

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de acertar as fertilizações. Deves ter excesso de fosfatos. Junta potássio depois da TPS, +/- 12 ou 15 ppm e isso vai-se. Ou então SAE's...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola banana rock !

 

 

Pode ser excesso de fosfatos, como nitratos ( comigo filamentosas são sempre excesso de nitratos).

Estou certo que não te vou dizer nada de novo... mas convinha testares essa agua, de outra forma estaras a adicionar nutrientes à coluna de agua à toa e podes agravar o problema em vez de melhora-lo. Habitualmente a agua "del cano" nao vem com fosfatos, mas muitas vezes traz nitratos. A soluçao de adicionar potassio é uma boa ideia... se o problema for a falta de potassio!, mas tambem pode ser falta de outro macro o que provoca excesso no outro que será aproveitado pelas algas (e nao pelas plantas uma vez que estas necessitam dos 3 para estarem saudaveis e combaterem as algas atraves dos seus proprios consumos e libertaçao de quimicos que inibem o desenvolvimento das algas) banana rock( isto está cada vez mais confuso...) banana rock como sabes para haver consumo pelas plantas de um macro os restantes dois ( e estou só a falar de macros) têm de estar presentes na coluna.

 

 

Enfim tanto bla bla bla, só para te dizer que o ideal era testares a agua para dois macros ( NO4 e PO4), depois facilmente poderas acertar o Potassio.

 

 

Abraço.

Editado por Paulo Castanheira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola :arrow: !

Pode ser excesso de fosfatos, como nitratos ( comigo filamentosas são sempre excesso de nitratos).

Estou certo que não te vou dizer nada de novo... mas convinha testares essa agua, de outra forma estaras a adicionar nutrientes à coluna de agua à toa e podes agravar o problema em vez de melhora-lo. Habitualmente a agua "del cano" nao vem com fosfatos, mas muitas vezes traz nitratos. A soluçao de adicionar potassio é uma boa ideia... se o problema for a falta de potassio!, mas tambem pode ser falta de outro macro o que provoca excesso no outro que será aproveitado pelas algas (e nao pelas plantas uma vez que estas necessitam dos 3 para estarem saudaveis e combaterem as algas atraves dos seus proprios consumos e libertaçao de quimicos que inibem o desenvolvimento das algas) :D( isto está cada vez mais confuso...) :arrow: como sabes para haver consumo pelas plantas de um macro os restantes dois ( e estou só a falar de macros) têm de estar presentes na coluna.

Enfim tanto bla bla bla, só para te dizer que o ideal era testares a agua para dois macros ( NO4 e PO4), depois facilmente poderas acertar o Potassio.

Abraço.

 

 

Bem chegou hoje da Horizonte o KH2PO4. Tem potassio e fosforo

 

Minha duvida é qual a quantidade'?

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é só KH2PO4 então o objectivo é ser um fertilizante de fosforo sendo a quantidade de potássio adicionada ao sistema minima em relação aos requisitos de potássio de um aquario normal. ajuda mas nao é o suficiente, para introduzires potássio suficiente com KH2PO4 estarias a introduzir uma quantidade astronómica de fosfatos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é só KH2PO4 então o objectivo é ser um fertilizante de fosforo sendo a quantidade de potássio adicionada ao sistema minima em relação aos requisitos de potássio de um aquario normal. ajuda mas nao é o suficiente, para introduzires potássio suficiente com KH2PO4 estarias a introduzir uma quantidade astronómica de fosfatos.

 

 

Bem diz que 1 ml do produto correponde a 0.5 ppm PO4 e 0.21 ppm de k em 100litros de agua... será que veio por engano? :idea:

 

P.S. afinal diz que é Elaborado a partir de KH2PO4.. por isso nao deve ser KH2PO4 que tá np frasco mas algo elaborado a partir dele

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem diz que 1 ml do produto correponde a 0.5 ppm PO4 e 0.21 ppm de k em 100litros de agua... será que veio por engano? :idea:

 

P.S. afinal diz que é Elaborado a partir de KH2PO4.. por isso nao deve ser KH2PO4 que tá np frasco mas algo elaborado a partir dele

 

Claro, porque o KH2PO4 foi dissolvido nalguma coisa (água), para teres esse líquido; mas o princípio activo, ou seja o fertilizante, é mesmo o KH2PO4. Mas já vbais estar a meter algum K. Se quiseres complementar com mais, compra na farmácia KCl, eles vendem (podes ter que encomendar) 100 g de KCl sólido (em sal) por uns 2 ou 3 euros. As contas para a quantidade a adicionar para aumentares x ppm estão por aí num tópico qualquer, procura!

 

Eu tive uma praga de filamentosas, que resolvi 1. Fertilizando com potássio, 2. Diminuindo a comida que estava a introduzir fosfatos a mais, 3. Diminuindo ligeiramente a iluminação (de 13h para 11h30), 4. Filtro UV-C (este não o meti por causa das algas, mas penso que terá ajudado alguma coisa). 5. Caridina japonica e Otocinclus (não com o objectivo de controlar as algas, mas ajudaram) e demorou cerca de 4 a 6 semanas. Neste momento, plantas que estavam cobertas, estão completamente livres...

 

mas demora tempo!

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro, porque o KH2PO4 foi dissolvido nalguma coisa (água), para teres esse líquido; mas o princípio activo, ou seja o fertilizante, é mesmo o KH2PO4. Mas já vbais estar a meter algum K. Se quiseres complementar com mais, compra na farmácia KCl, eles vendem (podes ter que encomendar) 100 g de KCl sólido (em sal) por uns 2 ou 3 euros. As contas para a quantidade a adicionar para aumentares x ppm estão por aí num tópico qualquer, procura!

 

Eu tive uma praga de filamentosas, que resolvi 1. Fertilizando com potássio, 2. Diminuindo a comida que estava a introduzir fosfatos a mais, 3. Diminuindo ligeiramente a iluminação (de 13h para 11h30), 4. Filtro UV-C (este não o meti por causa das algas, mas penso que terá ajudado alguma coisa). 5. Caridina japonica e Otocinclus (não com o objectivo de controlar as algas, mas ajudaram) e demorou cerca de 4 a 6 semanas. Neste momento, plantas que estavam cobertas, estão completamente livres...

 

mas demora tempo!

 

Boa sorte

 

 

 

:idea::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::microwave::2gunfire::drinking::drinking::drinking::2gunfire::microwave:

 

 

Enganei me na encomenda e nem reparei! :drinking::crazyeyes:cabecaduracabecaduracabecadura

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::snipersmile::microwave::microwave::2gunfire::drinking::drinking::drinking::drinking::crazyeyes:

Enganei me na encomenda e nem reparei! :drinking:cabecaduracabecaduracabecadura:2gunfire:

 

 

 

 

Se abusar da dosagem o que pode acontecer?? o que o fosfero faz na agua?

 

Será que me vai servir para alguma coisa este fertilizante ou será que posso ja deitar fora? :idea:

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se abusar da dosagem o que pode acontecer?? o que o fosfero faz na agua?

Directamente? Algas...

Algas essas que vão competir com as plantas pelos nutrientes...

Caso ganhem as algas, as plantas vão começar a morrer...

Ao morrerem, as plantas aumentam consideravelmente os valores de Amónia e derivados no aquário...

Amónia e derivados a subir = peixes em maus lençóis.

 

Será que me vai servir para alguma coisa este fertilizante ou será que posso ja deitar fora?

Guarda... pode sempre ter uma carência de Fosfatos, nunca se sabe... e olha que não são tão raras assim.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A farmácia de S. Pedro (aquela que fica nos Jardins da Parede) aceitam encomendas. Arranjei lá sulfato de potássio.

 

cumprimentos

Paulo

 

 

Olá

 

Obrigado a todos já fiz outr encomenda agora K de Potassio.. alguem me sabe dizer qual é a quantidade que devera ter um plantado medio de pottassio?

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Se não me engano... entre 20-30 ppm de K. E isto é o valor que deves ter no aquário... não o que com que se deve fertilizar... aí já são outras histórias.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Uma coisa, se não existe teste de potassio, como sei o que tenho ou o que colocar??

 

Digo isto porque tenho os nitratos a 25, e fosfatos a 0, e tenho algas no aqua no glosso e afins, comprei fostato para adicionar (o aqua deve ter cerca de 0,5 a 1ppm certo?? - aqua meio plantado com diversas plantas), e comprei potassio. Como sei a quantidade que colocar em testes??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa, se não existe teste de potassio, como sei o que tenho ou o que colocar??

 

Digo isto porque tenho os nitratos a 25, e fosfatos a 0, e tenho algas no aqua no glosso e afins, comprei fostato para adicionar (o aqua deve ter cerca de 0,5 a 1ppm certo?? - aqua meio plantado com diversas plantas), e comprei potassio. Como sei a quantidade que colocar em testes??

 

Boas,

 

Quanto ao potassio não tens problemas, mesmo adicionado um pouco acima da média não te faz ganhar algas no aquário.

De todos os fertilizantes é o mais importante e o único que doseado a mais que o recomendado não contribui para uma proliferação de algas.

Acho que tens nitratos a mais que o necessário, tenta manter nos 10ppm, é mais que suficiente!

Os fosfatos é que deves regular nos 0.5 a 1ppm, fertilizante a mais origina algas pretas... a menos atrofiamento de crescimento.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que tenho verificado e é facilmente explicado é que mais vale fertilizares ligeiramente acima do recomendado pois assim as plantas têm tudo o que precisam e evita-se as algas do que deitar a menos, depois as plantas abrandam e lá vem as algas. Naturalmente que isto que estou a dizer é válido para quem tem luz e co2 adequado e faz a(s) tpa(s) correctamente, senão isto não funciona.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado FAOO :oops: , a encomenda já chegou, agora é só arranjar maneira de medir bem as quantidade para não colocar demasiado no aqua, vamos ver se é desta que o aqua começa a ficar bonito e o musgo começa a se mostrar que ainda estou para o ver, até agora sempre foi cheio de algas. Depois dou noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas sempre aparecem quando se tem excessos de nutrientes no aqua, toda vez que aparecem precisa-se fazer trocas grandes de água como tratamento de choque, bem como retirar o máximo possível com sifonagens e corte dos ramos afetados...........

Passo os meus dias salvando a vida, aliviando a dor e o sofrimento dos animais!

 

http://www.reefcorner.org/ , sou moderador e responsável pelos plantados, são todos bem vindos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas sempre aparecem quando se tem excessos de nutrientes no aqua, toda vez que aparecem precisa-se fazer trocas grandes de água como tratamento de choque, bem como retirar o máximo possível com sifonagens e corte dos ramos afetados...........

 

 

garanto-te que se as condições forem boas e nivel de luz, co2 e massa vegetal, as algas aparecem muito mais depressa com deficiências de nutrientes do que com o excesso dos mesmos. Tudo bem que o ideal era ter sempre um controlo rigoroso das ppms dos ditos cujos, mas existe sempre quem não queria andar constantemente a fazer testes e a ter mão e mente para manter ali as concentrações sempre com um rigor milimetrico.

 

As trocas de agua ainda concordo, mas uma correcta fertilização e se for necessário uma aumento de massa vegetal, nem que seja temporário, são um complemento fundamental. Eu nem sempre concordo com a introdução de fauna para controlar um boom de algas, mas que na maioria dos casos também são uma ajuda importante, ai quanto a isso nem digo nada :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o mesmo problema com algas... ou estou a começar de ter... Eu posso arranjar ampolas de sulfato de potassio em doses de 10ml mas que quantidade dessas ampolas acham que devo colocar num aquario de 200L? Eu sou enfermeiro tenho acesso a esse tipo de produto, mas será que o sulfato de K+ de hospitais é igual ao que se vende para fins de aquariofilia?

 

Visto ter um aquario à base de discus, existe algum risco para eles caso haja alguma sobredosagem de Potassio?

Editado por koyodu

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais