problema com betta


rduarte

Recommended Posts

boas noites

antes de mais keria dizer k sou nova nestas andanças mas k já me sinto viciada em aquariofilia... já à mto tempo k gostava de ter um peixe (aliás quem nao pensa nisso?! :)) no entanto desmoralizava-me qd me diziam q dava mto trabalho ter um peixe e que nao sobreviviam durante mto tempo... foi p isso q pensei p q havia de comprar um peixe k dps ia morrer passado pouco tempo?!

mas eis que um amigo me fez interessar p este "mundo dos peixes" e me ofereceu um betta à pouco mais de uma semana...

mas estou preocupada com o peixe pq me parece k ele n come a comida q lhe ponho... o k poderá ele ter? n gostará da comida?ou terá algum problema?:) pode parecer uma pergunta sem nexo, mas como disse é o primeiro peixinho k tenho... :)

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Bem vinda ao forum.

 

Onde tens esse peixe, rapariga? Em que condições? Que tipo de comida lhe estás a dar?

Precisamos de todas as informações que tiveres para podermos ajudar.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Vinda ao Clube já tás viciada...pois já não dá pra largar... :) ....lol :) ...exactamente faço minhas as perguntas do Brotas...só por acaso tu não tens o teu Betta em água fria pois não? o Betta não é mt exigente em termos de qualidade de agua mas costumam ficar mt letargicos qd em aguas frias...Sera Vipan Tubifex ou larvas de mosquito fazem as delicias de qq Betta...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico:

Tinha um lindo Betta azul com as barbatanas peitorais vermelhas que me durou em casa cerca de dois meses. Estava bem, comia com apetite e não tinha qualquer problema visível com as outras espécies no aqua comunitário. Na passada quinta-feira teve mudança de comportamento: estava muito quieto e escondido, pareceu-me logo haver problema. Na Sexta as barbatanas dorsais pareciam estar queimadas (cor castanha num rebordo de cerca de 3 mm). No Sábado estava morto.

Que poderá ter sido? (o ph está entre 0s 6.5 e os 7)

Abraço a todos

:):):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

respondendo ao Brotas ("Onde tens esse peixe, rapariga? Em que condições? Que tipo de comida lhe estás a dar?"):

o peixe está num akuário tipo globo nao muito grande, em boas condiçoes, e quanto à comida que lhe estou a dar nao sei o nome, mas é daqueles boiões que se compram nas lojas.

agr respondendo ao Miguel.RS: sim tenho-o em água fria, mas disseram-me que nao havia problema algum em colocá-lo nessas condiçoes...

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Olha cm ja disseram no fórum os betas são peixes de água quente e embora se deêm bem em água fria, ficam muito parados. Tenho 2betas em água fria e a maior parte das vezes quando lhes ponho comida eles não vão comer logo, mas depois vão buscá-la ao fundo do aquário, por isso pode ser esse o teu caso...

Ah, e outra coisa, quando era miuda, comprei 1beta e o vendedor da loja disse-me para lhe dar comida para peixes de água fria. O peixito não comia nada e morreu passado umas semanas. O problem é que os betas precisam de comida c/1valor +alto de proteinas, cerca de 45% da composição da comida, enquanto que a comida para peixes de agua fria tem cerca de 32% de proteinas. Por isso se o beta realmente não come nada pode ser da comida que lhe estás a dar.

Nada do que se sonha é tão estranho como aquilo que se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

VÊS, rduarte!!! cm é que eu adivinhei?! pois não tem mal...mas é o mesmo que te tirarem deste cantinho à beira mar plantado e te levarem pro Polo Norte tu até te dás...MAS LEVAS CÁ CUM BRIOL...

já agora os aquas em globo são maus pros peixes eles refletem tds os movimentos que o peixe faz deixando o peixe confuso fazendo com que ele se mexa menos!!! cabecadura ...pois o aconselhavel vá-la...será um aqua 25 litros quadradinho e de agua a 25 ºC...é que apesar de mt gente não achar o Betta Splendens é um peixe tropical...

Rspondendo ao JPS...

os bettas vivem normalmente 3 anos, salvo erro...é provavel que oteu peixito já fosse velhito e puf...ou olhando noutra perspectiva...que peixes é que tinhas no comunitário...se são peixes mt activos é provavel que fizessem o Betta passar um mau bocado mordendo-lhes as barbatanas chocando contra ele...enfim...acabando por tornar o peixe mais propenso a ataques por bacterias ou fungos...tlvz essa cor escuras nas barbatanas fosse o resultado visivel dessa infecção..

abraços...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

obrigada pelas respostas... entretanto já dei por ele a comer o k estava no fundo do aquario... ainda assim continuo sem saber se será a comida indicada... alguém me pode dar uma sugestao do k hei-de dar ao betta para comer?

 

kiss

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a comida que lhe estás a dar tem no min32% de proteina bruta....para betta serve! :D (será?)...

mas tens sempre a hipotese de correr a casa à procura de formigas e vais ver o betta a papar! :D

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rduarte

 

Infelizmente as respostas foram aquelas que esperava.

Vamos lá ver se consegues fazer alguma coisa por esse "menino". Como tu disseste tens medo que ele te morra em duas ou três semanas. Vais ter de tentar dar melhores condições ao animal para que não venhas a ter nenhum desgosto.

Não consegues arranjar um cubo um bocadinho maior? Prai 20 a 30 litros já chegava. Num hiper compras um por 15 euritos. E compra também um aquecedor. Com frio não terá uma vida muito longa. Se puderes compra também um filtro interno. Põe areão, deixa ciclar este aqua e vai vindo ao forum ler tudo o que puderes. Passado um tempo põe lá o "rapaz" e vais vê-lo feliz. Dá-lhe também comida da boa que ele merece. Se quiseres podes arranjar-lhe uns amigos. Não gostas de guppys? São lindos também.

Pensa bem. Dá-lhe boas condições e vais ver que ele fica com umas cores fabulosas.

Em breve estarás a comprar um aqua maior e a partir para outros vôos. Mas um beta é sempre um beta.

 

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brotas,

 

pois eu cada vez penso mais em ter um aqua maior... principalmente depois de ver alguns fabulosos como vi aki no forum...:D qto ao comprar um aqua maior ando realmente a pensar nisso...

disseste para lhe dar a "comida que ele merece"... tens sugestões?

quanto à companhia para o betta disseram-me que os bettas nao devem estar em aquas com outros peixes já que eles por vezes se podem tornar violentos para com os outros peixes... é verdade?

 

kiss

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Sabes o que o teu beta ia adorar? Até te dava um beijinho!

Era se lhe comprasses artemia congelada e lha desses. Havias de ver...

Mas não lhe dês só disso. Agente também não come só bifes.

Ah, o meu tem a companhia de uns guppys e de umas corydoras e não lhe liga nenhuma. A fama de mau não passa disso. Não juntes é bettas (machos ou fémeas) pois aí ele passa-se.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, o meu tem a companhia de uns guppys e de umas corydoras e não lhe liga nenhuma.

 

Essa é a excepção e não a regra. Não recomendo que se juntem bettas com guppies. Os bettas têm pouca paciência com peixes "exibicionistas" (cauda longa), confundindo por vezes os desgraçados guppies com machos betta. Cuidado também ao juntar bettas com fin nippers como barbos, etc.

 

Também tenho "casos excepcionais" nos meus aquários, barbos a darem-se bem com guppies, mas como indiquei anteriormente tenho consciência que isto é a excepção e não a regra.

 

:roll:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá governa.

 

Mas conheces exemplos em que um betta maltratou algum guppy ou é só por ouvir contar que pode maltratar. Não será ao contrário, isto é, a regra é não ligar e a excepção maltratar?

Achas que um betta confunde um guppy com um da sua espécie? Achas isso possivel? Eu não acredito nisso.

Se alguém aqui do forum tiver exemplos de bettas que mataram guppys que digam.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi ppl!

 

Os bettas são super fãs de blood worms, ou minhocas de sangue, que se compram congeladas ou a artémia (como ja alguém mencionou) tb congelada, que se compra em boas lojas de aquariofilia banana rock

 

Sonita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, ppl. Desde já, queria informar-vos que já existem montes de tópicos com as vossas dúvidas sanadas.

 

Em relação ao Betta posso dizer que é um peixe solitário e que não gosta de exibicionistas (exemplo: outro macho Betta), é por este mesmo factor que eles não se suportam. A meu ver a regra é: Junto a Bettas não se deve ter peixes exibicionistas (Guppys, Espadas, etc.) nem territoriais (Ciclideos). Razões: o Betta é um peixe vaidoso e territorial (simples).

 

Alimentação: Artémia é excelente, mas como disse o Brotas, nós não comemos só bife. Atenção: o Betta, por norma, come muito pouco e não luta pela comida, pelo que, num comunitário, pode ter problemas.

 

Habitat: O Betta é um peixe tropical, requer água aproximadamente a 25º. Água fria para o Betta é como se nás tivessemos um Inverno rigoroso o ano todo. É uma maldade e um teste à capacidade de resistência do mesmo. Não ponham o Betta à prova, dêm-lhe condições.

 

Mais uma vez insisto, antes de adquirirem um animal de estimação, procurem informação adequada, senão teremos mortes indesejadas. Não podemos seguir este rumo, adquirir e depois estudar. Tem que ser ao contrário. Em situações normais, só temos filhos quando lhes podemos dar condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas conheces exemplos em que um betta maltratou algum guppy ou é só por ouvir contar que pode maltratar. Se alguém aqui do forum tiver exemplos de bettas que mataram guppys que digam.

 

Também nunca vi dois bettas machos matarem-se mas é senso comum que o farão... o mesmo sucede relativamente a outras combinações como barbos vs. guppies vs. bettas. Por já estar prevenido para estas situações, tentarei sempre evitar ao máximo.

 

Tal como indicou o user "regal", que me parece ser das pessoas com conhecimento mais profundo neste fórum do perfil dos bettas, este último é um peixe solitário que não gosta de "exibicionistas", onde se enquadram os da própria espécie, guppies, espadas, etc.

 

Há contudo excepções, eu próprio mantenho com sucesso barbos e guppies no mesmo tanque mas... é a excepção e não a regra.

 

banana rock

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais