Temperatura Das Tpas


Carlos Silva

Recommended Posts

No meu aquario de 120 lts vou começar a fazer TPAs de pelo menos 20 lts. Gostava de saber se esta água pode estar à temperatura ambiente (9 graus) ou tenho que utilizar algum método e repô-la à temperatura do aquario (26 graus). Tenho receio que haja uma redução significativa e repentina da água. Já tenho 2 ocelaris, 1 lysmata e 3 turbos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aquario de 120 lts vou começar a fazer TPAs de pelo menos 20 lts. Gostava de saber se esta água pode estar à temperatura ambiente (9 graus) ou tenho que utilizar algum método e repô-la à temperatura do aquario (26 graus). Tenho receio que haja uma redução significativa e repentina da temperatura da água. Já tenho 2 ocelaris, 1 lysmata e 3 turbos.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Normalmente, eu coloco os bidons durante uns tempos junto a um aquecedor eléctrico até atingir sensivelmente a temp. da àgua do aquário. Depois, tiro a àgua do aquário e coloco a àgua nova com uma mangueira de silicone como as das bombas de ar.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aquario de 120 lts vou começar a fazer TPAs de pelo menos 20 lts. Gostava de saber se esta água pode estar à temperatura ambiente (9 graus) ou tenho que utilizar algum método e repô-la à temperatura do aquario (26 graus). Tenho receio que haja uma redução significativa e repentina da água. Já tenho 2 ocelaris, 1 lysmata e 3 turbos.

 

Boas Carlos.

 

20 litros de uma TPA em 120 Lt de aquário é capaz de descer a temperatura em 1 a 2º digo eu :). Nada como o imperismo. Experimentas e vês se descer mais do que 1-2 graus então compensa utilizares o método que o octopus utiliza.

 

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu costumo aquecer a água antes de colocar! Conheço pessoas que não aquecem, mas a água não costuma estar com uma diferença tão grande de temperatura!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu costumo aquecer a água antes de colocar! Conheço pessoas que não aquecem, mas a água não costuma estar com uma diferença tão grande de temperatura!

 

Abraços,

Pedro.

 

Boas,

Eu utilizo um daqueles aquecedores de resistência eléctrica que as velhotas utilizam para aquecer os pés.

Pedro, como aqueces a àgua? Já vi aquecer àgua em panelas de alumínio. Penso que se estará a introduzir resíduos de alumínio na àgua. Será ou não prejudicial ? Penso que seja mais práctico e fiável o meu método. Se houver novas ideias ou sugestões........... serão benvindas.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem não tenho o costume de aquecer a água, geralmente vem directamente do mar, acerto o pH e aumento o KH na hora e faço a TPA. Geralmente a temperatura diminui dos 26º para os 24º mas parece não afectar nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Boas,

Eu utilizo um daqueles aquecedores de resistência eléctrica que as velhotas utilizam para aquecer os pés.

Pedro, como aqueces a àgua? Já vi aquecer àgua em panelas de alumínio. Penso que se estará a introduzir resíduos de alumínio na àgua. Será ou não prejudicial ? Penso que seja mais práctico e fiável o meu método. Se houver novas ideias ou sugestões........... serão benvindas.

Abraço,

Paulo

 

Desculpa lá Paulo, mas dei uma gargalhada ao ler a tua mensagem! Achas que ia aquecer a áqua assim? Népia, no jarrican onde tenho a água (osmose) aqueço com um termoestato de aquário, claro, e depois coloco o sal e voila! Como não tenho como ir buscar água natural, o meu carro avariou desde a o primeiro dia (não tenho :roll: ), por isso faço em casa!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora...como isto é fisica um bocadinho para o básica...

 

1g de água para aquecer 1º C precisa de 1cal, se teem 100Kg de água

 

( =100l vamos ignorar densidade de 1.024 e usar 1 e assumir agua pura, que é pouco relevante como vão ver)

 

a 26ºC tem 2600Kcal em energia (acima dos 0º) se juntarem 20 Kg de água á temperatura ambiente de uma casa ( 15º? já é frescote...) estão a adicionar 300Kcal ou seja ficam com 2900Kcal para 120Kg de água o que dá 24,15Kcal ou seja 24.16º+-

 

mas se considerarmos a massa das rochas areão e a sua capacidade calorifica,etc... a temperatura nem 1º deve baixar. No entanto o choque é se a agua for adiconada directamente ao aquario ja que a mistura não é imediata podendo os peixes passar por bolsas de água mais fria...

 

mas a verdade é que no oceano sempre que nadam para cima ou para baixo a temperatura muda, quando apanham correntes diferentes podem apanhar temperaturas diferentes...

 

e atenção que não é por um peixe levar um banho de agua 2-3 graus mais frios durante uns segundos que a sua temperatura corporal muda... no pico do verão se levarem com uma brisa gelada durante 2 segundos...não é por isso que deixam de continuar com calor na proxima hora.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou dizer-vos como faço as TPA´s:

Ponho agua a ferver do esquentador dentro duma geleira (dessas que se levam para os piqueniques ou trazer os kilos de peixe quando eles vão à pesca)até meio e coloco 2 garrafões com a agua de reposição dentro da geleira. Em menos de 5 minutos tenho agua a 25 graus. E esta ?

A isto chama-se Banho Maria.

Abraço

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou dizer-vos como faço as TPA´s:

Ponho agua a ferver do esquentador dentro duma geleira (dessas que se levam para os piqueniques ou trazer os kilos de peixe quando eles vão à pesca)até meio e coloco 2 garrafões com a agua de reposição dentro da geleira. Em menos de 5 minutos tenho agua a 25 graus. E esta ?

A isto chama-se Banho Maria.

Abraço

Carlos

 

 

Eu chamo carga de trabalho... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Agora fiquei com uma dúvida.... as minhas TPA deverão rondar os 15% de 2 a 2 ou de 3 em 3 semanas. Tenho um termoestato livre pelo que posso aumentar a temperatura da água de Osmose até aos 26º para a TPA.

A minha questão é o Sal.... adiciono antes ou depois de aquecer a água? E quanto tempo demora o sal a dissolver? Tenho de ter uma bomba para o efeito ou basta mexer a água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais