Marco P Fonseca

Membro
  • #Conteúdo

    286
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

5 Seguidores

Sobre Marco P Fonseca

  • Aniversário 05/22/1975

Formas de Contacto

  • AIM
    mpfonseca1@sapo.pt
  • MSN
    mpfonseca1@sapo.pt
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Faro (Faro)
  • Localização
    faro

Quem visitou o meu perfil

3274 visitas ao perfil

Marco P Fonseca's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Com toda a franqueza, é o melhor amigo que tenho no Algarve. Grande maluco e um verdadeiro aquariofilo. Sempre franco e honesto e um bom camarada.

  2. Fui ver hoje ao vivo e está muito bom. O movel DYI esta bem esgalhado e Adorei os FX5, são simplesmente brutais!!! Sempre quis ter um destes mas os preços é que não eram nada convidativos na altura em que foram lançados no mercado mas tem uma imagem brutal, melhor que qualquer outro filtro que conheço. Agora é por isso a trabalhar e colocar ciclidios de muito boa qualidade Sr Herlander. Aqule abraço.
  3. HUUUUUÁÁÁUUUUUUUU!!!! Que aquário Fantástico! Ainda não tinha visto o teu "Malawi" Rui e é absolutamente soberbo. Bom gosto, brilhante, imaginativo e com aspecto saudável. Não faz parte das minhas preferências este tipo de biótopo como tu sabes, mas é de engrandecer todo o esforço que tens feito para teres o teu projecto como o idealizaste, adorei. Vou seguir o teu tópico atentamente porque vale a pena, esta muito fixe. Agora vou "vazar" que já estou a fazer figura de urso! Vemo-nos no jantar no mês que vem. Aquele abraço.
  4. Olá, os azuis são cilidios da américa central "Archocentrus nigrofasciatus", altamente violentos em epoca de acasalento por sinal, e os outros parecem-me ser "Neolamprologus brichardi" do lago tanganyka e alguns joias "Hemichromis bimaculatus"
  5. Sempre houve aquários em minha casa, recordo-me de ver os grandes aquários de escalares que o meu pai mantinha na sala de jantar em Moçambique, e ficava fascinado a contemplar tudo aquilo que na altura me parecia gigantesco. Posteriormente quando fiz 14 anos recordo-me do meu pai ter-me oferecido no dia do meu aniversário um pequeno aquário de 60 Lt. Depois de ciclado levou-me a uma loja de animais para comprar o meu primeiro peixe (nunca mais me esquecerei) um cauda de espada macho. Desde então a aquáriofilia tornou-se parte integrante da minha própria vida, já lá vão 25 anos. O mais curioso é que em casa dos meus irmãos existe pelo menos um ou dois aquários montados tendo o vicio alastrado a todos, sendo o meu pai o mais antigo nas lides mantendo também ele o seu aquário comunitário em óptimas condições ainda hoje. Esse sim é que é o verdadeiro aquariófilo para mim, com mais de 50 anos nestas andanças.
  6. O Daniel tem razão, o cabo é colocado encostado ao vidro inferior seguido pelo substrato fértil terminando com o areão como ultima camada. As vantagens destes cabos geralmente não se notam muito a primeira vista mas dizem favorecer o bom desenvolvimento das raízes das plantas porque evita aquilo que se diz na gíria "pés frios" mantendo uma temperatura homogenia em todo o aquário já que a água mais quente tem tendência a subir e a fria mais rica em oxigénio a descer, provocando uma circulação mais efectiva que irá favorecer um maior desenvolvimento das bactérias no substrato e por sua vez uma melhor redução dos resíduos.
  7. Viva João, aquário muito porreiro!!! Já há novidades em relação a novas introduções ou está tudo calmo? Se precisares de novas especies passa na BF que o João tera gosto em oferecer-te algun exemplar! (tem para lá ciclidios na loja que já chateiam.) Abraço.
  8. Ufa!!! Acabei de ler as cinco paginas do teu tópico e reparei que te tens mantido ocupado nos últimos tempos, grande Verissimo!! Adorei o teu projecto e o novo layout, tem uma imagem mais "limpa" e mais natural, pessoalmente agrada-me ver os reffes com um aspecto mais "leve". E os corais, estão simplesmente espectaculares. Muito bom. Parabéns pelo teu desenvolvimento e continua a postar, gostei muito. Abraço
  9. Olá Pedro! Realmente é uma boa ideia e já tenho falado com alguns aficionados em relação a esse asunto, a dificuldade passa pelo facto do algarve não ser pequeno, e há pessoal neste hoby desde V.R.S.A a Lagos, o que dificulta muitas vezes o contacto uns com os outros, (será que há alguem de Sagres???...) Outra das coisas que tenho reparado nas conversas que mantemos, inclusive nos jantares que já realizamos, é que quem mantém salgados não tem assunto para quem mantém discus ou ciclidios ou mesmo plantados e vice-versa, e claro acabam por entrar no tédio uns com os outros e formam-se grupos muito especificos, inclusive dentro da mesma especialidade há subgrupos de aficionados que não são compativeis a nivel de perssonalidade e entram em choque uns com os outros. Portanto creio que para se poder formar uma especie de "clube de bons amigos" tem que se ter a mesma especialidade ou então como tenho visto, dá para o torto. Um abraço. Marco Paulo Fonseca.
  10. Viva Alberto! Muito bonito o teu aquario, gostei bastante da composição e das cores. Nota-se realmente que é um sistema bastante saudavel, e com bom gosto e atenção aos promenores por parte do seu criador. Abraço.
  11. Nuno, está mais do que debatido é verdade, que nem todos os equipamentos são tão necessarios para o bom desenvolvimento de um reef, e nem tudo o que se diz em relação a utilização de uma serie de equipamentos pode trazer o sucesso e o equilibrio ao nossos aquarios, mas a bem da verdade é importante salientar que o uso de escumadores e de reactores de calk ajudam notóriamente o desenvolvimento e a estabilidade embora, se possam utilizar outros processos para atinjir os mesmos fins, como tpa´s mais frequentes de forma a baixar a quantidade de proteinas, ou a reposição de produtos compostos de duas partes (Kh/Ca) para manutenção de uma boa reserva alcalina e de calcio. Pesoalmente não estou a utilizar nem reactor nem escumador e consigo manter no meu aquario SPS e LPS com sucesso, mas utilizo outros "truques" de forma a estabilizar os meus parametros e a ter bons desenvolvimentos a nivel de crescimento. Resumindo, acredito que é possivel a manutenção de um reef (atendendo ao tamanho) sem esses equipamentos, mas devemos faze-lo sem esquecer as necessidades basicas para o "bom" desevolvimento dos nosos peixes/corais, nem que para isso se tenha que utilizar outro tipo de alternativas viaveis que creio não passarem só pela adição de estroncio e de iodo.
  12. Mesmo assim é obra ter que manter em optimas condições tantos aquários, imagino só a despesa em testes, alimentação, tratamentos e afins...
  13. Doze aquários... é obra! Se eu demoro quase duas horas para efectuar as minhas tpa`s e a afinar parametros e respectiva limpeza, imagino com tantos como tu tens, deves demorar quase o dia todo. Mas devo dar-te os parabéns pelo teu trabalho, isso é que é amor ao hoby...
  14. Bem... foi dificil mas as lámpadas já chegaram. Obrigado a todos os intervenientes pela ajuda. Abraços.
  15. Faz-me esse favor amigo Pedro e obrigado pela tua disponibilidade. Abraço.