receita caseira de co2


Raider

Recommended Posts

olá pessoal.

tenho um pequeno problemo.

Pesquisei mto sobre o assunto, e resolvi injectar co2 pelo modo caseiro. o que se passa é que a receita não parece resultar comigo. e já procurei em diversos sites.!!! o que será que estou a fazer mal? desculpem a ignorancia.

juntei numa lata de 2l 2 copos pequenos de acuçar e 2 colheres de fermento em po royal e 1 litro de água. e misturei. e nada. nem uma bolhinha.

Até pensei que havia algum problema com o isolamento, e toma lá mais silicone na tampinha. mas novamente nada.?!?!

como se faz?? descrevam-me por favor a receita o mais detalhadamente possível incluindo se misturámos realmente o acucar e o fermento, se agita-mos, etc.

 

cumprimentos a todos

 

p.s. e obrigado a este forum e a todos os responsáveis por ele que esforçadamente continuam a ensinar muitos "viciados" neste maravilhoso hobby. continuem o bom trabalho. e se precisarem algum dia da minha ajuda, por pequena que ela seja, é só pedir.

 

fiquem bem

" Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe."

Georg Simmel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é mesmo o fermento!!! penso que o fermento royal não dá, tem de ser fermento de padeiro que é castanho, uma marca que podes encontrar nas grandes superfícies é fernipan!! Procura na zona dos bolos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Então aqui vai:

 

Isto é para uma garrafa de 2litros:

 

1.5l de àgua morna;

 

1 chávena e 1/2 de chá de açucar branco;

 

1 Colher de chá de Fermento Biológico(Por exemplo Fermipan)

 

1 Colher de chá de Bicarbonato de Sódio;

 

Juntas tudo num recipiente e mexes até dissolver bem, colocas na garrafa de 2 litros e deverá funcionar ao fim de +/- 1 hora.

(Tenta com que a garrafa tenha o minimo de fugas possiveis)

 

Se passada uma hora +/- não funcionar não desistas, deixa lá estar mais tempo.

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma duvida :arrow:

 

O bicarbonato de sodio pode ser substituido pelo fermento que ele tem da royal?

 

É que eu nao encontro bicarbonato de sodio assim "puro", e essa embalagem parece conter bastante percentagem.

 

Peço desculpa ao autor do topico por ter colocado aqui a pergunta, mas penso que nos ira ajudar aos 2. :arrow:

 

Abraço,

 

Ricardo Pinto

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não arranjas bicarbonato de sódio?

estranho...pensei que fosse fácil de arranjar...procura bem, numa grande superficie terá de existir...

(perto do tal fermento Royal)

o que eu tenho é produzido pela Solvay Portugal...

 

A titulo de curiosidade...

Produzimos a melhor matéria prima para produção do bicarbonato de sódio, vêm camiões de Espanha buscar a tal materia prima portuguesa, a uma fábrica que tem instalações que têm mais de 40 anos...e eles têm empresas com 5 anos que não conseguem produzir com a mesma qualidade...

mais barato talvez, mas eles vem cá buscar o nosso produto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Riklos, penso que não, tens mesmo de colocar a dose de bicarbonato.. Pra comprares basta ires a uma farmacia que lá encontras. Relativamente ao fermento, é mesmo esse o problema dele, o uso do fermento errado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionar Co2 provoca sempre uma diminuicao do ph?...Caso nao provoque do k é indicador?(pois...nao uso e nao tenho variacoes de ph :arrow: ou :arrow: )

 

O fermento k utilizo é o "Vahiné"(7gr )...composicao:fermento de pad eiro desidratado,emulsionante:E491

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bicarbonato é apenas para que o pH não desça muito, se tiveres água com pH altos nem precisas de colocar bicarbonato de sódio.

 

podes também usar uma pedra calcária dentro da garrafa...mas há maneiras menos "complicadas"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos por os vossos conselhos e relatos, e qualquer outra duvida colocada é sempre bem vinda.

 

Sei que o bicarbonato de sódio é um tamponador, mas sempre me aconselharam o bicarbonato de potassio pois o de sódio torna-se prejudicial às plantas ao fim de algum tempo

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...carbonato+sodio

 

mas já agora, como é que o bicarbonato ajuda a manter o ph estável, se o que é injectado no aqua é apenas co2 (julgo eu, mas corrijam-me se tiver enganado)?

 

cumprimentos

bruno

" Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe."

Georg Simmel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Riklos disse:

 

Peço desculpa ao autor do topico por ter colocado aqui a pergunta, mas penso que nos ira ajudar aos 2.  

E eu também... pois no tópico citado pelo Raider tanto eu como Nvpa pretendíamos saber:

 

Já agora , onde se compra e quanto custa o bicarbonato de potássio?

 

Como entretanto não chegou resposta :( , renovo as desculpas e volto à carga... :) Se alguém souber, não se acanhe :)

 

Cumps,

 

Carlos Silva

 

 

O meu começo na aquariofilia:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856

Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bicarbonato de potássio no aquário compreendo, mas nas garrafas não há necessidade...

:)

 

O fermento com todo aquele açucar mata-se a ele próprio produzindo alcool (não há como evitar) e baixando a acidez (aqui resolve-se com os tais bicarbonatos)...

é a razão de colocarmos o tal bicarbonato.

para que ele produza CO2 por mais uns dias.

 

este é um sistema independente do aquário até certo ponto, a única troca que deveria ocorrer era mesmo só CO2 no sentido do aquário.

 

O bicarbonato não será bem CO2, este aumentará a quantidade dos iões OH- .

 

Simplificando é assim:

 

A água não será bem H2O....quer sizer é mas na realidade os iões H+ e OH- estão "disassociados".

Não me expliquem como ocorre não sou quimico, se estiver a dizer disparates que me corrijem por favor...

 

quantidade igual de OH- e de H+ temos pH 7, mais OH- teremos PH acima de 7, menos proporção de OH- teremos ambientes ácidos (menos de 7 de pH).

A escala não é linear a diferença entre 6 pH e 7 pH não é o dobro da 6.5 pH para a de 7 pH...as coisas não são o que parecem...

Há tabelas com os valores das diferenças da proporção nos iões ...mas não sei de cor.

Um ácido qualquer também aumenta a concentração dos iões de H+...

 

O fermento não se importa com o aumento do Na (sódio)...mesmo nada...

 

tenho ouvido de muita gente a seguinte teoria:

 

O que geralmente mata o fermento não é a falta de açucar, nem o pH (vai depender do KH da água que usamos para encher as garrafas), mas sim o terrivel alcóol, que não é mais do que o resíduo tóxico produzido pelo próprio fermento depois de "digerir" o açucar...

 

espero ter ajudado...

 

Abraços!

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

António Vitor disse:

Bicarbonato de potássio no aquário compreendo, mas nas garrafas não há necessidade...  

 

E era mesmo para o aquário que estava a pensar... :( Só que me dava jeito uma dicazita onde o vou descobrir... :)

Já me disseram que provavelmente só naquelas farmácias especializadas em preparações e o tempo é escasso para me deslocar... As outras começam a não ter determinados compostos. Já não há muitos clientes a encomendarem aquelas mézinhas e receitas caseiras de mil nove e carqueija. Para além disto, parece que por exigências comunitárias se tornam necessários determidados formulários e certificados, quantidades minímas e prazos de validade apertados que deixam fora do alcance da maioria de estabelecimentos. Foi o que me disseram quando procurei também entre outras coisas, por sulfato de magnésio (sais de epson) para adicionar à mistura de hortrilon.

 

Quanto a opiniões sobre a produção caseira de CO2 e eventual utilização de bicarbonato de sódio, entre muitas outras coisas, aqui fica este link para quem possa ser util:

 

http://www.qsl.net/w2wdx/aquaria/diyco2.html

 

Cumps,

 

Carlos silva

 

 

O meu começo na aquariofilia:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856

Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum...

experimenta neste sitio:

 

http://www.guianet.pt/profile/vreis/

é em lisboa...

terás de encomendar previamente os produtos...(telefona)

 

repara que 500G de sulfato de magnésio ou potássio dá-te para décadas...

:)

não precisarás de grande pureza, mas usualmente é garantida grande pureza, mas mesmo 90% serve...compra a mais barata...

:(

 

gastei 10 euros (acho que foi menos):

 

500 gramas de sufato de magnésio

(98,5% pureza minima)

 

e 250 gramas de sulfato de potássio

(pureza minima 92%)

 

O sulfato de magnésio vem associado com moléculas de H20...

7 H2O para cada MgSO4, é a forma estável...é desta que tenho, não conheço sulfato de magnésio de outra forma...

 

só precisarás destes dois para juntares ao hortrilón...não precisas de mais nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

gostava de conhecer melhor:

 

sulfato de magnésio

sulfato de potássio  

hortrilon

 

Para que fim são usados e como

 

Sabem como é que é, a curiosidade matou o gato mas se neste caso

puder ajudar o aqua não se está nada mal

 

Fertilizante para plantas...

dilui-se em água e dá-se na forma dissolvida

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais