The Survivor - ***actualização 19/09/2007***


emerson

Recommended Posts

Atalho para actualização AQUI

 

Vou começar a história do começo...

Na loucura de voltar a ter um aqua, comprei o mesmo, e sem me actualizar (já tive aqua a uns 10 anos atras, na época em que filtro de fundo era o que havia de melhor) acabei montando o que podem ver abaixo:

 

aqua_luz_off.jpg

 

Depois de algumas frustrações, arrependimentos (ter comprado com filtro incluido, luz e etc) e de muita leitura, resolvi hoje colocar o inicio do meu aqua, que pretendo ser um plantado.

 

<span style='font-size:25pt;line-height:100%'>Setup:</span>

Montagem:21 de Outubro de 2006 (alterado em 20 de novembro e concluido em 6 de dezembro)

Tamanho/litragem em brutos: 100x35x40 - 120 litros Brutos

Iluminação: Calha DIY 4x15W + 3x30W = 150W Economizadoras 6400K (ligadas das 12hrs as 0hrs) (pretendo fazer um moonlight das 0 as 2)

Termostato: Aquamatic Plus 200W + Aquamatic Plus 100W

Filtro: Resun SP 1800L 1000L/H Interno (Esse mês ainda comprarei um Ehein Ecco 2236)

Co2: aquaristic.tec CO2 complete plant 500g (1 bolha a cada 4s)

Fertilização: ab aqualine terrapur (Como sou novo nessas andanças não me aventurei a grandes saltos nessa área)

Substracto: Tropica Aquacare Plant Substrate 5L + 10L de areao por cima

TPAs: Aos sábados, 20% (no 4º sábado 35%).

 

Flora:

 

Tronco: 3 posicionados de maneira a parecer 1 só.

 

Blyxa Japonica

Eleocharis acicularis

Ludwigia glandulosa (''perennis'') (gosto muito dessa planta)

Riccia

Ceratophyllum demersum

Ludwigia repens

 

As duas ultimas, não estavam nos meus planos, porém o aqua estava meio vazio no meio (era pra ter glosso

mas não estou conseguindo - culpados: plecos e corys)

 

Fauna:

 

Escalar (Pterophyllum scalare) - 3

Escalar (Pterophyllum altum) - 1

Barbus conchonius - 4

Tetra Preto (Gymnocorymbus ternetzi) - 4

Neon Negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi) - 5

 

Equipa de Limpeza

 

Corydora schwartzi (Corydoras schwartzi) - 4

Corydora albina (Corydoras spp.) - 2 (são filhotes ainda, comprei assim)

Plecostomus (Hypostomus punctatus)- 2

Plecostomus (Hypostomus, Liposarcus spp.)- 1

 

Invertebrados

 

Ampularia (Pomacea bridgesi) - 2

 

Sei que estou um pouco sobrelotado, mas ao que parece está indo bem, pois tenho o nivel de amonia sempre entre 0 e 0,2.

 

Vamos as fotos.

 

Lado Esquerdo

aqua_esq.jpg

 

Lado Direito

aqua_dir.jpg

 

Meio

aqua_meio.jpg

 

Uma Lateral

aqua_perspectiva.jpg

 

Geral (minha máquina esta tirando fotos horriveis sem flash, por isso tive que tirar essa com flash pra ficar um pouco melhor, sorry :P )

 

aqua_panoramica.jpg

 

PS.: Alguns pontinhos de luz colorida é da gambiarra da arvore que não lembrei de desligar (só agora vi...)

 

Não é dos melhores, mas esta plantado a pouco tempo (a blyxa chegou para mim quarta-feira passada) e o aqua passou por muitas mudanças (aumento de luz, co2, plantas novas, troncos).

O trabalho não me deixa cuidar mais dele, mas agora penso estar em um bom caminho, precisa desenvolver-se (penso eu).

 

A pedra é uma experiencia, estou com a ideia de colocar algumas, mas estou vendo como ficará com a riccia. (experiencia que caso não consiga o tapete ali no meio, estou tentando imaginar algo com pedras ali, não sei se ficará bom, mas...)

 

Sei que tem um "buraco" no meio, ali era glosso, mas não está fácil, estou pensando em optar por Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' ou Utricularia graminifolia, ainda estou em dúvida e aceito sugestões.

 

Espero que gostem, críticas construtivas são bem vindas, estou aqui para aprender.

 

O nome do Aqua explico AQUI

Editado por emerson

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como dizem por aqui, quando não comentam é por que não está espectacular, nem mal feito, está normal... já não está mal :shock:

 

gostava é de umas sugestões dos mais experientes se devo mudar algo (ou se calhar tudo (:lol:) ...

Obrigado

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bom o aquario, para melhorares experimenta colocar um papel de fundo e trocar o areão :wink:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também é uma verdade... tenho que ver o desenvolvimento e com as podas ir plantando ele mais certo?!

 

Obrigado pelos comentários...

 

Emerson

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Emerson

O teu aqua está muito agradável e tem bastante potencial. Faz-me lembrar o meu no inicio... dá tempo à acicularis para crescer e espalhar-se, coloca um fundo simples...como tu dizias, preto ou azul...vai duplicando, trplicando o volume de plantas com as podas e em breve vais ter uma agradável surpresa. A única coisa que mudava, sinceramente, era o areão...mas isso já depende de gostos pessoais... ser diferente também é bom... imagina se fossemos todos iguais! :wink:

Vai em frente... essa é a minha sugestão para ti!

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado pelas sugestões e críticas, assim consigo aprender melhor e fazer o aqua evoluir.

 

Ricardo, obrigado, ainda está no inicio e tenho muito a aprender ainda.

 

Jampex, tentei utilizar a proporção, mas o tronco na realidade são 3 juntos, por trás eles estão amarrados com fio de pesca. No inicio era apenas o troco do meio, não tinha as "pontas, e entao tinha a regra certinha, mas achei que o tronco mais parecia uma rocha que um tronco, entao arranjei os outros dois e dei aquela forma a eles. Vou aguardar as plantas desenvolverem-se mais, para entao fazer uma poda valente e poder chegar o tronco um pouco mais para a direita (de quem olha o aqua de frente, claro) re-criando a proporção de ouro.

Obrigado pela dica :lol:

 

Boas Emerson

A única coisa que mudava, sinceramente, era o areão...mas isso já depende de gostos pessoais... ser diferente também é bom... imagina se fossemos todos iguais! :lol:  

Vai em frente... essa é a minha sugestão para ti!  

Abraço,

Marinho

 

Grande Marinho!!

 

Obrigado pela sugestão, já agora, o que acha que deveria usar?? É uma hipotese a se pensar, quero ver o aqua bonito e se mudar o areao pode deixá-lo mais perto disso, vamos estudar o caso :lol:

 

Uma observação, estou fazendo uma experiência, ontem a tarde diminui as bolhas de CO2 de 1 a cada 4 segundos para 1 a cada 3 segundos... vamos ver até domingo se noto diferença, notei que a riccia gostou, vamos ver o restante.

 

Tenho que fazer uma grande observação aqui que tinha me esquecido, um especial agradecimento ao Helder (vitlated) pelas dicas, concelhos, ajuda nas plantas e outros ensinamentos. Quem não conhece vale a pena ir no site dele. Helder, obrigado por tudo! Se evolui da tentativa da primeira montagem para a remodelação total devo a vc e ao fórum.

 

Obrigado novamente a todos pelas sugestões e elogios...

 

Grande Abraço,

 

Emerson

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei o fundo preto, penso pra próxima semana ter o novo filtro, assim terei mais espaço no aqua e espero ter uma melhor filtragem :silly:

Amanhã tiro fotos e coloco no ar.

 

Marinho, não respondeste do fundo ainda :lol: estou aguardando tua sugestão...

Aqua_boy, sugestão anotada, vamos ver se vou mudar mesmo o fundo

 

abraço a todos e Obrigado.

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passado as festas, a ressaca das bebedeiras e comidas...

Hoje tive tempo para postar as fotos... agora já com o fundo preto porém ainda com o filtro interno, esta semana devo receber o externo.

 

Aqui uma geral do aqua

 

aqua_24122006.jpg

 

Lado esquerdo

Aqui podemos perceber que minha experiência com riccia não foi muito feliz... Vou optar para o musgo (penso eu).

No entando, se repararem na foto do Centro do aqua vão reparar uma pedra, isso é uma experiência pra ver o desenvolvimento

da riccia no fundo do aqua, estou pensando em um tapete... mas são pensamentos ainda, requer amadurecimendo da ideia :)

 

aqua_esq_24122006.jpg

 

o Centro

 

aqua_centro_24122006.jpg

 

Lado direito

 

aqua_dir_24122006.jpg

 

Outra Geral (sem flash)

 

aqua_B_24122006.jpg

 

Podem reparar que já andei fazendo umas podas a Ceratophyllum, e estou espalhando ela.

A Ludwigia glandulosa está crescendo muito bem ao meu ver, mas preferir nao podá-la ainda.

A Ludwigia repens depois que passei o CO2 para 1 bolha por segundo está se desenvolvendo bem também, começo a gostar dela :sleeping:

 

No geral, estou satisfeito com o desenvolvimento, a blyxa começa a dar sinais de crescimento (mais CO2 penso eu) estou um pouco triste com a Eleocharis acicularis, as mudas que plantei não crescem, porém estão saindo vários rebentos delas, mas está meio devagar.

 

Estou precisando de ajuda sobre a Eleocharis estar lenta, pode ser o substracto? Falta de algo? Estou "encucado" com isso e pensando em lah pra Fevereiro mudar o substracto... arranjar uns bidoes de 20l, tirar a agua, peixes, plantas, mudar o substracto e voltar a montar... sei que é radical mas...

Um abraço a todos...

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hey

esse aquario tem ai um salganhada de peixes... hehe

 

 

Estas querendo dizer o que? Esse é o tipo de post que além de não acrescentar nada, cria intrigas no fórum não achas?

E lhe respondendo, é um comunitário, será que é por isso que não tem 1 ou 2 espécies só!?

Se tem críticas a fazer, as faça, mas faça completamente e com embasamento técnico ou experiência ok?!

E de mais a mais... Não disse algo como: "Teu aqua é horrivel, falta hardscape..." ou "Verifica o tipo de FLORA antes de dizer q é a, b ou c"...

 

Não importo que critiquem, muito pelo contrário, mas que as faça de maneira educada, com boas ideias e com amizade... só isso...

 

Do mais, Um feliz 2007

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem aqui vai uma actualização rápida, apenas três fotos... Já é tarde e tenho sono banana rock

 

Aqui uma geral...

geral.jpg

 

Lado esquerdo

esq.jpg

 

Lado direito

dir.jpg

 

Alterações

 

Finalmente tenho meu filtro externo, um Ehein Ecco 2236, fiquei satisfeito com a compra.

 

Flora

 

Ceratophyllum Demersum - estou fazendo no fundo uma parede delas... conforme cresce, eu podo e replanto, quero preencher uma parte do fundo com ela.

 

Ludwigia repens - resolvi retirá-la de onde estava e plantei no canto direito, na frente... tenho a intenção de fazer ali um arbusto ou uma coluna. Sei que não costuma-se usar plantas de crescimento grande na frente, vou tentar, vamos a ver. Nesta semana da mudança de lugar, notei que esta um pouco mais lento o crescimento, nada além do normal, pois a retirei toda de um ponto, e trouxe para outro (imagino eu :angel: ).

 

Ludwigia glandulosa - vai ser a floresta para tapar filtro, Co2 e separar a parede de Ceratophyllum e Lud. Repens.

 

 

Um abraço a todos...

Editado por emerson

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Emerson

 

Hum, estou a ver que tens fotos de melhor qualidade, essa maquina nova veio ajudar.

 

Tens muitos peixinhos dentro desse teu aquario, é dificil de ter plantinhas sem serem depenicadas, tou a ver que os teus peixes por vezes devem dar umas mordiscadas.

 

Tens um lado eskerdo muito compacto, mas o lado direito ta um pouco eskecido, lol.

 

Os peixes parecem saudaveis, e nada ha a apontar, desejote as maisores sortes.

 

Abraço

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Emerson

 

Hum, estou a ver que tens fotos de melhor qualidade, essa maquina nova veio ajudar.

 

E como ajudou, o fotógrafo não ajuda muito lol, mas agora tenho um "brinquedo" em condições...

 

Tens muitos peixinhos dentro desse teu aquario, é dificil de ter plantinhas sem serem depenicadas, tou a ver que os teus peixes por vezes devem dar umas mordiscadas.

 

Sabe que raríssimas vezes os vejo "beliscando" as plantas...

Mantenho uma alimentação variada (apesar de não utilizar alimentação viva) penso que com isso estou evitando ataques a salada :agrue:

 

Tens um lado eskerdo muito compacto, mas o lado direito ta um pouco eskecido, lol.

 

Achas que o lado esquerdo está muito carregado?! Deveria suavizá-lo um pouco?! Tipo retirando alguns pés de blyxa!?

 

O lado direito penso que daqui umas 3 semanas vai estar como eu quero... Vamos ver...

 

Agradeço as tuas dicas, sempre me ajudam #food

 

Um abraço

 

Emerson

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas para verem a evolução, posto hoje uma geral e uma do lado direito.

 

Quero também fazer uma observação, o amigo Var3z chamou-me a atenção quanto ao facto da

planta que eu pensava ser uma Ceratophyllum demersum, na realidade é uma Limnophila sessiliflora... Obrigado :multi:

 

Vamos as fotos

 

Lado direito

dir.jpg

 

Geral

geral.jpg

 

As Fotos não estão muito boas, (estou cansado do trabalho :crazyeyes: ) tirei mesmo para verem o desenvolvimento da Limnophila sessiliflora, ainda não está como eu quero mas... vai chegar lá :)

Para a semana terei uma surpresa para mostrar a todos... fica o suspense...

 

Um abraço

Editado por emerson

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Vamos a uma actualização após algum tempo sem fotos...

 

Quero chamar a atenção a dois pontos.

 

O bom desenvolvimento da Limnophila sessiliflora (que tem se mostrado uma "praga", pois tenho feito quase 3 podas semanais).

E o segundo, que é a surpresa que tinha dito na outra mensagem, é o facto de ter recebido os novos In-Out para o filtro.

Todo em vidro, com uma qualidade excelente. São produtos Natural Aquario, by Vitlated.

 

Vamos as fotos.

 

Uma geral

 

geral.jpg

 

Lado Esquerdo

 

esq.jpg

 

Lado Direito

 

dir.jpg

 

Meio

 

meio.jpg

 

Detalhe do out

 

in.jpg

 

Tenho um pouco de riccia solta, estou ficando farto dela, devo trocar por musgo.

Aguardo comentários.

Obrigado

Editado por emerson

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

visto que minha ultima actualização não recebeu nenhum comentário, e como dizem por cá, quando não recebemos

comentário algum é porque não está mal, e não esta excelente, está ao gosto do dono :|

resolvi fazer uma alterada no layout.

Como poderão ver, tinha três troncos juntos do lado esquerdo, resolvi retirar um e movê-lo para o lado

direito. Também alterei um pouco a disposição das plantas, levanto algumas blyxas para o lado direito, por trás do tronco

coloquei as Ludwigia glandulosa para crescer ali e fazer um contraste com a blyxa atrás. Já a Ludwigia repens levei para o lado esquerdo

na parte de baixo do tronco.

A Limnophila sessiliflora nem preciso fazer comentários, vê se o desenvolvimento.

Fora isso tenho feitos fertilizações com NPK, as plantas agradeceram mostrando nova vida, principalmente a Ludwigia glandulosa que está crescento

e com uma tonalidade muito bonita.

 

Espero comentários.

Obrigado

 

Segue as fotos.

 

Geral

 

geral.jpg

 

Lado Esquerdo

 

esq.jpg

 

Lado Direito

 

dir.jpg

 

Meio

 

meio.jpg

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esta última remodelação acho que ficou óptimo! Ou melhor, ainda pode melhorar com o crescimento e densificação de algumas das plantas, mas a disposição geral ficou muito bem, antes como j+a tinha sido dito, o lado direito parecia um pouco esquecido. Eu como gosto de verde, poria plantas compridas também no lado esquerdo, no fundo, que acho ficarem melhor do que o fundo preto, mas é questão de gosto e quem sabe é quem faz e tem em casa! Cumprimentos Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários e sugestões.

 

Estou pensando em acatar a ideia do Nuno e colocar plantas de crescimento também do lado esquerdo.

Vamos ver o resultado.

Obrigado

 

Um abraço

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Emerson

 

Bom Não podia de deixar de te dar os parabens.

 

Eu acompanhei esse aquario desde inicio, bem do inicio, e quando me enviaste pela primeira vez uma fotos do aquario montado foi tão estranho, o teu areão era de quatzo brilhante misturado com outro, lembro-me de ser dificil de encontrar adjectivos para defenir o aquario sem te deixar triste e desmoralizado. Acabei por conseguir.

 

Neste momento falo nisso porque agora a conversa ja é outra, e os resultados são evidentes. Tens um aquario saudavel e bem cuidado, as blyxas dão-se muito bem no teu layout, se conseguires arranjar aqui no forum mais uns pesitos não ficava mal. o tronco do lado direito (quem olha de frente) é muito bom, e tem muito futuro.

 

Estas de parabens, evoluiste imenso, e tens um aquario bonito. Acredita, não é dificil fazer layout com material de TOP, dificil é ter um aquario belo como o teu e equilibrado, quando temos que nos arranjar com o material disponivel.

 

Um Abraço

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.