1º Aquario 1º Plantado!


sabino

Recommended Posts

Olá a todos! Venho com este topico partilhar a 1ª experiencia que tive em aquariofilia, tendo começado com um plantado. Dado que as vezes faltam as ideias, pretendo tambem com este topico que os interessados no assunto acompanhem a evoluçao do meu aqua e façam comentarios e criticas construtivas de modo a que possa evoluir a coisa mais um bocado, dado que está longe de estar perfeita!

 

Cá vai o setup (actual!):

 

Aqua 100x40x45 - cerca de 180l brutos

Substracto fértil - Uma especie de turfa tratada tipo terra de jardim fervida.

Areão - Medio e negro.

Filtro - Eheim ecco 2234

Iluminação - Calha lifetech 100cm 2x36w + 2x18w (108w) + Dymax ob lightning 90cm 2x18w (colocada mais tarde). Total 150W

Termostato - Jager 200w

Temperatura - 25ºc

pH - 7,0

co2 - comprimido com valvula solenoide e garrafa de 2kg

 

Fertilização:

Macro nutrientes - adiciono nitrato de potassio e fosfato de potassio.

Micro nutrientes - Seachem Fluorish e Tropica Master Grow.

 

Fauna:

Cerca de 25 Pristellas

1 SAE (porque ainda não o consegui apanhar para o tirar de la :roll: )

Camarões Red Cherry

Neocaridina Japonica (Camarões Amano)

 

Flora:

-Hygrophila polysperma

-Hydrocotyle verticillata

-Eleocharis acicularis

-Echinodorus 'Ozelot'

-Anubias barteri var. nana

-Rotala sp. ''Green''

-Rotala rotundifolia

-Rotala sp. ''Nanjenshan''

-Ludwigia inclinata var. verticillata (''Cuba'')

-Vesicularia dubyana

-Vallisneria americana 'Mini twister'

-Hemianthus micranthemoides

-Blyxa Japónica

E mais uma ou duas que agora não me lembro

 

Alem disto o aqua ainda tem 1 tronco grande, vários troncos de videira mais pequenos e 3 rochas vulcanicas.

 

Quanto a fotos, umas mais tremidas que outras mas para já é o que se arranja e aqui seguem por ordem de evolução até a actualidade.

 

Dia da montagem (principio de janeiro de 2006)

Aqui ainda com uma calha DIY que fiz com t8 4x30W (daylight, coolwhite, aquastar e aquaglo)

DSC04814.jpg

 

Esqueci-me de referir em cima que este aqua começou por ser um comunitário de tetras. Entretanto cá em casa chegou-se a conclusao que a calha DIY apesar de eficiente ficava um pouco mal na sala e passei para a lifetech com menos 12w mas bem mais bonita. Em baixo, passado uns meses, já com a luz da nova calha, com mais plantas e ja crescidas e ja bem habitado.

 

DSCF0031.jpg

 

 

Alguns dos peixes que cá habitaram...

DSC00730.jpg

 

FH000017.jpg

 

Uma foto tirada em Agosto...

6-08-20062.jpg

 

Alguns dos actuais habitantes:

 

5-12-20066.jpg

 

Alguns Reds a pastar...

5-12-20067.jpg

 

Um camarão amano...

DSC00709.jpg

 

 

E seguem-se fotos do estado actual...

 

Canto esquerdo

5-12-20062.jpg

 

Canto direito

5-12-20064.jpg

 

Centro

5-12-20063.jpg

 

Segue-se uma um pouco tremida do que se ve quando se entra na sala...

5-12-20065.jpg

 

Vista geral...

5-12-20061.jpg

 

E por agora é tudo. Não sei se me esqueci de alguma coisa mas o principal acho que consta no topico. Alguma duvida é só falarem. Comentem e critiquem! Fico a espera que escrevam para tirar ideias de modo a poder evoluir, ou pelo menos tentar... :lol:

Editado por sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a H. verticillata não fica muito bem onde está... Se estivesse mais para o meio do tronco e com a blyxa á frente dela para não se ver os runners, era capaz de ficar melhor :lol: Opinião pessoal claro :roll:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ja que é para criticar vou dar umas dicas que acho essenciais. :roll:

 

A echinodorus é uma planta a meu ver de centro.Ficava melhor se estivesse mais a meio do aquario e não encostada a um canto.Tens que trabalhar mais as podas para definir plantas.Quem olhar pensa que não tens plantas avermelhadas e acho que o problema esta na fertilização.A Hydrocotyle devia estar mais para tras....logo a seguir a uma planta de tapete.Tens 40cm de profundidade aproveita-os.Tens as plantas muito misturadas.Acho que deves definir mais quando acaba uma e começa outra e trabalhar as moitas.Realcando uma planta avermelhada vai logo dar outro "ar" ao aquario....O tronco não gosto muito mas acho que devia estar mais para tras e rodeado de blyxa.Resumindo passas a vallisneria para um canto, poes as plantas por moitas, passas a Hydrocotyle para tras da eleocharis e rodeias o tronco com a blixa.Depois dás uns toque nas moitas e adicionas uma planta vermelha.Não digo que o aquario esteja mau mas a intenção é melhorar certo?Vais ver que vale a pena.Boa sorte e qualquer duvida "apita".....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

varez says:

Tens as plantas muito misturadas.Acho que deves definir mais quando acaba uma e começa outra e trabalhar as moitas.

 

-Mas isso é de proposito!! Elas no habitat natural estao mais a balda do q tu pensas. Nao estao em tufos e em moitinhas, ou pelo menos da forma que a maioria de voces as colocam, tipo jardim, tudo arranjadinho tipo montra de florista... Eu gosto das plantas um pouco "ao molho" e misturadas :roll:

 

O echinodorus, o facto de ser de centro ou de canto, é como cada um quiser, não acho que esteja mal ali. Se o colocasse ao centro iria crescer demasiado pois teria mais luz e iria cortar essa mesma luz as plantas mais pequenas devido ao tamanho das folhas.

 

varez says:

O tronco não gosto muito mas acho que devia estar mais para tras e rodeado de blyxa.

 

Pois, gostos nao se discutem, mas tenho quase a certeza que se o visses ao vivo passavas a gostar :lol: O tronco está todo chegado atras... Quanto ao rodeado de blyxa, está uma parte, mas vai estar mais.

 

varez says:

Realcando uma planta avermelhada vai logo dar outro "ar" ao aquario....

 

Yap, estou a tentar arranjar plantas vermelhas.

 

varez says:

Resumindo passas a vallisneria para um canto, poes as plantas por moitas, passas a Hydrocotyle para tras da eleocharis e rodeias o tronco com a blixa.

 

Isso seria alterar montes de coisas e arrancar demasiadas plantas ja fixadas, consequentemente levantar substracto e "lixeirada" para a coluna de agua. Como referi em cima não gosto de aquas tipo montras de floristas... o que muito provavelmente vou fazer é mexer na hydrocotile, pelo menos na parte central e chega-la mais atras para dar + espaço a blyxa e nao se ficar a ver os runners, ou pelo menos desta forma, visto que ja cresce contra o vidro...

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a planta que usaste a frente do aqua que parece um trevo devia estar atras da glosso por exemplo ou da eleocharis para dar um efeito gradual de crescimento e nao como esta que ve se o caule da planta e a folha esta ca em cima, nao dando um efeito tao natural de rest penso que esta bem a necessitar talvez de uma poda :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a planta que usaste a frente do aqua que parece um trevo devia estar atras da glosso por exemplo ou da eleocharis

 

Juro que não vejo nenhuma dessas plantas...

 

Em relação ao aquário já disseram o essencial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Respondendo as vossas perguntas...

 

Glosso não consta no aqua... Eleocharis consta mas em pouca quantidade, estou agora a tentar com que se desenvolva :wink:

 

Quanto ao substrato fertil é tipo terra de jardim mas tratado, uma especie de turfa fervida...

 

Esqueci-me de referir a fertilizaçao... irei colocar la em cima no setup.

 

Já fiz a alteração de alguns pés de blyxa e da hydrocotile. Acho que está bem melhor! Seguem-se as fotos:

 

DSCF0008.jpg

 

DSCF0004.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá nunomart,

 

o aqua está longe de estar excelente :wink:

 

a calha comprei semi nova a um membro do forum, mas tens a venda na Naturline, um patrocinador do forum, por cerca de 190€ se não estou em erro. Pelo menos andava por estes valores ha uns meses...

 

ja agora, uma foto de hoje

8-12-2006.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Os meus parabens ,realmente em relaçao ás primeiras fotos está muito melhor .

A mudança foi pequena mas o efeito que deu (para melhor) foi grande :)

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que mais uns mesitos e após as plantas começarem a ganhar mais volume com as podas o áqua vai ficar bom.

Só não gostei das blyxas do lado esquerdo, estão demasiado encostadas ao vidro. Quando começarem a crescer, vão ficar coladas ao vidro.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

FAAO says:

Só não gostei das blyxas do lado esquerdo, estão demasiado encostadas ao vidro. Quando começarem a crescer, vão ficar coladas ao vidro.

 

Pois, coloquei-as ontem naquele sitio. Ainda estou a ver se aprovo a coisa :lol: provavelmente não vao ficar exactamente como estao :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

só para actualizar, e feita a alteração ao que o FAAO referiu aqui fica uma foto, desta vez tirada com tripé :oops:

 

9-12-2006.jpg

 

Agora penso que falta uma planta de tapete, qual aconselham?! tenham em conta a iluminação, que para um tapete poderá não ser muita! (108watts)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito mais harmonioso :P

As pequenas mudanças por vezes têm grandes efeitos :oops:

Agora é tempo e podas #musica

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá, só para actualizar, deixo umas fotos após a substituição do sistema de co2 caseiro pelo comprimido com valvula solenoide e garrafa de 2kg, após ter dado uma poda em algumas plantas, após tambem ter acrescentado Hemianthus micranthemoides, umas pedras rasteiras junto ao fundo com musgo de java para tentar formar tapete e mais umas valisnerias iguais as que ja tinha. Brevemente acrescentarei tambem uma calha mais fraca para complementar a que tenho de forma a ficar com 150W. Penso que para já é tudo.

 

12-063.jpg

 

12-061.jpg

 

25-12-20062.jpg

Editado por sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Olá, só para actualizar, deixo umas fotos após a substituição do sistema de co2 caseiro pelo comprimido com valvula solenoide e garrafa de 2kg, (...) Brevemente acrescentarei tambem uma calha mais fraca para complementar a que tenho de forma a ficar com 150W. Penso que para já é tudo.

 

Luis, o aqua está um quadro bonito, parabens. Faz lembrar a história do patinho feio, mas vê-se que com muito gosto e trabalho teu, levaste o projeto a bom porto, parabens mais uma vez.

Agora com o co2 pressurizado e o aumento da luz (sempre vais seguir a via da 2ª calha), tem cuidado com a fertilização, tens de começar a dominar isso, até por causa das algas, e depois vais ver as coisas se vão passar muito mais depressa... é outro mundo.

 

Abraços e continuação de bom trabalho

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, já ha um tempo que não actualizava o topico então cá vai disto:

Fausto Vicente, após as alterações não notei qualquer problema com algas, talvez o aumento de iluminação não tenha sido suficientemente brusco para isso, e ainda bem.

Agora as plantas crescem com muito mais "pica", ja consigo ter plantas de tapete e já vejo pearling, coisa que ainda não tinha visto no meu aqua (ao fim do dia parece 7up ;))

Apesar de algumas plantas estarem a precisar de poda deixo agora umas fotos tiradas hoje, ainda que nada de especial mas é o que se arranja.

 

DSCF0001-1.jpg

 

DSCF0008-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei sim sr.

 

Está muito bonito, parabéns ! :twisted:

 

2 perguntitas :

 

não tens travas nesse aqua ?

 

e o sistema de garrafa de C02 de 2kg que tens é daqueles kits da Aquaristic.net ?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

jvidia o aqua não tem travamentos, tem 100x40x45 com vidro de 8mm, eu perguntei e disseram que não precisava... Sim o kit é um dos da aquaristic.net.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.