Ideia?


João Araújo

Recommended Posts

A ideia que tive apareceu-me ao almoço, os meus avós estavam a tomar aqueles comprimidos de vitaminas e eu pensei se não seria possível usa-las como adubo para as plantas aquáticas, visto que têm aquelas vitaminas e minerais todos, inclusive um composto de ferro para ser usado pelos humanos, suponho que seja um quelato como o Luís Fortunato referiu.

 

A vantagem disto seria económica, as caixas destas pastilhas são bastante baratas, nomeadamente no Lidl.

 

Digam-me o que acham, até pode ser uma ideia estúpida mas à primeira vista não vi aspectos negativos.

 

Cumps :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprimidos no aquario? ja agora umas aspirinas para as dores de cabeça dos peixes e uns aspegics...

agora falando a serio, nao sei se será boa ideia.. como tens uma noçao dos niveis de nutrientes que estas a meter la para dentro? na constituiçao da maioria dos comprimidos pelo q sei e se nao me estou em erro existe pó talco... e quem sabe montes de outras coisas que nao sao nutrientes... nao faz mal ao aqua?... bem nao deve fazer... se fosse a ti nao arriscava.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os comprimidos sao feitos de farinha e açucar ( basicamente é o mesmo ) é isso que faz o corpo do comprimido. Já vi fazer comprimidos onde trabalho. Pó talco nao sabia que levavam, mas... tudo é possivel!

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabino:

Usam-se medicamentes humanos na veterinária, e também na aquariofilia, quer para tratar coisas relacionadas (como anti-parasitarios) quer coisas sem relação (anti-diarreicos contra cianobactérias)...

 

O única coisa que é preciso fazer é estudar a composição...

Também ando com essa ideia para fertilizar plantas, mas com potássio: há comprimidos, e ampolas...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago do Vale pó talco, farinha, açucar etc não afecta um ser humano ou um cão ou uma vaca... ja no aqua prefiro meter fertilizantes liquidos pois sei o que estou a meter la dentro. comprimidos alem desses ingreditentes nao sei se ainda podem conter corantes e conservantes (o facto é que existem comprimidos vermelhos, laranja etc; quanto aos conservantes nao sei mas para terem validades grandes penso que devem contem tambem) se isso faz mal aos peixes, bem nao fazem de certeza, por isso mais uma vez digo que nao arrisco. comprimidos em aquas, metam voces nos vossos se quiserem :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Natal estou à espera de receber um aquário hehe :wink:

Se até lá não se chegar a nenhuma conclusão, enquanto faço a ciclagem só com plantas tento os ditos comprimidos e vejo se favorecem as plantas:

 

:arrow: Se sim continuo a experiência com o(s) peixe(s) que lá puser para iniciar o ciclo

 

:arrow: Se não, ou se sujar a água, acaba-se a experiência.

 

:arrow: Passo seguinte: ver como se dão os peixes, tirar conclusões e avisar aqui o pessoal!

 

Mas até lá... :roll: nada feito

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so + uma coisa por curiosidade, pelo q sei, se nao me engano, apenas uma minuscula percentagem dos comprimidos contem os nutrientes ou a substancia com fim medicinal, visto que essas substancias estao em concentraçoes elevadas, toda a restante % da constituiçao do comprimido é "entulho" para lhe dar forma e tamanho. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não estou a dizer que se deve usar, nem que tu tens de usar: eu estou a dizer que de facto se usa e sem problemas.

 

Que podem ter muitos constituintes todos nós sabemos, mas tu estás a falar de cór e a generalizar, enquanto que eu estou a falar de dois tipos de medicamento específicos, que são usados há muitos anos na aquariofilia. Para além disso, nem todos os medicamentos assumem a forma de um comprimido.

 

Mesmo assim, o que achas que são os químicos que se usam para tratar doenças, parasitas, bactérias e fungos especificamente em aquários? São medicamentos, extensivamente usados em muitas outras aplicações para além da aquariofilia, e seguem os mesmo princípios de todos os outros medicamentos: também têm muita "palha".

 

(Só um conselho em relação à utilização do fórum: publicaste duas vezes a mesma mensagem -podias apagar uma delas- e, colocaste duas mensagens consecutivas -o procedimento normal nesse caso é editar a anterior e acrescentar o que se deseja.)

 

Um abraço.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago do Vale says:

Para além disso, o que achas que são os químicos que se usam para tratar doenças, parasitas, bactérias e fungos especificamente em aquários? São medicamentos, e seguem os mesmo princípios de todos os outros medicamentos: também têm muita "palha".

 

Palha essa que como ja disse nao afecta um cão ou uma vaca, no aquario nao sei, eu nao arrisco e foi esse o conselho que dei...

 

Tiago do Vale says:

Que podem ter muitos constituintes todos nós sabemos, mas tu estás a falar de cór e a generalizar, enquanto que eu estou a falar de dois tipos de medicamento específicos, que são usados há muitos anos na aquariofilia. Para além disso, nem todos os medicamentos assumem a forma de um comprimido.

 

O rapaz lá em cima falou em comprimidos...

 

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flagyl (parasitas), Dimicina (comprimidos-cianobactérias), Acriflavine (fungos e parasitas), são todos medicamentos desenvolvidos para aplicações humanas e extensivamente utilizados na aquariofilia. E são uma ínfima parte da realidade dos medicamentos humanos utilizados neste hobby.

 

Para além desse, temos o Dimilin (insecticida em pó-parasitas), o Droncit (cães e gatos em comprimidos-parasitas), Tramisole (uso veterinário, parasitas internos), Program (pulgas em cães e gatos em comprimidos-usado contra parasitas no aquário)

 

Depois temos todas as soluções genéricas utilizadas pelas marcas de aquariofilia, e não me lembro de uma única que seja exclusivamente utilizada na aquariofilia: tintura de iodo (desinfectante tópico para feridas), permanganato de potássio (em pó ou em granulado, usado como desinfectante tópico para feridas), mercuriocromo (outro desinfectante tópico), verde de malachite (fungos), azul de metileno (fungos), antibióticos derivados do furano (bactérias, em comprimidos ou pó), formalina (fungos, algumas bactérias e parasitas), etc..

 

É mais do que evidente que há muitos medicamentos em comprimido concebidos para uso humano ou veterinário utilizados sistematicamente na aquariofilia. É claro que isto não quer dizer que podemos colocar todos os comprimidos que nos lembrarmos no aquário, indiscriminadamente: quer apenas dizer que é perfeitamente possível que existam comprimidos que tenham o efeito que o fenix137 deseja no aquário, sem complicações. É uma questão de investigar por um lado e, finalmente, testar pelo outro.

 

 

 

P.S.:

A bibliografia que folheei é de um dos poucos veterinários especializados em aquariofilia, e que muitos de nós conhecem: Erik L. Johnson.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caganitas de coelho. Bom mesmo é se o coelho fôr alimentado com plantinhas e não só com ração.

Barato, normalmente arranja-se facilmente, é só deixar secar e enterrar no areão.

Brazucas e americanos usam à algum tempo.

 

PS - aqui à uns tempos vi um post sobre uma mãe que despejou uma carteira de aspegic no aquário, não consigo encontrar agora... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais