CO2 extintor? garrafas?


Recommended Posts

Olá, tenho um aqua de 100x40x45 bem plantado e utilizo 3 garrafas de 2l de co2 caseiro. Ja pensei em substituir as garrafas por um extintor de co2 adaptado mas tenho algumas duvidas... Será q faço bem? há diferenças entre ter as 3 garrafas e o extintor ( a debitar o mesmo nº de bolhas que as 3 garrafas juntas)? quais essas diferenças? onde posso arranjar os manometros e quanto devem custar? quanto tempo deve durar um extintor de 2kg (com o co2 a "bombar"!!!! o mesmo que as 3 garrafas juntas) ?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sei se vou-te dizer algo de novo, vê o que eu disse no post anterior!

 

""É certo que não entendo muito de co2, mas o que eu tenho utilizado é a botija do meu marcador de paintball. Encho a botija de 2 em 2 meses por 2€ nas casas da especialidade e serve perfeitamente. Agora uma coisa é certa, tenho de ter muito cuidado e não abrir em demasia, senão é extinção total dos meus peixes. ""

 

ainda a crescento o seguinte, consigo controlar o nº de bolhas por segundo é um questao de abrir +/- a valvula! Posso-te dizer que isto apenas custa 40€, depois é só carregar de dois em dois meses!!!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tsunami PT ja tinha lido o teu post, mas isso dura-te para 2 meses com ou sem plantas? a botija é de quantos kg? e o q tens no topo?... manometros supostamente.. onde os arranjaste?

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas sea_man, tens a certeza? as plantas consomem muito... :cry: ja agora nao me sabes responder as outras questoes?

obrigado! cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Dando a minha experiencia com garrafas de CO2...

Utilizo uma garrafa de 10kilos das máquinas de cerveja. consegues adquirir a um distribuidor o conjunto (Garrafa (cheia)+Manometros) por cerca de 40/60€.

os manometros trazem o redutor que te permitem controlar perfeitamente o fluxo de bolhas.

 

Eu no meu caso encho a garrafa de 2 em 2 anos. nao é por falta de CO2, porque a garrafa ao fim de dois anos ainda tem mais de 50%.(É coisa para durar +-5 anos)

Eu renovo o CO2 por causa de "fungos" que se alojam no regulador ao longo do tempo, e poderá ser prejudicial ao aqua.

 

Agora Atenção!!! Na compra da garrafa, ela nunca será tua, quando a carregares, entregas a que tens e eles dão-te outra. apenas mantens os manómetros.

 

O carregamento custa cerca de 30€. (Lembrem-se, são 10kilos)

 

Espero ter ajudado e/ou ter dado outra opção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helder_Rocha, distribuidor? como encontro um? 10kg, se for do tamanho dos extintores de co2 é grande monstro, não ha de 5kg ou mesmo de 2kg? Essas garrafas carregam-se onde? Nas casas de extintores? Continuo com duvidas em relação as diferenças para o co2 caseiro (se é q existem) no que diz respeito ao débito, etc.

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha... se perguntares num café, eles dizem-te onde podes encontrar distribuidores, pois os cafe que tenham maquina de imperial(devem ter todos) trabalham com eles... ou te dizem onde os encontrar, ou te dao mesmo o contacto deles. As garrafas são eles proprios que carregam... levam a tua e dao-te outra cheia. mantens só os manómetros.

 

Garrafas com menos de 10kilos das maquinas de imperial, siceramente nao sei se existe... talvez. Mas pelos preços so tens de te preocupar em arranjar lugar para ela.... nao sao assim tao grandes.

 

Quanto a diferenças, no CO2 caseiro tu nao regulas o débito... ou tens pouco e acrescentas mais garrafas, que acaba por ser uma solução, na minha opiniao nao muito prática, ou entao se tens débito a mais e estrangulas o debito, arriscas-te a rebentar com a garrafa.

E tambem nao consegues desligar á noite.(coisa que nao aconselho)

Outra desvantagem do CO2 caseiro é a possibilidade de ir a mistela para dentro do aqua. o que nao é nada saudavel.

 

Nas garrafas de CO2 comprimido, tens a vantagem de regular o debito ás necessidades do aqua, consegues por uma electrovalvula para desligar á noite, se assim entenderes, (mais uma vez, nao aconselho), e nao corres o perigo de ir a tal mistela para o aqua.

E só te preocupas em renovar o CO2 de 2 em 2 anos... ate te esqueces...

 

Desvantagem da Garrafa de 10kilos é o espaço que ocupa... que como ja disse nao sao assim tao grandes.... onde metes um aqua de 100cm metes uma garrafa dessas tambem...

 

Mais alguma coisa que possa ajudar apita...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado pelas info! Vou procurar saber nos cafés. Nao estou bem a ver o topo das garrafas.. aquilo tem o q alem dos manometros? Uma torneira? E na saida de gas encaixa na perfeição o tubinho de aquario ou é necessario algum adaptador? E a concentraçao de co2 na agua provocada por co2 comprimido de garrafa é igual ao caseiro? Uma bolha saída da garrafa é igual a uma bolha do caseiro? (em termos de concentraçao) É q se for... teria que abrir o suficiente para mandar o mesmo nº de bolhas que as minhas 3 garrafas juntas e assim sendo nao estou a ver isso a durar assim tantos anos mesmo tendo 10kg. Ja agora se puderes deixa-me as dimensoes aproximadas da garrafa de 10kg (diametro e altura).

Mais uma vez obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A garrafa tem +-20cm diametro e +- 60cm de altura...

 

A garrafa tem uma torneira (abres toda) que abre o gas para os manometros.... os manometros sao dois...

 

Um dá-te a pressao da garrafa... que anda à volta dos 6 bar... o outro da-te a pressao de saida...

a pressao de saida ajustas (tem uma parafuso, é o chamado "redutor") para +-1 bar... depois tens uma "torneira" que te permite reduzir esse 1bar para a quantidade de bolhas que queres.... (com os 6bar da garrafa é impossivel, daí existir o conjunto dos manometros, e por isso é que a imperial sai "devagar")

 

Para um aqua com o tamanho do teu uma bolha de 3 em 3 segundos é suficiente... se tiveres um difusor aceitável....

 

No meu caso tenho um aqua de 150x50x60 e tenho uma bolha de 2 em 2 segundos.. e está "atulhado" de plantas... e é mais que suficiente CO2.

 

Quanto á ligação do tubo, a saida está logo a seguir á torneira... e é onde enfias o tubo e que depois é apertado por uma porca especifica (vem com os manometros) para garantir que nao ha fugas...

 

o tubo que uso é de 8 milimetros de diametro... que é o que encaixa á medida.... se usares as mangueirinhas normais tens de arranjar um adaptador... (ârranjas numa casa de ar cond.)

 

Mais alguma coisa ja sabes....

 

Já agora se alguem quiser comentar, que esteja à vontade...

 

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Helder_Rocha, o tubinho de aquario é o que encaixa nos meus difusores e nas valvulas anti retorno que utilizo no sistema caseiro. o teu tubo de 8mm encaixa na saida da garrafa e no difusor de igual modo? ou tens algum adaptador? so ha nas casas de a.c.? porque dizes que chega uma bolha de 2 em 2 seg ou de 3 em 3..?.. se as minhas 3 garrafas de caseiro juntas debitam seguramente + de uma dezena de bolhas por seg...? qual a diferença?

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora, 1 zoom do sistema descrito pelo Helder_Rocha, só que a minha botija é diferente:

 

foto27.jpg

 

O regulador principal, o que baixa a pressão de saída para 1,5bar, está por trás do filtro, vê-se é bem de frente, a válvula de agulha, a que vai regular o número de bolhas na saída.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, voces usam aquelas valvulas solonoides (penso que seja assim o nome)? ou deixam ligado o sistema de co2 24h dia?

se usam onde se pode encontrar esse tipo de vavula para o sistema de co2?

 

 

cumps

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Um dá-te a pressao da garrafa... que anda à volta dos 6 bar... o outro da-te a pressao de saida...

Falta-te aí um 0... querias dizer 60 bar, certo?

 

Boas, voces usam aquelas valvulas solonoides (penso que seja assim o nome)? ou deixam ligado o sistema de co2 24h dia?

se usam onde se pode encontrar esse tipo de vavula para o sistema de co2?

Convém usar válvulas solenóides, ou de corte da passagem do gás (já me disseram que não são a mesma coisa). Primeiro porque torna-se muito mais cómodo, e não é necessária a tua presença física para interromper o fluxo de CO2. Segundo, se o fizeres à mão, como não convém nada andares a abrir e a fechar a garrafa todos os dias (arrefecimento do redutor, e consequentemente degradação dos O-Rings) terias que mexer no redutor ou na válvula de agulha. Ou seja, todos os dias terias que andar a calibrar o sistema. Assim, com uma válvula dessas ligas ao mesmo temporizador das luzes e não precisas de te preocupar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

krushandkill... é mais ou menos isso que tens na foto....

 

Luis_fortunato.... 60Bar? tenho de confirmar.. mas nao me parece... Talvez sejam 60 qualquer coisa, que nao Bar...

 

Sabino... Mais de uma dezena de bolhas por segundo?? :D :P :D

 

Tas a querer matar os peixes e ficar so com as plantas ou quê?? Na minha opinião, das duas uma... ou tens marés vivas no aqua para libertar isso tudo, ou o CO2 não é bem só CO2... eu se tivesse essa quantidade de bolhas aniquilava os peixes num dia.... :!::!:

 

Lembra-te, que para plantas saudaveis não é so injectar CO2.... Existe a iluminação.. os nutrientes... a temperatura da agua (Dependendo das plantas)... Etc...

 

Quanto a valvulas solenoides, eu no meu caso nao aconselho... devido a alterações de Ph no ciclo Dia/Noite...

Mas se procurarem aqui no forum, penso que ha esse assunto debatido..

 

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Luis_fortunato, tambem não me parece que sejam 60 BAR, isso é pressao a mais. Talvez sejam 60 PSI...

 

Helder_Rocha, o problema do meu aqua nao é luz nem nutrientes nem mesmo co2... apenas quero trocar o sistema por um mais pratico. Os peixes estao a 100% de saude e ja tive no aqua varias especies de tetras e nenhum me pareceu estar mal.

Uma garrafa de co2 caseiro parece-me debitar seguramente 2 ou 3 bolhas por segundo... eu tenho 3 a funcionar em simultaneo. Daí nao entendo como dizes que chega uma bolha de 2 em 2 ou 3 em 3 seg se eu tenho uma data de bolhas por seg...

 

Volto a colocar a questao: existem diferenças do co2 caseiro para co2 comprimido em garrafa a nivel da concentraçao provocada na agua e a nivel de debito? Se sim, quais essas diferenças? Para ter um sistema equivalente deveria ter um sistema desses a debitar o mesmo nº de bolhas que as garrafas do caseiro?

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora outra questao :D Qual o interesse em desligar o co2 de noite com essas valvulas se isso nao acontece no caseiro e funciona na boa...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez insisto....

 

CO2 é CO2... venha de onde vier... agora concentrações???

O de garrafa é só CO2 (a 99,9% de pureza, sensivelmente)

O caseiro pode não ser... pode ter um nivel de pureza mais baixo, e daí precisares de mais garrafas...

 

Mas porque é que meteste mais garrafas? Baseaste-te no quê para entenderes que eram precisas mais que uma garrafa?

 

Muitas bolhas por segundo ou poucas, elas dissolvem-se sempre todas na agua... ou seja, la por veres as bolhas a desaparecer não quer dizer que a agua necessita de mais CO2, apenas digo isto se for o caso de ser esta a tua percepção...

 

Agora eu no meu de 450L se meto mais que 1bolha de 2 em 2 seg, a concentração de CO2 é tal que mato os peixes....

 

Daí eu acreditar que o teu CO2 caseiro tenha um nivel de pureza baixo..

Com o CO2 comprimido, seja ele dum extintor, duma garrafa das cervejas ou ate um kit especifico, muito dificilmente consegues ter essas bolhas todas...

 

Em questão do nivel de débito, o CO2 caseiro só te dá um nivel de debito, enquanto que a garrafa consegues por de uma bolha de hora a hora (+-) até um débito elevadissimo (do genero: consegues ter um debito tal que despejas a garrafa em 10 segundos :D )

 

Agora sinceramento acho (tenho quase a certeza) que com um sistema de CO2 caseiro nunca poderás ter um debito desses.... senão é a aniquilaçao total...

 

Mas fica aqui pedido para que alguem entendido dê o seu parecer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu interesse não é nenhum... mas resumidamente, e como nao sou nenhum expert em quimica, há quem desligue á noite por diversas razoes....

Poupar CO2... Porque as plantas não consomem CO2 de noite :P (ha quem diga que sim, que não)...

Por esse mesmo motivo supostamente o nivel de CO2 á noite por nao ser consumido aumenta e de dia baixa... causando oscilaçoes no Ph, eu o que verifiquei foi o contrario... so consigo manter o ph estavel se tiver o CO2 sempre a bombar....

 

Mas quem perceber mais desta quimica pode ajudar-te mais que eu... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Helder_Rocha Mas porque é que meteste mais garrafas? Baseaste-te no quê para entenderes que eram precisas mais que uma garrafa?

 

Baseiei-me na concentraçao de co2 na agua, atraves dos testes de kh e ph e consultando uma tabela e ao ver o crescimento das plantas.

 

(Muitas bolhas por segundo ou poucas, elas dissolvem-se sempre todas na agua... ou seja, la por veres as bolhas a desaparecer não quer dizer que a agua necessita de mais CO2, apenas digo isto se for o caso de ser esta a tua percepção...)

 

Discordo, acho que ha bolhas que nem sequer se dissolvem na agua, ou pelo menos a 100%, depende do difusor, ha uns melhores que outros mas no meu ponto de vista nenhum consegue fazer 100% de difusao, falo pelo menos dos que tenho experimentado.

 

(Agora sinceramento acho (tenho quase a certeza) que com um sistema de CO2 caseiro nunca poderás ter um debito desses.... senão é a aniquilaçao total...)

 

Se ja viste um sistema caseiro a funcionar, que como ja disse, acho que debita na boa 2 ou 3 bolhas por seg, é so imaginares 3 a funcionar em simultaneo. Volto a referir que os peixes estao porreiros e nunca deram sinais de mau estar devido ao co2.

 

Porreiro era se alguem mais entendido desse o seu parecer como disseste...

 

Volto a colocar a questao: existem diferenças do co2 caseiro para co2 comprimido em garrafa a nivel da concentraçao provocada na agua e a nivel de debito? Se sim, quais essas diferenças? Para ter um sistema equivalente deveria ter um sistema desses a debitar o mesmo nº de bolhas que as garrafas do caseiro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a valvulas solenoides, eu no meu caso não aconselho... devido a alterações de Ph no ciclo Dia/Noite...

Mas se procurarem aqui no forum, penso que ha esse assunto debatido..

 

Abraço...

 

entao achas melhor deixar o co2 ligado, e de noite ligar a bomba de ar?mas o co2 cont a bombar...penso que com a bomba a libertar agua vai oxigenar a agua nao é?

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim... neste momento pouco mais te posso ajudar...

 

Já tive um kit da nutrfin (de fermentação) e tambem ja tive Caseiro...

Ate que me fartei e mudei para o comprimido..

 

Neste momento tenho um difusor como aqueles que vêm com os kits (não me lembro o nome) em que a bolha anda dentro de um tubo (que tem a injecçao de CO2 e de agua) as voltas dum lado pro outro ate desaparecer, e garanto-te que as bolhas que nao se dissolvem todas, são tão pequenas que mal se veem...

 

Mais uma vez, o facto das tuas bolhas nao se disolverem quase na totalidade so me indica que nao é CO2 (quase) puro e daí dissolver o pouco CO2 que tem e o resto não... ficando por ex. metade da bolha por dissolver...

Outro indicio que tenho de nao ser CO2 puro (quase) é exactamente pelos testes que fazes... com uma injecçao dessas, se os testes te dizem que nao tens o nivel de concentraçao elevado, alguma coisa tá mal....

Ou o CO2 ou o difusor, ou outra coisa que ta a escapar..

 

É a opiniao que tenho... nao te dou certezas que é mesmo isto!!

 

 

:!::!::!: Mas vá lá pessoal.... deem aqui uma ajudinha... :!::!::!:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Repito

 

Porreiro era se alguem mais entendido desse o seu parecer como disseste...

 

Volto a colocar a questao: existem diferenças do co2 caseiro para co2 comprimido em garrafa a nivel da concentraçao provocada na agua e a nivel de debito? Se sim, quais essas diferenças? Para ter um sistema equivalente deveria ter um sistema desses a debitar o mesmo nº de bolhas que as garrafas do caseiro?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.