AJUDA URGENTE!!!!!


Mad_Biker

Recommended Posts

Olá a todos...

 

Comecei ontem com a minha fertilização de potássio DIY por KCl (20ppm por dia) e hoje de manha tinha 2 caridinias japónicas ... mortas... e uma desaparecida... Terá sido por causa da fertilização? Há perigo para os peixes e camarões ao utilizar este tipo de fertilizante? Desculpem postar no fórum das plantas, mas como deriva da fertilização...

 

Ajudem-me por favor, abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o fertilizante tiver cobre, os camarões não gostam; de resto, se a pureza dos ingredientes que utilizaste for má, pode vir algum contaminante qualquer que não podemos saber qual é (a não ser que analises quimicamente o teu fertilizante); ou pode apenas ter sido coincidência.

 

Finalmente: visto os camarões mortos, ou só as cascas? É que eles mudam!...

 

Cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá nunoni

 

Se o fertilizante tiver cobre, os camarões não gostam; de resto, se a pureza dos ingredientes que utilizaste for má, pode vir algum contaminante qualquer que não podemos saber qual é (a não ser que analises quimicamente o teu fertilizante); ou pode apenas ter sido coincidência.  

 

Finalmente: visto os camarões mortos, ou só as cascas? É que eles mudam

 

Eu tenho a análise quimica do produto, vinha com a embalagem e não contém cobre, a pureza é de 99,8% e tudo o que é impureza que aparece na análise é na ordem dos poucos mg/kg, tudo abaixo dos valores que eles apontam como máximos...

E infelizmente não são cascas, são mesmo camarões, eu até tirei um e tudo, os outros foram comidos... E para mais, qualquer contaminante me matava primeiro os ramirezis não? Esses estão porreiros felizmente...

 

Há mais sugestões? Obrigado pela ajuda.

 

Abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu também tenho andado com esse problema, não tinha associado ao KCL pois quem mo arranjou penso que também tem camarões, mas de facto agora que referís-te isto eles começaram a morrer desde que aumentei bastante a fertilização com ele 1º tinha pensado no Nitrado de Potássio que comprei na farmácia. Até aqui utilizava o K da Kent que é Muriato de Potássio e nunca tive problemas.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá zeneo

 

Até aqui utilizava o K da Kent que é Muriato de Potássio e nunca tive problemas.

 

Exactamente como eu, utilizava o da Kent mas pelo que me disseram deixou de ter importador em Portugal, por isso decidi produzir o meu próprio fertilizante... Com os seguintes resultados... O resto da peixada parece-me bem, incluindo os rams...Até tenho medo de falar...

 

Um amigo meu tem fertilizado com a mesma receita e não tem tido problemas por isso não estou a perceber...

 

Abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esqueci-me de explicar melhor a minha situação.

 

1º pensava que seria doença, pois tinha tido um ramirezi com popeye e algum ataque bacteriano. Mas depois ví que não era, quando apanhei um dos camarões que andava de lado, ás vezes até parece um ataque fulminante, eles estão muito bem e de repente dão dois pinotes e ficam todos f..... Os Ramirezi aproveitam e já lhes tomaram o gosto e atacam-nos logo, mas outro dia apanhei um assim e metí em outro aquário que tenho, quase automáticamente ficou bom.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também fertilizo com KCl e não tive problemas até hoje, mas também não tenho camarões. :D

 

Daquilo que percebo, ou tento perceber, arrisco na concentração elevada de cloretos, que para os peixes não será problemática, mas para os camarões sim, visto estes serem mais sensíveis a variações nos parâmetros químicos da agua.

Não sei até que ponto a concentração de cloretos aumentará com a fertilização de KCl, mas deve ser uma subida considerável, visto os níveis de K pretendidos para o plantado também serem elevados.

 

Deixem vir quem percebe de invertebrados... :D

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também estou a usar esse KCl, como sabes, mas nao tenho camarões :D

Quanto à fetelização, estou a usar muito pouco de cada vez ou seja, ando a apalpar para ver se nao faço m.....Vai pondo ai o desenrolar dos acontecimentos porque também me interessam, visto usar o mesmo fertelizante.

Boa sorte.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Desde já obrigado pelas vossas opiniões e ajudas.

 

Os Ramirezi aproveitam e já lhes tomaram o gosto e atacam-nos logo

 

Aqui foi a mesma coisa, assim que os poderam atacar...carnificina total...comida viva :?:

 

Daquilo que percebo, ou tento perceber, arrisco na concentração elevada de cloretos, que para os peixes não será problemática, mas para os camarões sim, visto estes serem mais sensíveis a variações nos parâmetros químicos da agua.  

Não sei até que ponto a concentração de cloretos aumentará com a fertilização de KCl, mas deve ser uma subida considerável, visto os níveis de K pretendidos para o plantado também serem elevados.

 

Posso dizer que no KCl a concentração de K e de Cl é quase 50/50...

No meu caso que todos os dias fertlizo com 10ppm de nitrato, logo 20ppm de potássio, ou seja, 20ppm de cloreto...

Penso que deveria ter começado por colocar 5ppm no 1º dia e ir aumentando gradualmente, talvez tenha sido este o meu erro, até porque tenho um sobrevivente que ao que parece se adaptou...

 

Quanto à fetelização, estou a usar muito pouco de cada vez ou seja, ando a apalpar para ver se não (palavra corrigida) faço m.....

 

Medida preventiva e ao que parece, bem jogado :?: Era isto que eu e o zeneo deviamos ter feito, dar tempo aos "bichos" para se adaptarem...

 

Vamos continuar a observar, aqualquer alteração comunico.

 

Abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mas depois ví que não era, quando apanhei um dos camarões que andava de lado, ás vezes até parece um ataque fulminante, eles estão muito bem e de repente dão dois pinotes e ficam todos f.....

 

Boas

 

Andei a fertilizar com o mesmo e aconteceu-me exactamente o mesmo com os kribensis juvenis.Andam bem normalmente quando dou comida alguns da-lhes um ataque fulminante em que disparam para todos os lados,depois parece que desmaiam e ficam com respiração ofegante e umas vezes morrem ou voltam ao normal.Muitas mudas de agua e não voltei a usar.Mas agora onde está o problema não sei...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais