Consumo Eléctrico


alruca

Recommended Posts

Alguem daqui experiente, que já tenha visto várias vezes as facturas da electricidade, me consegue dizer quanto gasta ( em €) mais ou menos um termoestato de 75W ligado num aquario de 50 litros???

 

Cumprimentos

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oh, isso varia muito...depende da temperatura a que tens o termostato regulado, mas principalmente da temperatura da divisão onde tens o aquario..principalmente agora no inverno isso vai passar a estar mais tempo ligado.

ou bem que começas a contabilizar o tempo, digamos, por uma hora, ao tempo que ele passa ligado, e passadas mais umas horas, caso tenhas grandes amplitudes térmicas na divisão do aquario, tornas e medir mais umas quantas vezes para fazeres uma média. depois, extrapolas isso para 24 h x 31 dias x €/watt (que não sei quanto é..) e vês...é que na factura, os gastos electricos não vêm discriminados :roll:

 

Ah, se tiveres um contador bi - horario tb tens de ter isso em conta eheh

 

boa sorte com isso :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi !

 

Não é preciso ser aquarofilista. . .

 

As contas são sempre as mesmas para qualquer consumo electrico, ou seja:

 

Para consumo doméstico, penso que o preço da energia eléctrica ronda os 0,10€ por cada kW.h ou seja para saberes o preço final multiplicas a potência que estas a gastar (kW) pelo tempo em que a estás a usar (h) e seguidamente pelo preço (€/kWh).

 

Para o teu caso:

P=75W = 0,075 kW

Preço=0,10€/Kwh

Tempo= vamos assumir 12h

 

Na realidade terias de medir o tempo exacto em que o termoestato está ligado, o que é quase impossivel, mas concideremos 12h

 

Custo = 0,075x12x0,10 = 0,09 €/dia o que ao fim do mês (30 dias) dá 2,70€/mês

 

Aí tens uma estimativa, mas espero que não olhes pro aqua e penses nos €'s do consumo eléctrico . . . :roll:

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ric-santos, muito obrigado pela explicação, vou tentar explicar aos meus pais que 2,70€ por mês é uma pechincha, e tentá-los convencer, ou então deixo de comer no bar da escola ou nas máquinas de chocolate pa pagar a mensalidade :? .

Isso de olhar para o aqua e pensar no preço, eu tambem não gosto, comprei o meu aqua em segunda mão, e agora tenho algumas desvantagens nisso, mas é um " mini-sacrificio ", pois o dinheiro não nos cai do céu, nós temos que ter em conta os gastos, que não desaparecem, como o gasto da electricidade (filtro, termostato).

 

MAS UM GRANDE OBRIGADO pela resposta. :roll:

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons dias, já agora, esses €2,70 são só no inverno, nos meses de verão (digamos de Maio a Setembro ou Outubro, dependendo do tempo que faz), o termostato vai estar sempre desligado, de modos que o consumo vai ser perto de zero. Neste momento com temperaturas dentro de casa a rondar os 20ºC, vai-se ligar de vez em quando mas menos de 12h por dia, e o consumo vai ser talvez €1,50. Ou seja, fazendo bem as contas, dá um total anual de, mais coisa menos coisa, entre €15 a €20, ou seja cerca de €1.50 por mês em média. Mas no inverno, que está à porta, nota-se mais! A não ser que tenhas esse quarto já de si aquecido, nesse caso o consumo baixa, tal como disse o ric-santos.

 

boa sorte com os teus pais!

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Alruca,

 

Eu sei que este fórum não tem objectivo este tipo de resposta, mas acho que já foi tudo dito e estás esclarecido....de qualquer forma tou a responder de forma a apoiar o teu projecto, se fores persistente obviamente que consegues, força aí!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou ser advogado do diabo.....

O preço do KW é de 0.11 € e a este acresce o IVA a 5% :twisted::twisted:

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas alruc

 

Como disse o tac com persistencia consegues vencer e não te vais arrenpender.

Não fales no filtro, luzes etc. que não vale a pena :arrow:

Por fim tens o forte argumento de que és bom aluno e o aqua te ajuda a relaxar para estudar :arrow:

 

Um abraço

Carlos Leitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Para tirar todas as dúvidas, e teres provas para mostrar aos cótas, há no mercado uns aparelhos, parecidos aos temporizadores que colocam nas tomadas, que "medem" o consumo do aparelho a que ele está ligado. Vi isso numa promoção, mas não sei em que superficie era ;) . Custava, se não me atraiçoa a memória, 19 aérios e mais alguns centímetros :arrow: . EStou farto de procurar esse folheto aqui por casa, mas a Maria já lhe deve ter dado sumiço :D . Claro que o preço que vais pagar por ele dá para "pagar" a energia que o aquário consome durante alguns mesitos, mas sempre tiras as dúvidas. As tuas e a dos teus pais. Entretanto vou procurar ainda mais um pouco a ver se encontro o dito folheto.

 

Cumps.

 

 

Davs

 

Editado:

 

Vê na imagem abaixo o tal aparelho:

 

dsc04417wj4.jpg

 

Foi retirada de outro fórum, e segundo o que estava no post, foi comprada numa loja da cadeia dos supermercados plus, e custou 9,99€ :lol: . Por esse preço não tens nada a perder.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!!!

 

esse aparelho esteve à venda nas promoções do Lidl (face a publicidade) que acabou dia na segunda feira passada, é caso de passarem lá e ver se sobrou alguns esquecidos :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Muito interessante este tópico banana rock

 

Por acaso passei há dias no Aki e tinha lá um desses aparelhos para contar os gastos mas custava uns 25 euros... achei bastante caro... sabem se esse do Lidl ainda haverá a um preço porreiro?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um do plus! é igual ao da imagem. a conta dele tou a mudar de 3 aquarios para um de 120cm sempre a trabalhar e um de 80cm so para criacao.

é que no inverno 3 aquarios dava a linda soma de cerca de 1,5€ por 24h mais ou menos.....

ou seja 3 termostactos de 300W, 3 filtros, 2 bombas de ar, iluminacao ,uv.

lindas contas ao fim do mes!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um do plus! é igual ao da imagem. a conta dele tou a mudar de 3 aquarios para um de 120cm sempre a trabalhar e um de 80cm so para criacao.

é que no inverno 3 aquarios dava a linda soma de cerca de 1,5€ por 24h mais ou menos.....

ou seja 3 termostactos de 300W, 3 filtros, 2 bombas de ar, iluminacao ,uv.

lindas contas ao fim do mes!!!!

 

A electrecidade é um dos nossos maiores inimigos! Pelas minhas contas tenho um acrescimo mensal de 40€ na factura da electricidade. A ultima com acertos até vai doer. 200€!

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos

 

Nem quero ouvir falar em electricidade. Paguei hoje os acertos de 2007. Foram só 517,91 euros...

Liguei para lá, para reclamar, e dei a contagem de hoje. Disseram-me que já vai em 248,30 euros, isto só de Dezembro até hoje.

Neste momento tenho 3 aqua ligados. um tem um termostato de 200W, em outro tenho 2 termostatos de 200W cada, e no outro tenho 2 termostatos de 300W cada. Ou seja são 900W, no total.

Está claro que hoje irei desligar um aqua e o outro, ainda com peixes, espero poder desliga-lo amanhã, dia em que irei mudar os peixes para o novo. Fico só com um aquario que tem 2 termostatos de 300W (200X60X75).

Esta coisa apanhou-me desprevenido, nunca tinha feito estas contas...

As minhas contas eram normalmente de 80 a 90 euros de 2 em 2 meses.

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

afinal nao sou o unico a cortar ja nos aquarios por causa da luz!

eu vou tentar economizar neste que vou montar ao maximo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos

 

Nem quero ouvir falar em electricidade. Paguei hoje os acertos de 2007. Foram só 517,91 euros...

Liguei para lá, para reclamar, e dei a contagem de hoje. Disseram-me que já vai em 248,30 euros, isto só de Dezembro até hoje.

Neste momento tenho 3 aqua ligados. um tem um termostato de 200W, em outro tenho 2 termostatos de 200W cada, e no outro tenho 2 termostatos de 300W cada. Ou seja são 900W, no total.

Está claro que hoje irei desligar um aqua e o outro, ainda com peixes, espero poder desliga-lo amanhã, dia em que irei mudar os peixes para o novo. Fico só com um aquario que tem 2 termostatos de 300W (200X60X75).

Esta coisa apanhou-me desprevenido, nunca tinha feito estas contas...

As minhas contas eram normalmente de 80 a 90 euros de 2 em 2 meses.

Cumprimentos

mpimentel

Essa foi uma das razões (não a mais forte, mas ajudou) que me levou a optar por um aquário de CA´s!

 

Tenho um aquário idêntico ao teu, como sabes, e para os 840 litros só tenho o termofiltro que tem uma resistência de 210 W, que não está sempre ligada.

 

Qual a diferença? Tenho aquilo para 23º.. no máximo vai aos 23,3.

 

Ainda assim, o outro (240 litros está agora a 26º, pois já esteve a mais e eu comecei a fazer contas ao aquecimento e iluminação... quando dupliquei a iluminação!)

 

Não é um hobby barato, não...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a fazer uma folha no Excel e em três tempos obtive uns resultados assim por alto e até não fiquei muito chocado. o aqua de 200 litros terá um gasto mensal de 9.75 euros... e o nanoReef de 50 litros 4.33 euros por mês :wink: No entanto reparei que no 200 tem um gasto anual em iluminação de 78.6 euros e actualmente está com luz que posso reduzir na boa para metade que as plantas não se devem ressentir... ou seja, mudar de 216w para uns 100w pouparei quase 40 euros por ano, e portanto mensalmente este aquário ficará por uns 6 euros :P Mas ainda tenho de confirmar os valores das potências e o custo do kilowatt hora...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

boas, estou a ponderar adquirir um 120x40x50 e onde espero vir a ter um aquario comunitário, o problema é exactamente este..

Tenho em casa um termoacumulador de 100L um PC que está muitos dias seguidos a sacar com uma fonte de 700W... e a conta ao final do mês dói..

E sinceramente considero o aquário um luxo, e portanto se tiver que optar por um mais pequeno.. não me importo.

 

Não pretendo ter muitas plantas, qual acham que seria mais ou menos o consumo mensal de um aquário destas dimensões?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.